Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O justo viverá pela fé


“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1).

Fé (do latim fides, fidelidade e do Grego  pistia ) é a firme opinião de que algo é verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

Fazemos parte de um povo a qual Deus escolheu e chamou para viver em função desta. Somos a Sua Igreja, cujo povo é formado por todos aqueles que, sem distinção de língua, povo, cor ou raça, recebe ao Filho de Deus como Senhor e Salvador. Somos um povo que sem merecimento recebeu a sua justificação pela fé, como está escrito: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus" (Rm 5:1,2)Antes de Deus estabelecer a igreja, Ele escolheu um povo, qual também separou das demais nações para ser seu povo exclusivo. Este era Israel, a nação eleita. Com este povo Deus fez uma aliança, chamada de Antigo Testamento ou Antiga Aliança, pela qual Ele entregou as leis. Tais leis deveriam ser obedecidas mediante a graça de Deus a fim de perseverarem na fé e cultuarem também por fé, ao Senhor (Dt 28.1,2; 30.15-20).

Deus chamou a Israel para que este povo vivesse pela fé, Isto é: na total confiança e dependência de Deus, mas infelizmente não foi isso que aconteceu, com raras exceções. E, justamente, por essa falta de fé, uma geração inteira pereceu no deserto, pois apesar de contemplarem as obras de Deus, preferiram por Deus a prova, provocando-o (Hebreus 3:7-10).

Viver pela fé é confiar na auto-suficiência de Deus, na certeza de que Ele suprirá todas as nossas necessidades por Cristo Jesus (Fp 4:19). Abraão ao ser chamado de sua nação para uma terra que Deus lhes mostraria, não questionou com o SENHOR sobre o que iria fazer ou do que iria viver. Simplesmente obedeceu e em tudo foi abençoado (Gn 12:1-2). Abraão, um homem de fé, é um exemplo para todos os que neste tempo da graça são chamados e comissionados à realizarem a obra a qual o Senhor Jesus iniciou e   confiou, na certeza de que Ele há de cuidar, não deixando nada faltar àqueles a quem chamou.

SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS (Hb 11:6).

Tudo o quanto viermos fazer para Deus se não for acompanhado de fé tornar-se-á inútil, porque tudo o que não provém de fé se torna pecado (Rm 14:23). Devemos lembrar que ao nos escolher como seu povo exclusivo, o SENHOR prometeu cuidar de nós e pediu que não andássemos ansiosos pelo que haveríamos de comer ou vestir, pois essa preocupação é própria daqueles que não tem esperança (Lc 12:22-30). Jesus por várias vezes repreendeu seus discípulos pela falta de fé deles, mas da sua igreja Ele espera que ela vivencie essa fé, durante o tempo que aqui viver, confiando absolutamente nas suas promessas e que a esta fé sejam acrescentadas virtude, ciência, temperança, paciência, amor fraternal, e, sobretudo caridade (2Pe 1:5-7). Essas virtudes necessariamente precisam acompanhar nossa fé, para que ela não se torne morta em sí (Tg 2:26).

Jesus Cristo é o autor e consumador de nossa fé (Hb 12:2) e essa fé que temos nEle deve operar em nós pelo amor (Gl 5:6). Por esta fé, adentraremos as mansões celestiais e herdaremos a nova terra que Ele, segundo sua promessa nos preparou (2Pe 3:13). Pela fé, primeiramente aguardamos Jesus que prometeu voltar para buscar o seu povo. (Jo 14:3). Contudo, é importante lembrarmos que a medida que nos aproximamos do dia de sua vinda essa fé torna-se-à escassa, pois o Espírito Santo já nos advertira que nos últimos dias apostatarão alguns da fé (1Tm 4:1), sendo o nosso dever lutar e batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos (Jd 1:3).

Quando nossa fé quiser fraquejar a ponto de nos fazer desistir de nossa missão, possamos nos lembrar das Palavras do SENHOR que diz: "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hb 10:38)

Em Cristo,

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará.

Um comentário:

  1. ÊXELENTE POSTAGEM AMADO REGINALDO, ESTE ASSUNTO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS CRISTÃO EM GERAL!
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas