INTRODUÇÃO
As
lições da escola dominical deste segundo trimestre de 2016 aborda o tema “Maravilhosa
Graça”, com base na carta de Paulo aos Romanos. O tema é oportuno e
extremamente importante, pois nesta carta o Apóstolo Paulo ensina a respeito da
justiça de Deus que neste tempo da graça se manifestou a todos os povos(judeus
e gentios), por intermédio da pregação do evangelho que é o poder de Deus para
salvação de todo aquele que crer (Romanos 1 . 16).
Por isso, é necessário a todo mestre e aluno saber discernir entre Lei e
Graça e conhecer o que a bíblia sobre as três obras, como: obras da Lei, obras
da carne e as boas obras ou obras de justiça.
Sobre a Lei e a Graça. "Porque
a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo."(João
1 : 17).
Muitos crentes têm dificuldades em entender a
grande diferença entre Lei e Graça. Muitos, inclusive, defendem a observância
da Lei em plena dispensação da Graça, levando em conta a expressão de Jesus em
Mateus 5 :17, que diz: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os
profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir”. O que Jesus quis dizer com essa palavra? Que Ele foi o único capacitado
a cumprir a lei; o que nenhum ser humano foi capaz de fazê-lo. De seu
nascimento até sua morte Jesus cumpriu toda a Lei; não somente a Lei, mas também
toda a justiça de Deus (Mateus 3 : 15). Na sua infância, Jesus foi
apresentado e circuncidado conforme a Lei (Lucas 2 : 21 , 23). Na sua vida, no seu
ministério e na sua morte Ele cumpriu toda a Lei se oferecendo como perfeita
oferta e derramando seu sangue para remir-nos, pois segundo a Lei sem
derramamento de sangue não o haveria remissão (Hebreus 9 : 22).
Também é preciso levar em conta que para cumprir a
Lei Jesus precisava ser judeu e Ele era um judeu. A Lei foi o concerto que Deus
firmou com esse povo quando este peregrinava no deserto do Sinai em direção à
terra prometida. Quando se fala em Lei, muitos pensam tratar-se apenas dos Dez Mandamentos.
Mas Deus deu a Moisés um total de 613 leis, dez deles escritos por Deus em
tábuas de pedras e 603 foram escritos por Moisés como se vê nos capítulos 19 a
31 de Êxodo. Alguns defendem a divisão da Lei em moral, cerimonial, civil,
religiosa, de saúde, etc; onde estes mesmos acreditam e ensinam que as demais foram
abolidas e que somente a Lei moral, que no caso é o decálogo continua em
vigor. Mas a bíblia não faz essa divisão na Lei, como é defendida por algumas
igrejas. Em relação a esta Lei, Jesus também disse: “Porque
em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til
se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. (Mateus
5 : 18). O
que isso quer dizer? Quer a Lei - toda a Lei - continua vigorando, pois o céu e
a terra ainda não passaram (2Pedro 3 : 10).
Mas, se está em vigor, então precisamos cumpri-la?
Depende! Se você leitor for um judeu, então terá de cumpri-la, pois a Lei foi
uma aliança entre Deus e o povo judeu (Êxodo
19 : 5).
Porém, se você igual a mim é um gentio, então você não está debaixo da Lei,
porque todos os que são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei (Gálatas 5 : 18).
Porém, se você sendo um gentio e entender que tem
que seguir a Lei de Moisés, então você precisa primeiro se circuncidar. E após
se circuncidar precisa guardar toda a Lei (Gálatas
5 : 3). Mas
entenda que você não pode escolher entre os 613 mandamentos sobre quais deve e
não deve observar. Ou guarda toda a Lei ou responderá em juízo por todos eles. "Porque
qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado
de todos." (Tiago 2 : 10).
Então, isto quer dizer que a graça anula a Lei? De
maneira nenhuma! A graça é seguida mediante a fé e a fé é o único meio de
justificação do crente (Romanos 3 : 24 ; 5 : 1). Mas de maneira alguma ela anula a
Lei, pelo contrário, a confirma, com diz Paulo: "Anulamos,
pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." (Romanos
3 : 31). Mas
isto não quer dizer que devemos seguir a Lei? Como escrevi acima, isto vai
depender da sua etnia. Se você for judeu, deverá sim observá-la, como Paulo
diz: “Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei,
dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas” (Romanos
10 : 3).
Mas se é gentio e crê no Senhor não, pois Cristo, como justiça de Deus cumpriu
a lei por você. "Porque o fim da lei é Cristo
para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10 : 4). Somos justificados pela fé e não
pela Lei.
As três
obras
Outra grande dificuldade que alguns crentes têm é
sobre as obras que a bíblia cita. Nas escrituras encontramos três tipos de
obras, que são: a) Obras da Lei; b) Obras da Carne e c) Boas Obras ou Obras de
Justiça.
As
obras da Lei: As
obras da Lei se referem aos mandamentos, costumes e cerimoniais praticados
pelos judeus, principalmente os que não aceitam a messianidade de Jesus. Paulo
que foi um zeloso praticamente da Lei fala com muita propriedade sobre este
assunto. Em Romanos 3 : 20 ele ensina: "Por
isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela
lei vem o conhecimento do pecado. Concluímos, pois, que o homem é justificado
pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3 : 20 , 28). O que seriam as obras da Lei? Se você leitor tiver paciência, leia no
livro de Neemias no capítulo 10 dos versos 28 a 39, lá encontrará uma lista de
algumas das obras que faziam parte da Lei. Naquele tempo os judeus haviam
apostatado da Lei, mas pelo zelo de Neemias, toda a nação foi incentivada a
assumir uma posição de observá-la, se comprometendo sob pena de maldição se não
as cumprisse (Neemias 10 : 19).
A Lei exerceu a sua função até a chegada da fé,
pela qual somos justificados (Gálatas 3 : 24). Como foi enfatizado na lição
anterior pelo comentarista: “Qualquer
tentativa de cumprir a Lei hoje é nula, além de ser uma afronta àquEle que se
mostrou o único habilitado a fazê-lo — Jesus Cristo, nosso Senhor” (Pr
Josué Gonçalves). Sim, nesse tempo da graça, cumprir qualquer obra da Lei se constitui
num terrível agravo ao Espírito da graça, como diz: “Quebrantando
alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três
testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele
que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi
santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?”(Hebreus
10 : 28 , 29).
Todos os que ainda tentam se justificar diante de
Deus por alguma obra da Lei, além de pisarem no sangue de Jesus, atraem sobre
sí grande maldição. "Todos aqueles, pois, que são das
obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo
aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da
lei, para fazê-las." (Gálatas
3 : 10).
Obras
da carne: As
obras da carne são aquelas que deixarão muitos crentes de fora do reino de
Deus. “Porque as obras da carne são manifestas, as quais
são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria,
inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das
quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não
herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5 : 19 ; 21).
Boas
Obras ou Obras de Justiça: As boas obras são aquelas que devemos fazer, não
para sermos salvos, mas porque somos salvos. As boas obras também cooperam com
a fé para justificação. "Porventura o nosso pai Abraão não
foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho
Isaque?Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela
fé."(Tiago 2 : 21 ; 24). Muitos críticos da bíblia e até mesmo crentes fazem confusão sobre
este assunto, deixando até mesmo a entender que Paulo e Tiago entraram em
contradição sobre a prática das obras. Por isso, que mais uma vez afirmo que é
necessário discernir sobre os três tipos de obras relatadas na bíblia. A obra
pela qual Abraão foi justificado quando ofereceu Isaque foi a obra de justiça praticada
pela fé que ele exercia em Deus.
Quando Paulo diz em Romanos 4 : 2 : “Porque,
se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de
Deus”,
Paulo está falando da circuncisão que a Abraão e à sua descendência carnal foi
dado como mandamento. Mandamento este que na lei se tornou uma obra desta. Abraão
viveu antes da lei e praticou algumas obras que mais tarde fizeram parte da lei.
O dízimo e a circuncisão são exemplos dessas obras (Neemias
10 : 38 ; Gálatas 5 : 2). Mas Paulo é bem claro ao afirmar que não foi por essas obras que Abraão
foi justificado e sim pela fé, isto é, por acreditar nas promessas de Deus, quando
Ele o chamou para ser o pai de uma numerosa nação. Outro
exemplo a ser tomado sobre esse assunto é sobre o que Paulo escreveu na carta
aos Efésios 2 : 8 e 9 que diz: “Porque pela graça sois salvos, por
meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. A obra que Paulo menciona nesses versos não é a
respeito das boas obras que precisamos sim fazer. Nesses versos, Paulo faz um
contraste entre a graça e a lei, ou às obras dessa quando diz que “não
vem das obras, para que ninguém se glorie”. Quanto a respeito das boas obras que é uma ação
natural na vida de quem já foi salvo e justificado pela fé, Paulo diz no verso
seguinte: “Porque somos feitura sua,
criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que
andássemos nelas” (Verso 10).
Por isso, como já expliquei acima, as
boas obras cooperam com a fé para a justificação. Quanto as obras que ninguém
deve se gloriar como meio de justificação são as obras da Lei, como Paulo fartamente
ensinou em suas cartas como aos Gálatas: "Sabendo
que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo,
temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo,
e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será
justificada." (Gálatas 2 : 16). Por isso, não existe nenhuma contradição entre
Paulo e Thiago em suas doutrinas sobre as obras. Ambos foram específicos e
claros a respeito desse assunto. Paulo muito enfatizou sobre as obras da lei,
enquanto que Tiago defendeu as boas obras que são as obras de justiça.
CONCLUSÃO
Infelizmente por ignorância e falta de
discernimento entre o tempo da lei dado por Moisés e o da graça trazido por
Jesus, muitos crentes ainda entendem que precisam praticam certas obras da lei,
como meio de justificar-se perante Deus. Eles não somente as praticam como
condenam aqueles que não andam segundo o entendimento deles, achando que os
mesmos serão condenados por não a praticarem, assim como os judaizantes
condenavam os crentes gentios no inicio da igreja (Atos
15 : 1).
Mas Paulo condena as obras da Lei praticada pelos gentios e ainda diz que
aqueles que as praticam estão se submetendo a maldição prescrita na lei. (Gálatas 3 : 10).
As obras da Lei que era uma dívida
contra nós em suas ordenanças foi totalmente cumprida em Cristo que veio
cumprir a lei e remir os que estavam debaixo da Lei (Mateus 5 : 17 – 19 ; Colossenses 2 : 14 : Gálatas 4 : 5). Que a Igreja de Cristo que foi comprada
por Seu sangue possa ter o discernimento que: "Cristo
nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está
escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" (Gálatas 3 : 13).
Em Cristo,
Reginaldo
Barbosa
Santa Bárbara do Pará