Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

"CRISTIANISMO EM CRISE" CPAD LANÇA BÍBLIA DE ESTUDOS (DAKE) QUE ENSINA HERESIAS

A CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus notificou nos últimos dias em seus principais periódicos a edição e publicação em breve da mais nova bíblia de estudo em língua portuguesa, direcionada a pastores, pregadores, professores e estudiosos das escritura de uma forma geral. Trata-se da Bíblia Anotada Dake (BAD) resultado do trabalho de 100 mil horas de labor durante 43 anos de um teólogo da Assembléia de Deus dos EUA Finnis Jennings Dake (1902-1987).

A BAD disponibiliza notas orientadas pelo método dispenssasionalista elaboradas em tabelas com as respectivas eras, bem como comentários bíblicos, atlas, dicionário, concordância completa, livros de tópicos variados, síntese bíblica, doutrinas, estudos proféticos e outros recursos adicionais que incluem quase 9 mil subtítulos informativos que dividem o texto e fornecem uma sinopse de todos os livros da bíblia.

A BAD brinda seus leitores com mais de 8 mil títulos, uma grande variedade de tópicos e 2 mil ilustrações, incluindo nos livros de Daniel e Apocalipse.

Embora a BAD seja uma ferramenta de utilidade indescritível pelos muitos recursos que dispôe, a mesma enfrenta em solo americano as mais variadas manifestações , tanto de aprovação quanto de reprovação. Os mais polêmicos críticos americanos apontam a BAD como "um dos mais populares compêndios de heresias" já publicado nos EUA, além de reputar F. J. Dake como um dos principais pensadores que influenciaram os pensamentos fantasiosos de pregadores do movimento da fé e da prosperidade como Benny Hinn.

Um dos grandes críticos da teologia de Dake é o renomado escritor, palestrante e diretor do Instituto Cristão de Pesquisas nos EUA, Hank Hanegraaff, e o que mais incomoda é o fato de suas declarações estarem presentes em um dos livros mais vendidos pela CPAD, o livro Cristianismo em Crise.

A crítica de Hank Hanegraaff em "Cristianismo em Crise" a Bíblia DAKE

No livro "Cristianismo em Crise", Dake é apresentado como um dos principais disseminadores de interpretações falaciosas e fantasiosas que influenciaram uma gama de "curandeiros" do Movimento da Fé, como Benny Hinn. Na pg. 278 (da 1ª. edição impressa pela Casa), Hanegraaff faz menção de um dos livros escritos por Dake, intitulado "Plano de Deus para o Homem", no qual Dake se refere aos germes causadores de enfermidades patológicas como "agentes materiais de satanás", e que "nenhuma droga é capaz de curar qualquer enfermidade" e que "qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos".

Segundo Hanegraaff, na pg. 327, Dake teria feito interpretações do texto bíblico no mínimo fantasiosas em sua bíblia de estudo ao afirmar que Deus "possui um corpo como o de qualquer um de nós", e que Deus "come, descansa e habita em uma mansão num planeta material chamado céu". Como se não bastasse, Hanegraaff registra ainda que Dake, nas primeiras páginas do Novo Testamento de sua bíblia anotada teria registrado que "Cristo tornou-se o Ungido, ou Messias apenas 30 anos depois de seu nascimento".

Ainda segundo Hanegraaff em "Cristianismo em Crise", os pensamentos e interpretações de Dake não teriam apenas influenciado Benny Hinn no que diz respeito às questões de enfermidades e sofrimentos, mas também a outras questões exóticas tomadas por Hinn como fatos, como por exemplo, em relação ao domínio de Adão sobre os animais no que diz respeito as possibilidades que o homem possuía motivadas pelo "domínio" que exercia, tal como voar, dentre outras.

Dentre as "principais" heresias de Finis Jennings Dake eis aqui apenas quatro:

1ª - Dake ensina que Deus "mora em uma mansão em uma cidade situada em um "plano material" (planeta) chamado Céu.

2ª - Dake nega o atributo divino da "Onipresença", ou seja; ele acredita e ensina que Deus não tem a condição exclusiva de "estar em dois lugares ao mesmo tempo".

3ª - F. J. Dake chega ao absurdo de "quase" negar a Divindade de Cristo.

4ª - Dake equipara Deus com o homem ao ponto de dizer que o Todo-Poderoso usa roupas, come, descansa, faz caminhadas, passeios entre outras atividades.

http://www.gospeledeovelha.com/2009/12/cpad-lanca-biblia-de-estudo-dake-que.html

Com pompa e circunstância, a Bíblia Dake foi lançada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus e Editora Atos. Até houve a participação do Pr. Antonio Gilberto, "patrimônio da AD no Brasil", segundo o site da CPAD, como garoto-propaganda, assim aumentando as vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas