Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Que tem a palha com o trigo?




"O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR." (Jeremias 23:28).
Jeremias foi um profeta que ministrou num período de grande apostasia no povo de Judá, quando este estava prestes a ser dominado pelo império babilônico sob o comando de Nabucodonosor. Judá havia se esquecido de Deus e cometido abominação. Os profetas que deveriam primar pela responsabilidade de transmitir a vontade de Deus a nação haviam se corrompido e profetizavam em troca de favores e status. Em suma, falavam apenas o que agradava aos ouvidos dos reis e daqueles que não tinham compromisso com a ética e a moral. Não mais denunciavam o pecado e nem alertavam o povo sobre a iminente ira divina que cairia sobre a nação, caso não se arrependessem de seus desvarios.

Jeremias manifesta o descontentamento de Deus em relação aqueles que deveriam ser seus arautos ao denunciar a corrupção e levar o povo a manter uma estreita ligação com o Criador. Tanto os profetas como os sacerdotes haviam se corrompido e, por causa de suas ações repulsivas e mensagens fabricadas, faziam o povo errar e afastarem-se do Deus vivo (Jr 23: 9-11).

Na sua infinita misericórdia, não querendo o sofrimento de seu povo e que este caísse em mãos de reis ímpios e cruéis, Deus levanta Jeremias como uma voz a alertar o povo contra seus pecados. O profeta Jeremias é o fiel retrato de muitas vozes que na atualidade tem bradado contra o erro, o comodismo, e, de certa forma a corrupção que assola parte da igreja de Cristo. Tal qual Jeremias, muitos profetas também sofrem em consequência da mensagem que pregam, por não se conformarem com a maneira como muitos crentes estão se afastando da graça divina, dando créditos a mensagens que só massageiam o ego.

O movimento néo-pentecostal surgido nas últimas décadas com mensagens nocivas de prosperidade, entre outros, influenciou um grande número de crentes e como conseqüência, tem levado parte da igreja a desviar-se da pureza da doutrina de Cristo, onde uma grande parcela tem preferido a palha em detrimento do trigo.

Sabemos que a palha também serve como alimento, mas é no trigo que se encontram as vitaminas e os nutrientes que essencialmente, durante nossa peregrinação nesta terra irão nos fortalecer para cumprirmos o propósito que Deus estabeleceu para Sua Igreja que é levar o Evangelho a todos quantos precisam ser salvos. Se o trigo chegar a ser misturado com a palha, este perderá suas propriedades e o devido valor. Contextualizando, a Palavra de Deus jamais deva ser misturada com as opiniões, idéias e tradições dos homens; ou seja; não se pode ao bel-prazer de quem quer que seja, acrescentar-lhe ou diminuir-lhe algo, pois ela em si já é completa e pura (Apoc. 22:18,19). O profeta que tem sonhos, que conte o sonho, mais não dê a estes a mesma autoridade da Palavra, pois por causa disso, muitas heresias tem surgido no meio da igreja.

O teólogo batista Ricardo Kropf em seu blog salienta que: Sem purificação, qualquer ensino na melhor das hipóteses não passa de palha, servindo apenas para engordar a ovelha, mas sem lhe dar os nutrientes necessários para firmeza de seus ossos e músculos. Palha é falso alimento. A pessoa mastiga substância que não alimenta. O trigo é o vegetal símbolo do alimento. Ele gera o pão e as massas, por exemplo. Dá substância. O que tem a palha com o trigo? O que tem a pregação vaidosa e arrogante com a Palavra de Deus? Será que tal pregação pode causar algum benefício? Deus mesmo responde: "...e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor" (Jr 23.32).

Óntem à noite preguei no culto, ensinando que é nosso dever e responsabilidade, como profeta de Deus, falar Sua Palavra com verdade, pois para isso Ele nos escolheu e não quer se decepcionar conosco, como se decepcionou com os profetas da antiga aliança no tempo de Jeremias.

Deus nos ajude a cumprir nossa missão até que Ele volte.

Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Provérbios 30:5-6

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará

2 comentários:

  1. Peace be with you

    Thanks for visiting my blog. I've added as a follower.

    ResponderExcluir
  2. Thanks for visiting my blog and being a follower of the same.

    I also added as a follower of your blog.

    Peace of the Lord Jesus

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas