Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CAMPANHA NAS IGREJAS, UMA FORMA DE BARGANHAR COM DEUS?

Há 25 anos deixei o catolicismo romano e me tornei evangélico, membro da Assembléia de Deus. Igreja que amo e respeito pela maneira como a liderança se preocupa em preservar a doutrina e os bons costumes que realmente fazem a diferença na vida daqueles que foram chamados e escolhidos para realizar a obra missionária.

Ao longos destes anos, aprendi com meus professores de escola dominical e pastores que a verdadeira adoração a Deus, provém de um coração contrito e especialmente agradecido pelo grande amor com que Deus revelou por nós na pessoa de seu filho Jesus. A bíblia também me ensina que a obediência é muito melhor que qualquer outro tipo de sacrifício (1Sm 15.22), acompanhada da minha fé, pela qual, sem ela, eu jamais poderei agradar a Deus (Hb 11.6).

Não somos melhores que ninguém, mas eu e minha família aprendemos a servir a Deus dessa maneira e, faça sol ou faça chuva, estamos sempre alegres trabalhando na seara do Mestre e por Ele, sendo recompensados, pois digno é o obreiro de seu salário (Lc 10.7). Contudo, algo me deixa um pouco triste e até mesmo constrangido, quando observo dentro de minha própria igreja, crentes desprovidos de qualquer sentimento de gratidão ao Senhor e que vão à igreja como se fosse uma mera obrigação ou um ritual.

Na Escola Dominical e nos cultos de oração é contado o número de crentes que participam. Ainda que convidemos e os incentivemos, sempre é aquela minima porcentagem que sempre vem, porque também aprendeu o que é ser um verdadeiro adorador. Esse pequeno número tem aprendido que um coração quebrantado e contrito não é por Deus desprezado.
Estou falando isso, porque agora, quero me referir as "campanhas" que são realizadas nas nossas igrejas, como uma maneira de atrair os fiéis que não mais frequentam os cultos. E, na verdade funciona, principalmente quando se adota um tema impactante, principalmente voltado a necessidade do povo, como "vitórias", "bênçãos", "quebra de maldições"  e "prosperidade". Os templos lotam, sem quase espaço para os que costumeiramente participam dos cultos. Não sou contra quem faz isso, mas observando que quando termina o período de campanha, tudo volta a ser como era antes e nem mesmo aqueles que foram abençoados voltam para agradecer aquele que os abençoou.

Outro fator que chama a atenção nas campanhas e que os participantes transformam o culto em uma espécie de reunião mística, onde nenhum dos elementos podem ser quebrados, como se a resposta de Deus dependesse de tais artificios humanos. Para isso, atêm-se em passagens bíblicas, geralmente do Antigo Testamento, como a queda das muralhas de Jericó, a vitória de Daví sobre o gigante e etc.
Os articuladores destas campanhas deixam transparecer a idéia de que as bênçãos são imediatas e em consequencias da assiduidade do fiel em não faltar nenhum dia para que a "corrente" não seja quebrada. O salmista dizia: Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor (Sl 40.1).
Aprendi que as bênçãos de Deus em nossas vidas não provem de artifícios mecânicos como forma de barganhar com Deus, do tipo "Eu vou fazer a campanha e Deus será obrigado a me abençoar!" Não! Deus é onipotente e Soberano e Ele sabe muito bem o que precisamos. Jesus nos ensinou primeiramente a buscá-las em oração sem jamais esquecer que a vontade de Deus é que tem de prevalecer sobre a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para nós, os seus filhos.

Reginaldo Barbosa

5 comentários:

  1. Eu quando entrei no site, vim buscar uma resposta de como fazer uma campanha pois estou desempregado e quero e preciso muito de um emprego, porem espero algo na area de escritorio pois faço faculdade de administração mas geralmente só encontro na area de produção. Sou evangelico conhecedor da palavra pois fui criado na Assembleia de Deus, não tenho ido muito a igreja e nesse pequeno esboço pude compreender um pouco não que as campanhas sejam errado porem devem compreender que Deus não é obrigado a cumprir aquilo que se pede apenas por uma campanha, e quando ele abençoa aqueles que participaram foi por amor e misericordia pois ele abençoa pelo mesmo motivo aqueles que pagam promessa entre outras coisas. Eu sei que não é facil seguir o evangelho mas dificil é viver sem ele, Jesus é unico caminho eu o amo e minha vida não tem sido facil sem ele e mesmo sabendo disso e tendo quonciência não consigo voltar me firmar, as vezes vou a Nova Vida perto de minha casa, as vezes acho que é porque sinto falta de onde fui criado onde estão meus colegas de infancia hoje moro a mais de 2500Km de distancia em João Pessoa e eu era do Rio de Janeiro. Eu so sei que preciso muito de Jesus a cada dia. Tenho medo de não conseguir me realizar profissionalmente e dar uma vida boa para minha familia, não quero ser rico apenas uma vida estavel e segura e peço a ele que me ajude não so nisso mas a me firmar novamente. Peço que o senhor ore por minha vida meu nome é Ronaldo, voltarei a visitar seu blog abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua visita Ronaldo.

    Estarei intercedendo sim pela sua vida e tenho certeza de que se voce colocar sua inteira confiança no Senhor, seus desejos e projetos serão realizados. Digo isso com toda a convicção pois eu e minha família temos sido alvo da misericórdia de nosso Deus, não que sejamos melhores que os outros, mas as circunstâncias da vida nos fez conhecer a Deus como Ele é e como Ele trabalha na vida daqueles que nEle confiam. E, como escrevi, aprendi que com Deus não se pode barganhar, pois Ele é Soberano em tudo o que faz.

    Medita nesse versiculo: "Deleita-te também no Senhor e Ele concederá o desejo do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle e o mais Ele fará" (Sl 37.4,5).

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por me responder.

    Deus é nosso refugio e fortaleza, apesar de tudo eu sei que Ele nunca se esqueceu de mim, sempre esteve comigo e tem tido misericordia pois eu fumava e Ele me libertou eu sei disso pois eu pedi a Ele que sentisse nojo do cigarro e hoje eu sinto foi derrepente um dia eu sentia prazer am fumar e no outro eu acordei e a primeira coisa que eu fazia era acender um cigarro e nesse dia foi diferente quando acendi senti nojo, so de pensar nele fazia vomito hoje faz 1 ano que estou liberto, Fora que meu casamento quase acabou, hoje vivo muito bem com minha esposa temos 2 filhos lindos um menino Davi de 7 anos e uma menina que veio em meio a crise no qual coloquei o nome de Rebecca que sempre achei lindo esse nome, depois vi o significado que é aquela que uni, não que foi ela quem nós uniu mais sim Deus que nós deu ela. Eu sei que Ele me ama e esta sempre comigo mesmo sem eu merecer, realmente Deus é unico não sei como pessoas prefere acreditar em outras coisas, trazendo apenas para o lado humano é coisa de louco O todo poderoso, Aquele que não precisa de opinião, conselho, que se simplesmente quiser faz tudo desaparecer e qum vai reclamar ou questionar, e mesmo assim nos ama e esta pronto de braços abertos para nos receber é realmente incrivel não existe palavras em nenhum idioma para descrever o quão grande é esse amor nem a palavra infinito pode descrever....

    Fique na paz do nosso Senhor Jesus e mas uma vez obrigado. manterei contato.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas