Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

PECADO e INIQUIDADE

 "Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade." (I João 3.4)

Há quem diga que pecado e iniquidade são a mesma coisa. E há quem afirme que ambas não existem mais. Porém, a luz das Escrituras não é! Isaías profetizou sobre o sofrimento do Messias dizendo que Ele seria ferido por nossas transgressões (pecados) e moído por nossas iniquidades (Isaías 53.5). Então, podemos notar que entre um e outro há diferenças, sendo que o último pode ser pior que o primeiro. Para entendermos essa diferença, precisamos conhecer um e outro.
a) PECADO. O que é o pecado. Do hebraico "harmatia" significa: Errar o alvo. Toda vez que fazemos algo que está contra a vontade de Deus, sobre aquilo que ele planejou para nós que é andarmos na sua vontade, cometemos pecado, seja voluntária ou involuntariamente.
b) INIQUIDADE. Já a iniquidade em hebraico é (אי-צדק[i-tzedek)=sem justiça. Iniquidade é justamente o oposto de EQUIDADE que significa: Senso de Justiça.
O dicionário define a Iniquidade, como:
1. injustiça, parcialidade, tendenciosidade, desigualdade, arbitrariedade, partidarismo, facciosismo, facciosidade. Ato perverso:
2. perversidade, crueldade, maldade, malignidade, malvadeza, desumanidade, impiedade, malevolência, crime.
João diz que todo pecado é iniquidade (1João 3.4 ; 5.17). Mas quando isso acontece, ou seja, quando o pecado se torna iniquidade?
Iniquidade é quando os erros que cometemos (pois ninguém é perfeito), se tornam uma constante na vida da pessoa, não havendo nenhum arrependimento e/ou correções desses. Os pecados quando reconhecidos, são perdoados mediante arrependimento sincero (Atos 3.19). Mas não havendo arrependimento, o pecado ganha força e se torna em iniquidade, levando a pessoa a perder todo o senso de justiça, amor e respeito para com o próximo, sendo que os tais que o praticam ficarão de fora do Reino de Deus, muito embora aparentem uma vida de devoção religiosa.
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" (Mateus 7.22,23).

Reginaldo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas