Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Céu e Inferno - Quem já foi pra esses lugares?


"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu." (João 3.13). "Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus." (Salmos 9.17).

INTRODUÇÃO

Quando uma pessoa que julgamos ser boa morre, afirmamos que esta foi para o céu, ou que foi para a glória estar com Deus. Da mesma forma, quando uma pessoa que julgamos ser má também morre, dizemos que esta foi para o inferno. Será que este pensamento está correto? Temos o direito de fazer um juízo antecipado escolhendo quem vai para o céu o quem vai para o inferno? O que é o céu e o que é o inferno segundo as escrituras? Vamos analisar as sagradas letras e ver o que ela tem nos ensinar a respeito, para não cometermos mais estes erros.

O QUE É O CÉU SEGUNDO A BÍBLIA?

A bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF) fala de céu (singular) 327 vezes e céus (plural) 374 vezes.

O céu (no singular), geralmente se refere ao firmamento que é a parte que contemplamos com nossos olhos, cuja cor predominante de dia é o azul, podendo mudar de cor de acordo com o tempo e sendo escuro a noite ou iluminado pelas estrelas. Exemplos do céu como firmamento: "E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos." (Gênesis 7.19); "O SENHOR vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu." (Deuteronômio 1.10).

Os céus (no plural) dá a entender que existe mais de um céu, onde um deles é céu da glória ou o lugar onde Deus habita na companhia do Filho, dos anjos, arcanjos, querubins e serafins. É o lugar que até hoje nenhum mortal teve acesso. "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmos 19.1). Neste salmo, podemos notar a diferença de CÉU (firmamento) para CÉUS (morada/habitação Divina). Mas também encontramos nas Escrituras a palavra céu no singular se referindo ao céu da glória que é o lugar invisível a nossos olhos e onde Deus habita e os anjos. Diferente do firmamento esse céu é o céu dos céus (céu da glória), conforme declaram as escrituras: "Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora."  (Neemias 9.6). Leia também 1Reis8.27 e 2Crônicas 6.18.

O QUE É O INFERNO SEGUNDO A BÍBLIA?

Para termos um entendimento correto sobre este lugar, é necessário analisarmos várias versões de bíblias e procurarmos uma que se aproxime dos escritos originais. Isso, porque algumas versões chamam esse lugar de “Seol” ou “Sheol”, outras de “Geena”, outras de “Tártaro” e outras de “Hades”. Essa desarmonia que há entre as várias versões da bíblia tem contribuído para a confusão que muitos fazem a respeito do inferno e até criem doutrinas estranhas sobre o assunto. Vamos conhecer o que são estes lugares acima citado:

1 – Seol ou Sheol: Não é o inferno, mas na língua hebraica é o lugar que se refere a sepultura, onde os mortos são sepultados (Gênesis 42.38 ; 44.29 ; 1Samuel 2.6 ; Eclesiastes 9.10). É a mesma definição para o termo grego Hades que designa HABITAÇÃO DOS MORTOS e se referem ao estado intermediário dos mortos até o julgamento que se dará no juízo final. Era o lugar de cativeiro onde desciam os espíritos dos mortos no antigo testamento, antes da vinda do Messias. Na passagem do rico e Lázaro ensinado por Jesus em Lucas 16.20-25, temos a ideia que o sheol ou hades ficavam num plano paralelo, sendo apenas divididos por um grande abismo. Jesus ao morrer desceu a este lugar (Salmo 16.10). A versão fiel ao original diz que Jesus desceu ao “hades” enquanto que outras versões dizem que Ele desceu ao inferno, mais não foi. Pedro diz que Jesus foi alí pregar aos espíritos em prisão, àqueles que no período de Noé foram rebeldes e desobedientes a pregação da palavra de Deus (1Pedro 3.19,20). Foi a este lugar que Paulo diz que o Senhor desceu as partes mais baixas da terra e depois subiu, como está em Efésios 4.8-10:

“8  Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
9  Ora, isto  ele subiu  que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”.

Observe que Paulo explica que Jesus ao subir das partes mais baixas da terra (hades - mundo dos mortos) levou cativo o cativeiro. O que significa isso? Significa que o seio de Abraão, onde os espíritos dos justos jaziam, foi transportado para o terceiro céu, onde atualmente é o paraíso, lugar de descanso para os fiéis que dormem no Senhor, aguardando momento de o Senhor os trazer de lá na Sua segunda vinda (1Tessalonicenses 4.14). Mas, os ensinos de Paulo levam a crer que o hades continua no mesmo lugar e os que vão para lá, já se encontram em tormentos, conforme a narrativa de Jesus na parábola do rico e Lázaro.

2 – Geena: Também não é o inferno. Geena era uma espécie de lixão fora das portas de Jerusalém, onde eram lançados dejetos, corpos de animais que morriam e às vezes até de malfeitores e indigentes. Alí um fogo queimava constantemente sem se apagar. O que não era consumido pelo fogo, era devorado pelos vermes que alí se acumulavam. Jesus utilizou o que acontecia neste lugar para exemplificar o sofrimento eterno que se dará no inferno que na verdade é o lago de fogo (Marcos 9.43-48). Algumas versões chamam esse lugar de inferno, mas não é. Geena é uma referência ao lago de fogo que nunca se apaga, como veremos mais a frente.

O QUE SERIA O INFERNO?

O inferno existe de fato ou é fruto da imaginação das pessoas? Sim, o inferno existe e este lugar é o mesmo lago de fogo, como frisei acima e que é mencionado em Apocalipse.
Vamos analisar alguns versos em diferentes versões de bíblias:

"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Apocalipse 20.14 ARA). Se o inferno é lugar de tormento eterno como encontramos nesta versão, como ele poderá ser jogado junto com a morte para dentro do lago de fogo? Estranho não é? Mas, quando lemos a versão fiel ao original, olha o que encontramos: "E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Apocalipse 20.14 KJA). Entendam que o hades não é o inferno, mas o lugar onde estão atualmente os mortos sem Cristo. No dia do juízo eles ressuscitarão desse lugar a prestar contas de seus atos diante do trono branco, onde serão julgados conforme o que está escrito nos livros (Apocalipse 20.12).

PARA ONDE VÃO OS ESPÍRITOS DOS JUSTOS QUE MORREM?

Se não vão para o céu ou para a glória perto de Deus, para onde vão? Escrevendo aos Coríntios, Paulo testemunha de sua experiência que teve ao ser arrebatado ao terceiro céu. "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu." (2Coríntios 12.2). E, conforme seu relato, esse terceiro céu é o paraíso. “Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar” (2Corintios 12.4). O paraíso então foi o lugar para onde Lázaro foi levado pelos anjos, também conhecido como seio de Abraão, antes de Cristo descer alí (Lucas 16.20-25). Acredita-se esse lugar foi levado cativo por Jesus quando ressuscitou como foi explicado acima. Foi no terceiro céu (paraíso) que Jesus prometeu que o ladrão arrependido estaria com Ele. "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23.43). É neste lugar onde atualmente os santos descansam. Não confundir com o paraíso citado em Apocalipse 2.7, onde está plantada a árvore da vida, pois tudo leva a crer que após o juízo final e o estabelecimento da nova ordem, o paraíso seja implantado na nova terra, onde habita a justiça. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2.7).

