O estudo
das lições do terceiro trimestre da Escola Dominical chegou a 11ª lição que
trata a respeito da epístola que Paulo enviou a Tito. Embora eu não mais
congregue em nenhuma instituição, por causa daquilo que prego, todavia,
acompanho as lições e as ministro nas casas dos irmãos que ainda congregam e
que tem apreço a minha pessoa, pois fui coordenador e professor de EBD por
muitos anos. A respeito dessa lição estarei abordando alguns pontos, como
segue:
Quem era
Tito?
Tito era
um dos companheiros de Paulo em suas viagens missionárias, assim como Timóteo,
Demas, Lucas, Apolo e muitos outros. Diferente de Timóteo que era judeu, Tito era
gentio (grego) e também não era pastor como alguns deduzem na atualidade. Tito
era um homem de extrema confiança de Paulo, pois era honesto e desprendido de
qualquer sentimento de avareza. Tal virtude de Tito levou Paulo a escolhê-lo
para junto com ele administrarem os recursos angariados pelas igrejas em favor
dos irmãos necessitados (2Coríntios 8 : 6 - 24). Nas
inúmeras viagens, Paulo chega a ilha de Creta que ficava no Mar Mediterrâneo
entre a Grécia a Ásia Menor e o Egito. Os habitantes dessa ilha tinham a fama
de serem preguiçosos e mentirosos. Mas, em Creta habitavam também muitos
judeus. Convém salientar que as igrejas que lá estavam não foram plantadas por
Paulo, pois este quando alí chegou com Tito, já encontrou crentes que
professavam a fé em Jesus. Acredita-se que essas igrejas surgiram a partir do
retorno de alguns judeus que estavam em Jerusalém no dia de Pentecostes e que
se converteram a fé cristã pela pregação de Pedro (Atos 2
: 11).
Qual o
propósito da carta de Paulo a Tito?
A igreja
em Creta já estava organizada, mas Paulo encontrou um problema que precisava
ser solucionado. A semelhança da igreja de Éfeso, como muitas outras, o
problema lá eram os judaizantes. Estes eram judeus que guardavam a lei de
Moisés e que queriam que as igrejas cristãs gentias também adotassem os
costumes que eles seguiam como sendo necessários para alcançar a salvação. (Conf. Atos 15 : 1 ; 24). Por
essa razão, Paulo deixou Tito em Creta para por em ordem as coisas que “ainda
restavam” (Tito 1 : 5a). Essas coisas que ainda restavam e que
precisava de uma organização era em respeito a liderança que, ao que parece não
tinha líderes capacitados para dirigir o rebanho ou, se tinha, estes não
atendiam aos quesitos necessários exigidos àqueles que almejam assumir o
episcopado. Paulo tinha ardente zelo pela igreja de Deus que estava espalhada
pela Ásia e outras regiões (2Coríntios 11 : 28). Como
era um homem dedicado a obra de Deus, precisando atender outras necessidades,
Paulo confia a seu companheiro Tito a grande responsabilidade de por em ordem
as coisas que lá ainda restavam que era estabelecer PRESBÍTEROS em cada cidade (Tito 1
: 5).
Da mesma
maneira que Paulo orientou Timóteo quanto a escolha de líderes em Eféso, também
orienta Tito em relação a igreja que estava na ilha de Creta, estabelecendo os
mesmos critérios de separação para o episcopado (1Timóteo
3 : 1 - 7 ; Tito 1 : 5 - 9). Nas exortações dadas a Timóteo e Tito
quanto ao obreiro que deve cuidar do rebanho de Deus, a exigência que encabeça
a lista de quesitos é quanto ao exemplo familiar. O presbítero além de ser fiel
a esposa não pode ser divorciado e recasado. Quando Paulo diz que o mesmo tem
de ser marido de UMA SÓ MULHER não está aqui falando de uma mera
traição e/ou infidelidade, mas da possibilidade de o obreiro ser divorciado e
recasado, como existem atualmente nas inúmeras organizações religiosas. Tudo o
que Paulo ensinou, foi aquilo que aprendeu de Jesus (1Coríntios
11 : 23). E ele aprendeu e ensinou que aquele que abandona seu cônjuge e
casa de novo comete adultério e, estando um dos cônjuges vivos, o mesmo estará
casado com duas esposas. No caso da mulher, estará casada com dois esposos (Marcos
10 : 11 , 12 ; Romanos 7 : 3).
Paulo
também enfatiza que o obreiro precisa ser uma pessoa íntegra e irrepreensível
como bom despenseiro da casa de Deus. A casa de Deus no contexto não se refere
a templos feitos pelos homens ou a qualquer estrutura arquitetônica, como o foi
no antigo pacto, mas ao ajuntamento de crentes independentes dos lugares onde
se reúnam para adorar e servir a Deus. O obreiro como despenseiro é o mesmo que
mordomo (Lucas 12 : 42); que é uma figura do
tesoureiro do antigo concerto (Neemias 13 : 12). O ser
íntegro e irrepreensível se referem a fidelidade que o despenseiro e/ou mordomo
precisa ter no trato com aquilo que não lhe pertence, que no caso são as
ovelhas de Deus que Ele resgatou com seu próprio sangue (Atos
20 : 28 ; 1Pedro 5 : 1 - 4). Assim como o despenseiro do
antigo concerto precisava ser fiel na distribuição dos dízimos e das ofertas
com aqueles que precisavam (Neemias 13 : 10 – 13); da
mesma forma o despenseiro da nova aliança tem de ser fiel, dando a ração (sã
doutrina) as ovelhas a seu tempo (Lucas 12 : 42). Obreiros avarentos não se enquadram
nesse perfil de integridade e fidelidade. Paulo ainda diz: “Que os homens nos considerem como
ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso,
requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel” (1Coríntios 4 : 1 , 2). Os “Mistérios de Deus” aqui é a Palavra de Deus ministrada com verdade
e sem desvios doutrinários. O obreiro fiel não pode acrescentar e nem diminuir
nada do que já foi revelado. Se fizer isso será achado mentiroso (Provérbios 30 : 6).
Seguindo
a orientação a Tito, Paulo faz referencia a muitos desordenados, faladores,
vãos e enganadores que
haviam em Creta (Tito 1 : 10). Quem
eram estes? Crentes na igreja? Não! Eram judaizantes infiltrados nas igrejas,
se fazendo passar por crentes, mas que ensinavam heresias, com a finalidade de
extorquirem os irmãos. Eram faladores, vãos e enganadores porque ensinavam falsas doutrinas e
assim enganavam a igreja. Observe que Paulo diz que eles eram da “CIRCUNCISÃO”,
quais eram judeus que se utilizavam de fábulas judaicas e de mandamentos
humanos (Tito 1 : 14). Estes eram os contradizentes e
maldizentes e Tito tinha a responsabilidade de fazê-los calar (Tito 1
: 11); não pela violência ou força física, mas pela exposição da sã
doutrina a fim de torná-los sadios na fé (Tito 2 : 1).
Os
obreiros de hoje precisam atentar para o que acontece nas igrejas da
atualidade, onde há crentes (inclusive obreiros) que defendem algumas obras da
lei que Paulo tanto condenou (Romanos 9 : 32 ; Gálatas 2 :
16 ; 3 : 2 – 10). Com base nisso, eles tentam aplicar regras e costumes do
judaísmo nas igrejas com o fim de tirarem proveito das ovelhas, como os judeus
da “circuncisão” faziam em Creta. Estes, não somente ensinam heresias, como
tentam aniquilar a graça de Deus e anular o sacrifício de Jesus na cruz (Gálatas
2 : 21). A estes também é preciso fazê-los calar, pois que transtornam
igrejas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Mas quem o
fará imitando a Tito?
E quanto
a pureza?
"Todas
as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e
infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados." (Tito 1 : 15).
Os
judaizantes, que por sinal eram fariseus, estavam presos nos dogmas da religião
judaica com seus ritos de purificação e justificação pelas obras da lei. Eles
não acreditavam na salvação pela fé sem os ritos da lei que a eles foi dado por
Moisés. Estes, como afirma o verso 14, se firmavam em fábulas do judaísmo e
mandamentos que eles mesmos criavam e adotavam como doutrinas a serem
obedecidas. Estes ainda se escandalizavam com o modo de viver dos gentios, pela
liberdade que estes tinham de servir a Deus sem os empecilhos da religião. Na
visão de Paulo estes eram os impuros e infiéis, visto que tinham a consciência
contaminada e tudo para eles era motivo de reprovação. Não é raro tipos de
crentes dessa natureza nas igrejas que querem ser mais santos que os demais, se
escandalizando e vendo pecado e demônios em tudo que lhe cerca. Só não se
escandalizam com a língua solta, pois são estes que confessam servir a Deus,
mas o negam por suas atitudes e obras.
Em
Cristo,
Reginaldo
Barbosa
É dentro dela que congregamos 1cor12;28 , 14;33 , 1tm3;15
ResponderExcluirO véu da antiga da aliança não permite muitos entenderem que quando o novo testamento fala de igreja, não está falando de instituição com nome de igreja, mas de igreja no sentido de comunidade, reunião de santos que confessam o nome do Senhor, não importando o lugar onde se reúnam ou se congreguem.
ResponderExcluirHebreus 10.25, diz:
"Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, pelo contrário, motive-mo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando" (versão King James fiel ao texto original).
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Nova Versão Internacional.
Agora observe o mesmo texto nas versões adaptadas às conveniências dos homens.
"não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" (Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
"Não abandonemos a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos mutuamente, e tanto mais quando vedes aproximar-se o Grande Dia" (Versão católica).
Incrivelmente, essas duas últimas versões são as mais apreciadas pelas igrejas, pois por elas tem como enganar os incautos dizendo que as igrejas são templos e que os mesmo não podem abandoná-los pra não se tornarem "desigrejados".
Vc sabe muito bem que os 3 textos citados não é só pessoas !!
ExcluirNão, não sei, pois os primeiros cristãos, não tinham o hábito de construir templos, pois eles foram doutrinados que Deus não habita dentro desses.
ExcluirUm dos textos citados por você diz: "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." (I Timóteo 3 : 15). Este texto está em perfeita harmonia com o que ensinou o autor aos Hebreus. "Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." (Hebreus 3 : 6)
A Casa de Deus como coluna e a firmeza da verdade não é uma estrutura de ferro, barro, cimento, tijolo, etc. Somos nós, os que cremos.
"E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;" (Gálatas 2 : 9)
milhões de incautos estão dentro dela 1cor10;32
ExcluirEnquanto "outros" pedra de tropeço , converta-se!!!
ExcluirKkkkkk.
ExcluirFica na paz pr. Marcelo. Ah, aproveita pra tirar o stress e vai assistir o filme 10 mandamentos do Edir Macedo. Uma parte da renda é pra "obras assistenciais da igreja".
Até os inimigos merecem sustento rm12;20 , mt5;44 gl6;10
ExcluirÉ MANDAMENTO , e não sou eu quem manipula as escrituras!!!
ExcluirOk Pastor Marcelo. Boa noite.
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