Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Digno é obreiro de seu salário. Mas qual obreiro?


"Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário." (1Timóteo 5 : 18).

Em relação a obra de Deus que Jesus veio realizar, Ele certa vez declarou: "E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara." (Lucas 10 : 2). Jesus assim falou por causa da grande necessidade de se ter homens capacitados e vocacionados para darem continuidade a grande obra que Ele mesmo iniciou. Em seu ministério terreno, Jesus precisou de colaboradores. Quando iniciou seu ministério, Jesus precisou passar uma noite inteira em oração para poder escolher aqueles que iriam lhe auxiliar (Lucas 6 : 12 – 16). Tal atitude do Mestre nos mostra que não é fácil encontrar homens com total dedicação e desprendimento para a obra, por isso, pediu que orássemos para Deus enviar obreiros à sua Seara. Mas nunca na história da igreja existiram tantos obreiros como na atualidade. Diferente dos tempos de Jesus, a coisa mais fácil nos dias de hoje é encontrar em qualquer lugar alguém que ostenta um título eclesiástico como: padre, pastor, apóstolo e bispo. Até “pastoras” “apóstolas” e “bispas” já se pode encontrar por aí. Como se deu essa evolução ministerial a ponto de hoje obreiros se atropelarem por serem tantos, onde alguns estão a aguardar na fila a oportunidade de irem aos campos? Vamos entender isso, voltando um pouco na história.

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA IGREJA

Desde que aconteceu a institucionalização da igreja por parte de Roma no sec. III, a igreja do Senhor como corpo orgânico, formado de pedras vivas que é o verdadeiro templo e morada do Espírito Santo, perdeu o seu devido valor e foi esquecido o motivo pelo qual Jesus a estabeleceu neste mundo que é viver uma vida de santificação e ganhar almas e prepara-las para o reino dos céus. Roma não apenas institucionalizou a igreja, como também criou as diretrizes para que ela fosse regida e dominada por homens, como foi revelado a João no Apocalipse (Apocalipse 2 : 6 ; 15). Ao mudar as regras divinas, institucionalizando a igreja, Roma estabeleceu o sistema clerical copiando o modelo do sistema sacerdotal levita do antigo concerto, onde Arão era o sumo-sacerdote, sendo auxiliado pelos filhos e os demais levitas. Como o modelo de hierarquia foi copiado do sistema levítico, Roma também estabeleceu seus ministros e, para sustenta-los, criou o sistema de manutenção de obreiros conforme era no antigo concerto – em dízimos e ofertas.

É bom ressaltar que no sistema levítico os dízimos eram em mantimentos e as ofertas em animais; e em casos específicos dinheiro para a manutenção do templo de Jerusalém que na época era a casa do Senhor. Mas Roma, estabelecendo suas próprias regras, converteu tudo para dinheiro na nova aliança (tanto os dízimos como as ofertas). Ao longo dos séculos, esse modelo foi mantido e, após a reforma protestante no sec. XV, continuou sendo praticado e defendido pelas igrejas protestantes e evangélicas. Em relação aos ministros (obreiros), mudaram-se apenas os títulos ou as nomenclaturas dos obreiros, mas conservou-se o mesmo sistema e ordem hierárquica como Roma criou, assim como a manutenção dos mesmos.

Depois da reforma, essa institucionalização abriu espaço para que novas igrejas fossem criadas de acordo com a conveniência e o desejo das pessoas (2Timóteo 4 : 3). Aos Coríntios, Paulo demonstrou preocupação com a possível divisão da igreja como corpo de Cristo. "Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (1Coríntios 1 : 13). Mas o que Paulo tanto temia, Roma conseguiu fazer e hoje, quase que todo dia nasce uma nova igreja com sua nomenclatura e doutrina peculiar. Cada uma com seu regimento interno, com regras e estatutos específicos. Porém, o mais controverso de tudo isto é que todas reivindicam para sí o título de ser a “igreja do Senhor”, muito embora, muitas delas sejam exclusivistas não permitindo que seus membros tenham qualquer tipo de comunhão com membros de outras. Quando ganham um prosélito, batizam-no para o tornarem membro e mantenedor daquela instituição (Mateus 23 : 15).

A institucionalização da igreja, também resgatou o modelo de congregar-se em um templo como foi praticado no antigo concerto. Templos esses que também são chamados de “casas de Deus”, ignorando o que está escrito que Deus não habita mais em templos feitos pelas mãos dos homens (Atos 7 : 48 ; 17 : 24). Assim, tal doutrina exige que sejam separados homens para oficiarem nestas “casas de Deus”. Alguns fundadores de igrejas institucionais se auto intitulam pastores, apóstolos, bispos, etc. Mas outras mais “organizadas” criaram suas convenções particulares, elegendo seus “presidentes” e dando autonomia a estes para escolher e separar seus obreiros; tirando assim o privilégio da igreja de fazer isso como foi no principio. A igreja como coluna e apoio da verdade deixou de tomar as decisões, desde que Roma a institucionalizou. Hoje, são os conclaves e as convenções que detém esse poder.

Com toda essa confusão formada, cada obreiro que é separado se acha no direito de abandonar seu emprego para viver “exclusivamente da obra” como eram os levitas da antiga a aliança. E esse viver da obra, significa que a igreja tem a obrigação de pagar pelos honorários de obreiro. Ignoram que o maior pregador, missionário e apóstolo dos gentios que foi um imitador de Cristo, muito ensinou sobre a nobreza do trabalho para não onerar a noiva do Cordeiro (Atos 20 : 34 ; 1Tessalonicenses 4 : 11 ; 2Tessalonicenses 3 : 10). Por causa deste modelo implantado na igreja, tem suscitado no meio da igreja o seguinte questionamento: Deve o obreiro receber o sustento da igreja?

Sim, o obreiro precisa ser sustentado pela igreja, pois assim a bíblia ensina. Contudo, é preciso saber qual tipo de obreiro é digno dessa bênção.

O EXEMPLO DE PAULO

Como já foi falado, Paulo foi o maior pregador depois de Jesus. Ele e os companheiros que escolheu para realizarem a obra de Deus evangelizaram toda a Ásia Menor e a Europa, onde plantaram o evangelho. Paulo foi escolhido pelo próprio Senhor para o apóstolo dos gentios (Gálatas 1 : 15 ; 1Coríntios 15 : 8). Ele fez jus a sua chamada missionária e levou a Palavra do Senhor aos lugares mais difíceis e hostis, com perigo até da própria vida (Atos 20 : 24). Mas em momento algum, Paulo deixou transparecer que sua posição como ministro do evangelho, dava-lhe o direito de ser sustentado pela igreja, vivendo daquilo que hoje chamam de dízimos e ofertas, como muitos obreiros entendem atualmente. Em muitas das cartas dirigidas às igrejas que Paulo plantou com seus companheiros, ele exortou os irmãos a valorizarem o trabalho e ainda a notarem aqueles que queriam viver de outra maneira. O trabalho digno foi ensinado por Paulo como uma tradição a ser seguida, onde ele mesmo deu o grande exemplo, para que fosse imitado (Atos 20 : 34 , 35 ; 2Tessalonicenses 3 : 6 – 12).

Porém, Paulo enfrentou dura oposição a seu ministério apostólico e um dos grandes problemas que Paulo enfrentou nas igrejas gentias, foi quanto a questão dos judaizantes que, ainda presos as tradições judaicas, queriam descaracterizar Paulo como apóstolo, por este não usufruir da igreja o direito que os levitas recebiam dos hebreus pelo serviço que executavam no santuário. Paulo era um conhecedor da lei, mas também a ele foi revelado o evangelho da graça salvadora que age na vida dos homens diferente do conceito da lei. Paulo sabia que nenhum obreiro da nova aliança deve exigir sustento da igreja nos moldes do sistema levítico, mas os judaizantes queriam forçá-lo a isso, para que e também eles pudessem ter uma justificativa para explorar a igreja na ausência de Paulo. Por isso acusavam Paulo de não ser apóstolo ou de ser um falso obreiro (1Corintios 9 : 1). Por isso, Paulo se vê no dever de explicar aos crentes de Corinto, como era o sustento do ministro na lei e como deve ser no atual tempo da graça.

“Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” (1Corintios 9 : 13 , 14).

“Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo?.." Aqui Paulo está falando dos levitas (filhos de Levi) que eram os auxiliares dos sacerdotes e a quem Deus deu por herança todos os dízimos em Israel (Números 18 : 21). E dízimo não era dinheiro, mas comida (mantimento). E essa comida que era a décima parte da colheita e dos rebanhos era sagrada, isto é, separada para os levitas por que não receberam herança na terra para tirar seu próprio alimento. Então, os levitas comiam dos dízimos que eram levados ao templo como MANTIMENTO (Malaquias 3 : 10). "E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?..". Já aqui Paulo está se referindo aos sacerdotes que comiam partes das ofertas que se levavam sobre o altar. Ofertas que também não eram dinheiro, mas animais para serem imolados no lugar do ofertante que obrigatoriamente tinha de levá-las no altar para que seus pecados fossem cobertos.

"Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” (1Corintios 9 : 13 , 14). Aqui Paulo alude ao que ensinou Jesus quando em missão enviou os doze apóstolos (Mateus 10 : 5 - 10),  e depois setenta (Lucas 10 : 3 - 7). Seguindo o mesmo principio do ministro na antiga aliança, Jesus fala do sala´rio do obreiro que é a comida que lhes é fornecida quando em missão, pois ministério cristão não profissão.

Mas muitos ministros utilizam esse escrito de Paulo para defenderem o direito do sustento da igreja em valores monetários, alegando que Paulo assim ensinou. Ora, Paulo em momento algum está ensinando isso e nem tampouco ordenando a igreja a seguir os ritos da lei. Seria uma grande contradição da parte dele, uma vez que ele mesmo ensinou que a lição do antigo testamento foi por Cristo abolida (2Corintios 3 : 14). Na defesa perante aqueles que o acusavam, Paulo usa a lição de como o ministro era sustentado na lei. “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?” (1Corintios 9 : 13)

Mas na graça, não existe mais templo e nem altar. O templo de Deus hoje é o nosso corpo (1Corintios 3 : 16 ; Hebreus 3 : 6); o altar é a nossa própria vida, onde oferecemos a Deus nossos corpos como sacrifício vivo que é o nosso  culto racional (Romanos 12 : 1). Mas ninguém; nem sacerdote, levita ou quem quer que seja tem o direito de exigir sustento desse templo vivo: “Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo." (Hebreus 13 : 10). O Ministro do evangelho da graça em hipótese alguma deva cobrar para fazer a obra, mas dar de graça o que de graça recebeu (Mateus 10 : 8). O que Jesus ensinou aqui foi o que Paulo também ensinou aos Coríntios: “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” (1Corintios 9 : 14). Viver do evangelho não significa receber salário para pregar as boas novas, visto que este é um privilégio de todos aqueles que aceitam o Salvador. Logo, todos os crentes que pregam o evangelho (inclusive eu) poderiam também cobrar da igreja esse direito e assim impor um grande impedimento ao evangelho. Paulo e seus companheiros se guardaram disso: "Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo."  (1Coríntios 9 : 12).

Contudo, aquele que voluntariamente sair para levar o evangelho a outros lugares, deva se contentar com aquilo que aquele que for alcançado pela palavra sentir de abençoá-lo, não como pagamento, mas como um reconhecimento pelo serviço prestado quando em missão fazendo a obra do Senhor. Foi isso que Paulo ensinou, mas que muitos torcem como Pedro já havia profetizado: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2Pedro 3 ; 15 , 16).

Mas Paulo não recebeu salário da igreja? "Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado." (2Coríntios 11 : 8). A ajuda que Paulo recebeu das igrejas, como ele bem diz neste texto, foi quando esteve encarcerado e impossibilitado de trabalhar, pois, “quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado”.

 O RECONHECIMENTO DA IGREJA PARA COM SEUS OBREIROS

"E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós" (1Tessalonicenses 5 : 12 , 13).

Assim como as igrejas que Paulo plantou com seus companheiros reconheciam o labor de seus obreiros, deve também a igreja atual fazer o mesmo. Porém, é necessário reconhecer qual o obreiro é digno dessa graça. Jesus edificou Sua igreja e a ela concedeu dons ministeriais para sua edificação: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4 : 11 , 12). Dons esses que hoje muitos confundem como profissão digna de se receber salários. Mas não foi esse o propósito de Deus ao colocar esses dons na igreja? Absolutamente não! A igreja no principio era governada pelos apóstolos que tinham a responsabilidade de guiar a igreja na sã doutrina (Atos 2 : 42). Os apóstolos cuidavam de todos os problemas das igrejas, administrando inclusive as doações dos irmãos, repartindo essas bênçãos segundo a necessidade dos irmãos (Atos 4 ; 34 - 37). Aos Coríntios Paulo mostra que os apóstolos foram colocados na igreja como primazia: "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." (1Coríntios 12 : 28). Com o passar do tempo e a expansão da igreja fora dos limites de Jerusalém, esta responsabilidade foi atribuída aos presbíteros.

QUEM ERAM OS PRESBÍTEROS?

Presbítero do grego presbyteros que é: “ancião, aquele que apascenta”. Os presbíteros eram homens de idade madura, experientes e idôneos. Eram os anciãos na igreja a quem foi atribuída a responsabilidade de apascentar o rebanho de Deus. Os presbíteros são homens que pela idade e experiência episcopal iniciaram a carreira ministerial servindo como pastor e bispo: "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (Atos 20 : 28). Mas, as convenções atuais de ministros evangélicos colocaram a figura do presbítero como um mero auxiliar do pastor, dando margem para se “consagrarem” presbíteros com qualquer idade e sem levar em conta as qualificações necessárias (1Timóteo 3 : 1 – 7). Porém, perante Deus, é o presbítero (ancião) que tem a autoridade para cuidar do seu rebanho. A eles é exigido o devido respeito e reconhecimento: "Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”. (1Timóteo 5 : 17 , 18). Nesse particular alguns que não são presbíteros, mas recebem salário da igreja, tentam se justificar dizendo que presbítero e pastor são posições ministeriais sinônimas, mas não é.

Pedro era apóstolo, mas na sua idade avançada se reconhecia presbítero e aconselhava de igual modo àqueles que deveriam cuidar do rebanho de Deus. “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1Pedro 5 : 1 – 3).

Paulo enviou Tito a Creta para lá estabelecer presbíteros nas igrejas: "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:"  (Tito 1 : 5). O presbítero é o anjo da igreja, com autoridade comparada ao sacerdote do antigo concerto (Êxodo 22 : 28). Por isso, qualquer acusação contra ele só pode ser aceita com mais de duas testemunhas: "Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas." (1Timóteo 5 : 19). Somente os presbíteros poderiam ungir os enfermos: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;" (Tiago 5 : 14).

CONCLUSÃO

Os presbíteros são os únicos credenciados a receberem ajuda da igreja. Pela idade e experiência ministerial eles são pastores e bispos também. Eles são os pastores citados em Hebreus 13 : 7 e 17. Sendo os presbíteros anciãos e impossibilitados de trabalharem como Paulo e seus companheiros faziam; tendo eles agora o tempo necessário para dedicarem-se a igreja, doutrinando e alimentando com a Palavra a eleita do Senhor, é mais que justo que esta reconheça o seu trabalho, como Paulo aconselhou a igreja da Galácia: "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." (Gálatas 6 : 6). "E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;" (1Tessalonicenses 5 : 12).

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará

118 comentários:

  1. Meu irmão, nos tempos vergonhosos que vivemos, não só virou profissão em algumas igrejas como cabide de emprego e o famoso nepotismo.O modelo corrupto da igreja imperial continua em nossos dias e cada vez mais de maneira escrachada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
      Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica.
      Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
      Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
      O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
      Filipenses 4:15-19

      Excluir
    2. Paulo estava em prisão e recebendo ajuda das igrejas que plantou. Mais que justo a igreja reconhecer o trabalho desse grande obreiro. Os obreiros atuais não chegam nem aos pés de Paulo.

      Excluir
    3. Alexandre Lourenço20 de maio de 2017 às 09:27

      Entendo que aquele que vive para o Evangelho precisa ser mantido pelo Evangelho, pois se não sustentarmos aos vocacionados, como a mensagem de Cristo chegará onde os presbíteros não podem ir. A mensagem precisa ser ensina com qualidade e santidade. Não podemos simplesmente abrir as portas dos templos esperando que venham os necessitados(viciados, ladrões, prostitutas,etc.). 1 Cor. 1:9.

      Excluir
    4. Alexandre Lourenço , Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas;(Jo14:12)

      Excluir
    5. Ficou contraditório alguns versículos. Agora se pastores nao podem receber salário por que os pastores presidente recebem 22 salarios enquanto pastores que se dedica integralmente a obra passam fome ?

      Excluir
    6. Ola Wellington Pereira

      Salario de obreiro nas Escrituras sempre foi alimento e não dinheiro. E, quanto a sua pergunta porque alguns pastores presidentes recebem altos salários enquanto muitos passam fome, não é culpa da biblia, mas da propria organização religiosa que criou toda essa confusão.

      E, quanto a textos contraditórios, me passe quais foram e tentarei explicar.

      Abs

      Excluir
    7. Alexandre aquele que e instruído na palavra reparta de todos os seus bens (ou torne participante da sua prosperidade seus pastores e mestres espirituais)- isso é princípio do reino e não ha nada o que dizer. Respeito o seu post mas há algumas inconsistências. Outra questão, vc disse que salário era alimentos e nao dinheiro. (Te pergunto: como vc prova? Se baseando na lei dos dízimos? Mas e o que dizer das coletas para os irmãos pobres? Os filipenses quando enviaram ajuda financeira para Paulo não podiam levar em dinheiro, mas só em alimentos? Ou seja, tinham se levar sacos de trigo e tonéis de azeite para Paulo atravessando países?) Não há fundamento algum no seu argumento.

      Fecho com uma simples declaração: se semeamos entre vov coisas espirituais, será muito colher de vós as materiais?

      Precisa ser velhinho de cabelos brancos, "presbiteros" para aí sim poder ser ajudado? Só presbitério semear bençãos espirituais ou jovens dedicados também?

      Não tem como negar: digno é o trabalhador do seu sustento.agora uma coisa é a pessoa fazer como Paulo, abrir mão desse direito! Abraço

      Excluir
    8. Olá Fatos Gerais. A coleta para com os pobres nada tem a ver com salario de obreiro que, embora não não aceite, era alimento. Isso quando o obreiro em missão (Mateus 10.1-10 ; Lucas 10.1-8). Esse foi o mesmo principio que Paulo ensinou nas suas cartas, como em 1Corintios 9, cujo texto é torcido por alguns como Pedro asseverou (2Pedro 3.15,16). E, quanto a ajuda que os filipenses enviaram a Paulo, foi quando ele estava em cadeias por causa do Evangelho e não atravessando paises, pois quando fazia isso, ele trabalhava com as próprias mãos para seu próprio sustento e de seus companheiros, bem como para não ser pesado aos irmãos (Atos 20.33,34 ; 2Tess. 3.8).

      E, o primeiro motivo pelo qual Paulo abriu mão desse sustento foi justamente para não ocasionar impedimento ao progresso do Evangelho, pois se assim o fizesse, poderia ser reconhecido como mercenário e não como apóstolo, uma vez que ele mesmo aprendeu do Senhor a dar de graça o que de graça recebeu. O segundo motivo, foi para dar exemplo aqueles que futuramente dariam seguimento a obra da pregação do Evangelho:

      "Assim, o Senhor também ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho!Todavia, eu não tenho me servido de nenhum desses DIREITOS. Não estou escrevendo na expectativa de que façais dessa forma para comigo; porquanto, melhor me fora morrer a permitir que alguém me prive desta minha honra" (1Cor 9.15,14). "Porquanto, vós mesmos sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não vivemos de forma ociosa durante o tempo que estivemos convosco, nem comíamos de graça dos alimentos de ninguém; pelo contrário, trabalhávamos dia e noite com esforço e fadiga, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse DIREITO assegurado, mas por que era nosso objetivo vos oferecer exemplo em nós mesmos, a fim de nos imitardes" (2Tessalonicenses 3.7-9).



      Excluir
    9. Esse Marcelo ai em cima provou hen que sem didim esuece jesus Novos tempos kkkkk.

      Excluir
    10. Boa tarde meu amado parabéns pelo estudo mil vezes parabéns

      Excluir
    11. Coitado, explicação sem nenhum fundamento Bíblico,a pesar de citar as Escrituras,,tudo fora do contexto,, certamente essa igreja desse fariseu é uma igreja muito pobre,ou que tenha algum patrocínio pelo o governo,, lamentável

      Excluir
    12. Olá "Prebítero" Irandir Oliveira. Porque a raiva? Acaso fiz-me vosso inimigo por expor a verdade?

      Excluir
    13. dolinha , me ensina a tua receita de ir pregar o evangelho pelo mundo sem "Dimdim" e sem sustento ? (Mc16:15) Se souber me diz a tua receita ?

      Excluir
    14. (presbítero irandir Oliveira) , Nome aos bois por favor ??

      Excluir
  2. Irmão Reginaldo, muito bom o seu estudo!Peça ao Marcelo para ler Atos, cap.20, vers.28-35.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown , vc já leu se tem algo a fazer faça-o depressa , quando souber me avisa e cuidado para não fazer o mesmo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Gabriel Gomes Ferreira , vc gostaria de "perder o seu direito" de sustento ??? acredito que não !!! Os levitas que ministravam na Casa de Deus também não.(Ne13:10-11) Os Ministros do evangelho hoje que ministram na Casa de Deus(1Tm3:15) tem o mesmo direito.(1Co9:9-10) A justiça , a misericórdia , e a fé e o dízimo são preceitos do A.T. que foram mantidos por Jesus no N.T.(Mt23:23) Dízimo é uma medida de cálculo e não é pecado.

      Excluir
    2. Gabriel Gomes Ferreira , vc gostaria de "perder o seu direito" de sustento ??? acredito que não !!! Os levitas que ministravam na Casa de Deus também não.(Ne13:10-11) Os Ministros do evangelho hoje que ministram na Casa de Deus(1Tm3:15) tem o mesmo direito.(1Co9:9-10) A justiça , a misericórdia , e a fé e o dízimo são preceitos do A.T. que foram mantidos por Jesus no N.T.(Mt23:23) Dízimo é uma medida de cálculo e não é pecado.

      Excluir
    3. Gabriel Gomes Ferreira , vc gostaria de "perder o seu direito" de sustento ??? acredito que não !!! Os levitas que ministravam na Casa de Deus também não.(Ne13:10-11) Os Ministros do evangelho hoje que ministram na Casa de Deus(1Tm3:15) tem o mesmo direito.(1Co9:9-10) A justiça , a misericórdia , e a fé e o dízimo são preceitos do A.T. que foram mantidos por Jesus no N.T.(Mt23:23) Dízimo é uma medida de cálculo e não é pecado.

      Excluir
    4. Gabriel Gomes Ferreira , vc gostaria de "perder o seu direito" de sustento ??? acredito que não !!! Os levitas que ministravam na Casa de Deus também não.(Ne13:10-11) Os Ministros do evangelho hoje que ministram na Casa de Deus(1Tm3:15) tem o mesmo direito.(1Co9:9-10) A justiça , a misericórdia , e a fé e o dízimo são preceitos do A.T. que foram mantidos por Jesus no N.T.(Mt23:23) Dízimo é uma medida de cálculo e não é pecado.

      Excluir
    5. Gabriel Gomes Ferreira , vc gostaria de "perder o seu direito" de sustento ??? acredito que não !!! Os levitas que ministravam na Casa de Deus também não.(Ne13:10-11) Os Ministros do evangelho hoje que ministram na Casa de Deus(1Tm3:15) tem o mesmo direito.(1Co9:9-10) A justiça , a misericórdia , e a fé e o dízimo são preceitos do A.T. que foram mantidos por Jesus no N.T.(Mt23:23) Dízimo é uma medida de cálculo e não é pecado.

      Excluir
    6. O que seria a Casa de Deus hoje? Seria um templo ou um tabernáculo? Nenhum dos dois, pois na atual dispensação Deus preferiu habitar nos crentes em vez de numa casa de pedras construídas pelas mãos dos homens. Eis aqui um mistério e o grande privilégio que a graça de Deus nos proporcionou.

      Mas como expliquei neste estudo, os templos hoje existentes são heranças deixada pela igreja romana que institucionalizou o cristianismo, bem como aqueles que nos templos ministram. A igreja romana profissionalizou o que deveria ser vocação. Porque Paulo que era obreiro trabalhava para se manter? Por que ele, como conhecedor da lei entendeu claramente que a lei do levirato não se expandiria a igreja de Cristo.

      Logo, os que tentam se assemelhar aos levitas, exigindo pagamento pela pregação estão decaídos da graça. Expliquei aqui que os presbíteros são os únicos credenciados a pastorearem as igrejas , pela idade e experiência. Estes, por não poderem mais trabalhar para se manterem por causa da idade, devam ser sustentados pela igreja.

      Devam ser mantidos por doações voluntárias, pois o dizimo não existe na graça.

      Excluir
    7. Ap21;3-4 libere os comentários !!!

      Excluir
    8. Ap21;3-4 libere os comentários !!!

      Excluir
    9. Ap21;3-4 libere os comentários !!!

      Excluir
    10. Ap21;3-4 libere os comentários !!!

      Excluir
    11. Reginaldo Barbosa , eu tenho uma perguntinha fácil pra vc. Silas Malafaia é culpado ou inocente de receber R$100.000 e declarar ao imposto de renda ? https://www.youtube.com/watch?v=MnVfr8Lu2Iw https://www.youtube.com/watch?v=Wo1ZOSxmJ24 https://www.youtube.com/watch?v=zXVc6fbgmgo

      Excluir
    12. Parabens Reginaldo Barbosa
      Isso ai verdade seja dita

      Excluir
  4. Gabriel Gomes Ferreira , vc gostaria de "perder o seu direito" de sustento ??? acredito que não !!! Os levitas que ministravam na Casa de Deus também não.(Ne13:10-11) Os Ministros do evangelho hoje que ministram na Casa de Deus(1Tm3:15) tem o mesmo direito.(1Co9:9-10) A justiça , a misericórdia , e a fé e o dízimo são preceitos do A.T. que foram mantidos por Jesus no N.T.(Mt23:23) Dízimo é uma medida de cálculo e não é pecado

    ResponderExcluir
  5. Marcelo irmão, Mateus 23:23(deveis)e (Fazeis) está no passado, é pretérito imperfeito. Isto é: Cristo ainda estava vivo,ou seja: ainda não tinha cumprido a lei.entao (ainda deveis fazer). mais com a consumação não (deveis) mais pq ficou (perfeito) e o (deveis e Fazeis) ficou no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tua justiça , a tua misericórdia e a tua fé também "ficou" no passado ? (Mt23:23) Conta outra , esse seu Argumento é tão fraco , mais tão fraco que eu não sei quem está precisando + de espinafre vc ou o Popeye , kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Antônio Silva , A justiça , misericórdia , fé e o dízimo são preceitos confirmados no Ministério de Jesus.(Lc3:23) (Mt23:23) LEIA + A BÍBLIA E PARE COM ACHISMO SEM NENHUM FUNDAMENTO BÍBLICO !!!

      Excluir
    3. Me mostra na Bíblia, aonde Jesus pregou que tem que dar o dízimo. Dízimo é alimento, para os levitas, os órfãos as viuvas e os estrangeiros. Deuteronômio Cap. 14 versículos 22... 29.

      Excluir
    4. O chamado é voluntário. Não é profissão.

      Excluir
    5. javaliestragado não vale vinte , kkkkkkkkkkk , o seu argumento é capcioso e irrelevante chega a beirar a insensatez. Me mostra "na Bíblia" 1 versículo que Jesus não confirmou ou proibiu entregar o dízimo no seu ministério ?(Lc3:23) (Mt23:23) Me mostra "na Bíblia" alguma manifestação contrária ao dízimo no N.T ? Me mostra "na Bíblia" onde diz que o dízimo é só alimento ? (Gn14:20) (Lc18:12) (Ap11:13) (2Cr31:6) Ajuda aos necessitados existe desde o A.T. e esse mandamento continua desde o N.T. por direito (Lv23:22)(DT24:19)(1Jo3:17) (Pv19:17) Você e a "igreja ou casa de oração" que vc congrega fazem isso ? Isso é o mínimo que vc deve fazer , Lembre-se que além de fazer isso os cristãos fiéis além do dízimo todos colaboram e contribuem para manter o local onde congregamos manter os ministros e a obra sistemática da pregação do evangelho pelo mundo.(Mc16:15-16)

      Excluir
    6. javaliestragado não vale vinte , Então cuide no seu ministério e de seu "chamado" que eu cuido de Pregar o evangelho que é o trabalho mais importante do mundo.(1Co9:16) E me deixe em Paz !!!

      Excluir
    7. KKKKKK

      Pedi para prrovar na biblia onde Jesus proibiu dar o dizimo é a mesma desculpa que o cachaceiro usa pedindo prova na bíblia onde Jesus proibiu beber cachaça.

      Não tem. Ai o cara continua enchendo a cara.

      O viciado não tem pra onde ir mesmo. A mesma coisa é com o dizimo pra quem não gosta de trabalhar.

      Excluir
    8. Reginaldo capcioso , Diga isso a Deus(Ml3:8) e aos Ministros , Mas vocês serão chamados
      sacerdotes do Senhor,
      ministros do nosso Deus.
      Vocês se alimentarão
      das riquezas das nações,
      e do que era o orgulho delas
      vocês se orgulharão.(Is61:6) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    9. Correto...mateus 23: 23..Jesus está vivo...e Jesus viveu no tempo da lei...por isso Ele diz que veio.para cumprir a lei....depois da sua morte sua missão foi cumprida..e dessa forma a lei também...a questão sobre o dízimo é clara...para quem quer praticar e verdade...agora para quem quer viver à s custas dos outros eles sempre vão arrumar um versículo e usa- lo a favor da sua causa. O tempo de Levi que recebia dízimos acabou...paz e graça!!!!

      Excluir
    10. Sr. Adilson Santana Soares , meu caro eu fiquei intrigado e curioso sobre o que vc disse sobre "viver à s custas dos outros " Não esqueça que Jesus e os discípulos também viviam da caridade dos outros.(Lc8:3) (Jo12:6) KKKKKKKKKKKK Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;(2 Co9:10) VOU TE DAR UM CONSELHO NÃO COMA A SUA SEMENTE QUE DEUS TE DÁ ANTES DE VC SEMEAR E NÃO SE PREOCUPE COM QUE OS OUTROS ESTÃO FAZENDO COM A SEMENTE DELES !!!

      Excluir
  6. KKK, não irmão, aí é um texto para os fariseus resumir,e escolher o que é mais importante e melhor. para a misericórdia e a fé não ficar no passado, no 23:24 ele fez uma comparação,usou um mosquito como seus ensinamentos, e um camelo como a lei mosaica. Aí ficou ao critério dos fariseus, ou eles fica com o mosquito que é Cristo,(misericórdia,e fé). Ou escolher Moisés que é o camelo,613 ordenanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justiça ,misericórdia e fé é só pra fariseu é ? Já vi que a tua cegueira espiritual é gigantesca. Tem alguns "supostos cristãos" tipo assim como vc contrário ao dízimo que exclui somente o dízimo desse versículo(Mt23:23), mas vc ganhou de todos eles excluiu todos preceitos de Deus. Já que vc diz que Moisés é o camelo com as 613 ordenanças. Explique essa sua baboseira e risque do N.T. o "Está escrito" (1Co9:9-10) (At23:5) (Rm1:17) (Rm2:24) (Rm3:4) (Rm3:10) (Rm4:17) (1Co9:9-10) (2Co8:15) (1Tm5:18-19) (1Pe1:16) “Está escrito: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. E lembre-se vc não pode mais praticar mesmo os discípulos afirmando que sim hipócrita !!! Faça-me o favor não mencione mais as suas heresias a minha pessoa , Bye Bye !!!

      Excluir
  7. Matheus 10:2-4, 1Pedro 5:1-2, 1Coríntios 9:15-19, 2tessalonicenses 3:9-10 colossenses 2:14, Matheus 25:34-35

    ResponderExcluir
  8. Em mateus 23 ainda existia o templo,levitas sarcedotes e obvio ele ainda nao tinha padecido na cruz..e mais ele estava direcionando aos sarcedotes que tinha por obrigacao cumprir a lei,agora nen templo e nen sarcedotes levitas existe..e porque ainda dizimos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. larison rodrigues dos Santos, Porque o dízimo(décima parte) pertence a Deus , é uma mensagem profética(Ml3:8)(Ap11:13) está no verbo presente(Hb7:8) veja os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=MqYWEjtnmA8 https://www.youtube.com/watch?v=i-E7D9Yo57o

      Excluir
    3. Com certeza Larisson.

      Mas os cães gulosos jamais aceitarão a verdade que a Palavra de Deus fala sobre isso.

      O juízo os aguarda. Fica na fé irmão.

      Excluir
    4. larison rodrigues dos Santos, E quanto ao dízimo de (Mt23:23) Quero frisar que Jesus ensinava sim por parábolas(Mt13:34) e o que foi censurado por Jesus "não" foi o dízimo e sim as atitudes do religiosos da época , e eles não eram justos , não tinham misericórdia e não tinham fé (Mt23:23) , mas praticavam somente o dízimo a vista do povo e não praticavam os outros preceitos que também eram importantes , e que estavam na lei e foram enfatizados por Jesus , se assim tivessem praticado e acreditassem no messias o que não o fizeram , pecaram contra Deus. Que eu saiba esses mesmos mandamentos enfatizados por Jesus a justiça , misericórdia e a fé também se encontram no A.T. e no N.T. Ou não ? E porque excluir somente o dízimo se os 4 preceitos foram enfatizados por Jesus abertamente (Mt23:23) Portanto Justiça, misericórdia , fé e o dízimo são os 4 preceitos de Deus mantidos por Jesus. O evangelho de Mateus Provavelmente foi escrito depois da morte de Jesus (31 d.C.) entre os anos 50-65 d.C. Portanto dentro da nova aliança.

      Excluir
    5. Você está correto Larison Rodrigues,

      Em Mateus 23.23 os fariseus cumpriam a lei, dizimando aquilo que foi estabelecido em lei e não podia ser mudado. Eles dizimavam em produtos da terra como hortelã, endro, cominho e demais hortaliças. No cumprimento da lei, Jesus aconselhou-os a continuarem dizimando exatamente naquilo que a lei exigia.

      Será que os cães gulosos aceitariam receber dizimos em hortelã, endro e cominho ou demais hortaliças?

