Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Igreja segundo o coração de Deus





Esta semana passei por uma rua e chamou-me a atenção os dizeres na frente de um galpão onde funcionava uma igreja. Ao que tudo indica, é mais uma nova igreja, já que se tornou comum a prática de se fundar igrejas (denominações) em nosso país, algumas até com nome bastante esquisito. Abaixo da nomenclatura que ficava ao centro, estava um painel que tomava toda a largura do prédio, onde estava a inscrição: “Uma igreja segundo o coração de Deus”.
De certa forma aquela frase me levou a refletir sobre o que seria verdadeiramente uma igreja segundo o coração de Deus. Sabemos que Deus é um ser santo e perfeito e tudo que lhe diz respeito também deva ser santo e perfeito (1Pe 1:15,16). Quando o povo de Israel desejou ter um rei, não era a vontade de Deus que tal acontecesse, contudo, o SENHOR permitiu que fosse realizada a vontade do povo já que este assim queria e, assim foi lhe dado um rei – Saul (1Samuel 8:5-7). Saul começou bem, mas não obedeceu a vontade do SENHOR e, por isso foi rejeitado. Indo contra toda a perspectiva humana, Deus então escolhe um rei segundo o seu coração e, dessa forma, ordena Samuel ungir o pequeno pastor Davi como rei de Israel - um rei segundo o seu coração (1Samuel 16:1-12).

A Bíblia também nos mostra que Deus estabeleceu dois povos para sua glória. O primeiro foi Israel que foi formado a partir da chamada de Abraão e que este povo deveria obedecê-lo e amá-lo sobre todas as coisas (Gênesis 12:1; Deuteronômio 6:5). Apesar de sua eleição esse povo não levou a sério os propósitos divinos e nem mesmo reconheceu o seu Messias quando este veio para libertá-lo (João 1:11). Por causa disso o reino lhe foi tirado e foi entregue a outro povo para que este produzisse frutos (Mateus 21:43). Este povo é a igreja.

Convém salientar que a igreja não surgiu como um plano “B” nos projetos divinos, pelo contrário, a igreja foi um projeto que nasceu no coração de Deus desde a fundação do mundo (Efésios 3:9,10). A igreja foi estabelecida para cumprir os desígnios divinos em relação a salvação dos perdidos, dando prosseguimento a obra de Deus que Jesus iniciou até o tempo em que ela venha ser tirada deste mundo (Mateus 28:19,20; Marcos 16:15; João 14:2).

O QUE É A IGREJA

Igreja (do grego εκκλησία [ekklesia] e latim ecclesia) cujo significado é chamados para fora. Isto nos faz lembrar o amor de Jesus por Sua Igreja que para santificá-la, padeceu fora da porta e por isso, a igreja segundo o coração de Deus é conclamada a sair fora dos arraiais e levar seu vitupério, isto é: ser também participante dos sofrimentos de Cristo (Hebreus 13:12,13; 2Corintios 1:7; 1Pedro 4:7). A igreja segundo o coração de Deus não é uma organização, mas um organismo vivo. Também, não é um prédio construído com cimento, tijolo, ferro e madeira, mas um edifício construído com pedras vivas Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). Esta é a casa que verdadeiramente Deus habita.

Diferentemente das muitas que existem, a igreja segundo o coração de Deus é aquela que vive na prática do amor. Ela foi gerada pelo próprio amor que é Jesus, o Deus homem. Por amor, Ele a sí mesmo se entregou por ela (Efésios 5:25-27). Da mesma forma a igreja retribui esse amor obedecendo e vivendo o maior mandamento que Jesus lhe outorgou que é amar a Deus e a seu próximo como a sí mesmo (João 15:12-17).

A igreja segundo o coração de Deus, pertence a Ele, pois foi comprada por bom preço (1Coríntios 6:20; 7:23; 1Pedro 1:18,19). Ela não compactua com o erro e nem se compraz com a injustiça, pois ela é guiada pelo Espírito de Deus sob a autoridade de homens que Ele mesmo ungiu e responsabilizou-os para dela cuidar, como sendo a coisa mais preciosa para Ele (João 21:17; Efésios 4:11; 1Pedro 5:7). É da vontade de Deus que Sua igreja seja guiada por homens que sigam o exemplo do bom pastor que dá Sua vida pelas ovelhas (João 10:1-12).

A igreja segundo o coração de Deus não é conhecida por nome, nem pela idade ou quantidade de membros que possui, mas pelo exemplo que ela herdou de Seu Criador, que incondicionalmente amou este mundo de tal maneira (João 3:16), e, principalmente pela unidade que ela mantém com Cristo e com seus membros (João 17:23).

A igreja segundo o coração de Deus é aquela que perdoa até aqueles que a maltratam e não faz acepção de pessoas em seu seio (Marcos 11:25; Tiago 2:1). Ela prega a verdade e por isto é perseguida, mas não abandona sua cruz (Mateus 5:10). Ela é a noiva do Cordeiro, a Igreja amada do Pai que em breve estará com Ele, pois assim é a vontade daquele que a criou.

"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também... Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” (João 14:3; 17:24).

A que igreja você pertence?

Em Cristo,

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará

5 comentários:

  1. As igrejas carecem de amor ao próximo e a DEUS, é tempo de despertar, e viver verdadeiramente para o SENHOR <3

    ResponderExcluir
  2. Amei a explicação. Parabéns. Que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma ótima definição do que é uma igreja segundo o coração de Deus.

    Parabéns que ti abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma ótima definição do que é uma igreja segundo o coração de Deus.

    Parabéns que Deus ti abençoe!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas