Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

NOVA VIDA COM JESUS


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Corintios 5.17).

Agora, com esta nova vida, comecei a participar ativamente das atividades da igreja como se quisesse recuperar todo o tempo perdido. Nunca vou esquecer-me dos meus primeiros passos na fé. Betel, a congregação que fiz parte durante 20 anos desde minha conversão, nasceu ao lado da humilde casa do irmão Isáias do Carmo. Bancos rústicos, piso cimentado, sem uma das paredes laterais, mais ali sentíamos Deus operar.

Começamos a participar ativamente da Escola Bíblica Dominical, e nela, adquiri entendimento e edificação para minha vida espiritual. Nunca me esquecerei de meu primeiro professor, irmão João Siqueira, que com paciência e zelo nos ministrava as aulas dominicais com quem aprendi bastante.

Em um culto de santa ceia o pastor Olivar Barbalho notou que não havia grupo de jovens e perguntou ao dirigente o que estava faltando. Então, eu e minha esposa fomos questionados se aceitaríamos formar um grupo de jovens e liderá-los. Como já havia trabalhado como presidente de Movimento Jovem na igreja católica pensei que não haveria dificuldades e aceitamos a chamada. Com muita alegria eu e minha esposa passamos a orar e pedir a direção de Deus, bem como o nome que daríamos ao conjunto jovem.

E, numa lição da escola dominical, minha atenção foi voltada para uma frase que dizia: “SHEKINAH, a manifestação visível da glória de Deus”. Disse comigo: Este será o nome do conjunto! Falei a minha esposa e ela também gostou, levamos ao conhecimento do dirigente que por sua vez levou-o ao pastor e então, no dia 22 de dezembro de 1987 é consagrado o Conjunto Jovem de Betel denominado SHEKINAH, sendo eu o primeiro assistente e minha esposa a vice-assistente.

Trabalhamos e em pouco tempo, já estávamos com uns 30 jovens.

Enfim, iniciamos os trabalhos de construção do definitivo templo. Era grande a alegria quando aos domingos nos reuníamos em mutirões para construir a casa de Deus. Vale o ditado que diz “A União faz a Força!”, e foi nessa união que em pouco tempo, apesar dos poucos recursos financeiros e materiais, conseguimos acabar o santuário de Deus, hoje denominada: CONGREGAÇÃO BETEL!

Congregação BETEL


Quando mudamos para o templo, houve a necessidade de realizarmos culto de treinamento de mocidade. Como eu não tinha experiência nessa área, o irmão Argemiro se prontificou a nos ajudar e, aos domingos à tarde ele nos acompanhava ao templo e ali nos orientava como fazer o trabalho. Agradeço de coração o seu esforço. Iniciamos os cultos de treinamento e Deus confirmava sua presença em nosso meio. Aos domingos, o culto praticamente começava às 17:00 se estendendo até às 21:00 e não enfadava ninguém, pelo contrário, havia renovação em cada vida.

quinta-feira, 26 de março de 2009

DEUS DE MILAGRES

-->
O Deus a quem sirvo não mudou. Ele opera milagres verdadeiramente na vida daqueles que nEle crêem.
Testemunho isso, porque a minha vida e de minha família é um verdadeiro milagre das mãos de Deus.

Neste espaço, mencionarei alguns para a glória do Nome do Senhor:

1º MILAGRE – A RESSURREIÇÃO DA SUELLEN
Como anteriormente relatei Deus já tinha projetos para comigo e eu não o sabia.
Tudo começou quando eu conheci a minha esposa Marlene, a qual não tenho dúvidas, que foi Deus que a preparou para mim. Conhecemo-nos bem jovens e então, um grande amor nasceu entre nós.
Por não termos conhecimento de Deus e sua Palavra, nos ajuntamos sem a benção do casamento, e por isso, atravessamos algumas dificuldades.
Da nossa união veio a nossa filha Suellen, (foto à esquerda), que no momento de vir ao mundo, houve complicações no parto e ela foi dada como morta. Não me conformei em perder a minha filha, o primeiro fruto de nosso amor. Mesmo sem ter intimidade com Deus, roguei a Ele a sua misericórdfia pois sabia que Ele poderia devolver a vida de minha filha. A minha fé se deu em virtude de uma literatura que foi dada a minha esposa por um crente e ela por sua vez a colou no espelho de nossa cama. Todas às vezes que eu me deitava, meus olhos iam direto na mensagem contida naquele folheto que dizia: DEUS É QUEM DÁ A VIDA.

Naquele momento de aflição, lembrei-me dessas palavras e pedi o socorro dEle. E, nesse dia, 26 de março de 1985, Deus começou a revelar seu plano em nossas vidas restituindo a vida da Suellen milagrosamente.

Esse foi o primeiro milagre de Deus revelado em minha vida.

2º MILAGRE - A CURA DO ULYSSES

Dois anos depois nasce o Ulysses e foi aí que eu vi a mão de Deus operar maravilhosamente. Nessa época, o Brasil passava por uma recessão e os alimentos, inclusive o leite sumiu das prateleiras dos supermercados. Então, tive que enfrentar imensas filas para conseguir uma espécie de leite importado de má qualidade para alimentar o bebê. O resultado disso é que ele com apenas seis meses de vida contraiu infecção intestinal e após passar por dois hospitais públicos e uma clínica particular, foi sentenciado pelos médicos como sem solução, pois, na sua idade a infecção estava avançada e ele não tinha mais como resistir.Trazido de volta para casa, começou a ter ânsias de morte.
Quando tudo parecia perdido, Deus revela o seu infinito amor. Na tarde daquele dia, vieram até minha casa três senhoras que faziam parte do Círculo de Oração Lírio dos Vales da Congregação Betel. Ao tomarem conhecimento da situação, pediram-me permissão para orar pelo bebê, pois conheciam a minha forma de doutrina e respeitavam a minha posição religiosa. 

A princípio, pelo orgulho que tinha, não quis ceder, porém, vendo o meu filho moribundo e que não tinha nada a perder, permiti que orassem por ele. Elas perguntaram seu eu cria que Deus poderia restaurar a saúde dele. Fiquei calado. Então, perguntaram pela segunda vez se eu podia crer num milagre. E, como religioso que era disse que sim. Então, perguntaram se eu possuía um exemplar da Bíblia Sagrada. Eu afirmei que sim, pois minha posição na igreja exigia que assim fosse. Pediram-me para lê-la. Apanhei então minha Bíblia de tradição católica e a li. 

Perguntaram se eu sabia orar. Respondi que não. Então pediram para que eu acompanhasse-as enquanto elas oravam. Impondo as mãos sobre o bebê, começaram a suplicar com rogos e lágrimas e eu achei estranho tudo aquilo, pois na minha igreja não tinha nada daquilo. Por uns cinco minutos elas clamaram a Deus e então me pediram que anotasse o nome do bebê em um pedaço de papel o que o fiz. Então, elas saíram e disseram: vamos agora à igreja e ali vamos continuar a interceder por seu filho e creia que o milagre vai acontecer.

Era isso por volta das 14:00 hs. do dia 23 de julho de 1987. Uns quinze minutos depois que elas se retiraram, um ar de esperança encheu meu coração e eu pedi para que minha esposa fizesse um pouco de leite e o desse ao bebê. Ela estranhou aquilo e me disse: como? Ele não ingere nada há duas semanas. Nem soro seu corpo aceita mais. Mais eu insisti, como se algo me impulsionasse a fazer aquilo. 

Então, diante de minha insistência ela o fez e eu fui assentar-me debaixo de uma árvore que havia no quintal de casa. Minutos depois ouvi o seu chamado um pouco assustada e pensei que meu filho havia morrido. Então, ela me disse: Venha ver, ele tomou todo o leite. -Não acredito., eu disse. -Sim, é verdade venha ver. Ela pôs mais leite em um vasilhame e o colocou em sua boca e ele havidamente bebeu todo o leite. Assustado perguntei a minha esposa. Terá sido a oração das mulheres? Você ainda tem dúvidas? Ela me disse.

Milagrosamente meu filho se restabeleceu e eu muito alegre solicitei novamente a presença dos crentes em minha casa. O fato foi comunicado à igreja, e o dirigente local, irmão Waldemar Ribeiro, suspendeu o culto da quarta-feira e convocou a igreja a se reunir em meu Lar para prestar ação de graças ao Senhor pela cura de meu filho (foto à esquerda).
Quando chegou o dia de realizar o culto e estando meu filho completamente curado, arrependi-me de ter solicitado a presença dos crentes em minha casa, devido a minha posição religiosa.
Como não podia desmarcar, tentei fugir da responsabilidade. Peguei minha esposa e filhos e fui pra casa de minha mãe, pensando que, quando os crentes chegassem em minha casa e não vendo ninguém ali voltariam e não realizariam o culto e depois eu dava uma desculpa.
Porém, os planos de Deus não podem ser frustrados. O coração do homem faz planos, mas a resposta certa dos lábios vem do senhor.

3º MILAGRE - MINHA CONVERSÃO E NOVO NASCIMENTO.
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus"
(João 3 : 3).
O Novo nascimento é uma exigência divina para que tomemos posse do reino dos céus que Jesus preparou. Essa singular experiência aconteceu comigo no dia 29 de julho de 1987, justamente no dia em que tentei fugir da minha responsabilidade. Aquele dia estava marcado na agenda de Deus e eu não tinha pra onde escapar. Aleluia".

Creio que não há milagre maior do que uma vida transformada pelo poder do sangue que Jesus derramou na cruz
Era uma noite de quarta-feira quando isso aconteceu e, confesso, lutei para que isso não acontecesse, mas operando Deus quem impedirá?

E, ao retornar da casa de minha mãe, encontrei os crentes reunidos no alpendre de casa. Chovia naquela noite, mas eles estavam determinados e já haviam iniciado o culto. Pedi-lhes desculpas pelo que havia feito e acompanhei a celebração do culto. Lembro-me que no início do culto uma das senhoras que orou pelo Ulysses cantou um hino, cuja letra do refrão diziam assim:

"Meu amigo hoje tu tens a escolha / vida ou morte qual vais aceitar / amanhã pode ser muito tarde/ hoje Cristo te quer libertar".

Eu estava muito apreensivo, pois era a primeira vez que participava de uma reunião de crentes e, confesso que pedia a Deus para o tempo passasse rápido e acabasse logo o culto para eu me ver livre da obrigação.

Perto das 21:00hs, o dirigente convoca a igreja para orar pelo encerramento do culto e eu fiquei aliviado. Porém, nesta exata hora vai passando na frente de minha casa um jovem obreiro, hoje pastor Paulo Jackes. Ao ver que estavam realizando um culto parou alí, e como ele era conhecido do dirigente, este o chamou para orar finalizando o culto. Antes, porém, ele questiona o porque do culto alí naquele dia, já que era dia de culto na igreja. Disseram-lhe o motivo e, então ele se vira para mim e me lança o convite.

Naquele momento, travei a maior batalha de minha vida. Pensei em dizer um NÃO, que não estava preparado e que queria um tempo pra pensar. Foi então que o hino que a irmã havia cantado no início do culto ressoou nitidamente no meu coração. Era o Espírito Santo trabalhando e me convencendo da minha triste situação.

Tomei a decisão de dizer um SIM, mas naquele exato momento, ouvi uma vóz diferente me fazendo lembrar dos meus amigos, do pacto que fiz com minha mãe e das festas que eu realizava, pois até aí eu era DJ de aparelhagem de som, tendo inclusive projetado uma a qual denominei de Musi Star e que existe até hoje.

Diante disso, desistir e resolvi a continuar ser o que era. Mas, o amor de Deus é grande e infinita a sua misericórdia e novamente o Espírito Santo me faz ouvir aquele belo hino.
Reuni todas as minhas forças, segurei firme a mão de minha esposa e, de um salto me pus em pé e disse: SIM! EU QUERO ACEITAR A JESUS!

Foi como que um peso que saiu de sobre mim, então me prostrei e recebi a oração da igreja. Após o culto fui dormir e às 2:00 hs da manhã fui despertado pela voz diferente me acusando do mal que eu tinha feito. Fiquei perturbado e minha esposa acordou e perguntou o que eu tinha. Respondi-lhe que não iria mais continuar como um crente, pois tinha ido contra os meus princípios. Ela sabiamente me disse: Voce assumiu um compromisso com Deus e não com os homens, e com Deus não se brinca. 

O que devo fazer então? Perguntei-lhe. Ela disse: Não sei! Vai orar e pedir a Deus e Ele te dará a direção.

Dobrei meus joelhos e orei com todas as minhas forças e acabei adormecendo de joelhos. Pela manhã, tudo estava diferente. Levantei com uma indizível alegria e queria dizer a todo o mundo que era um crente em Jesus.
Hoje, sou obreiro, dirigente de congregação e muito mais que feliz, pois como Josué, Eu e minha casa servimos ao Senhor.

quarta-feira, 25 de março de 2009

SOBRE MIM


Natural de Santa Bárbara do Pará, pequena cidade do Norte do país, nasci num lar de tradição católica romana. Fui batizado quando criança em uma igrejinha na localidade de Candeua, na capela de São Miguel Arcanjo. Desde pequeno minha mãe me ensinou o caminho da piedade religiosa e, aos 11 anos fiz a minha primeira comunhão. Dificilmente faltava às missas e aos 15 anos fui crismado (que segundo a fé católica é a renovação do batismo e a infusão do Espírito Santo).

Aos 16 anos recebi a responsabilidade de liderar o movimento jovem da paróquia que me congregava - Paróquia de São Sebastião - Padroeiro da Cidade de Santa Bárbara do Pará. A mim, coube a tarefa de dar um nome ao movimento que até então não tinha. Aí batizamos o movim
ento de MOJOSB - Movimento Jovem de Santa Bárbara.


Capela de S. Miguel Arcanjo em Candeua, onde me batizaram quando bebê

A partir daí, minha responsabilidade aumentou na paróquia, sendo autorizado pelo padre Luiz Rocco, na sua ausência a celebrar o culto dominical, que era uma espécie de missa sem a celebração da eucaristia, pois não tinha poderes para tal.


Com sede de conhecer mais a fundo as coisas sagradas, solicitei ao padre uma Bíblia. Atendido no meu pedido, iniciei a leitura da mesma.


Minha vida começou a mudar aí. Uma noite, voltando da novena, dobrei os meus joelhos para rezar e pedir a Deus orientação para minha vida. Acredito que fui atendido, pois, após as minhas preces uma grande luz entrou no quarto onde eu dormia com mais dois irmãos pequenos. Fiquei paralisado mas com os olhos abertos. Vi como que uma tela se montar na parede do quarto. Ali eu me contemplei vestido com uma camisa de punho e a bíblia em mãos. Caminhei ao longo da rodovia, parei em frente ao templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, onde comecei a testemunhar para pessoas que estavam ali. Essa visão durou cerca de uns cinco minutos, então a luz desapareceu e eu voltei ao estado normal pensando no que poderia significar aquela visão.


Tirei uma conclusão que Deus queria que eu fosse um crente, mas como minha formação religiosa não aceitava isso, descartei a possibilidade até porque havia feito um juramento solene para com minha mãe. Parece engraçado, mas minha convicção religiosa era tão grande que plantei no quintal de casa uma árvore conhecida como “cuieira” (foto) que produz um fruto arredondado e que é usado para fazer “cuia” que é um utensílio muito usado pela população da Amazônia. O juramento que fiz foi o seguinte: Mamãe! O dia que a senhora me flagrar com um cigarro ou falando como um crente, a senhora pode tirar um galho da cuieira e me dar uma surra para eu nunca mais esquecer”.


O primeiro juramento eu nunca quebrei, mas no segundo, confesso que fiquei com medo. Mas, Deus trabalhou no coração de minha mãe e ela aceitou o fato e hoje sou o conselheiro espiritual de toda a minha família.

quarta-feira, 18 de março de 2009

DEUS É FIEL

"Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências"
2Pedro 3.4


Nestes tempos pós-modernos nos deparamos com as mais variadas formas de deturpação e escárnio da Palavra de Deus. Sem o menor temor e respeito, observamos a negação da divindade e conseqüentemente a ridicularização do Cristianismo e da nossa fé. Por isso, criei este blog com o intuito de batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos e testemunhar da fidelidade de Deus, mostrando que Ele continua o mesmo em relação àqueles que acreditam em suas promessas, bem como também aos que menosprezam suas leis e zombam de suas palavras, sabendo que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Hoje com o ateísmo em voga questiona-se muito sobre a existência de Deus. Teria Jesus Cristo existido? Seriam verdadeiros os seus milagres ou não passam de contos de fadas?
Esses e outros questionamentos tem sido comum na mente de muitas pessoas deste presente século.

Por isso, não podemos nos conformar com este mundo, mas transformá-lo pela renovação de nossas mentes. devemos a todo custo, refutar tais heresias e testemunhar com toda a convicção que Deus existe, seus milagres são reais e DEUS É FIEL!


"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente"

Hebreus 12.13