      Jamais. Mas louvo a Deus por seu entendimento das Escrituras. Prossiga nessa fé e Deus te abençoará mais e mais.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. larison rodrigues dos Santos , A justiça , misericórdia , fé e o dízimo são preceitos confirmados no Ministério de Jesus portanto cristão.(Lc3:23) O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão(Mt24:35) Assim como todos os mandamentos ordenados por Deus. “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml3:6) (Tg1:17) Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor. Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.(Nm 15:15-16) Deus é Deus apenas dos judeus? Ora, não é Ele igualmente Deus de todos os povos? Evidente que sim, dos gentios também,(Rm3:29) Deus não faz acepção de pessoas;(At10:34) (Dt1:17) Rm2:11) E não somente por aquela nação, mas também para congregar em um só povo os filhos de Deus que andam espalhados pelo mundo.(Jo11:52) Em outras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados como descendentes de Abraão.(Rm9:8) “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil (1000) gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.(Dt7:9) Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.(Sl103:17-18) Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos. (1Jo5:3) Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.(Jo14:23-24)Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. (Mt4:4) A profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.(1Cor14:22) Porquanto tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança. (Rm15:4) Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.(2Tm3:16-17)

      Excluir
    8. Larga de conversa fiado dízimo foi abolido acabou que parte vc não entendeu. Pergunta que eu te ensino

      Excluir
    9. Carlos Roberto , Tem algum Vers. escrito na bíblia confirmando a abolição do mesmo ? Tem alguma manifestação contrária pelos cristãos ao dízimo no N.T. procurou , procurou e não tem né ???} Então muito estudo sobre como contribuir no N.T. para você viu ( Gl6:6) (1Co9:9-10 (1Co9:13-14) (2Co8:12)

      Excluir
  9. Muito boa algumas explicações mas acho que vc esqueceu de ler Mateus cap.21 e vers. 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sr Anônimo. Poderia me dizer o que Mateus 21,13 tem a ver com o tema em apreço?

      Se quiser entender esse texto de Mt 21.13, leia o artigo clicando no link abaixo:

      http://crentefeliz.blogspot.com.br/2017/10/nao-facam-da-casa-de-meu-pai-uma-casa.html

      Excluir
  10. Olá Marcelo!

    Vemos que sua defesa ao "dízimo e clericalismo" é muito forte.
    Poderia por favor nos esclarecer se você pratica as outras 612 ordenanças da lei de Moisés, ou conhece algum judeu que a pratique, já que não há mais templo e a casa do tesouro já não existe mais? Ou será que pratica apenas o "dízimo" e entrega o dízimo no templo plagiado do judaísmo e que nem sequer cumpre com os rituais ordenados à época para que se praticassem lá?
    Se repetir o que todo tolo diz que Abraão deu dízimo e ele foi o modelo de dízimo fora da lei, assim como Jacó, nos explique: Quantas outras menções afirmam que Abraão dizimou diariamente, mensalmente ou anualmente e se foi de seus pertences, ou será que devemos seguir o exemplo dele? E depois de nos vingar, devemos entregar o dízimo dos despojos que foram tomados depois de uma chacina? Hummm....
    Será que devemos seguir o exemplo de Jacó que foi o primeiro a barganhar com Deus e só entregarmos o dízimo "SE" Ele atender algum pedido nosso como um gênio da lâmpada? Hummmm...
    Será que o dízimo bíblico - que só mais tarde foi parte da lei de Moisés com o objetivo de sustentar aqueles que foram exclusivamente separados para cuidar dos negócios do templo e era entregue anualmente e a cada 3 anos aos órfãos, viúvas e outros necessitados - mudou de lugar e finalidade? Quem mudou? Com que autoridade?
    Temos mesmo que sustentar "obreiros" do nosso tempo, ainda mais aqui no Brasil onde o sistema governamental sustenta com vários programas sociais grande parte da população e há ainda a aposentadoria que legalmente sustenta todos aqueles que cumpriram sua missão contribuindo mensalmente como trabalhadores? Será que o tipo de ajuda que era necessário naquele tempo quando não havia uma distribuição de renda igualitária e organizada ainda é necessária hoje a homens que já recebem suas aposentadorias e outros como viúvas, órfãos e tantos outros necessitados atendidos pelos programas do governo?
    Desculpe, mas não há como apoiar o que você propõe, pois é no mínimo falta de cultura e conhecimento histórico da evolução social ao longo dos anos até nosso tempo atual.
    O evangelho de Cristo e a escatologia são temas que devem ser bem estudados e ensinados, sem estes fardos doutrinários descabidos que só empobrecem a riqueza do reino de Deus que nada tem a ver com bens materiais.
    Espero que responda minhas perguntas coerentemente, embora eu acredite que por ainda estar cego e enganado este texto mais lhe pareça uma ofensa do que uma oportunidade de rever seus conceitos e aceitar que está e enganando ou sendo enganado. Abraços! Douglas L. Figueiredo - http://radiosoulivre.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas Figueiredo , Responderei qualquer questionamento sobre o dízimo com maior prazer , depois que vc me responder 3 perguntas básicas: Qual o nome da igreja que vc congrega e as principais doutrina ensinada e praticada por ela ? Qual o nome do Pastor líder onde vc congrega ? Com que recursos que vcs pregam o evangelho pelo mundo ?(Mc16:15) Depois que vc me responder confere na lista logo abaixo se vc tem sobrenome é judaico. http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=3514

      Excluir
  11. Acho totalmente desnecessária essa discussão em torno da validade ou nulidade do dízimo no N.T para os cristãos. Não sei se perceberam que estão promovendo grande escândalo e duvidúv para a vida de muitos leitores. Devo dizer que concordo plenamente com o irmão Marcelo, e que só terá um entendimento correto da necessidade funcional do dízimo aqueles que de fato: 1° amarem a Obra de Deus; 2° aqueles que um dia decidirem largar a suas carreiras seculares para viverem do evangelho, como afirma Paulo em 1° Co. 9.14 - É bem verdade que em nosso meio existem alguns lobos de codnome "pastores" (Paulo fala amplamente de disso em At 20, que era sua grande preocupação) e estes arrancam lã, gordura, carne, casco e dignidade de muitas ovelhas, mas estes casos isolados não devem servir de base para que todos os pastores sejam julgados e condenados por aqueles que usam estes modelos para tentar justificar a sua falta de amor e dedicação pelas almas perdidas. Sou Pastor há alguns anos, e presido uma congregação, onde recebo financeiramente cerca de nove vezes menos o que eu recebia como gerente de unidade de uma muitnacional. E quando recebo, pois a igreja é pequena e muitas vezes não tem como me repassar o valor acordado, pois aqui o templo é alugado, com alarmes instalados pois trabalhamos em área de risco, pagamos água, luz, fazemos obras de assistência social e suprimos a casa pastoral, uma família de quatro pessoas. Mas quando meu lider me convidou a irmos para esta obra, oramos e nos entregamos ao Senhor, não por dinheiro (porque esse eu ganhava muito bem), mas por amor as almas perdidas. E eu sei de fato o quanto é importante o dízimo, a oferta e a doação de cada uma dessas pessoas, para que estas portas aqui estejam abertas TODOS OS DIAS. Resultado? MUITAS ALMAS SE RENDENDO A CRISTO E MUITAS FAMÍLIAS ABENÇOADAS EM NOME DO SENHOR JESUS. E o que eu ganho com isso? Alegria, satisfação e felicidade por estar contribuindo com uma parcela mínima para fazer o Reino de Deus crescer na terra. O galardão não e terreno queridos, é celestial. Então me façam um favor, parem com essa discussão prejudicial e vamos todos trabalhar pois Jesus está voltando e nós precisamos apresentar resultados. Pensem nisso. Deus abençoe a todos vocês. Um forte abraço. (Obs:Não haverá tréplicas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por concordar plenamente comigo irmão Reis. O seu comentário foi um dos mais sensato e equilibrado que eu li nesse blog até agora.

      Excluir
    2. REIS , a paz do Senhor , obrigado por concordar plenamente comigo , mas não é essa a meta que eu pretendo , quero somente mostrar a verdade na bíblia respeito desse assunto.

      Excluir
    3. Obra de DEUS e está ada tem a ver com templo e dízimo
      *Você quer se sentir útil fazendo coisas no templo então vamos entender o que é a obra de Deus. Em João 6: 27,28 e 29 os discípulos perguntaram a Jesus o que deveriam fazer para realizarem a obra de Deus, e Jesus disse: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que me enviou”. Esta foi à explicação de Jesus.*

      Excluir
    4. Carlos Roberto , não quero aqui insinuar que sei tudo dobre a fé ou sobre a bíblia , mas que eu saiba o ide é um dos 2 pilares e fundamentos em escala mundial que Jesus ordenou , vamos conferir o outro que Jesus ordenou é o sustento dos Ministros(1Co9:13-14) (Gl6:6) É o que "Está escrito também no N.T.(1Co9:9-10) Se vc não concorda , lamento e faça- como quiser ou puder(2Co8:12) Abraços ! kkk

      Excluir
    5. Mas para debater e tentar refutar quem sabe, deveria saber ao menos a metade né Marcelo? Pelo visto só sabe o que lhe interessa financeiramente.

      Excluir
    6. reginaldo , Se vc não se preocupa com a pregação do evangelho em escala mundial e o sustento do mesmo não é problema meu. Isso me interessa e muito , não seja um obstáculo a esse trabalho que é o trabalho + importante do mundo. Abraços !

      Excluir
  12. Com certeza o Reginaldo Ramos é da Cristã do Brasil, conhecida por não interpretar corretamente as Escritura aplicando situações culturais em vez de principios e não levando em conta o contexto de textos. Mas tem muita
    coisa boa em seu artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pr. Não sou de nenhuma organização religiosa. Na verdade fui expulso da Assembleia de Deus, onde servi por 25 anos, justamente por expor o que as Escrituras ensinam sobre esses assuntos. Na visão dos religiosos sou um "desigrejado".

      Paz

      Excluir
    2. Pr. Edivaldo , não se conhece um livro pela capa , e sim pelo conteúdo.

      Excluir
  13. Gente não percam tempo com herege, quem é este blogueiro? De que Igreja ele é? Quem é o seu pastor ou Lider? Jesus não é legalista mas é legalizado. Com i passar do tempo a Igreja precisou se organizar, pois o que se espera da Igreja é que sejam exemplos, não existe como fazer a obra de Deus no mundo contemporâneo, para mandar remessas de dinheiro para outro país faz-se necessário que a instituição tenha um CNPJ,conta bancária, prestação de cobtas.O lugar onde a Igreja se reune precisa ter liberação da prefeitura, bombeiros, utilizar critérios de segurança estabelecidos pelos municípios onde estão inseridas estas Igrejas ou como quiserem as denominaçoes.O céu e o inferno são organizados, logo a Igreja do Senhor não poderia ser diferente.
    Lembrando que o indivíduo sozinho não é Igreja, Igreja é o corpo de Cristo, compota de vários membros.O termo grego ekklesia (igreja) descreve um grupo ou assembléia, e não pode ser usado para indivíduos. Na Bíblia Judaica vemos a expressão "comunidade messiânica" para Igreja. Também chamada de corpo de Cristo composta por vários membros 1 Corintios 12.27.Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste DIREITO...Paulo abriu mão em um primeiro momento mas depois recebeu. Foi então que uma viúva pobre se aproximou e depositou duas moedas bem pequenas, de cobre e, portanto, de bem pouco valor.
    Marcos, 12.41-42. Temos aqui exemplos de ofertas em dinheiro...Vamos falar de dinheiro? Veja este exemplo das mulheres que ajudavam no ministério de Jesus. "Joana, esposa de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres cooperavam no sustento deles com seus bens.
    Lucas, 8.3
    O mesmo Paulo vai dizer: Porquanto, afirma a Escritura: “Não amordaces a boca do boi quando estiver debulhando o cereal”, e ainda, “digno é o trabalhador do seu salário”.
    Enfim, não vou ne ater ter no que está claro, mas quando vejo pessoas questionando dízimos e ofertas, sobre pastor ter sua prebenda...Bem, normalmente são pessoas que se frustraram com a Igreja que frequentavam e a primeira coisa que eles questionam é sobre o dízimo e o salário do pastor, seguramente são pessoas que nunca contribuíram, nunca ofertaram e se fizeram com a motivação errada.Nunca se firmaram, pois nunca foram discípulos. Sempre resistiram a Palavra, normalmente são polêmicos buscam oportunidades em assuntos polêmicos para serem vistos, no intuito de instigar uma divisão. Este é o perfil da autoria do post, nunca ganhou almas, não sabe o que é pastorear, se sabe provavelmente tem um ministério medíocre, ninguém sabe quem é, de onde veio, passará por esta vida cheio de criticismo e vazio de Deus e seu legado não será lembrado. Diferentemente de Billy Graham,David Yonggi Cho,Rick Warren, Silas Malafaia, aliás minha esposa aceitou a Cristo em uma mensagem de Silas Malafaia...uma alma vale mais que o mundo inteiro. Deixo aqui alem de alguns esclarecimentos, um conselho: "Quem ganha almas sabio é...para você ocupar melhror seu tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio. Não sou blogueiro. Criei este blog para poder expor o que penso e o que aprendi nas Escrituras sobrfe um tema que tem explorado as pessoas incultas. Atualmente não tenho ligação com nenhuma organização religiosa, porem, por 25 anos fui membro e obreiro da Assembleia de Deus (CGADB), da qual fui excluido justamente por poder pensar livremente.

      Em junho de 2011 eu não recebi meu salário e, por causa disto não pude colocar no envelope amarelo aquilo que antes eu pensava ser dizimo (pois fui ensinado assim). Por eu ser obreiro, fui afastado das minha funções e o pior, chamado de LADRÃO pelas minhas lideranças. Essa palavra LADRÃO fez eu tomar um choque de realidade, pois a pertir dai me dediquei exaustivamente a entender o motivo pelo qual Deus acusou a nação de Israel de roubo e se esse fato tinha impicancia comigo que não sou israelita. bem, a prtir dai o véu foi caindo e então passei a me defender das acusações que me faziam. Não tendo argumentos para contradizer o que eu sei conforme aprendi com as escrituras, a melhor maneira foi me excluir do sistema, alegando ser eu um rebelde, filho do cão, anticristo e até mesmo um desigrejado.

      Hoje, não tenho e nem reconheço "lider humano", pois tarbalhei com vários e conheço a indole de cada um.

      Excluir
    2. E, ganhar almas, ou melhor, levá-las a Cristo é esclarecer sobre as verdades que tem aprisonado as pessoas na gaiola da religião, fazendo destas reféns de homens. Pode ter certeza que nestes ultimos sete anos que estou fora do denominacionalismo, já ganhei e levei mais almas a Cristo do que nos 25 anos que passei como tributário nesse sistema que está falindo e caindo.

      Deixo aqui esta passagem para sua meditação e que as escamas se lhes ciam dos olhos.

      Jeremias 5.27-31
      27 Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram;
      28 Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados.
      29 Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? diz o SENHOR; não me vingaria eu de uma nação como esta?
      30 Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.
      31 Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?

      Excluir
    3. E Chamar Abraão de Roubador é o que ?

      Excluir
    4. Abrão mentiu mais de uma vez para salvar a vida, mas isto não fez dele um mentiroso. Ele se relacionou com sua escrava Agar e gerou um filho com ela, mas isto não fez dele um adúltero e nem exemplo para nós fazermos também. Ele foi circuncidado conforme Aliança feita entre Deus, Ele e sua descendencia hebreia. Só os hebreus seguem essa lei. E ele deu um dizimo uma vez na vida e isso não fez dele um dizimista. E porque eu deveria ser, embora eu tenha dizimado muito mais no tempo em que fui enganado?

      Excluir
    5. Marcio ferraz , vc é de Deus , fique na paz !

      Excluir
    6. Reginaldo Ramos , Abraão foi o primeiro “crente” a quem Deus “anunciou o evangelho” e entregou o dízimo de tudo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque(Gl3:8-9) (Gn14:18-20) (Hb7:6)
      Abraão era Profeta(Gn20:7)
      Abraão é amigo de Deus (Is41:8)(Tg2:23) (Cr20:7)
      Abraão é o pai da fé espiritual de todos os crentes não circuncidados e incircuncidados(Rm4:11-12)(Rm3:29-30) (Mt22:32)
      Apezar de algumas igrejas contarem com a imunidade fiscal e não abrem a sua contabilidade ao publico por força da lei , outras abrem a sua contabilidade abertamente e prestam contas em murais dentro da igreja. Vai onde vc congrega por ex: em casa construída por mãos humanas ou nas praias ou nos campos e chame um contador para conferir se está tudo ok com o ministério que vc prega. Aprenda com os pontos positivos de Abraão , Isaque e Jacó e não os negativos , até porque os positivos são superiores aos negativos , somos todos imperfeitos inclusive vc , Abraço !

      Excluir
  14. O dízimo não veio da lei. Abraão deu o dízimo antes da lei (Gênesis 14:18-21). Correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. Mas no dizimo de Abrão estavam inclusos PESSOAS (ALMAS), pois Abrão deu o DIZIMO DE TUDO o que trouxe como despojo (roubo) dos quatro reis que matou.

      Ninguém faz como Abrão fez.

      Excluir
    2. O DÍZIMO DE ABRAÃO
      Gênesis 14.18-20:
      Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao Rei Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e foi por ele abençoado.
      O DÍZIMO DE JACÓ
      - Gênesis 28.20-22: Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo-lhe dar o dízimo de tudo quanto ganhasse se em sua jornada fosse por Ele protegido e abençoado. Em ambos os acontecimentos, não há registro na palavra do Senhor que tenha havido ordenanças ou determinação para que se dessem o dízimo. Especificamente nesses casos, os dízimos foram oferecidos de forma voluntária, espontânea, ou por voto, em retribuição e agradecimento, honra e glória ao Senhor Deus, pelas bênçãos recebidas e pelas vitórias conquistadas.
      Assim sendo, hoje não se pode tomar como exemplo os dízimos de Abraão e Jacó, como fundamento para implantá-los como regra geral de doutrina na igreja, com o propósito de receber bênçãos e salvação, em nome de uma lei que fora por Cristo abolida.
      O DÍZIMO PELA LEI :
      Números 18.21, 24, 26:
      O pagamento do dízimo foi ordenado pela lei do Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
      Deuteronômio 14.29:
      Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres. Está na palavra, o dízimo foi criado por Deus, com a finalidade exclusiva de caridade aos necessitados, hoje é empregado para outros fins, diverso daquele que o Senhor ordenou.
      Mas, ainda que os dirigentes das igrejas revertessem todo tributo dos dízimos e ofertas em obras sociais, ainda não estavam em conformidade com a palavra do Senhor, pois alem do dízimo ter sido abolido (Hebreus 7.5-12), a caridade ou amor ao próximo, é algo muito profundo, individual e intransferível, é uma obra entre você e o Senhor teu Deus (Mateus 6.1-4).
      Outro detalhe interessante que precisamos conhecer, quando o dízimo foi instituído pela lei (Números 18.20 a 24) com a finalidade de manter os filhos de Levi que administravam o ministério nas tendas das congregações, os quais não receberam parte nem herança na terra prometida, (Números 18.24”b”), o Senhor declarou que os filhos de Levi não teriam nenhuma herança no meio dos filhos de Israel.
      Como também fora ordenado as demais tribos de Israel, que dizimassem aos Levitas, o necessário para a manutenção cotidiana, porque não possuíam nenhuma herdade. Hoje, a situação está a revés da palavra, os trabalhadores, a maioria deles assalariados, ofertam o dízimo para os que vivem sem trabalhar, e em abundância de bens.
      O DÍZIMO NO EVANGELHO DE CRISTO :
      No Evangelho de Marcos 16. 15, 16, disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado. Observem que o Senhor Jesus mandou pregar o Evangelho, para que crendo, recebamos a salvação (I Coríntios 15.1, 2). Foi para isso que Ele deu a sua vida.
      E onde está a ordenança para o dízimo, senão no Antigo Testamento? Porque então o homem persiste em pregar e manter as ordenanças da lei, as quais foram por Cristo, abolidas? Pregar a velha aliança é mutilar o Evangelho de Cristo, e sobrecarregar as ovelhas do pesado fardo que Cristo levou sobre si.

      Excluir
    3. Não está escrito que Abraão deu pessoas a Melquisedeque , procure se retratar e fique só com que está escrito !!!

      Excluir
    4. Então meu caro Marcdelo, seja o primeiro a se retratar por todos os comentários feitos aqui no meu blog. Haja vista que temos que ficar só o que está escrito, voce não tem como mostrar também em parte alguma da biblia o dizimo sendo praticado em dinheiro, conforme a igreja romana instituiu no ano 785dC, por Carlos Magno.

      E, quanto ao dizimo de Abrão, ele deu de um despojo de guerra. E um despojo de guerra tinha bens, fazenda, animais, homens, mulheres e crianças. E, está escrito que desses despojos Abrão deu o DIZIMO DE TUDO. tudo, tudo, tudo. Isso está escrito.

      "Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR teu Deus." (Deuteronômio 20 : 14)

      Vale salientar que Melquisedeque recebeu dizimo como Rei também, e, naquele tempo os reis pagãos costumavam cobrar dizimos de seus vassalos, como até mesmo Saul seguiu esse costume. E reis precisavam e recebeiam escravos. Abrão não inventou a prática do dizimo, mas simplesmente fez algo que era comum e que ele já conhecia.

      Excluir
    5. Apocalipse Universal , gosto de todas as coisas boas que essa igreja faz.

      Excluir
    6. Carlos Roberto , Procure no Antigo testamento a fé , a misericórdia e a justiça(Mt23:23) e vc verá também foram mantidos no N.T. assim como o dízimo que não consta em nenhum vers. que foi abolido e nem que existem manifestações contrarias ao dízimo no N.T. ao contrário é mandamento do Senhor viver do evangelho com a medida de sustento do mesmo. (1Co9:13-14)

      Excluir
    7. Reginaldo ramos , O meu nome não é esse "Marcdelo" mas não o julgo até porque bem sei que ninguém é perfeito e não é d"Deus" , Não é verdade ? kkkk Sim mas não a relato bíblico condenando o dízimo em dinheiro ou o dízimo de dinheiro , mas se vc ler a bíblia verá que o dízimo é de tudo o que uma pessoa possuí ou ganha não sou e nunca fui membro da igreja romana instituiu no ano 785dC, nem de Carlos Magno. Corrigindo o dízimo não é de Abraão , o dízimo que Abraão entregou vc quiz dizer né ? kkk Dá-me a mim as pessoas ?(Gn14:21-23) As pessoas foram devolvida ao rei de Sodoma. Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;(Gn17:1) Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis no plural(Gn26:5) Diante aos olhos de Deus ele via abraão um homem diferente e capaz de obedece-lo fielmente a sua palavra. Meu Deus !!! Não compare (Deuteronômio 20 : 14) que é na lei escrita e não tinha Sacerdote para recebe-lo com prpósito diferente com o Dízimo de tudo dos despojos de (Gn14:18-20) não há paralelo nessas 2 situações , são ordens sacerdotais diferentes e situações completamente diferentes leia !!! com discernimento esse vers. isolado que vc enviou. O rei e Sacerdote Melquisedeque saiu ao encontro de abraão na condição espiritual e na função de Sacerdote de Deus "e era este sacerdote do Deus Altíssimo.” e não na condição carnal e autoridade de rei mesmo sendo. Vamos conferir ? O encontro desses 2 homens de Deus foi um encontro de um maior e outro menor. Quem abençoou aqui foi Melquisedeque (Hb7:7) e não Abraão essa é a condição da benção espiritual da benção , quem abençoa é Deus espiritual ou quem Deus autoriza a ser abençoado espiritualmente.(Gn12:3) (Gn14:19) (Gn14:20) Possuidor dos céus e da terra.(Gn14:22) A ordem Sacerdotal de Melquisedeque e a condição do dízimo nessa ordem de Sacerdócio é espiritual e não de homens carnais(Hb7:16) (Hb7:8) (Hb7:6) Lembrando que não dá para comparar ou ressaltar o rei e Sacerdote de Deus Melquisedeque de paz e justiça com os reis pagãos de canaã nenhum deles tinham a função de Sacerdote de Deus ou de receber o dízimo de Deus.

      Excluir
  15. Gente eu tô aprendendo muito com essas palavras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown , e aprenderá ainda mais comigo se quiser porque deus é comigo e eu profetizo , Aqueles que não obedecem os mandamentos de Deus no N.T. e não creem em Jesus correm o risco de ir direto e reto para o lago de fogo que nunca se apaga.

      Excluir
    2. Kkkk. Então, comece ensinando que o Deus a quem eu sirvo não cobra dinheiro e nem mente dizendo ser dizimo. E o meu Deus que enviou Seu Filho para pagar toda a minha dívida se escreve com "D" maiúsculo e nem faz apelação barata de jogar no lago de fogo quem deixar de dar dinheiro para uma organização de homens.

      Excluir
    3. Reginaldo o seu comentário é desnecessário e precipitado , em momento algum citei dinheiro "nesse" comentário especificamente ao me dirigir ao Unknown e não a vc. mas já que faz questão ao corrigir o meu comentário por causa de uma letra minuscula "d" kkk vou corrigi-lo escrever novamente e " Unknown , e aprenderá ainda mais comigo se quiser porque Deus e não "deus" minusculo é comigo e eu profetizo , Aqueles que não obedecem os mandamentos de Deus no N.T. e não creem em Jesus correm o risco de ir direto e reto para o lago de fogo que nunca se apaga." Entre dentro de cada igreja cristã e fale que ninguém precisa entregar dinheiro na igreja kkkk Ora ora , Veja na sua bíblia o que acontecerá com os rebeldes e desobedientes aos mandamentos de Deus e aos que rejeitam Jesus faça-o depressa !!! A profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.(1Co14:22) (Mt4:4) Essa mensagem é sobre obediência aos mandamentos e crê e guardar a fé em Jesus(Ap14:12)(1Co14:4) não foi só para ele é para todos os que creem , e não tem nada haver com dinheiro. Se te incomoda é porque vc não leu direito ou a sua interpretação foi equivocada. É só vc ler o que eu disse a ele nesse comentário específico que já foi corrigido.

      Excluir
  16. O dízimo não veio da lei, alguém pode me explicar sobre o dízimo, qual a forma de dizimar é sertã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dizimo não veio da Lei e também não foi criado por usm servo do Criador. O dizimo vem de muito tempo antes. Abrão quando saiu das terras de UR dos Caldeus já conhecia essa prática, pois isso era comum entre os reis do paganismo, onde estes tributavam os povos mais pobres para aumentarem seus tesouros.

      O dizimo foi incorporado na lei como um principio de igualdade entre as 12 tribos de Israel, pois uma dessas (a tribo de Levi), não recebeu herança na terra prometida. Assim, as 11 tribos tirariam a decima parte da produção anual e as dariam aos levitas. Mas, além dos levitas, os pobres também deveriam receber parte desse dizimo como principio de misericórdia.

      Na nova aliança não existe essa prática. Somos ensinanados a CONTRIBUIR por VOLUNTARIEDADE, visando suprir a necessidade dos irmãos carentes e nada mais que isso.

      Abraços

      Excluir
    2. Na nova aliança não consta em momento algum na bíblia que o dízimo foi extinto ou abolido e nem manifestações contrárias do mesmo.

      Excluir
    3. Será? ENTENDE ESSE VERSO? "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei" (hB 7.12).

      Ao que parece, não entende. Mas vou explicar: O dizimo como MANDAMENTO era para a tribo de Levi no exercicio sacerdotal no templo de Jerusalém. Com a morte de Cristo o véu foi rasgado e o acesso a presença de Deus liberado, sem mais a necessidade dos sacerdotes levitas mediarem entre Deus e os homens. Assim, o sacerdócio levitico ficou obsoleto e, consequentemnte os dizimos que eram para eles por causa dos serviços do santuário ficaram sem valor. Mas enfim, o templo veio abaixo no ano 70dC e assim, não houve mais nenhum lugar sagrado onde os dizimos pudessem ser entregues.

      Ora, se nãop tem levitas e nem templo, onde se deve levar os dizimos? Não me venha dizer que é na Deus é Amor para o pastor, pois mudou-se a lei do sacerdócio. Hoje todos somos sacerdotes.

      Excluir
    4. Não , vou dizer o que vc acha e pensa , mas vou dizer e interpretar como está escrito mudou a ordem do sacerdócio levítico para a ordem Sacerdotal de Melquisedeque e o direito de receber agora como Ordenou o Senhor o direito agora passou para os Ministros da nova aliança e não é pecado , (1Co9:13-14) tá bom assim ? kkk Se não o fizer ou quiser fazer é um problema seu ou que tal assim (Gl6:6) (2Co8:12) faça-o como quiser mas faça-o fique a sua revelia se entendeu ou não entendeu ? faça-o depressa. Na ordem sacerdotal de Melquisedeque Antes da lei o dízimo era entregue também fora do templo e de tudo(Hb7:8) (Gn28:22) (Gn14:18-20)

      Excluir
  17. muito bom seu artigo irmão, fora tudo que foi dito vc esqueceu de mencionar que Cristo foi claro ao dizer que de graça deve se pregar o evangelho, segundo Paulo o maior pregador do evangelho trabalhava, e disse quem não trabalhe que nem coma, recebeu alimento em casos necessários, mas na maior parte de sua missão trabalhava, e disse não quero causar vergonha ao evangelho sendo sustentado por ele.
    paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown , Ele não disse isso para os ministros do evangelho que vivem do evangelho e na pregação "íde" Pesquise e verá(1Co9;13-14)

      Excluir
  18. Na verdade existe muitos lobo se recebem quatro cinco seis mil até dez mil de salário do pastor por mês e até sua esposa também recebe enquanto as almas estão morrendo de fome física e espiritual estão andando por aí de carrão esse evangelho não é o do senhor Jesus Cristo esse é o evangelho dos hipócritas

    ResponderExcluir
  19. No velho testamento,o dizimo foi constituido, para a manutenção da casa do senhor, para ajudar as viúvas, os órfãos, e os necessitados. porque quando precisar ajudar um irmão tem que pedir ofertas para a igreja, se o dízimo foi constituído para esse fim. Porque tem pastores que tem seu emprego fixo e ainda recebe salário da igreja, é ainda fica ostentando carrões, enquanto a maioria dos irmãozinho estão passando necessidades, esses pastores já estão recebendo seus galardões aqui na terra, e olha lá se vão ouvir a trombeta dos céus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. não é esse o comentário não são aqueles tem tem os meus kkk , kkk , kkk

      Excluir
    3. Bom dia MArcelo.

      Esse comentário não chegou. Não recebi nenhuma notificação. Todos os que chegam na minha cx e mensagem eu publico.

      mande novo

      Excluir
    4. Unknown , Onde está escrito que o dízimo foi constituído para a manutenção da casa do Senhor ? kkkkkk E onde está escrito que o dízimo foi constituído ajudar as viúvas, os órfãos, e os necessitados todos os dias ? kkkkkkkk Quando Mateus e Pedro deixaram as suas profissões para seguir Jesus eles tinham que ser sustentados por algum meio concorda ??? Qual era o meio que Jesus criou ? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.(1Co9:14) E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
      Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.(Mc10:29,30) Se algum Pastor não está recebendo o sustento suficiente da igreja e como o evangelho promete e como Jesus prometeu então é um direito dele procurar outra igreja que lhe dê o justo sustento como o evangelho promete e como Jesus prometeu. Se a igreja não pode pagar o que o Pastor tem direito de receber porque as contribuições não são suficientes , o Pastor tem todo direito de procurar também um meio de sustento ou procurar uma igreja que tem meios de sustenta-lo. Será que você é daqueles que pensam que o mundo não evoluiu ? O pastor não pode ter carrões no plural o Pastor não pode viajar de avião ou até ter avião particular ? Será mesmo que só os atores do mundo cantores do mundo , diretores do mundo administradores do mundo que podem ter essas coisas e os Pastores não podem ? O que não pode é limitar o que Jesus prometeu que são os benefícios de sustento do evangelho (Mc10:29-30) (1Co9:14) (Lc6:38) AGUARDO A POSTAGEM!!!

      Excluir
    5. Unknown , Onde está escrito que o dízimo foi constituído para a manutenção da casa do Senhor ? kkkkkk E onde está escrito que o dízimo foi constituído ajudar as viúvas, os órfãos, e os necessitados todos os dias ? kkkkkkkk Quando Mateus e Pedro deixaram as suas profissões para seguir Jesus eles tinham que ser sustentados por algum meio concorda ??? Qual era o meio que Jesus criou ? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.(1Co9:14) E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
      Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.(Mc10:29,30) Se algum Pastor não está recebendo o sustento suficiente da igreja e como o evangelho promete e como Jesus prometeu então é um direito dele procurar outra igreja que lhe dê o justo sustento como o evangelho promete e como Jesus prometeu. Se a igreja não pode pagar o que o Pastor tem direito de receber porque as contribuições não são suficientes , o Pastor tem todo direito de procurar também um meio de sustento ou procurar uma igreja que tem meios de sustenta-lo. Será que você é daqueles que pensam que o mundo não evoluiu ? O pastor não pode ter carrões no plural o Pastor não pode viajar de avião ou até ter avião particular ? Será mesmo que só os atores do mundo cantores do mundo , diretores do mundo administradores do mundo que podem ter essas coisas e os Pastores não podem ? O que não pode é limitar o que Jesus prometeu que são os benefícios de sustento do evangelho (Mc10:29-30) (1Co9:14) (Lc6:38) AGUARDO A POSTAGEM!!!

      Excluir
  20. Enquanto isso almas perecendo nas garras do diabo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown , E porque vc não ensina a essas almas que vc está vendo e está bem próximo de vc comece pelo bom começo como Jesus ensinou ensinando a elas como sair das garras do diabo. (Rm10:8-9) (Mt:33) (Mc10:29-30)

      Excluir
  21. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
    (2 Tm 2:15)

    ResponderExcluir
  22. Aprendi muito obrigada

    ResponderExcluir
  23. O estudo está muito bom e só contém verdades. Fica em paz irmão.

    ResponderExcluir
  24. muito bom a explicação se todos pençassem assim tinha menas corrupção e o evangelho teria outra cara, que DEUS te abençoei vamos a luta breve a igreja sera chamada para a gloria.

    ResponderExcluir
  25. Paulo "foi UM GRANDE HOMEM DE DEUS SOLTEIRO" não era casado e não tinha família constituída com mulher e filho" para sustentar e pregava o evangelho e recebeu sustento de várias igrejas no plural (2 Co 11:8) (Fl 4:15-18) e Assim, o Senhor também ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho! (1Co9:14) E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. (Mc10:29-30) Jesus ensina NO N.T. quem vive do evangelho deve ser sustentado pelo evangelho. (Lc8:3) (Mt6:11) (1Co9:7) (Gl6:6)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas