INTRODUÇÃO
A lição da EBD desta semana que traz como tema “A família que
sobreviveu ao dilúvio”, aborda no seu último tópico um tema aparentemente
polêmico e confuso. Onde as almas dos antediluvianos foram lançadas? No Inferno
ou na hades? Qual o motivo de Jesus no interlúdio entre sua morte e
ressurreição ter ido ao mundo dos mortos pregar a estes?
A bíblia não fornece muito detalhes sobre isso, mas não são poucos
os que se arriscam a opinar sobre o tema. Eu também o farei, procurando
embasar-me o melhor possível nas escrituras. Lembro que o que comentarei é
minha opinião, e meu intuito não é contradizer o comentarista da lição e nem querer mudar o
pensamento de quem quer que seja, pois não sou dono da verdade.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
O ponto 2 do Tópico IV da lição desta semana aborda sobre a
questão do juízo divino no inferno, como segue:
2. O juízo divino
no inferno. Não resta
dúvida de que toda aquela geração pereceu e foi lançada no inferno, onde aguarda a última ressurreição, a fim de comparecer ao
Juízo Final (Apocalipse
20 : 11 - 15). Eles sabem que isso acontecerá, pois o Senhor Jesus,
no interlúdio entre a sua morte e ressurreição, esteve no hades, onde lhes proclamou a eficácia da justiça divina.
Escreve o apóstolo Pedro: "Pois também Cristo morreu uma única vez, pelos pecados,
o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas
vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os
quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus
aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a
saber, oito pessoas, foram salvos, através da água" (1 Pedro 3 : 18 - 20 - ARA), A geração de Noé
recusou-se a ouvi-lo, mas viu-se obrigada a escutar o Senhor Jesus que, além de
pregoeiro da justiça, apresentava-se, agora, como Rei dos reis e Senhor dos
senhores. Sua pregação não era redentiva,
mas vindicativa.
Observe que o texto diz que a geração antediluviana foi lançada no
INFERNO e em seguida afirma que Jesus esteve no HADES. Afinal, onde aquela
geração foi lançada? No INFERNO ou no HADES? Quem está errado, o comentarista
ou os escritores sacros? Muitos críticos da bíblia consideram-na como confusa e
contraditória por causa de temas como estes. Mas essa confusão e aparente contradição é consequência das
inúmeras traduções e versões da bíblia que hoje existem, quais muitas estão com
acréscimos e subtrações nos seus textos. Quanto ao assunto em estudo, essas
versões misturam e trazem confusão ao leitor sobre INFERNO, SHEOL e HADES, como
sendo a mesma coisa. Para se ter uma melhor compreensão de determinados
assuntos aparentemente polêmicos, é bom se valer de uma bíblia que se aproxime
dos escritos originais. A Bíblia King James é uma das poucas traduções que mais
se aproximam dos textos originais, assim como a Almeida Fiel. Farei uso de
alguns textos da King James, qual define esses lugares:
SHEOL: Embora algumas versões confundam
Sheol ou Seol com inferno e hades, este lugar se refere a sepultura, também
chamado de abismo dos mortos. (Gênesis 37 : 35 ; 44 : 29). Não é o espírito do homem que desce ao
Sheol na morte, mas sim a própria pessoa, ainda com sangue: “Mas agora não o tenhas por inculpável, pois és homem sábio,
e bem saberás o que lhe hás de fazer para que faças com que as suas cãs desçam
à sepultura (sheol) com sangue. E Davi dormiu
com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi”. (1Reis 2 : 9 , 10 ACF)
INFERNO: O termo inferno não está no hebraico
do antigo testamento nem no grego do novo testamento, mas vêm do latim “infernus”.
Algumas traduções da bíblia o chamam de “Geena”. Quando o Senhor Jesus se
refere ao “inferno”, está se reportando ao original que é “Geena”. Para ilustrar
seus ensinos a respeito do mundo vindouro e da eternidade, Jesus usava de
metáforas e parábolas que eram comparações de algo que existiu ou existia. No
caso da realidade do inferno, Jesus se valeu da Geena que era o nome dado ao
Vale de Hinon, que se localizava ao sul de Jerusalém. Era um verdadeiro “lixão público”,
local onde se deixavam os resíduos, bem como toda a sorte de cadáveres de
animais e malfeitores, e imundícies de todas as espécies, recolhidas da cidade.
Neste local, era aceso um “fogo que nunca se apagava” e Jesus utilizou o
exemplo deste lugar para mostrar a realidade do inferno que será o lugar para
onde irão os perdidos que deliberadamente recusarão a salvação. Por isso, o
inferno é o lugar de condenação e de fogo eterno inextinguível (Provérbios 7 : 27
; Mateus 5 : 22 ; Marcos 9 : 43). No inferno não tem nenhuma alma
humana, mas somente os anjos que pecaram e foram lá aprisionados com cadeias (2Pedro 2 : 4 ;
Judas 1 : 6).
Mas a bíblia não diz que Jesus foi ao inferno e tomou as chaves da
mão de Satanás? Não, a bíblia não diz isso! Mas existe esta crendice no meio cristão, por causa de
uma interpretação forçada de Apocalipse 1 : 18, que diz: "E o que vivo e fui morto, mas eis aqui
estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do
inferno." Os que defendem essa
tese afirmam que o diabo mantinha as almas presas no "inferno" sob seu domínio e
que Jesus ao morrer foi lá para derrota-lo e depois tomar as chaves do inferno.
Ora, Satanás não tinha chave alguma e a derrota dele por Jesus se deu na cruz e não no inferno. E o fato
de Jesus afirmar, que possui as chaves da morte e do inferno, não significa que
ele tenha ido lá, mas que ao ressuscitar Ele venceu a morte e agora tem o
domínio sobre ela. E o ter as chaves do inferno não significa que Ele jogue as
almas dos pecadores lá quando quiser sem antes julgá-los. Ter as chaves do
inferno significa que Ele tem todo o poder, como o Pai lhe deu (Mateus 28 : 18);
e que só Ele, ou alguém com sua
permissão poderá abrir e fechar esse lugar quando Ele mesmo determinar. Ou seja, tudo o que Jesus tem foi dado pelo Pai.
Apocalipse 9 : 1 - 11 mostra que durante o período da grande
tribulação essa chave será dada a uma estrela para com ela abrir o poço do
abismo (inferno). Nesse tempo serão solto os terríveis anjos-demônios que ora ali
estão presos e que virão em forma de gafanhotos com poderes de escorpiões atormentarem
os que não têm o sinal de Deus. A morte, inclusive, será presa por cinco meses nesse período, afinal, Jesus tem as chaves da morte. E observe que no final da grande tribulação,
Jesus entregará essa mesma chave a um de seus anjos para que ele abra novamente
o abismo (inferno), desta feita para aprisionar Satanás por mil anos (Apocalipse 20 :
1 - 3). Por isso que Jesus disse que o inferno foi preparado para o
diabo e seus anjos (Mateus 25 : 41).
Agora, dizer que Jesus foi ao inferno e tomou de Satanás as chaves
deste lugar é uma aberração e uma tremenda heresia, pois a Bíblia nada fala
sobre isso. Se o diabo tivesse lá no inferno, como muitos pregam e ensinam, ele
não estaria livre e atormentando a humanidade sem Deus ao longo dos anos. Logo,
concluo que ninguém está no inferno, com exceção dos anjos rebeldes que foram lá
lançados até o juízo. E que Jesus ao morrer não foi pra lá. O inferno inclusive
pode ser comparado com o lago de fogo, pois ambos na bíblia são eternos e alí
serão jogados aqueles que não se encontram inscritos os seus nomes no livro da
via (Apocalipse
20 : 15).
HADES: De acordo com a mitologia grega,
Hades era o deus das regiões dos mortos. Hades é uma transliteração comum para
o português da palavra grega correspondente “hades”. Hades é inúmeras vezes
traduzido erroneamente por inferno, contudo, seu real significado é: “o mundo
subterrâneo ou o lugar da habitação dos mortos”. Hades é o mundo invisível dos
espíritos dos que morreram. Um estado intermediário entre a vida e a
ressurreição, de onde os mortos ressuscitarão para serem julgados. O Hades era
o cativeiro onde as almas eram aprisionadas e, de certo modo, atormentadas. É o
lugar que antes do advento redentor do Messias ficava alinhado com o seio de
Abraão (paraíso), sendo dividido por um grande abismo. (Lucas 16 : 23). O hades não é
eterno como o inferno e não é mencionado no antigo testamento. Ele é um lugar
temporário que haverá de prestar contas dos mortos que nele há (Apocalipse 20 :
13); e que por fim, também será lançado no lago de fogo junto com a
morte (Apocalipse
20 : 14). Foi pra este lugar e não para o inferno que os antediluvianos,
como os sodomitas e outras pessoas sem salvação foram levados antes do advento
do Messias. Foi no hades que Jesus foi pregar aos espíritos em prisão, como no
caso da lição, aqueles que morreram no dilúvio.
Mas, qual a finalidade de Jesus ir pregar a estes se Noé,
pregoeiro da justiça, pregou a Palavra por 120 anos? Teria sido sem efeito a
pregação do justo Noé? Certamente que não, mas lembremos que nenhuma carne se
salvou; nem homem, mulher ou criança. E há de se considerar que apesar de aquela
geração se recusar a ter crido em Noé, quem sabe muitos na hora de agonia,
vendo que iriam de fato morrer, se arrependeram e suplicaram a misericórdia e o
favor de Deus. Não tenho dúvidas que muitos deles após contemplarem as águas
inundando o planeta e destruindo tudo a sua frente voltaram atrás nos seus
conceitos e se arrependeram, mas era tarde demais, pois a arca tinha sido
fechada e selada. Mas a estes que foram para a prisão dos mortos sem salvação, Jesus
foi lá e pregou pra eles. Não pregamos que somente Jesus é quem salva?
E a pregação de Jesus a estes foi REDENTIVA ou VINDICATIVA?
O que é VINDICATIVA? Segundo o dicionário significa: “punitivo” ; “vingativo”. Agora pense, se os antediluvianos já estavam no inferno sendo punidos,
porque razão Jesus iria lá pregar a eles? Para dizer-lhes que estavam perdidos
para sempre e aumentar ainda mais seus tormentos? Não creio assim. A bíblia
tradução King James também diz que Jesus quando subiu aos céus levou cativos
muitos prisioneiros. As outras versões dizem que Ele levou cativo o cativeiro (Efésios 4 : 8).
Logo, conclui-se que a pregação de Jesus aos mortos foi REDENTIVA e não
VINDICATIVA, sendo que sua morte na cruz teve efeito passado, presente e
futuro, pois, "Jesus
Cristo é o mesmo, ontem (passado), e hoje (atualidade), e eternamente (futuro)." (Hebreus 13 : 8). Se morte de Jesus na cruz
abrangeu o futuro, salvando os homens nos séculos que se seguiram, porque não
teria efeito retroativo se todas as coisas convergem Nele e para Ele (Colossenses 1 :1
6 , 17). Até porque, desde Adão até Moisés o mundo viveu sem a lei
de Deus (Romanos
2 : 12).
E também, Deus enviou seu filho ao mundo, não para condená-lo, mas
para salvá-lo (João
3 : 17). Até que Jesus regresse e reine aqui por mil anos, e que ao
final de tudo se estabeleça o juízo final, Ele não julgará ninguém, pois isso
só vai acontecer quando Ele se assentar no trono branco ao final do milênio (Apocalipse 20 :
11). Jesus disse: "Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas
palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar
no último dia." (João 12 : 48). Eis aqui mais uma razão para
entendermos porque Jesus foi pregar aos mortos. Paulo diz que quando ele vier
no seu reino, julgará os vivos e os mortos (2Timóteo 4 : 1 ; 1Pedro 4 : 5 , 6).
Creio que pensar de outra forma é se igualar aqueles que se opõe a Deus e Sua
Palavra questionando sua justiça. Deus é amor, é santo e justo. Ele julgará o
mundo com equidade, isto é com plena justiça (Salmos 67 : 4).
Assim sendo, seria grande injustiça da parte de Deus julgar,
condenar e mandar direto para o inferno aqueles que nunca ouviram sobre seu
filho, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém irá o pai, senão por
Ele (João 14
: 6). Vide o caso dos habitantes de Sodoma e Gomorra que pereceram
pelo fogo divino por causa de seus pecados. Mas, Jesus afirmou que no juízo
haverá mais tolerância para eles, do que para os que rejeitam Suas Palavras (Marcos 6 : 11).
Que quer dizer isto? Que certamente alguns de Sodoma e Gomorra serão salvos no
juízo, pois eles também ouviram a pregação do salvador quando Ele desceu ao
mundo dos mortos. É claro que os que hoje morrem não terão mais essa
oportunidade, pois a mensagem do evangelho da graça está pregado todos os dias.
Para esses que atualmente ouvem o evangelho e não se convertem só resta o juízo
(Hebreus 9 :
27).
CONCLUSÃO
Com já disse, não sou dono da verdade e nem tenho conhecimento a mais que os
demais. Longe de mim tal presunção, mas, com base no que a bíblia ensina e sem
achismos, concluo que ninguém ainda foi
julgado, condenado e lançado no lugar de tormento eterno (inferno). Deus é
justo e fará isso com justiça quando esse dia chegar. E Ele há de julgar o
mundo por intermédio dAquele que Ele enviou, tantos vivos como mortos: "Porquanto tem
determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem
que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os
mortos." (Atos 17 : 31).
Em Cristo,
Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará.
Amados irmãos meus, nenhum homem sequer, por mais pecador que tenha sido, foi ao inferno, pois só irá para lá após o julgamento final de Deus!
ResponderExcluirConforme as escrituras sagradas!
Unknown , Vamos por parte Na parábola com advertência do Rico e Lázaro em (Lc 16::22-24) (Lc16:28) mostra que após a morte existe um lugar de (tormento , chama , fogo.) para os ímpios , é um símbolo de lugar ruim e fazendo uma analogia ao lago de fogo como "fogo eterno" (Mt18:8) e (Mt25:41-46) Fazendo outra analogia clara também ao lago de fogo que é a "Segunda Morte" e um símbolo de destruição total de todos os ímpios e até da morte (1Co15:26) (Ap12:12) (Ap14:9-12) (Ap19:19-20) (Ap20:10) (Ap20:12-15) Onde está escrito na bíblia o Hades/Sheol/Mundo dos mortos , A morte Satanás e seus anjos , o Anticristo , o Falso profeta e todos todos os Ímpios sendo lançados no Inferno ? Não tem ! (Ap20:13–14)
ExcluirEm (Sl9:17) Os perversos descerão à sepultura; esse é o destino de todas as nações que se esquecem de Deus. Significa os "ímpios infiéis a Deus em escala mundial que não se arrependem dos seus pecados" vão para a sepultura tradução em várias bíblias (Hades ,Sheol mundo dos mortos) e correm o risco de ir para a destruição total o lago de fogo e perder a vida eterna.(Jo14:6) (Jo3:16)
Hades corresponde a Sheol sepultura na Septuaginta LXX. O mar entregou seus mortos, e a morte e o (Hades , Sheol mundo dos mortos) também entregaram seus mortos. E todos foram julgados de acordo com seus atos. O (Hades , Sheol mundo dos mortos) e a morte serão lançados no lago de fogo que É a "Segunda Morte" e um símbolo de local ruim e destruição total da morte e de todos os ímpios (Ap20:13–14) (1Co15:26) Os espíritos dos que morreram não estão no (Hades , Sheol mundo dos mortos). Tudo que fizer, faça bem feito, pois quando descer à sepultura não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria.(Ec9:10) Então Jesus clamou em alta voz: "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito!". E, com essas palavras, deu o último suspiro.(Lc23:46) Enquanto atiravam as pedras, Estêvão orou: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito".(At7:59) Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra. Soprou o fôlego da vida em suas narinas, e o homem se tornou ser vivo. (Gn2:7)Então o Senhor disse: "Meu Espírito não tolerará os humanos por muito tempo, pois são apenas carne mortal. Seus dias serão limitados a 120 anos". (Gn6:3) Depois de três dias e meio, porém, Deus soprou vida nos dois profetas, e eles se levantaram, enchendo de terror os que os viram.(Ap11:11) Pois, então, o pó voltará à terra e o espírito voltará a Deus, que o deu.(Ec12:7)
Depois que Deus soprou o Espírito de vida (sopro da vida) significa o espírito de vida ou espírito em Adão e nos homens Se Deus retirasse seu espírito e removesse seu sopro, toda a vida cessaria, e a humanidade voltaria ao pó.(Jó34:14-15) (Lc23:46) (At7:59) (Ap11:11) (Ec12:7) (1Tss5:23) (Hb4:12) Portanto a Alma ou Alma vivente é um ser vivo. Toda pessoa viva ou morta que morreu crendo em Jesus quando Jesus voltar vai ganhar um novo corpo espiritual imortal. (Gn2:7) (Gn6:3) (Ez18:4) (Mc8:36) (2Pe2:8) (Ap6:9-11) (Ap20:4-6) (1Co15:43-44) (1Co 15:50-54) (2Co 5:1-9) E o corpo espiritual celestial imortal é que todos vão ser quando Jesus ressuscitar os mortos e os vivos terão novo corpo celestial e imortal. (1Co15:57) (Mt22:30) (2Co5:1) Também pode ser chamado de alma vivente celestial imortal.
O objetivo da Ortodoxia cristã é prevalecer a verdade e a sã doutrina. (At5:38-39) (Jo14:6)
Tártaro representa a condição de total rebaixamento daqueles anjos rebeldes que foram expulsos do céu . O Abismo é a prisão onde estão vários anjos expulsos do céu e aqui na terra são conhecidos como (espirito impuro/legião de espíritos impuros/demônio (Ap12:7-9) (Jo6:70) Pois Jesus já havia ordenado que o espírito impuro saísse dele. Esse espírito impuro tinha dominado o homem em várias ocasiões. O que Não pode é associar ou confundir a palavra espírito de demônio/ espírito impuro com a palavra espírito de vida (sopro da vida) também significa o espírito de vida ou espírito em Adão e nos homens que transforma o homem em um ser vivo( alma ou alma vivente) (Gn2:7) (Lc23:46) (At7:59) (Ap11:11) (Ec12:7) Também lhes lembro os anjos que não se limitaram à autoridade recebida, mas deixaram o lugar a que pertenciam. Deus os mantém acorrentados em prisões eternas, na escuridão, aguardando o dia do julgamento.(Jd1:6) Pois Deus não poupou nem os anjos que pecaram. Ele os lançou nas regiões inferiores em cadeias de trevas , em abismos tenebrosos, onde ficarão presos até o dia do julgamento. (2Pe2:4) Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome?". "Legião", respondeu ele, pois havia muitos demônios dentro do homem. E imploravam que Jesus não os mandasse para o abismo.(Ap20:1)
ExcluirA quinta trombeta traz o primeiro terror
O quinto anjo tocou sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra, e lhe foi dada a chave para o poço do abismo.
Seu rei é o anjo do abismo; seu nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom.(Ap9:1) (Ap9:-11)
Então vi um anjo descer do céu trazendo na mão a chave do abismo e uma grande corrente.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos.
O anjo o lançou no abismo, o fechou e pôs um lacre na porta, de modo que ele não pudesse mais enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.(Ap20:1-3) Satanás não terá poder para tentar as pessoas que viverem durante o Milênio. (1Co10:13)
A medida que a Igreja crescia e mais romanos foram se tornando cristãos, por fim, cristianizando todo o império, foram feitas traduções da Bíblia para o latim, língua oficial dos romanos. Primeiro havia os textos da Antiga Latina ou Vetus Latina, e, por fim, o monge São Jerônimo fez uma tradução completamente nova da Bíblia (Antigo e Novo Testamento) para o latim que veio a ser conhecida como Vulgata Latina (vulgata, quer dizer comum, i.e., latim comum). Na Vulgata, foi usado o termo latino infernus 61 para traduzir o hebraico "sheol" (61 vezes)[4] e os gregos "hades" e "geena" sem distinção, O que fatalmente tem CAUSADO VÁRIOS MAL ENTENDIDOS, uma vez que "geena" tem sentido diverso de "hades" e "sheol", embora em alguns contextos apareça associado a estes. Assim como "sheol" e "hades", "infernus" se referia ao mundo dos mortos na mitologia romana.
ExcluirA palavra "inferno" não aparece nos textos originais da Bíblia.
ExcluirA mesma Bíblia King James usa a palavra "inferno" para traduzir quatro palavras diferentes: Sheol, Hades, Gehenna e Tartaroo , o mesmo não acontece com todas as cópias das versões da bíblia o que causa essa confusão. O que precisamos é que todas essas 4 palavras seja traduzidas corretamente como nos originais ou traduzir para um sentido real e atualizado também para as novas traduções. E que toda a palavra Alma também seja atualizada para ser vivo pessoa viva ou personagem(s) se referindo se eles tiverem na terra ou no céu.
Se não vão pra lá onde então está as almas dos infiéis dos ímpios que morrem e não querem nada com DEUS? Salmos 9.17
ResponderExcluirTá no post.
ExcluirHades é o mundo invisível dos espíritos dos que morreram. Um estado intermediário entre a vida e a ressurreição, de onde os mortos ressuscitarão para serem julgados.
Gostei! Tb penso assim!
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