OS QUE ESTÃO NO PARAÍSO ESTÃO CONSCIENTES OU NÃO?

Vejamos o que diz a bíblia em Apocalipse 6.9-11:

“9  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11  E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”.

O texto deixa transparecer que o paraíso seja o lugar que está debaixo do altar, o mesmo terceiro céu (paraíso), onde Paulo foi arrebatado. Os mortos em Cristo estão ali e conscientes. Eles anelam o momento de Deus fazer justiça contra aqueles que em vida os maltrataram e os mataram. No momento em que for dada a ordem, e tocar a última trombeta, o Senhor Jesus se levantará do seu trono que está no céu dos céus para vir reinar, ocasião em arrebatará os escolhidos que subirão a encontra-lo nas nuvens. Na sua vinda Ele passará no paraíso e trará consigo o espírito daqueles que nEle dormem e que ora repousam lá (1Tessalonicenses 4.13-18).

Então, podemos concluir que no céu dos céus ou na glória de Deus não tem ninguém, a não ser os anjos, arcanjos, querubins e serafins que incansavelmente adoram a Deus dia e noite.

ONDE ESTÃO OS ESPÍRITOS DOS MORTOS SEM CRISTO?

É comum se afirmar que eles estão no inferno. Mas, como bem expliquei, esses estão no mundo dos mortos que é o heol ou hades. Diferentes dos salvos que estão repousando no paraíso, estes já sofrem um tormento, onde aguardam também a ressurreição para serem julgados, como ensinou Jesus: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5.28,29).

Somente após o julgamento é que esses mortos serão lançados no inferno que é o lago do fogo eterno, onde também será jogado o diabo e seus anjos. "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mateus 25.41).

CONCLUSÃO

Ninguém entrou no céu e nem no inferno (lago de fogo). Na verdade, não encontramos nas Escrituras alguma promessa de irmos ou entrarmos no céu, com exceções dos que morrem em Cristo e vão para o paraíso (terceiro céu). A promessa para os crentes é que estes farão parte do reino dos céus, e este reino parcialmente já está pela presença do Espírito Santo na igreja, operando sinais e maravilhas e será definitivamente implantado na nova terra, quando esta terra for desfeita, juntamente com os céus que ora existe. "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2Pedro 3.13).
Nossa habitação eterna não será no céu, mas na Cidade Santa que Jesus foi preparar no céu e que descerá na nova terra. "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo," (Filipenses 3.20); "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido." (Apocalipse 21.2). Em ambos os casos, tanto a entrada no reino dos céus, como ser lançado no fogo eterno (inferno), o ser humano será lançado vivo. Por isso é que haverá duas ressurreições, a dos bons para entrar no reino dos céus e a dos maus para serem lançados no inferno que é o mesmo lago de fogo.

“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20.5,6).

Em Cristo,

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará

40 comentários:

  1. HÁ UMA FORÇA MALÍGNA QUERENDO ENGANAR MILHÕES DE PESSOAS E PRINCIPALMENTE CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO. FIQUE ATENTO !!! POSTE ESSE ARTIGO EM SEU BLOG https://www.espada.eti.br/n1308.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PLANETA-H2, denominado primitivamente e indevidamente de VÊNUS "A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA," quente 500 graus célsius... Lamacento e Borbulhante... Fedorento a enxofre... Na verdade desconhecido tanto pelos das ciências-ainda-a-avançar quanto pelos das religiões-ainda-a-desestagnar, já que habitado pelos inferiores SERES ELEMENTARES H2, de facto é... Inferiores a nós SERES ELEMENTARES H3 que habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 que chamam erradamente de TERRA já que TERRA sempre foi é e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA... Além de dizer, também provo no meu blog DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, tratar-se do infernal-submundo, para onde de forma decaída e não ELEVADA, decairão os COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS chamados primitivamente de ESPÍRITOS que movem os corpos dos maus desse nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 indevidamente TERRA, para moverem outros corpos mais desgraçados por lá. O COMBO ENEGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS e não ESPÍRITO do demônio ADOLF HITLER, decerto move outro corpo, mais desgraçado por lá.

      Excluir
  2. Vc e de que denominação?
    Gostei de suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Daniel.

      Eu fui católico romano por 22 anos e depois membro da Assembléia de Deus por 25 anos. Por questionar e não me conforma com algumas irregularidades nesse ministério, fui excluído. Há 7 anos que me congrego nas casas com outros irmãos que também saíram das denominações. Fazemos trabalhos evangelísticos, pregamos nas casas, nas ruas, praças e estudamos as Escrituras, procurando seguir seus princípios. Nas nossas reuniões não cobramos dízimos e nem ofertas, mas nos aconselhamos mutuamente a usar de nossos recursos para ajudar os menos favorecidos de nossa comunidade.

      Excluir
    2. Não esqueça que um dos princípios do ministério cristão é o sustento do ministério para pregação do evangelho pelo mundo. Isso necessita de recursos financeiro. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o do alto dos telhados. Essa profecia se cumpre através das antenas de rádio e meios de comunicação que usam antenas cada vez mais poderosas para subimos e proclamarmos o evangelho pelo mundo do "alto dos telhados" graças a Deus e o sustento do ministério em dinheiro que entra pelas portas das igrejas dízimo em dinheiro , ofertas em dinheiro e votos em dinheiro. A obra é sistemática não vai e não pode parar.

      Excluir
    3. Ok pastor Marcelo. Paulo lhe manda recomendações:

      2Tess.3.7-10:
      7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
      8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
      9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
      10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

      Agora, comente o texto da postagem, por favor.

      Excluir
    4. kkkkkkkk , Está vendo no que dá vc postar vers. isolados palavras com texto sem contexto , kkkkkkk , você se esqueceu de postar e ressaltar o mais importante e também "Está escrito" Paulo dedicou todo o seu tempo (período integral) ao evangelho depois que deixou o seu trabalho de fazer tendas. Quem sustentava Paulo quando dedicava todo o seu tempo em período integral ? Os irmãos (A igreja) sustentava Paulo. Ou vc vai dizer que nesse período era pão que cai do céu ? kkkkkkk
      Mas o pastor a tempo inteiro faz muito mais:

      Prega um bom sermão exige muito tempo de oração , reflexão e estudo da Bíblia
      Faz estudos bíblicos um estudo bíblico leva horas para criar e preparar , tal como uma aula de um professor na escola
      Aconselha e faz visitas o pastor está ao dispor de seus irmãos e da comunidade em geral , ajudando a restaurar e consertar vidas pela Palavra de Deus
      Administra a igreja e suas atividades muitas vezes é o pastor que cuida das finanças , das obras sociais , das atividades de evangelismo local e pelo mundo , etc etc...
      Forma outros líderes , quando tem oportunidade , o pastor treina pessoalmente novos líderes para a edificação da igreja
      Ora e intercede pela congregação. O pastor gasta os seus joelhos orando pelo próximo.
      Ele estuda a Bíblia a fundo para ter a sabedoria necessária para ajudar seus irmãos. A Bíblia diz “aqueles que pregam o evangelho , que vivam do evangelho”(1Co9:14). Quem trabalha para a igreja merece ser sustentado pela igreja. Isso significa ter o suficiente para comer, beber, se vestir, pagar as despesas da sua casa ou aluguel e sustentar toda a sua família(1Co9:3-5) Receber salário não é viver pela fé , o pastor tem de acreditar que sua igreja terá o suficiente para lhe sustentar , em muitos casos , isso exige muita fé em Deus! Estude e pesquise antes de soltar vers. com texto isolados sem contexto.

      Excluir
    5. Então, um pastor moderno faz muito mais que Paulo fez? Isso só pode ser brincadeira né Marcelo? Me aponte um pastor apenas que foi preso por pregar a verdade do evangelho ou outro que teve a cabeça separado do corpo por falar a verdade?

      Eu não sou pastor e, apesar de alguns me tratarem assim, eu rejeito essa "honra". No entanto, já fui acordado varias vezes a altas horas da noite pra ir orar por pessoas doentes e com problemas espirituais. Isto porque, os pastores das inumeras denominações que tem no minha cidade não fazem isso. Que tempo integral na obra eles tem, conforme sua tosca visão? E mais, quem sustentava Paulo, você questiona: Se lesse e entendesse as Escrituras, não faria uma pergunta inutil dessas>

      Atos 20.27 ; 33-35:
      27 Porque jamais deixei de vos ensinar toda a vontade de Deus.
      33 De ninguém cobicei prata, nem ouro nem roupas.
      34 Vós mesmos sois testemunhas que estas mãos trabalharam para suprir minhas necessidades e as de meus companheiros.
      35 Por meio de todas as minhas realizações, tenho-vos mostrado que, mediante trabalho árduo, devemos cooperar com os necessitados, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus: ‘É mais bem-aventurado dar do que receber’”

      2Tessalonicenses 3.6-10:
      6 Caros irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos que vos afasteis de todo irmão que vive sem trabalhar e, portanto, não de acordo com a tradição que recebestes de nós.
      7 Porquanto, vós mesmos sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não vivemos de forma ociosa durante o tempo que estivemos convosco,
      8 nem comíamos de graça dos alimentos de ninguém; pelo contrário, trabalhávamos dia e noite com esforço e fadiga, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;
      9 não porque não tivéssemos esse direito assegurado, mas por que era nosso objetivo vos oferecer exemplo em nós mesmos, a fim de nos imitardes.
      10 Quando ainda estávamos convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.

      Excluir
    6. Reginaldo Ramos tô aguardando vc postar a minha resposta ao Cesar Alonso Carrera

      Excluir
    7. Reginaldo Ramos , peço encarecidamente que vc libere os meus comentários automaticamente em tempo real , estou sendo prejudicado nas réplicas dos comentários do Cesar Alonso Carrera nas minhas postagens , meus comentários não estão sendo publicados automaticamente como diz no blog. Essa lentidão nas minhas postagem dos meus comentários e resposta a ele me causa um prejuízo enorme ao elaborar e concluir os meus comentários não dando tempo ao raciocínio imediato de refutar instantaneamente o Cesar Alonso Carrera e motivando os outros leitores a concluírem precipitadamente que ele está com a razão e a verdade das escrituras o que não é verdade. Aguardo as minhas postagens sobre a última resposta dele. E se possível te agradeço se vc puder abolir de seu blog e de todos os temas dos assuntos a restrição dos comentários para o seu blog ficar mais interessante , dinâmico nas perguntas e nas respostas no seu blog. Se vc tiver algum problema de falta de respeito bloqueie exclusivamente a pessoa. Aguardo.

      Excluir
  3. A VERDADE, VERDADEIRA.
    O DÍZIMO de MALAQUIAS 3. 8 a 12. Que os Missionários e Pastores pregam como sendo para este tempo O NOVO TESTAMENTO. Nada mais é como uma FALTA DE VERDADE. Dizer que MALAQUIAS 3. 8 a 12, esta nos direcionando a também DIZIMAR como os JUDEUS, em OBEDIÊNCIA A DEUS E A SUA PALAVRA, é de uma falta de TEMOR e de HONESTIDADE sem limite. Bem, eu já li e reli a BÍBLIA inteira, em ESTUDOS sobre o DÍZIMO, e já fui dizimista por 25 anos FIEL, mais não tinha SABEDORIA. Hoje posso dizer, O DÍZIMO de MALAQUIAS 3. 8 a 12 diz bem claro é só ler MALAQUIAS 1 e 2 que no 3 o entendimento vem a mente. E e não só o 3. 8 a 12, quem ROUBAVA O SENHOR era os SACERDOTES e não os que devolviam o DÍZIMO para os LEVITAS. E hoje quem continua a ROUBAR a DEUS, é os que enganosamente AFIRMAM de que é nós OVELHAS, que roubamos a DEUS, é enganosa a AFIRMAÇÃO de que O DÍZIMO continua sendo para nós os ESCOLHIDOS por DEUS, é enganosa a AFIRMAÇÃO de abrir as janelas dos CÉUS é PROSPERIDADE para as OVELHAS DO SENHOR por dar ou DEVOLVER O DÍZIMO. Abrir as JANELAS DO CÉUS naquela época era CHUVAS, estas de fato eram a CHAVE da PROSPERIDADE naquela época, pois era a CHUVA a PROSPERIDADE NECESSÁRIA PARA O PLANTIO E A COLHEITA.
    Hoje o que DEUS nos ensina esta em 2º AOS CORINTIOS 9. 6 ...., OFERTE SEGUNDO O PRÓPRIO DEUS COLOCA EM NOSSOS CORAÇÕES, AO QUE GANHE MAIS DEUS DIRÁ OFERTE MAIS. AO QUE GANHE MENOS, DEUS DIRÁ OFERTE MENOS. E COM CERTEZA ABSOLUTA, NEM A IGREJA E NEM AS OVELHAS FALTARÁ COISA NENHUMA. E TIAGO. 1. 27 A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
    "O meu POVO DIZ O SENHOR, esta sendo DESTRUÍDO, ENGANADO, por lhes faltar o CONHECIMENTO". OSEIAS 4. 6 DEUS É FIEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mostra na bíblia algum levita que recebia o dízimo ou um Sacerdote levita que recebia o dízimo dos dízimos no A.T. que levava uma vida miserável.? kkkkkkk

      O dízimo "SERÁ" santo ao Senhor.(Lv27:32) "ROUBARÁ" o homem a Deus ? (Ml3:8-10) Note que a palavra SERÁ e ROUBARÁ estão conjugados no futuro do presente do indicativo , não está ligado só a pessoas naquele momento e sim também a futuras gerações no futuro. O futuro do presente é usado: Para falar de ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro ou seja são palavras proféticas.
      Como vc disse que leu e releu a Bíblia TODA e deixou passar despercebido que "ESTÁ ESCRITO a nação toda inclusive os estrangeiros que viviam em Israel nessa época já roubava a Deus"(Ml3:5) kkkkkkk Aprática do dízimo não é pecado.(ponto)

      Que salada de fruta é essa ? Hoje o que DEUS nos ensina esta em 2º AOS CORINTIOS 9. 6 ...., OFERTE SEGUNDO O PRÓPRIO DEUS COLOCA EM NOSSOS CORAÇÕES, AO QUE GANHE MAIS DEUS DIRÁ OFERTE MAIS. AO QUE GANHE MENOS, DEUS DIRÁ OFERTE MENOS. E COM CERTEZA ABSOLUTA, NEM A IGREJA E NEM AS OVELHAS FALTARÁ COISA NENHUMA. Aprenda que Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará (2Co9:6) que vc comentou não tem nada haver com oferta e sim com medida de cálculo ou medida de proporção Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem(2Co8:12) Por incrível que pareça é igualmente e o mesmo sentido do dízimo que é uma medida de cálculo , leia mais vezes a bíblia com textos e contextos para ver se vc chega a um consenso
      ou a um denominador comum do que é proporção ou 10% , kkkkkkk

      Excluir
  4. Caro Marcelo, lá vamos nós outra vez, rsrsrs.

    Os dizimos eram separados (santo) para Deus. Mas Deus não precisa de dizimo, até porque Ele está nos céus e nós aqui na terra e não tem como ir lá deixar para Ele. Então, em Numeros 18.21 Ele ordena dá TODOS os dizimos recolhidos em Israel para os levitas, que não eram os sacerdotes, mas os auxiliares dos sacerdotes. Isto porque, os levitas não receberam herança na terra para poderem trabalhar e tirar sustentos para sí e familias.

    "Eis que aos filhos de Levi dou por herança todos os dízimos arrecadados em Israel, em compensação por seus serviços, isto é, o serviço devocional que fazem por meio do seu trabalho na Tenda do Encontro" (Numeros 18.21).

    TODOS os dizimos seriam a HERANÇA dos levitas e, se alguem metesse a mão nessa HERANÇA, estaria ROUBANDO A DEUS, como de fato aconteceu no periodo de Malaquias, onde os saceerdotes a quem não pertenciam os dizimos, meteram a mão nesta bêncção que era dos levitas, fazendo com que eles abandonassem o templo e fossem em busca de trabalho para não morrerem de fome.

    Neemias 13.4,5 ; 10,11:
    "Antes disso, o sacerdote Eliasibe tinha sido o supervisor dos depósitos da Casa de nosso Deus. Ele era parente próximo de Tobias, e lhe havia emprestado uma sala, que antes fora utilizada para guardar as ofertas de cereal, o incenso, os utensílios do templo e também os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite determinados para os levitas, para os músicos e cantores e para os guardas dos portões, além das ofertas para os sacerdotes...Fui informado também que a parte prescrita aos levitas não lhe era entregue e que por isso os levitas e os cantores responsáveis pelo culto tinham fugido cada um para as suas próprias terras. Então repreendi os oficiais e lhes indaguei: “Por que a Casa de Deus ficou abandonada?” Em seguida, convoquei os levitas e os cantores e os enviei aos seus devidos postos".
    Por isso, Deus se sentiu roubado, extamente como ainda é hoje por pastores que não são levitas e exigem do povo um dizimo em dinheiro, qual ninguém tem obrigação de pagar.

    Assim se processou o roubo a Deus, onde os sacerdotes, com a permissão de Eliasibe o sumo-sacerdote da época desviaram para si os dizimos que eram dos levitas responsáveis pelo culto no templo. Por isso, tiveram de anadonar o templo e Deus se sentiu roubado.

    E, quanto ao que está em Levitico 27, referente ao dizimo santo (separado) ao Senhor. É bom ler todo o contexto para entender esse ensino que não diz respeito a nós gentios, mas a Israel exclusivamente>

    Levitico 27.30-34:
    30 Todos os dízimos da terra, tanto dos produtos das lavouras como dos frutos das árvores, pertencem ao SENHOR; são, portanto, dedicados a Yahweh.
    31 Se alguém quiser resgatar uma parte do seu dízimo, deverá pagar o preço avaliado, mais um quinto desse valor.
    32 Quanto ao dízimo de seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor será dedicado ao SENHOR.
    33 O proprietário não poderá separar os bons dentre os ruins, nem fazer qualquer substituição. Se fizer alguma troca, tanto o animal separado quanto seu substituto se tornarão consagrados e não poderão ser resgatados”.
    34 São esses os mandamentos que Yahweh ordenou a Moisés, no monte Sinai, para todos os filhos de Israel.

    PAz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quando vão inventar desculpas pra não obedecer os preceitos de Deus ? OS FILHOS DE DEUS" que devem guardar(praticar e obedecer) os seus mandamentos não são só Judeus , são todos que guardam os mandamentos de Deus e tem fé em Jesus e isso incluem "todos os cristãos." É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2) Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) O cristão deve obedecer o mandamento do dízimo porque é um preceito oral e moral desde a promessa e porque o dízimo pertence a Deus. E os ministros do evangelho tem o mesmo direito de administrar o dízimo como os ministros da antiga aliança tinham.(1Co9:13-14) Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
      E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
      (2 Cr7:13-14) Jesus é o rei dos reis (1 Tm 6:15) Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12) E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que "vive." está no verbo presente (Hb7:8) (Hb6:20) (1Co9:13-14) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! (Rm11:36)
      A bíblia é clara quando ensina Que: Onde houve ordem de sacerdócio Levítico houve o dízimo. Onde há ordem de sacerdócio de Melquisedeque após a morte e ressurreição de Cristo (Hb8:4) (Hb7:8) (Gn14:18-20) há o dízimo. (Hb7:11) Veja na sua bíblia quantas vezes está escrito o dízimo de tudo !!! Veja na sua bíblia quantas vezes o "está escrito" é mencionado no N.T.(1Co9:9-10) Mas Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.(Mt4:4) Felizmente eu pertenço ao povo de israel pela fé , pratico todos os mandamentos de Deus pela fé , pratico o dízimo da ordem Sacerdotal de Melquisedeque pela fé e vivo pela palavra de Deus pela fé. Quem não crê não precisa praticar nenhum mandamento oral , moral e escrito de Deus. Se vc não pertence ao povo de Israel e não pratica os mandamentos de Deus , não aceita ser guiado por um pastor e não congrega em igreja boa sorte na sua jornada. Sem Mais !!!

      Excluir
    2. Apenas responda uma coisa. Quem no atual período da graça recebeu de Deus autonomia para receber dizimos em seu Nome, assim como os levitas foram autorizados por Ele no AT?

      Eu não reconheço nenhum.

      Excluir
    3. Quem não conhece nenhum é porque ainda não pertence ao povo de Israel pela fé e não conhece e não aceita o dízimo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque nem antes da lei e nem depois da lei. leia a bíblia. Sem Mais !!!

      Excluir
    4. Deixa este Marcelo pra lá,ele não quer deixar de pegar o dízimo das ovelhas assim ele vai ter que trabalhar.

      Excluir
    5. Muito bom sua pastagem,pena que muitos estão com os olhos tapados.

      Excluir
    6. Sr. Unknown- tradizindo Desconhecido , ha ,ha , ha. Você está completamente enganado a meu respeito , eu "não cobro" dízimo das ovelhas , além de eu trabalhar em 3 empresas diferentes eu entrego 10% de todos os lucros que Deus me dá dessas empresas na igreja , além disso faço doações voluntárias de alimentos e dinheiro aos necessitados , além de pregar o evangelho diariamente nas redes sociais e presencialmente. Não tire conclusões apressadas a meu respeito. Me poupe (((Unknown))) cristão desconhecido ! Me mostra a suas obras , ha ha ha.

      Excluir
    7. Reginaldo a continuação do meu comentário ao Cesar Alonso Carrera não está sendo postado. Qual o motivo ?

      Excluir
    8. Reginaldo Ramos , A minha resposta ao último comentário do Cesar Alonso ainda não foi postado

      Excluir
    9. Reginaldo Ramos por favor não esqueça da resposta do meu comentário ao Cesar Alonso.

      Excluir
  5. Não Marcelo meu irmão, os judeus não entregam mais o dízimo desde o ano 70 Dc, pois o dízimos era estritamente entregue somente no templo de Salomão, ordem dada por Deus. Depois que o templo foi derrubado não tem mais os levitas, sacerdotes, sacrifícios de animais, casa do tesouro e muitas outras coisas. Tem muitos homens chamados pastores dizem que o dízimo vem antes da lei, uma grande mentira para enganar o povo de Deus (2cor 11:13) pois os 10% que Abraão deu para Melquisedeque foi por livre e espontânea vontade, e os 90% não ficou com Abraão, que dízimo foi este? Então se quiser agradar ao Senhor dá ofertas voluntárias, e não em forma de dízimos, pois o Senhor não recebe, quem recebe é o seu pastor para viajar e desfrutar do seu dinheiro suado.Uma vez que não há mais pessoas da tribo de Levi trabalhando no templo Sagrado em Israel porque foi derrubado ou qualquer outro lugar do mundo eles os judeus não pagam no templo mas sim dá aos pobres, porque nós que somos gentios e fomos comprado por um alto preço no madeiro pagamos nas igrejas? Você sabe se seu dinheiro está sendo
    dado para ajudar os necessitados?
    Estranho né???
    Fico pensando, será que os judeus se apostataram da fé e nós estamos por cima da carne seca...
    Galatas 2:19 / 3:10, o que me intriga e que após a morte de Jesus
    não achei ninguém que o pagou o dízimo mas ofertou segundo o seu
    coração...
    Eu tenho a impressão pelo seu depoimento que estas usando os versículos de Malaquias 3."Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas.
    Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.
    Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
    Para barganhar com DEUS. Tu imagina estar trocando O teu DÍZIMO,por bençãos. DEUS não barganha nada com ninguém TUDO É DELE. Nos responda o que vais fazer sendo DIZIMISTA sobre TIAGO 2.10. Abraço DEUS te abençoe nas OFERTAS DE AMOR de 2ºaos CORINTIOS 9.6,7
    Meu email é alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Cesar Alonso Carrera ,Vamos por partes e com texto e contextos bíblicos. Primeiramente vc tem que aprender que existem 2 ordens de Sacerdócio autorizadas por Deus de receber o dízimo de tudo , a atual ordem Sacerdotal de Melquisedeque e a ordem levítica . Cristo é o Atual Sumo Sacerdote Da ordem de Melquisedeque (Hb7:8) (Hb7:22) (Hb8:4) portanto apto de receber o dízimo dessa ordem de Sacerdócio e tudo que lhe pertence..(Ap15:12) (Rm11:36) Onde está escrito que estrangeiros não podiam entregar o dízimo da ordem sacerdotal levítica ? (Ex12:4) Onde está escrito que o dízimo só pode ser praticado por Judeus ? (Gn 14:18:20) (Gn11:28)

      2) Onde está escrito que o dízimo da ordem Sacerdotal de Melquisedeque foi Abolido ou não pode ser praticado por estrangeiro ou Cristãos ou até por judeus convertidos a Cristo ?

      3) Onde está escrito que o dízimo só podia ser entregue no templo de Salomão ?

      4) Apesar do segundo templo ser derrubado não tem mais os levitas, sacerdotes, sacrifícios de animais, casa do tesouro e muitas outras coisas. Não significa que o templo de Deus foi abolido , não é a toa que o terceiro templo vai ser reconstruído em Israel isso vai acontecer é profético e e quem disse que o dízimo de tudo da ordem sacerdotal levítica não vai voltar ? kkkk.

      5) De onde vc tirou na bíblia esses 90% do dízmo de tudo dos despojos de guerra que não ficou com Abraão ? kkkk Vc se esqueceu desses 90% do dízimo de tudo que estava com ele da batalha vencida em Sidim ele devolveu uma parte de tudo que pertencia ao rei de Sodoma que era as pessoas e os bens do rei de Sodoma.(Gn14:21-23)

      6) Quem disse que o dízimo não existia antes da lei ? (Gn14:18-20) (Gn28:22) (Hb7:8)

      7) Você com seu fraco argumento disse: “o Senhor não recebe dízimo , quem recebe é o seu pastor para viajar e desfrutar do seu dinheiro suado” Eu pergunto quem recebia o dízimo na ordem sacerdotal levítica ? Bom , que eu saiba na lei eram os levitas e esses entregavam também 10% do dízimo de tudo que recebiam aos Sacerdotes e esses ao também entregavam 10% ao Sumo Sacerdote certo ? Quem o sumo Sacerdote representava ? R: Deus E o que eles faziam ? desfrutavam do dízimo de tudo suado do povo de israel e dos estrangeiros ? Desfrutavam sim ou não ? Porque ? Porque eram Ministros de Deus e ministravam a lei e palavra de Deus e administravam o templo ? Ou vc tem alguma prova irrefutável e documental como prestação de contas do que eles também faziam farra com o dízimo do povo ? Se tiver apresente kkkk E porque não manter esse mesmo direito com a mesma proporção medida e como ordenou o Senhor aos ministros do evangelho e como o apostolo Paulo disse ? pregando a palavra administrando a igreja e vivendo do evangelho recebendo cada um a sua proporção ? (Gl6:6) (1Co9:7) (1Co9:13-14) (1Co9:10) (Lc6:38) (2Co8:12) (1Co16:2) Ou vc é daquele que só quer receber na igreja e não quer dar na hora de participar na igreja ? Você consegue fazer como Jesus mandou “ide” e pregai o evangelho pelo mundo a pé ? kkkk Os pastores não eles vão de veículos helicopteros e avião. Não estamos na época da igreja primitiva que os meios de transporte da época era por meio animal ou navios e barcos. O mundo evoluiu as pessoas evoluiram mas a sua falta de leitura , conhecimento e argumentos de leitura biblica equivocados com textos bíblicos fora de contextos são pretextos para erros de interpretação bíblica. Cont... Cont...

      Excluir
    2. 8) Onde está escrito na bíblia que o cristão agrada ao Senhor quando dá só ofertas voluntárias ? kkkk Tudo o que o cristão ofereçe a Jesus e a Deus nas igrejas inclusive os bens e riquezas ele recebe. Por seus ministros que vivem do evangelho.(Ap15:12) (Rm11:36) Tudo pertence a Deus.

      9) Em (Ml3:8-10) não tem barganha com o povo de Deus e sim Deus enviando ao profeta Malaquias a sua mensagem profética ao seu povo “roubará o homem a Deus ?” fazei prova de mim. Deus está ordenando o seu povo a obedecer no quisito no que lhe pertencia ou seja todo o povo de israel e os estrangeiros a entregar o que é dele ou seja o dízimo de Deus. Sobre os pobres e necessitados que vc argumentou eles existem e as igreja feita por mãos humanas são uma das que mais fazem obras sociais no mundo em benefício deles pesquise e se informe melhor , kkkk. Sobre esse texto sem contexto Isolado de (Tg2:10) Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Não tem nada haver com os cristãos que praticam o dízimo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque e nem com quem praticou ou pratica o dízimo antes da lei ou depois da lei (Gn14:18-20) (Gn14:18-20)

      10) Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.(Mt4:4) Se tem algo a fazer faça-o depressa oração , jejum , permaneça na palavra obedecendo todos os mandamentos orais e morais de Deus e de Cristo e delete os mandamentos cerimoniais e peça sabedoria a Deus !!! (Jo15:1-5) (Dn6:8) (Tg1:5) (Ed8:23) É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2) Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) Por enquanto eu não preciso do seu E-mail tenho receio de receber alguma ou algumas tentativas de lavagem cerebral. kkkk

      Excluir
    3. 8) Onde está escrito na bíblia que o cristão agrada ao Senhor quando dá só ofertas voluntárias ? kkkk Tudo o que o cristão ofereçe a Jesus e a Deus nas igrejas inclusive os bens e riquezas ele recebe. Por seus ministros que vivem do evangelho.(Ap15:12) (Rm11:36) Tudo pertence a Deus.

      9) Em (Ml3:8-10) não tem barganha com o povo de Deus e sim Deus enviando ao profeta Malaquias a sua mensagem profética ao seu povo “roubará o homem a Deus ?” fazei prova de mim. Deus está ordenando o seu povo a obedecer no quisito no que lhe pertencia ou seja todo o povo de israel e os estrangeiros a entregar o que é dele ou seja o dízimo de Deus. Sobre os pobres e necessitados que vc argumentou eles existem e as igreja feita por mãos humanas são uma das que mais fazem obras sociais no mundo em benefício deles pesquise e se informe melhor , kkkk. Sobre esse texto sem contexto Isolado de (Tg2:10) Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Não tem nada haver com os cristãos que praticam o dízimo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque e nem com quem praticou ou pratica o dízimo antes da lei ou depois da lei (Gn14:18-20) (Gn14:18-20)

      10) Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.(Mt4:4) Se tem algo a fazer faça-o depressa oração , jejum , permaneça na palavra obedecendo todos os mandamentos orais e morais de Deus e de Cristo e delete os mandamentos cerimoniais e peça sabedoria a Deus !!! (Jo15:1-5) (Dn6:8) (Tg1:5) (Ed8:23) É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2) Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) Por enquanto eu não preciso do seu E-mail tenho receio de receber alguma ou algumas tentativas de lavagem cerebral. kkkk

      Excluir
  6. Meu irmão em JESUS CRISTO. Leia com atenção. Parece que esta tudo com TEXO E CONTEXTO

    Abraão estava pagando o dízimo?

    Agora vamos nos mover para os registros de Abraão e Jacó, começando do primeiro. Nós encontramos a passagem relativa em Hebreus 7. Paulo está explicando lá Jesus como nosso Sumo Sacerdote. O último versículo de Hebreus 6 nos conta:

    Hebreus 6:20
    “Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”

    Então o capítulo 7 cuida de falar mais sobre Melquisedeque e como ele era um protótipo de Cristo como Sumo Sacerdote. Neste contexto nós lemos sobre Abraão:

    Hebreus 7: 1-6
    “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou. A quem Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas."

    Algumas pessoas usam esta passagem para dizer que o dízimo é um princípio que transcende tempos e administrações e assim é válido hoje também. Isto é porque – eles dizem – Abraão era um contribuinte do dízimo e isto foi antes da lei. Da mesma forma nós, sem a lei, deveríamos ser contribuintes do dízimo também. Mas eu não penso que é isto que a passagem nos está dizendo. O foco principal da passagem é em Melquisedeque e como Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Para mostrar como a ordem de Melquisedeque é grande, ela se refere a Gênesis onde Abraão, retornando da matança dos reis, deu-lhe um décimo das pilhagens que ele tinha conseguido. Mas isto não tinha nada a ver com o dízimo, conforme nós sabemos, e aqui está a razão:

    1. O que Abraão deu foi completamente voluntário. Ninguém disse a ele que ele tinha que dar um décimo das pilhagens. Ele fez isso de forma absolutamente voluntária. Em contraste, o dízimo é obrigatório, algo que você tem que fazer, independente de se você realmente deseja ou não.

    2. Além do mais, o dízimo é algo que você faz regularmente. Não somente uma vez. Abraão fazia alguma coisa desta forma? Sua vida é bem documentada na Bíblia com 14 capítulos de Gênesis dedicados quase que completamente a ele. Embora esta seja a única vez em sua vida em que nós o vimos dando um décimo. Em outras palavras, o que é descrito em Hebreus e Gênesis foi um evento de uma vez e não algo que era regularmente repetido, semana após semana ou mês após mês.

    3. O fato que o que Abraão fez foi algo extraordinário em vez de algo regular é também óbvio pelo fato de que ele deu a Melquisedeque 10% das pilhagens que ele conseguira. Isto não era seu lucro normal ou pertences, mas eram pilhagens. Algo inesperado, um ganho inesperado. Hoje, tais ganhos são por exemplo: prêmios de loteria, ou uma herança inesperada. Sua doação era igual conseguir uma herança inesperada e então dar 10%. Novamente isto não é o que as pessoas queriam dizer por dízimo.

    Para resumir, o que nós vemos Abraão dando foi uma doação voluntária de uma vez, de 10% de um ganho inesperado que ele recebera.

    Sua doação era:

    i) voluntária, não obrigatória;

    ii) uma coisa de uma vez, não algo feito regularmente;

    iii) finalmente era fruto de um ganho inesperado que ele recebeu, não oriundo de seu rendimento regular;

    Ele estava dando 10%? Sim, ele estava. Esta doação era um dízimo no significado que é transmitido hoje (regular e obrigatoriamente doar 10% de seu lucro)? Do que nós vimos, isto obviamente não era o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8) Onde está escrito na bíblia que o cristão agrada ao Senhor quando dá só ofertas voluntárias ? kkkk Tudo o que o cristão ofereçe a Jesus e a Deus nas igrejas inclusive os bens e riquezas ele recebe. Por seus ministros que vivem do evangelho.(Ap15:12) (Rm11:36) Tudo pertence a Deus.

      9) Em (Ml3:8-10) não tem barganha com o povo de Deus e sim Deus enviando ao profeta Malaquias a sua mensagem profética ao seu povo “roubará o homem a Deus ?” fazei prova de mim. Deus está ordenando o seu povo a obedecer no quisito no que lhe pertencia ou seja todo o povo de israel e os estrangeiros a entregar o que é dele ou seja o dízimo de Deus. Sobre os pobres e necessitados que vc argumentou eles existem e as igreja feita por mãos humanas são uma das que mais fazem obras sociais no mundo em benefício deles pesquise e se informe melhor , kkkk. Sobre esse texto sem contexto Isolado de (Tg2:10) Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Não tem nada haver com os cristãos que praticam o dízimo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque e nem com quem praticou ou pratica o dízimo antes da lei ou depois da lei (Gn14:18-20) (Gn14:18-20)

      10) Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.(Mt4:4) Se tem algo a fazer faça-o depressa oração , jejum , permaneça na palavra obedecendo todos os mandamentos orais e morais de Deus e de Cristo e delete os mandamentos cerimoniais e peça sabedoria a Deus !!! (Jo15:1-5) (Dn6:8) (Tg1:5) (Ed8:23) É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2) Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) Por enquanto eu não preciso do seu E-mail tenho receio de receber alguma ou algumas tentativas de lavagem cerebral. kkkk

      Excluir
    2. Que tu podes receber Marcelo de lavagem cerebral, se nem DEUS consegue te abrir os olhos PELA SUA PALAVRA. Tem BURROS que são mais INTELIGENTES que MARCELO. E tem MARCELO que é mais BURRO que ASNOS E JEGUE. Bem diz OSEIAS EM 4. 6. Ou melhor deixa prá, OSEIAS 4.6 também esta fora do TEXTO e do CONTEXTO. Saiba que da mesma forma. Não conseguiras lavar a mente dos escolhidos. ABESTADO FANÁTICO.

      Excluir
  7. Marcelo na Asia tem os FANÁTICOS, que por ALA, matam e destroem milhares de vidas.
    No Brasil tem os FANÁTICOS que deturpam a PALAVRA DE DEUS para se beneficiar. Lá eu tenho alguma obrigação de te explicar mais alguma coisa. Passar bem e que DEUS te MISERICÓRDIA dos teus textos e contextos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , porque Abraão me obedeceu, guardou minhas ordenanças*, meus mandamentos, meus princípios e minhas leis!” (Gn26:5) Que leis , que mandamentos e que principios são estes se não existia A lei , os mandamentos e as ordenanças de Deus escrito ? São os que foram passado de geração e geração desde o Éden. Perceba que quando Jacó fez o seu voto ele já tinha ouvido falar de Deus , tinha sido ensinado a ser obedinte a Deus de geração a geração até a casa de seu Pai Isaque esse conhecimento e ensinamento foi passado por seu Avô Abraão , Isaque seu Pai e chegado até ele e toda a sua casa (Gn28:13) mas com ele estava também as suas dúvidas. Ele só conheceu a Deus em um momento quando fugia de seu irmão confuso e cheio de dúvidas , e após o seu sonho na sua fuga da casa de seus pais Jacó foi prudente ao fazer o seu voto para uma confirmação que Deus faria tudo o que Deus disse em seu sonho e disse que faria em sua vida e que Deus era realmente com ele. Note que esses preceitos orais e morais que estão no plural (Gn26:5) e que comprovam que não era só Abraão que tinha que obedecer o Deus vivo , mas outros filhos e filhas de Deus que são o povo de Deus já obedeciam esses preceitos antes de Abraão. Quando Adão e Eva desobedeceram e comeram do fruto da árvore do pecado já existiam preceitos e mandamentos. A consequência da desobeiência a Deus não foi só a perca da eternidade e a expulsão do Éden , mas uma perca enorme viria em seguida que foi a perca de um de seus filhos Abel que realmente amava e obedecia a Deus. Muitos sabem que o dízimo de tudo consta em Gn no A.T. e no N.T. (Mt23:23) (Lc18:12) Jesus confirmou o dízimo estando em seu ministério cristão (Lc3:23) , a diferença é que um existe antes da lei Ordem Sacerdotal de Melquisedeque e o outro na lei Ordem Sacerdotal levítica porque ? Porque a proporção do dízimo de tudo não mudou , não foi abolido , não existe manifestações contrária ao dízimo no N.T. e independente a qual ordem de sacerdócio pertence , o que mudou foi a Ordem do Sacerdócio autorizada de receber o dízimo que é a ordem atual Sacerdotal de Melquisedeque , após a morte de Jesus Cristo. Jesus após a sua morte e ressurreição os seus ministros do evangelho na igreja estão autorizados de receber o dízimo (Hb8:4) (Ap15:12) (Rm11:36) (1Co9:13-14) Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus. (1 Tess: 4.2) Não existe salavação sem obediência a Deus . Não existe vida na Eternidade sem submissão a Deus. Não existe fé sem amor a Deus e a teu próximo. Durma bem com as suas teorias não bíblicas. Pois ,eu o Senhor não mudo.(Ml3:6) "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'"(Mt4:4) O Senhor se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso. (Is42:21)

      Excluir
  8. Quem cobra e quem paga dízimos está fora do evangelho de cristo, não sabe separar o que é lei e o que é graça, simplesmente fazem uma salada de frutas, quem prega o evangelho de cristo sabe que ele é mediador de um novo testamento, mas isto é para quem prega o reino de Deus, quem prega dízimo cobra simplesmente para se beneficiar dele, e se aproveita da falta de conhecimento da grande maioria que não tem coragem de estudar a bíblia e vive de migalhas de lideres corruptos, pregando mentiras em cima dos púlpitos, fazendo promessas de bênçãos para o povo em nome de Deus, sem um pingo de temor, II João 1 9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
    10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
    11 Porque quem o saúda participa de suas más obras.
    Quem esta pregando DIZIMAR como sendo CORRETO e dando como EXEMPLO O DIZIMAR DE ABRÃO. No mínimo esta equivocado. CORRETO
    Gen 14:16,23-24 Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. 23 e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; 24 nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão.
    Obs: Abrão não deu dízimo de trabalho, deu de despojo, (béns alheio), ele deu 10% e os 90%, ficou com quem? Sua família não teve exemplo para dizimar, prova que o seu filho Isaque nunca deu dizimo, Leia a bíblia deixe a mesma falar por si. Veja: Deut 14:28,29. Você que é pobre já comeu do dízimo na sua igreja, está na bíblia, quem achar na bíblia outra interpretação, vou dar 300,00 todo mês, amém Deus abençoe, aceite a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      Excluir
    2. Cesar Alonso Carrera , A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      Excluir
    3. Cesar Alonso Carrera , A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      Excluir
    4. Cesar Alonso Carrera , A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      Excluir
    5. Cesar Alonso Carrera , A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      Excluir
    6. Deus além de ser o dono do dízimo também é o dono de Toda riqueza , ouro e prata que há na terra(2Cr31:6) (1Cr29:12)(Ageu2:8) Nada que vc pensa que é seu de fato é.

      Excluir
  9. Marcelo baseado na sua resposta. Me diga segues e obedeces a tudo e todos os MANDAMENTOS que DEUS deixou ao seu POVO. São 613. Não vou lhe passar todos, pois se não a mensagem não passa. E REPARE QUE ESTES SÃO OBRIGATÓRIOS EM.
    Então deves seguir todos os MANDAMENTOS ABAIXO. Pois se não estas seguindo-os, estas pregando MENTIRAS, ENGANOS. Coisa de FARISEUS. Me desculpe és um homem ainda sem conversão. Ou será que também estes Mandamentos do VELHO TESTAMENTO estão fora de TEXTO E CONTEXTO.

    Mandamentos Obrigatórios
    Saber que o Senhor Deus existe. Ex. xx. 2
    Reconhecer Sua unidade. Deut. vi. 4
    Amar a Ele. Deut. vi. 5
    Temer a Ele. Deut. vi. 13
    Orar a Ele. Ex. xxiii. 25
    Apegar-se a ele. Deut. x. 20
    Jurar pelo seu nome. Deut. vi. 13, x. 20
    Para se assemelhar a Ele em seus caminhos. Deut. xxviii. 9
    Santificar o seu nome. Lev. xxii. 32
    Ler o Shema todas as manhãs e noites. Deut. vi. 7
    Aprender e ensinar os outros a lei. Deut. vi. 7
    Para ligar a tefilin na testa . Deut. vi. 8
    Para ligar o tefilin no braço. Deut. vi. 8
    Para fazer ẓiẓit. Num. xv. 38
    Fixar uma mezuzá. Deut. vi. 9
    Reunir as pessoas para ouvir a Lei a cada sete anos. Deut. xxxi. 12
    Para escrever uma cópia da Lei para si mesmo. Deut. xxxi. 19
    Que o rei escreva uma cópia especial da Lei para si mesmo. Deut. xvii. 18
    Para abençoar a Deus depois de comer. Deut. viii. 10
    Para construir o templo. Ex. xxv. 8
    Reverenciar o santuário. Lev. xix. 30
    Observar o santuário perpetuamente. Num. xviii. 2
    Que os levitas devem servir no santuário. Num. xviii. 23
    Que nos serviços os sacerdotes lavam as mãos e os pés. Ex. xxx. 19
    Que os sacerdotes acendam as luzes no santuário. Ex. xxx. 19
    Que os sacerdotes abençoem Israel. Num. vi. 23
    Pôr o pão e o incenso diante do Senhor no sábado. Ex. xxv. 30
    Para queimar incenso duas vezes por dia. Ex. xxx. 7
    Manter fogo continuamente sobre o altar. Lev. vi. 13
    Remover as cinzas diariamente do altar. Lev. vi. 10
    Para colocar o impuro do lugar santo. Num. v. 2.
    Que os aronitas têm o lugar de honra. Lev. xxi. 8
    Vestir os aronitas com vestes sacerdotais. Ex. xxviii. 2
    Que os kateitas levam a arca sobre seus ombros. Num. vii. 9
    Ungir os sumos sacerdotes e reis com óleo. Ex. xxx. 31
    Que os sacerdotes oficiem por turnos. Deut. xviii. 6, 8.
    Que os sacerdotes paguem as honras devidas aos mortos. Lev. xxi. 3
    Que o sumo sacerdote levante uma virgem por esposa. Lev. xxi. 13
    Para sacrificar duas vezes por dia. Num. xxviii. 3
    Que o sacerdote principal ofereça uma oblação diariamente. Lev. vi. 20
    Oferecer uma oblação adicional todos os sábados;
    no primeiro dia de cada mês;
    e na festa da Páscoa. Num. xxviii. 9, xxviii. 11; Lev. xxiii. 36
    Oferecer um molho da primeira cevada no segundo dia da Páscoa. Lev. xxiii. 10
    Para adicionar uma oblação no dia da festa de Shebu'ot. Num. xxviii. 26
    Oferecer dois pães em Shebu'ot. Lev. xxiii. 17
    Para adicionar uma oferta no primeiro de Tishri. Num. xxix. 1
    Para adicionar uma oferta no Dia da Expiação. Num. xxix. 7
    Observar o serviço no Dia da Expiação. Lev. xvi. 3
    Acrescentar uma oferenda na festa de Sucot. Num. xxix. 13
    Oferecer um sacrifício especial no oitavo dia de Sucot. Num. xxix. 35
    Manter o festival nas três estações do ano. Ex. xxiii. 14
    Que todo homem apareça na festa. Deut. xvi. 16
    Alegrai-vos nas festas. Deut. xvi. 14
    Matar o cordeiro pascal;
    comer a carne assada na décima quinta noite de nisã. Ex. xii. 6 xii. 8
    Observar a segunda Páscoa;
    comer o cordeiro pascal com maẓẓah e maror. Num. ix. 11, 13; ix. 11
    Para tocar as trombetas sobre os sacrifícios e no tempo da tribulação. Num. x. 10
    Que o gado, quando sacrificado, tenha oito dias ou mais. Lev. xxii. 27vii. 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , kkkkkkkkkk não me faça rir , Você não teve a capacidade e nem a educação de responder as minhas todas as minhas perguntas anteriores e nem 1/3 da última pergunta que fiz sobre o dízimo de tudo que Jacó prometeu.

      A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      E ainda quer que eu responda e obedeça os 613 mandamentos Obrigatórios ? kkkkkkkkkk Me responda se algum desses mesmos 613 mandamentos obrigatórios estão no N.T. Se tiver é lógico tem que obedecer kkkkkkkkk Piada né , kkkkk Só deve praticar algo do A.T. se tiver contexto no N.T. O seu oratório sobre texto e contexto sobre o assunto dízimo na bíblia ainda não está nem engatinhando. Abraço !

      Excluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas