“O ladrão não vem senão a
roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com
abundância” (João 10 : 10).
INTRODUÇÃO
No capítulo 10 do
evangelho de João encontramos uma linda narrativa de Jesus a respeito do
ministério pastoral, mostrando o cuidado do pastor para com as ovelhas.
Infelizmente, a grande maioria dos pregadores e ensinadores quando se
relacionam a essa passagem fogem da verdadeira lição que Jesus deixou nesta
passagem. Como exemplo, temos o verso 10 deste capítulo que é o preferido de
muitos que o usam para enaltecer a pessoa e a missão de Jesus em relação a
figura do ladrão que veio para roubar, matar e destruir, qual afirmam ser o
diabo. Seria o diabo esse ladrão como muitos pregam? Para sabermos quem de fato
é, se faz necessários analisar o texto a partir do primeiro verso do capítulo
10.
Do verso 1 ao 6 Jesus
conta aos ouvintes uma parábola falando sobre o ladrão e salteador, o curral
das ovelhas, a porta, o porteiro e aquele que entra no curral pela porta. A
parábola não foi entendida pelos ouvintes da época, assim como também ainda não
é compreendida por muitos crentes. Neste artigo, vamos estudar detalhadamente
esse ensino, da forma como Jesus desejou nos passar e assim vamos saber quem
era ou quem é o ladrão.
O CURRAL DAS
OVELHAS: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele
que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão
e salteador” (João 10 : 1).
O que viria a ser o curral
das ovelhas? Podemos interpretar que quando Jesus falou sobre o curral estava
falando de Israel com sua religião e suas leis dadas por Moisés. É interessante
entender que as ovelhas em primeiro plano eram os judeus e não a igreja. Jesus
vai falar sobre a igreja somente no verso 16, conforme explicarei depois. Sabemos
que Jesus veio primeiramente para os judeus. Em João 1. 11 está dito que Jesus veio
para o que era seu (judeus), e os seus não o receberam. Quando enviou pela primeira vez seus
discípulos em missão de pregar as boas novas do reino, ordenou: "Mas ide antes às
ovelhas perdidas da casa de Israel;" (Mateus 10 : 6). E Ele mesmo testificou dessa missão: "E ele,
respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de
Israel." (Mateus 15 : 24). Por aí vemos que as ovelhas que estavam no curral (Israel)
eram os judeus.
Mas também Jesus deixa claro que havia aqueles que entravam no curral sem passar pela porta, aos quais Ele chama de ladrões e salteadores. Mas adiante quando Jesus passa a explicar a parábola Ele explica: “Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas” (Verso 7). Em seguida, mais uma vez Ele enfatiza que os ladrões e salteadores foram os que vieram antes Dele. “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram” (verso 8). Sendo Jesus a porta, no período veterotestamentário, esta porta era a Palavra revelada pelos profetas (Hebreus 1 : 1). Palavra que na plenitude dos tempos se fez carne e habitou entre os homens (João 1 : 14).
Mas quem eram estes
ladrões e salteadores? Jesus foi claro afirmando que eles haviam vindo antes
dEle. Quando estudamos cuidadosamente as Escrituras, vamos entender que Ele
estava se referindo aos pastores de Israel no antigo concerto. Pastores que não
obedeceram a Palavra, isto é não entraram no curral pela porta, mas usavam de
seus privilégios para extorquirem e se aproveitarem das ovelhas, como vaticinou
o profeta Ezequiel:
“Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Assim
diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos
demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os
pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da
sua boca, e não lhes servirão mais de pasto”. (Ezequiel
34 : 9 , 10). Os
textos não deixam dúvidas de que esses ladrões e salteadores eram os maus pastores
que por ganancia e avareza faziam o povo errar, dispersando as ovelhas, como
profetizou também Jeremias: "Ovelhas perdidas têm
sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as
desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu
repouso." (Jeremias 50 : 6).
A PORTA E O
PORTEIRO: “Aquele, porém, que entra pela porta é o
pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e
chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora” (João 10 : 2 , 3).
Sabemos que a porta do
curral das ovelhas é o próprio Jesus. Mas Ele não é somente a porta, como
também o pastor, afinal, Ele é o verbo vivo de Deus, a Palavra encarnada. Sobre
Ele como fiel pastor, os profetas também falaram: “E
suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é
que as apascentará; ele lhes servirá de pastor” (Ezequiel 34 : 23). Mas o pastor só entra no curral das ovelhas porque
o porteiro lhe abre a porta. Quem seria este porteiro? Foi a Lei! A Lei guardou
as ovelhas até a chegada daquele que seria o autor e o consumador da fé (Hebreus 12 : 2). Paulo, um judeu conhecedor da Lei nos explica sobre
isso: "Mas, antes que a fé viesse,
estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de
manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo,
para que pela fé fôssemos justificados” (Gálatas 3 : 23). Sim, a Lei exerceu a
sua função disciplinadora, guardando e protegendo as ovelhas até a vinda do
sumo pastor que chamaria suas ovelhas pelo nome, pois Ele conhece Suas ovelhas.
As que ouvem a sua voz saem do curral e são conduzidas para os montes, onde o
pastor as apascentará e dará a elas bons pastos. "Em
bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco;
ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de
Israel." (Ezequiel 34 : 14). É bem certo que essa
profecia só ocorrerá no milênio, quando o restante dos judeus reconhecerem a
Jesus como o verdadeiro pastor.
“E,
quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o
seguem, porque conhecem a sua voz” (João 10 : 4). É interessante observar que o sumo-pastor veio para tirar as
suas ovelhas para fora do curral e não para metê-las para dentro. Qual o
motivo? Dentro do curral que também pode ser subentendido como a religião, não
existe alimento sadio para as ovelhas. Por isso Ele as tira para fora e vai
adiante delas conduzindo-as a bons pastos e segurança. Além do mais, dentro do
curral as ovelhas ficam a mercê do ladrão e dos lobos, que estão infiltrados no
meio das ovelhas (Mateus 7 : 15). A religião agia assim
no tempo em que Cristo veio ao mundo. Observe que na parábola das cem ovelhas há
o mesmo principio, onde o pastor deixa as noventa e nove seguras no deserto
para ir a busca da que se perdeu: "Que homem dentre vós,
tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e
nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?" (Lucas 15 : 4). Porque não no curral?
Em contraste com a religião que aprisionava e aprisiona as pessoas, Jesus disse
que edificaria Sua igreja (Mateus 16 : 18). E Igreja do grego “Ecklesia” quer dizer “tirados para
fora”.
“Mas de
modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz
dos estranhos” (João 10 : 5). Certamente aqui Jesus estava se referindo aos falsos Cristos e
falsos profetas que nos dias anteriores à sua vinda surgiriam e enganaria a
muitos (Mateus 24 : 24). Mas as ovelhas de Jesus
conhecem a sua voz e não se deixam enganar. Infelizmente nos dias atuais os
estranhos tem agido de forma inversa a de Jesus. Eles têm levado de volta as
ovelhas para os currais da religião e gozado da atenção e companhia destas, enquanto
que Jesus está sendo deixado do lado de fora (Apocalipse
3 : 20).
“O
ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham
vida, e a tenham com abundância” (João 10 : 10). Como sabemos, o ladrão é aquele que se apropria dos bens
alheios. O ladrão também é aquele que age na surdina e sem que sua ação seja
percebida. E, como foi explicado, o ladrão dentro do contexto da parábola é o
falso ou mau pastor. Então, não é o diabo como muito se prega nas igrejas. Há
pregadores que chegam até mesmo a mudar o título “ladrão” por “diabo” em suas
pregações, mudando totalmente o sentido do texto. Todo pastor que distorce a
Palavra é o que não entra pela porta que é Jesus (a palavra fiel). E quando ele
modifica o que está escrito, acaba por furtar (roubar) as palavras de Deus: "Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que
furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo." (Jeremias 23 : 30). Fazendo assim acabam por matar e destruir as
ovelhas de Jesus, como os pastores citados em Ezequiel 34.
Nos versos 12 e 13, Jesus
deixa bem claro que o ladrão é o mercenário, isto é, o falso pastor de quem não
são as ovelhas. Este é o que se aproxima das ovelhas travestido de pastor por
interesse no dinheiro ou nos bens que as ovelhas podem lhe proporcionar. É
aqueles que come a gordura, se veste da lã, mata o cevado, mas não apascenta as
ovelhas do Senhor (Ezequiel 34 : 3). Ele não fortalece as
fracas, não cura as doentes, não liga a quebrada, não traz a desgarrada e nem
busca a que se perdeu. Pelo contrário, age como um nicolaíta dominando sobre o
rebanho que não lhe pertence (Ezequiel 34 : 5). Por essa razão que
Jesus foi enfático quando disse que o ladrão veio para a roubar, a
matar, e a destruir. O ladrão se apropria de algo que não lhe pertence: “Mas o mercenário,
e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas,..” (João 10 : 12a). Mas Jesus
veio para que as Suas ovelhas tenham vida, e a tenham com abundância.
O BOM
PASTOR: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10 : 11). Em contraste com o ladrão que é o mau pastor, que é o ladrão
que rouba, mata e destrói; Jesus é o bom pastor que dá Sua vida pelas ovelhas.
Ao morrer na cruz, Jesus se deu pelos judeus que eram as ovelhas perdidas da
casa de Israel e também pelos gentios, aqueles que haveriam de aceita-lo pela
fé.
“Ainda
tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas,
e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor” (João 10 : 16). As outras ovelhas somos nós gentios que hoje formamos a Sua
Igreja. Os gentios não faziam parte do aprisco (Israel), mas aprouve a Deus nos
tornar seus filhos, pela fé que temos em Seu filho Jesus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos
filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João
10 : 12). Em
Cristo Judeus e gentios foram unidos formando um só corpo – a Igreja (João 11 : 52 ; Efésios 2 : 15).
CONCLUSÃO
Como vimos, Jesus falou
que o ladrão e salteador foram aqueles que vieram antes dEle, que eram os
pastores de Israel que dispersaram as ovelhas do Senhor. Vimos também que Jesus
deixou claro que o ladrão que veio para roubar, matar e destruir não é o diabo
como se acredita, mas o mercenário que não é pastor. Em contraste com o ladrão
Jesus se apresentou como o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas; com sua
morte expiatória Ele agregou outras ovelhas que a princípio não faziam parte do
aprisco, qual é a Sua igreja.
A igreja de Jesus são as
suas ovelhas que Ele as tirou para fora do curral da religião. Jesus veio para
livrar Suas ovelhas do poder do ladrão. Mas, estaria ainda o ladrão, ou ladrões
e salteadores agindo na igreja roubando e matando as ovelhas do Senhor?
Em Cristo,
Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do
Pará.
REGINALDO, MAIS UMA VEZ, PERFEITO SEU ESTUDO!SÓ PARA ACRESCENTAR, A PALAVRA "MERCENÁRIO", NA TRADUÇÃO DO GREGO PARA O PORTUGUÊS É "ASSALARIADO".
ResponderExcluirABRAÇO
Grato pela visita e contribuição irmão.
ExcluirDeus o abençoe.
Este comentário foi removido pelo autor.
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