Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Posições de Lideranças


Por: Dennis Allan

Hoje, ouvimos muitos comentários sobre posições de liderança. Algumas destas posições são legítimas. Por exemplo, Deus ordenou que homens governassem suas famílias, presbíteros guiassem igrejas, pais criassem filhos e autoridades regessem nações. Muitos, porém, almejam posições de liderança por motivos egoístas e ambiciosos, tornando-se líderes que prejudicam as pessoas por eles dominadas.

Na leitura de Números 16, fico impressionado com as posições de liderança apresentadas. Neste caso, os líderes legítimos, Moisés e Arão, foram criticados injustamente pelos israelitas, começando com parentes da tribo de Levi, que os acusaram de ter se exaltado sobre a congregação (16:3). Esta seria uma crítica válida sobre alguns líderes que exercem autoridade sobre igrejas sem ter as qualificações que Deus exige, no entanto, isso não foi o caso de Moisés e Arão.

Agora, vamos observar as “posições” destes líderes:
Posição 1: Prostrados sobre seus rostos. Três vezes nesta história, Moisés e/ou Arão se prostraram diante do Senhor (16:4,22,45). Nos momentos críticos, a primeira reação de Moisés foi humildemente suplicar a Deus. Bons líderes precisam ser humildes, e precisam se dedicar à oração.
Posição 2: Esperando diante de Deus. Eles se puseram perante o tabernáculo, junto com os outros envolvidos, para ouvir a determinação de Deus sobre o assunto (16:18). Bons líderes precisam ouvir o que Deus diz e aceitar suas determinações.
Posição 3: Em pé intercedendo para proteger o povo. Arão correu e se colocou em pé entre os vivos e a morte que vinha por causa do pecado do povo (16:46-48). Esta parte da história mostra uma qualidade ausente em muitos que se consideram líderes hoje. Ao invés de brigar para se defender dos ataques feitos contra eles, Moisés e Arão se arriscaram para salvar as pessoas que os atacavam. Não foram motivados por ambição e egoísmo e, assim, eram bons líderes do povo de Deus.

Podemos aprender muito do exemplo destes servos fiéis. A liderança que agrada a Deus, nas diversas esferas de relações humanas, é sempre um serviço cumprido com humildade e com o amor que procura o bem das pessoas guiadas. Pessoas ambiciosas que querem destaque e honra não fazem parte dos planos de Deus. Jesus avisou sobre o perigo de pessoas que procuram sua própria exaltação, esquecendo que toda a honra e toda a glória pertencem ao Senhor (Mateus 23:6-12).
Hoje, precisamos de menos pessoas almejando cargos de destaque e de mais pessoas ocupando “posições” de serviço como fizeram Moisés e Arão.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.(Ef4:11-13) Estes que citam os versículos acima são, abaixo de Cristo, os cabeças da igreja, responsáveis pelo crescimento organizado e perfeito da igreja. Devem ser considerados merecedores de pagamento em dobro os presbíteros que presidem bem,com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino."(1Tm5:17) Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.(1Cor9:13-14) Todo trabalhador é digno do seu salário(Lc1:7) (Rm4:4)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo trabalhador é digno do seu salário sim. Já leu o que Jesus falou sobre o salário do obreiro:

      Mateus 10:7-8: "E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai". Porque muitos cobram pra pregar hoje? Cadê a obediência?

      Lucas 10:3-7:
      "Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, COMENDO e BEBENDO do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário".

      Foi sobre isso que Paulo (imitador de Cristo) ensinou.

      Viver do Evangelho é viver por fé, crendo que o dono da seara providenciará seu mantimento, assim como cuidou dos profetas no passado a exemplo de Elias que foi sustentado pelos corvos e por uma viúva. Porque então os pregadores de hoje não exercitam fé e vivem a cobrar dos fiéis seus sustento?

      Excluir
  5. Pois é! Mas os homens inverteram essa ordem e trouxeram para em primeiro plano os pastores. Cadê os apóstolos? Cadê os profetas? Apóstolos (enviados) existem, mas não são reconhecidos. Os profetas falam, mas são tidos por rebeldes, pois suas palavras não se coadunam com as práticas de muitos líderes. Foi assim no passado e ainda continua.

    ResponderExcluir
  6. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.(Ef4:11-13) Estes que citam os versículos acima são, abaixo de Cristo, os cabeças da igreja, responsáveis pelo crescimento organizado e perfeito da igreja. Devem ser considerados merecedores de pagamento em dobro os presbíteros que presidem bem,com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino."(1Tm5:17) Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.(1Cor9:13-14) Todo trabalhador é digno do seu salário(Lc1:7) (Rm4:4)

    ResponderExcluir
  7. O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida;(Tg1:9) Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.(Rm8:28)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas