Páginas

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Era o templo de Salomão a habitação de Deus?


"O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?"  (Atos 7 : 49)

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas o número de novos ministérios denominacionais conhecido como igrejas tem multiplicado grandemente. Não obstante, também tem havido uma grande evasão de crentes das mais variadas denominações religiosas, os quais são por estas chamados de “desigrejados”. Uns tem saído dessas igrejas pelos mais variados motivos, sendo o principal deles a decepção com as lideranças, enquanto que outros são meramente excluídos, por representarem ameaça a essas instituições, em virtude do conhecimento adquirido das Escrituras. Contudo, esse fenômeno chamado “desigrejado” tem de certa forma, contribuído para o entendimento que é possível servir a Deus e manter a comunhão sem a necessidade de se estar afiliada a alguma organização religiosa. E isso também tem servido para quebrar o mito de que os inúmeros templos levantados por essas denominações sejam “casas de Deus”. Neste artigo estarei mostrando que o grande Deus, criador do universo e de tudo o que nele existe, nunca desejou ficar confinado a um espaço físico construído pelas mãos dos homens. Lugares estes chamados de templos que são mistificados por aquele que os edificam como “casa de Deus”.

COSTUMES CANANEUS ADOTADOS PELOS ISRAELITAS

A ideia de construir uma casa para Deus surgiu primeiro no coração de Jacó quando fez um voto ao Senhor (Gênesis 28.22). Porque Jacó prometeu isso, se ele não conhecia ainda o Deus de seus pais Abraão e Isaque e muito menos havia noticia de algum santuário feito para Deus? É simples! Jacó residia nas terras de Canaã e que era habitada por povos que cultuavam falsos deuses, feitos pelas mãos dos homens. E Jacó, mesmo sendo escolhido por Deus, não se desvencilhou tão cedo desse costume pagão, onde até mesmo sua família, sob a influência do paganismo cananeu, servia a deuses estranhos (Gênesis 35.2-4). Para o povo cananeu era comum construírem templos para seus deuses, onde também lhes ofereciam sacrifícios. Muito tempo depois, o desejo de construir uma casa para surgiu no coração do grande monarca de Israel, quando percebeu que ele habitava numa linda casa de cedro importado, enquanto a arca do Senhor habitava em tendas (1Crônicas 17.1). Mas teria o grande Deus pedido que seu povo construísse uma habitação para Ele?

Quando o Senhor tirou o seu povo Israel do Egito para introduzi-los em Canaã, deu a seguinte ordem: "E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles." (Levítico 20.23). Muito embora o Senhor tivesse feito tal pedido, vemos que Ele não foi obedecido. Ao tomar posse da terra prometida, depois da morte de Josué, o povo de Israel acabou por andar nos costumes cananeus, seguindo a outros deuses que o Senhor havia terminantemente proibido e por isso sofreu a reprovação de Deus por muitos anos até o cativeiro babilônico, onde foram curados da idolatria. Mas, dois dos vários costumes cananeus prevaleceram em Israel, como veremos a seguir, muito embora fosse contrária a vontade de Deus.

GOVERNO MONÁRQUICO, UM COSTUME CANANEU.

O primeiro costume cananeu invejado pelos israelitas foi o sistema de governo monárquico com a escolha de um rei. Todos os povos de Canaã possuíam um rei, assim como em cada cidade hoje há um prefeito. Diferente de outras nações, Israel não tinha rei, pois Deus era o soberano sobre seu povo. Mas Israel invejou os cananeus e desejou também ter um rei. “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações” (1Samuel 8.5). É claro que a má administração dos filhos de Samuel a frente do povo, contribuiu para o surgimento desse desejo. Mas Samuel não se agradou da ideia e consultou a Deus. No entanto, Ele atendeu o desejo do coração do povo, como diz: “E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles” (1Samuel 8.7). Assim, o costume cananeu de ter um rei que dominasse sobre o povo foi introduzido no meio do povo escolhido de Israel.

TEMPLOS RELIGIOSOS ERAM COSTUMES DOS CANANEUS

O segundo costume que prevaleceu em Israel e que também tem tido grande influência entre os cristãos, foi a construção de templos. As escrituras claramente mostram que Deus nunca desejou habitar em templos feitos pelas mãos dos homens. Pela boca do profeta Isaias, o Senhor assim falou: "Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?"  (Isaías 66.1). Essa foi a mesma palavra citada por Estevão em sua defesa e que causou a indignação dos religiosos e que resultou na sua morte por apedrejamento (Atos 7.48-60). Mas, se Deus nunca desejou isso, o que dizer da construção do templo por Salomão e que foi o marco na vida do povo judeu como o único local de adoração?

DEUS NÃO PEDIU A CONSTRUÇÃO DESSE TEMPLO

Como foi dito acima, o desejo de construir um templo para Deus surgiu no coração de Daví. Quando Daví propôs fazer uma casa para Deus, recebeu de imediato a aprovação do seu profeta e conselheiro Natã. “Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas. E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo” (2Samuel 7.2,3). Natã como profeta não teve o cuidado de consultar ao Senhor e, para agradar ao rei Daví, logo apoiou sua ideia e até disse que Deus seria com ele. Mas, na mesma noite o Senhor fala com Natã expressando a sua real vontade. “Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do SENHOR veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo” (2Samuel 7.4-6). Pelos textos, vê-se claramente que Deus não desejou isso. O Senhor ainda diz para Natã que Daví não construiria uma casa para Ele, mas sim, um de seus descendentes. Qual seria esse descendente? Será que o Senhor estaria se referindo a Salomão que substituiria Daví no trono de Isarel? Daví, como homem pensou que sim (1Crônicas 28.15), e também o próprio Salomão achou que era ele (2Crônicas 6.8,9). Mas, se analisarmos cuidadosamente o texto de 2Samuel 7.12-17, vamos entender que o Senhor não estava falando de Salomão como o descendente de Daví que lhe edificaria uma casa.

“12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
15 Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
17 Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.” (2Samuel 7.12-17 ACF).

Observem que em nenhum momento o onisciente Deus falou que o descendente de Daví que lhe edificaria casa seria seu filho Salomão. No verso 13 o Senhor promete confirmar o trono desse descendente para sempre. Ora, todos sabem que Salomão no apogeu de seu reino pecou desobedecendo a Deus, se unindo a mulheres pagãs e se entregou a idolatria provocando a ira do Senhor. Em sua indignação, Deus promete rasgar o seu reino, como diz: “Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo” (1Reis 11.11 ACF). Por causa do pecado de Salomão que transgrediu contra o Senhor, o reino de Israel foi dividido em duas tribos (Norte e Sul). Logo, Salomão não poderia ser o descendente pelo qual Deus prometeu a Daví que seria o que lhe edificaria uma habitação, cujo reino seria eterno.

CRISTO, O DESCENDENTE DE DAVI E NÃO SALOMÃO

Quando lemos a genealogia de Cristo, vemos que este veio da linhagem de Davi, passando por Salomão “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão... E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa... De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações” (Mateus 1.1;6,7;17). Assim, a promessa de Deus a Daví dizia respeito a Jesus e não a Salomão. Eis a razão pela qual Jesus era reconhecido entre os pobres, necessitados e até estrangeiros como o “Filho de Daví” (Mateus 9.27;12.23;15.22).

A IMPORTANCIA DO TEMPLO DE SALOMÃO.

Deus não pediu a construção desse templo para a sua habitação, no entanto Ele consentiu sua construção e até aceitou que seu Nome alí habitasse por um motivo especial, como segue:

O segundo livro das Crônicas nos mostra Salomão terminando e consagrando essa casa para Deus. Ao finalizar as obras de seu palácio e do templo, Salomão leva para este o ouro, a prata e os objetos de valor que Daví seu pai havia consagrado para aquela casa. Depois ele convoca os anciãos e os líderes tribais para conduzirem a arca do concerto até o lugar para ela preparada no templo. Uma grande festa acontece, onde um número incontável de bois e carneiros é sacrificado (2Crônicas 5.1-6).  Salomão faz um discurso e lembra ao povo o desejo de seu pai Daví em construir aquele templo e o motivo da não permissão de Deus, citando as Palavras que Natã, da parte de Deus entregou a Daví que disse que a descendência dele é que lhe faria uma habitação (2Crônicas 6.1-9). Salomão então sobe a plataforma que fez e ora a Deus. Na sua oração, Salomão diz algo interessante, que nos faz entender o motivo de Deus aceitar aquele templo como local de adoração. Leiamos uma parte dessa oração em 2Crônicas 7-18-21:

“Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? Atende, pois, à oração do teu servo, e à sua súplica, ó SENHOR meu Deus; para ouvires o clamor, e a oração, que o teu servo faz perante ti.  Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a oração que o teu servo orar neste lugar.  Ouve, pois, as súplicas do teu servo, e do teu povo Israel, que fizerem neste lugar; e ouve tu do lugar da tua habitação, desde os céus; ouve pois, e perdoa”.

A oração de Salomão continua no restante do capítulo sete, e por várias vezes, ele menciona os céus como o lugar da habitação de Deus e não aquele templo. Mas é somente quando Salomão termina a oração é que Deus manda a sua glória em forma de fogo que consumiu os holocaustos e encheu a casa de modo que nem mesmo os sacerdotes puderam alí entrar (2Crônicas 7.1,2).

Passado esse dia, a noite o Senhor aparece a Salomão e lhe fala o motivo de ter aceito aquela casa que lhe foi consagrada. “E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício” (2Crônicas 7.12). Sim, aquela casa seria uma casa de sacrifícios, pois, somente mediante esses holocaustos é que o povo recebia a expiação de seus pecados. Por essa razão que o Senhor falou assim: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar” (2Crônicas 7.14,15). Assim, todo povo de Deus (hebreus) precisava ir aquele lugar levar seus sacrifícios, orar e suplicar o favor de Deus. E isso durou até a vinda do Messias. Por isso, no cumprimento da Lei, Jesus demonstrou zelo por esta casa ao expulsar os cambistas que por permissão dos sacerdotes profanavam aquele lugar, transformando-o em casa de negócios. Nesta oportunidade Jesus mostrou que Ele era o verdadeiro templo da habitação de Deus, mas os religiosos não compreenderam o ensinamento de Jesus, como muitos até hoje não compreendem. (João 2.19-21). E por esta razão, os religiosos continuam construindo templos e os chamando de casa de Deus, sendo que Deus não habita nesses lugares (Atos 7.48 ; 17.24). O único templo aprovado por Deus foi o de Salomão, mas com a condição de Salomão e o povo permanecerem fiel a Lei de Moisés, caso contrário, o Senhor lhes arrancaria daquela terra, os lançaria fora de Sua presença e faria daquela casa um objeto de zombaria para todos os povos (2Crônicas 7.12-22)

CONCLUSÃO

O templo erguido por Salomão não foi a casa da habitação de Deus, conforme foi prometida a Daví. Deus não habitou naquela casa, apenas se fazia presente e respondia as orações, quando invocado naquele lugar, visto ele estar edificado em Jerusalém, cidade que Deus escolheu para fazer habitar o Seu Nome.  (Deuteronômio 12.11). E como vimos, aquele templo era uma casa de sacrifícios. Mas na instituição da Nova Aliança por Cristo, que cumpriu todas as exigências da lei, como sacrifícios, holocaustos e oblações, o templo perdeu sua utilidade. Por isto, Jesus predisse que dele não ficaria desta casa pedra sobre pedra que não fosse derribada (Mateus 24.2). E isso aconteceu no ano 70 dC, e desde então nenhum outro mais foi erguido. Se Deus de fato habitasse alí, jamais permitiria que ele fosse profanado ou destruído.

No próximo artigo, falarei da Casa de Deus levantada pelo descendente de Daví – Jesus.
Em cristo,

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará

43 comentários:

  1. Mas veio a mim esta palavra do Senhor: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso você não construirá um templo em honra do meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim.
    Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranqüilidade a Israel durante o reinado dele.
    É ele que vai construir um templo em honra do meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.
    "Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria.
    (1 Cr22:8-11) Pretendo, pois, edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome. (1Rs5:5) Jesus é o sacerdote sobre a casa de Deus(Hb10:21)




    As Escrituras apontam que o Terceiro Templo existirá quando o anticristo se revelar e interromper os sacrifícios (Daniel 9:27). O apóstolo Paulo também o menciona quando declara que o “homem do pecado” irá se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus (2 Tessalonicenses 2:3-4).Ainda que alimente a esperança de ver-te em breve, escrevo-te estas orientações; contudo, se eu demorar, fiques ciente de como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade(1Tm3:14-15) Templo também significa "casa de oração" Mt21:13 e "casa de Deus"Lc2;49 A igreja também é a "casa de Deus" 1Tm3;15 É bem claro e visível no N.T. que os cristãos primitivos e convertidos inclusive os apóstolos(discípulos) se reuniam também dentro de Igrejas cristãs e sinagogas (At11:25-26) (At25:9-11) (1Tm3:15) Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (At9:31) Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.(1Cor10:32) Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.(1Co14:33) Congregar dentro de uma (igreja templo) onde é pregado o ensino cristão não é pecado. A palavra igreja (do grego ἐκκλησία, ekklēsía, significando "assembleia","convocação") utiliza-se para descrever não apenas uma comunidade religiosa cristã mas também a construção usada para serviços religiosos públicos, dedicando-se geralmente aos do culto cristão. Outro termo para definir o edifício dedicado ao culto cristão é templo onde é pregado o ensino cristão ."E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."(1Cor12:28) (Ef4:11) Pois a Igreja é o Corpo de Cristo; é nela que Cristo está completamente presente, ele completa todas as coisas em todos os lugares. (Ef1:23)Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo, você por aqui de novo tentando refutar-me né?

    Não sei se leu o post. Mas se leu, não compreendeu. Procure ler novamente com cuidado e analise as devidas referencias. Se possível, faça isso com uma bíblia confiável, cuja tradução se aproxime da fiel aos textos originais. Não confunda igreja (templo vivo, pessoas) com prédios (edifícios construídos por mãos humanas).

    Estou preparando o próximo post, onde mostrarei qual foi a casa que o descendente de Daví construiu para habitação de Deus.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente torcendo para que isso ocorra com todas as intuições cristãs Templos e Igrejas no Brasil ocorra logo. https://www.youtube.com/watch?v=4S2fNaIJ5OA&feature=em-subs_digest

      Excluir
    2. Não precisa torcer não Marcelo. Isso vai ter que acontecer um dia, pois está escrito que Babilônia vai cair e nunca mais se levantará.

      Excluir
    3. Quais são seus projetos sociais fora da igreja , fora do templo , fora de instituição religiosa , fora dos templos construídas por mãos humanas que vc faz ? http://www.verdadegospel.com/avec-32-anos-pr-silas-malafaia-avanca-em-um-novo-desafio-confira/

      Excluir
    4. Todos os que me são possíveis fazer, conforme me ensina a nova aliança. Mas creia que não toco trombetas quando as faço.

      Excluir
    5. Mostrar obras sociais da igreja e ajuda ao próximo não é tocar trombetas , e sim um exemplo para que outros que não congregam dentro dos templos vejam que a obra está sendo bem feita também por aqueles que congregam dentro dos templos. Apesar de diversos membros que congregam em templos o fazem além de faze-lo em grupo o fazem também por conta própria e individualmente. A melhor forma de ensinar é pelo exemplo.

      Excluir
    6. Fazer boas obras estando agregado a uma instituição é fazer propaganda para esta. Tenho visto isso nas grandes igrejas, onde o que fazem é para promover a placa das instituições e não para ser exemplo para as pessoas fazerem.

      Excluir
    7. Não é um ato errado, ao contrário do que alguns dizem ser um erro as famosas “placas denominacionais”, pois com elas os crentes se identificam com procedimentos e doutrinas das igrejas, a exemplo um crente tradicional não vai se sentir bem em uma igreja pentecostal, um Adventista do Sétimo Dia não se sentira confortável numa igreja dominical, e assim por diante.
      Os defensores da idéia de que a igreja de Cristo não deve ter nome, dizem que Cristo não colocou nome, nem mandou colocar nome em igreja. Porém basear uma idéia no fato de Jesus não ter dito nada é no mínimo curioso, seria a doutrina do “Jesus não disse” ou do “Não está escrito”, se Jesus não disse logo o fato está em aberto. Porém Jesus colocou um nome em Sua igreja.
      E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores. Mateus 21:13
      O nome dado por Deus foi Casa de Oração, ou seja, a igreja é um lugar para todos orarem nela. Porém surge a necessidade de identificar os grupos, como sempre existiu, veja na Bíblia os grupos dos judeus dos Farizeus, Suduceus, Herodianos, além dos crentes da circuncisão (Atos 10:49) e dos gentios e etc. Sendo assim surge a necessidade de identificarmos cada igreja com seu nome, uma igreja sem nome é uma igreja sem identidade.

      Conclusão

      Os nomes são importantíssimos para o homem, desde que fomos criados por Deus estamos colocando nome em tudo, pois esse foi um dos trabalhos que Deus nos deu, por isso é um despropósito negarmos a existência de nomes para igrejas. Devemos deixar simplesmente as questões sobre os nomes de lado e procurar engrandecer o nome de Deus e o depois: Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13
      Além de que Deus também faz grande o nome de alguns como foi o caso de Abrão.
      Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Genesis 12:2
      Busquemos a Deus e deixemos as coisas menores de lado.

      Excluir
    8. crentes se identificam com procedimentos e doutrinas das igrejas, a exemplo um crente tradicional não vai se sentir bem em uma igreja pentecostal, um Adventista do Sétimo Dia não se sentira confortável numa igreja dominical, e assim por diante.


      Pois é essa palavra sai da boca de quem não conhece as douteinas dos Apóstolos. Quer dizer que são as pessoas que ditam o que gosta ou o que quer? Ja mostram uma rebeldía contra o Senhor..e uma falta de Unidade no Espirito....Se o povo intendesse que o templo era Figura do verdadeiro templo...não defendia placas de locais chamados igrejas
      Se não entendem o que Paulo falou! Nem querem aceitar!
      Fica dificil o Senhor revelar sua verdade...caminhando....

      Excluir
    9. Onde fica a igreja onde vc congrega ? Qual é a igreja que vc congrega ?

      Excluir
  3. Igreja na palavra não tem nome...sendo assim todas elas não eram endentificadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Fabio,

      Igreja no contexto bíblico não se refere a organização com nomenclaturas como vemos nos dias atuais. Igreja são pessoas reunidas em torno do nome de Cristo não importando o lugar onde estejam. Onde estiverem dois ou mais reunidos no Nome de Cristo, alí estará uma igreja.

      Abraços.

      Excluir
    2. Fábio , Igreja na palavra não tem nome ????????? (Mateus 21:13) Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;
      Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
      (1 Timóteo 3:14-15) Os cristãos também já tinham o costume de chamar as igrejas de Casa de Deus. Agora me mostra na bíblia Onde diz na bíblia que é pecado de dar nome as igrejas ?

      Excluir
    3. Sua ideia estar correta. Só precisa entender que IGREJA no contexto neotestamentário na da tem a ver com nomenclatura, mas a pessoas reunidas, conforme expliquei ao Fábio. A casa de Deus não são os templos erigidos pelas denominações religiosas, mas sim pessoas, como dizem os textos bíblicos.

      "Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." (Hebreus 3 : 6)

      "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." (I Coríntios 3 : 9)

      "PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." (II Coríntios 5 : 1)

      "No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Efesios 2 : 21 , 22).

      "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (I Pedro 2 : 5).

      Todos os textos postados se reportam à pessoas como igreja, templos e Casa de Deus. Mas logicamente que você nunca aceitará essa verdade, infelizmente

      Excluir
    4. Templo também significa "casa de oração" Mt21:13 e "casa de Deus"Lc2;49 A igreja também é a "casa de Deus" 1Tm3;15 É bem claro e visível no N.T. que os cristãos primitivos e convertidos inclusive os apóstolos(discípulos) se reuniam também dentro de Igrejas cristãs e sinagogas (At11:25-26) (At25:9-11) (1Tm3:15) Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (At9:31) Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.(1Cor10:32) Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.(1Co14:33) Congregar dentro de uma (igreja templo) onde é pregado o ensino cristão não é pecado. A palavra igreja (do grego ἐκκλησία, ekklēsía, significando "assembleia","convocação") utiliza-se para descrever não apenas uma comunidade religiosa cristã mas também a construção usada para serviços religiosos públicos, dedicando-se geralmente aos do culto cristão. Outro termo para definir o edifício dedicado ao culto cristão é templo onde é pregado o ensino cristão ."E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."(1Cor12:28) (Ef4:11) Pois a Igreja é o Corpo de Cristo; é nela que Cristo está completamente presente, ele completa todas as coisas em todos os lugares. (Ef1:23)Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Creio nos dois modos como diz a bíblia é a minha fé. Se vc crê que é só um modo é a sua fé. Eu continuo com a bíblia.

      Excluir
    5. Ai é que ta Marcelo. ..o templo ao qual é citado
      Não faz parte da igreja do Senhor o templo fisico é algo judaico como falou o autor do texto amem
      Os Apostolos judeus passaram por uma transição. Os gentios so foram agregados depois do cap 10 de atos...e no 15 no primeiro concílio. Neste muitas coisas foram alinhadas. Coisas os cristão judeus tiveram que entender . amem
      Hoje os gentios judaizantes tentam fazer a mesma coisa que os judeus crentes queriam fazer. ..
      Colocar fardos .criar suposições. Estabelecer doutrinas não ensinadas pelos apóstolos. ..citar Jesus falando que o templo era um lugar de oração sem entender todo contexto porque ele falou assim. Não é correto
      Não é errado se reunir em algum lugar! Mas quando isso se torna algo necesario! É sim errado.

      Excluir
    6. Irmão Fábio Barros: Atos dos Apóstolos: 20. 9. E certo jovem, por nome Êutico, que estava sentado na janela, tomado de um sono profundo enquanto Paulo prolongava ainda mais o seu sermão, vencido pelo sono caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto. 10. Tendo Paulo descido, debruçou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, pois a sua alma está nele. 11. Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu.
      1 Timóteo: 3. 15. para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade
      Atos dos Apóstolos: 11. 25. Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; 26. e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.

      Amado estes textos que o amados citou! mostram a igreja..não mostram denominações.
      Então não provam nada sobre ha ver nomes nas igrejas = reuniões. Caminhando na verdade

      Excluir
    7. A igreja é constituída e construída por pessoas tem pastor como líder e não é pecado congregar dentro dela. Onde eu congrego tem líder e tem doutrina que é a mesma doutrina de Deus e de Cristo.

      Excluir
    8. olha Marcelo, então se tem pastor já ta errada, pois só um é o Bom Pastor. "...Vós porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos..." leia Mateus 23:1-13 completo.

      Excluir
  4. A paz so Senhor aos amados
    Pois bem onde fica a igreja que eu me congrego? Pois bem depende...onde os irmaos estão se for em minha casa então estamos reunidos como igreja em minha casa...se for em outro lugar então a igreja estará se reunindo nesse lugar...o local não é igreja....todo ajuntamento é uma Eklesia...mas nem todos são igrejas do Senhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio , Quem afirma que não pertence a nenhuma INSTITUIÇÃO RELIGIOSA , E que se reúne com irmãos em casa ou em outro local. Esse outro local também pode se referir a um lugar ou um local construído por pessoas. Paulo faz diversas saudações às igrejas nas CASAS:
      1 Coríntios 16:19
      "As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa."

      Colossenses 4:15
      "Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa."

      Romanos 16:5
      "Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo."

      Filemom 1:2
      "E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:" Aqui é bem óbvio que não se trata de uma igreja construída que estava dentro de uma casa e sim de pessoas dentro de uma casa ou casas. reuniam também dentro de Igrejas cristãs e sinagogas (At11:25-26) (At25:9-11) (1Tm3:15) Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (At9:31) Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.(1Cor10:32)

      Atos 5:42
      "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo." Agora esses textos se referem a pessoas dentro de locais específicos ou seja no templo , nas igrejas , nas sinagogas e nas casas.

      Excluir
  5. Fabio , não é pecado congregar dentro de igrejas com nome e que foi e é construída e constituída por pessoas (Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Até agora vc não deixou claro se congrega dentro de alguma igreja ou não ou se tem pastor como líder da igreja local.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Fábio.

    Sua coerência e entendimento das Escrituras mostra que tens a mente de Cristo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E desde quando é incoerente ou pecado congregar dentro de uma igreja com nome ? Se for assim todas as igrejas no mundo que praticam a doutrina cristã que tem nome estão erradas porque tem um nome o que não é o caso. Já pensou congregar em um local sem nome ? Como identifica-lo Igreja de cristo também se refere a um local e não exclusivamente e somente a pessoas esse local pode ter um nome tá bem explícito na sua bíblia (Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Todos aqueles que não congregam dentro de igrejas e são contra congregar dentro de igrejas são contra pastores são rebeldes e são contra o doutrina cristã.

      Excluir
    2. Me refiro ao entendimento e compreensão das Escrituras e não dos costumes que os homens criaram.

      Excluir
    3. E, quanto ao seu entendimento sobre o que é a Casa de Deus está muito longe da realidade.

      "E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus" (Hebreus 10.21). Agora compare com o que escreveu o escritor no mesmo livro: "Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." (Hebreus 3.6).

      Que casa é esta? Um templo de cimento e tijolo: Claro que não. São pessoas. Aí está a incoerência.

      Excluir
    4. Tem igrejas pseudo cristãs que tem o nome de Deus ou de Cristo , mas a doutrina naquele lugar não condiz com aquele nome. Porque ? porque seguem algumas coisas o que Jesus ensinou e outras ou a maioria são excluídas , ignoradas e são praticadas por convicção humana e não espiritual. é errado sim é errado. O que deve ser feito ? Como não existe igreja 100% perfeita na terra porque são liderada por homens que estão sujeito ao erro porque ninguém é perfeito. Aconselho a essas pessoas a procurar uma igreja que se aproxime ao máximo da doutrina de Deus e de Cristo e só praticar o que estiver escrito no A.T. se tiver contexto também no N.T.

      Excluir
    5. Como eu já disse e repito com versículos bíblicos no plural Igrejas também se refere a lugares construídos (Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Isso é fato e não incoerência quem lê entende. Não leia somente um texto sobre um assunto mas se possível todos os textos sobre respectivo assunto. IGREJAS NÃO SE REFERE SOMENTE A PESSOAS TAMBÉM SE REFERE A UM LOCAL CONSTRUÍDO LEIA A BÍBLIA. bem claro e visível no N.T. que os cristãos primitivos e convertidos inclusive os apóstolos(discípulos) se reuniam também dentro de Igrejas cristãs e sinagogas (At11:25-26) (At25:9-11) (1Tm3:15) Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (At9:31) Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.(1Cor10:32) Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.(1Co14:33) INCOERÊNCIA É PENSAR QUE IGREJA SE REFERE SOMENTE A PESSOAS , INCOERENTE É PENSAR QUE SE IGREJAS QUER DIZER SOMENTE PESSOAS. SERÁ QUE PESSOAS CONGREGAM DENTRO DE PESSOAS ? ORA , TENHA O MÍNIMO DE DISCERNIMENTO BÍBLICO FAÇA-ME O FAVOR !!!

      Excluir
    6. https://noticias.gospelprime.com.br/arqueologos-primeira-igreja-do-mundo/

      Excluir
    7. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.(At11:26) Na Igreja em Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, conhecido por seu segundo nome, Niger, Lúcio de Cirene, Manaém que era irmão de criação de Herodes, o governador, e Saulo(At13:1)Portanto, ofereço-te este conselho: Adquire de mim ouro refinado no fogo, a fim de que te enriqueças; roupas brancas, para que possas cobrir tua vergonhosa nudez; e compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente.(Ap3:18)

      Excluir
    8. Boa tarde, se em Efésios 1:22,23, Paulo se referisse à igreja de pedra como congregação, isso subentenderia que o tijolo e o cimento dela seriam o corpo de Cristo. Portanto a igreja somos nós.

      Excluir
    9. Eu congrego dentro de um lugar para não correr o risco de tomar chuva ou raio ou sol de 42 graus na cabeça todos os dias. Vc congrega todos os dias com os irmãos a céu aberto ?

      Excluir
    10. Verdade Sayah.

      Louvo a Deus pela sua vida e a liberdade que adquiriu em Cristo. Aqui na minha cidade nos congregamos nas casas dos irmãos, onde matemos a comunhão e procuramos seguir a doutrina de Cristo ensinada pelos Apóstolos. Em todas as reuniões que fazemos, existe o acréscimo de pessoas. Estamos nos reunindo quase todos os dias, e constantemente tenho recebido pedido de irmãos para que nos reunamos nas suas casas. Pessoas que estão enfadadas das monotonias dos templos, onde o foco principal é pedir dinheiro e nada se fazendo em função do semelhante.

      Muitos lideres estão querendo minha cabeça, dizendo que estou atrapalhando a obra deles. Ainda bem que é a deles e não a de Deus.

      Fica na paz irmã, e deixe que o Espírito lhe conduza pelo caminho da liberdade.

      Excluir
  7. Afff

    Vou ser sincero Marcelo. Enquanto não te converteres de fato, a venda do engano, do erro e da hipocrisia permanecerá em seus olhos. E, enquanto isso durar, você sempre irá misturar e confundir igreja (pessoas) com prédios (templos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem generaliza , mistura e confundi e afirma que igreja significa somente pessoas não sou eu , rsrsrs , sinagoga não significa pessoas , templo não significa só pessoas , igrejas não significa só pessoas , casas não significa pessoas , TÁ TUDO ESCRITO LEIA NA SUA BÍBLIA !!! (Ap3:18)

      Excluir
  8. Fanáticos religiosos ou terroristas religiosos entraram dentro de uma "sinagoga" construída por mãos humanas e mataram várias pessoas. A sinagoga também é um lugar que representa a fé de um povo. E foi tirado e violado o direito de praticar essa fé. Entrar dentro de lugares que representa a fé de um povo e exterminar pessoas é uma covardia ao direito humano.

    https://globoplay.globo.com/v/7118756/

    ResponderExcluir
  9. Evidências do Êxodo vídeo real
    https://www.youtube.com/watch?v=3agAggWuxlc

    ResponderExcluir
  10. Prezado irmão.
    Li a tua matéria sobre a construção do Templo e achei muito bom.
    Por favor, gostaria que você comentasse duas passagens na Bíblia Sagrada:
    1 Crônicas 22:1- 19
    1 Crônicas 23:1
    Ageu 1:1-15
    Ageu 2:1-23
    Existem algumas dúvidas e gostaria de contar com a tua colaboracão.
    Com as Bênçãos de DEUS sobre você, família e ministério.

    ResponderExcluir
  11. Nas igrejas templos eles ensinam batismo santa ceia cobram o dízimo por ai vai essas são ordenanças da lei mas quem se justica pela lei esta desligado de Cristo.
    Gálatas 5: 3. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. 4. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 5. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

    ResponderExcluir
  12. Min passa teu zap. Muito bons seus estudos

    ResponderExcluir
  13. Já que estão falando tanto de templos me agradou o papo, pois bem... Pergunta: Porque exitem tantos templos com placas de igrejas diferentes? Qual o motivo que instigou a isso? Jesus mandou por acaso construir algum templo? Claro que NÃO!!! O motivo que levou a ter tantos tempos hoje foi ponto de vistas Humanos, um que saiu do templo tal porque não concordou com a doutrina dom mesmo saiu e abriu uma pra sí, outro sai dessa porque não concordou com a doutrina da mesma sai e abre outra pra sí pra pregar a sua maneira e assim hoje está empestados de templos e todos querendo ser mais certo que os outros!!!! Duvido um membro da AD e BATISTA conversarem sem discordar um do outro! E assim é com todos ou templos, cada um com seu ponto de vista... E aí? Deus se agrada disso? Obs... PLACAS DE TERMINANDO E FALANDO NA CARA LIMPA NÓS TEMOS NOSSA DOUTRINA... SIMPLES, POIS A PALAVRA DE DEUS É UMA SÓ!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas