Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ONU DEFENDE A CRIAÇÃO DE MOEDA GLOBAL NO LUGAR DO DÓLAR

E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, (Apocalipse 13 : 16)

A ONU defendeu a criação de uma nova moeda global para proteger os mercados emergentes do "jogo de confiança" da especulação financeira, em mais um dos golpes recentes contra o papel do dólar como divisa de reserva internacional.

Para a Unctad (o braço das Nações Unidas para o comércio e o desenvolvimento), uma das hipóteses é a criação de uma espécie de banco central global (que também poderia ser o FMI, reformado), que emitiria uma moeda de reserva "artificial" --como o bancor, proposto por John Keynes, em Bretton Woods, em 1944.

O bancor seria uma moeda internacional destinada a ajustar os desequilíbrios nos balanços de pagamento dos países (que, no entanto, continuariam com suas próprias divisas).

"Uma possibilidade é que os países concordem em trocar suas próprias moedas por uma nova, de modo que a moeda global seria lastreada por uma cesta de divisas de todos os membros", diz relatório da entidade, que considera o atual sistema de moeda de reserva (em que predomina o dólar) como um dos culpados da atual crise.

Pela proposta, serão necessárias regras que determinem que os BCs mundiais intervenham no mercado de câmbio (para que suas moedas se valorizem ou fiquem mais baratas), dependendo do comportamento da economia global.

A Unctad afirma ainda que, ao contrário de hoje, tanto países que têm grande deficit (como os Estados Unidos) como os que possuem enormes superavit (caso da China) terão que ajustar as suas contas, não ficando mais a responsabilidade apenas com os primeiros.

Isso lembra alguma coisa?

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u620711.shtml

2 comentários:

  1. Com todo respeito, esse raciocinio esta errado. Sou estudante de economia da PUC-SP e pesquisador na area monetaria. Lendo alguns artigos na web, me deparei com seu site ligando a criacao de moeda unica global, com a fe judaica crista. Na verdade, gostaria de informar que esta criacao de uma moeda global vem de uma das melhores teoricas economicas. Ela sera a salvacao economica do mundo e do nosso pais. Hoje dependemos muito do dolar como moeda de troca, assim, qualquer espirro que os EUA dao, nos somos extremamente afetados pois eles que imprimem esse dolar. Alem disso, lembra da epoca que o Brasil quebrou em 1998? Entao, isso aconteceu porque nos nao tinhamos dolares para pagar as dividas de empresas brasileiras no exterior feitas para compra de maquinas etc..as empresas de fora do Brasil nao aceitam o Real como pagamento. Tem que ser em Dolares. Porem nao tinha dolares no Brasil! Entao nao tinha como eles pagarem. A unica maneira de o Brasil ter dolares para trocar por reais e as empresas conseguirem comprar coisas lah de fora como maquinas e equipamentos seria atraves de vender nosso produtos para outros paises. Como nao vendiamos mais que compravamos, nos ficamos sem dolares. COM A MOEDA GLOBAL DE TROCA, TODOS OS PAISES INCLUINDO O BRASIL PODERIAM IMPRIMIR UMA COTA DESSA MOEDA E NAO SO OS EUA COMO NO CASO DO DOLAR, ASSIM DIFICILMENTE FALTARIA ESSA MOEDA PARA PAGARMOS DIVIDAS E COMPRARMOS MAQUINAS NO EXTERIOR! O REAL, VAI CONTINUAR EXISTINDO NORMAL, POREM NO LUGAR DO DOLAR, HAVERIA UMA MOEDA GLOBAL SO MENTE PARA COMPRAR E VENDAS INTERNACIONAIS!

    OBRIGADO PELA ATENCAO
    Lucas
    PUC-SP

    ResponderExcluir
  2. Esse nao e sinal de um fim da raca humana, esse e um sinal de que a raca humana esta comendo a se conscientizar dos efeitos e sofrimentos causados pela miséria e pobreza e buscado soluções para ACABAR com ela de vez!

    PS "O fim do mundo esta apenas em nossas mentes"

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas