Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O dízimo de Jacó - Para quem ele entregou?


"Quando fizeres algum voto ao SENHOR teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado."  (Deuteronômio 23 : 21).

INTRODUÇÃO

Após Abraão haver dado um dizimo de tudo o que trouxe dos despojos de uma batalha a Melquisedeque, tempos depois a bíblia menciona seu neto, Jacó prometendo dar ao Senhor um dizimo de tudo o quanto Deus o abençoasse (Gênesis 28 : 22). Ambos os fatos aconteceram antes de o dizimo ser estabelecido como mandamento ao povo de Israel, ou seja, antes de o dízimo se tornar lei. Por haver Jacó existido antes da proclamação da lei, não são poucos os mestres defensores dessa doutrina que se valem do voto de Jacó como um exemplo de que o dízimo deva ser praticado nos dias atuais. O que eles não sabem é explicar quando, como e pra quem Jacó deu o dízimo prometido.

Teria Jacó cumprido com sua promessa entregando o dizimo ao Senhor? Se o entregou, porque o autor sacro não registrou relevante ato como fez com Abrão? Uma das grandes dificuldades em entender o dizimo de Jacó se dá pelo entendimento que se adquiriu que o dizimo deveria ser dado a um sacerdote, como Abrão entregou ao sacerdote Melquisedeque e no tempo de Jacó não houve sacerdotes.   O que muitos não sabem é que o dízimo já era praticado pelas nações pagãs antes de Abrão, onde, além dos sacerdotes, os reis também recebiam dízimos. Até na lei os reis recebiam dízimos (1Samuel 8 : 15 – 17 ; Mateus 17 : 25).

Mas Jacó entregou sim o dizimo que prometeu e tal feito foi registrado nas escrituras sagradas e está lá pra todo mundo ver, pois Deus não guarda segredo para com os seus servos e nem é Deus de confusão (Amós 3 : 7 ; 1Corintios 14 : 33). É o que veremos nesse estudo.

COMO ENTENDER A DOUTRINA DO DÍZIMO?

Seria o dízimo um tema polêmico? Muitos “ministros” ensinam que o povo tem de dar o dizimo, pelo fato de o mesmo ser um mandamento, tendo como base o capítulo três de Malaquias. Porém, quando são questionados sobre a legalidade do dízimo ou mesmo sobre sua finalidade, conforme rezam outros textos da bíblia, os mesmos se esquivam das respostas e até mesmo afirmam ser o dízimo um tema polêmico. Já ouvi de vários ensinadores que a doutrina do dizimo é para ser obedecida e não questionada. Isto porque, segundo eles, o dizimo é um tema de difícil compreensão, que requer muita teologia, porque envolve algo que mexe com muita gente, ou melhor, com o bolso que é o dinheiro. Mas é justamente aí que reside o erro e que traz toda a confusão, pois dízimo nunca foi dinheiro! E, apesar de o dinheiro existir desde Abrão (Gênesis 17 : 12), Deus não aceitava recebê-lo como dízimo (Deuteronômio 14 : 22 – 29).

Para o estudioso das escrituras chegar a um entendimento exato da doutrina do dízimo se faz necessário separá-lo de tudo o que envolve finanças, despesas, lucros ou custos, pois Deus não o estabeleceu com essa finalidade. Foi a religião criada pelos homens - no caso a religião romana - quem converteu o dizimo para moeda corrente, indo contra a determinação de Deus que por Sua vontade e justiça o estabeleceu como mantimento (Malaquias 3 : 10). Somente aceitando essa verdade é que poderemos entender a teologia do dízimo e saber como Jacó cumpriu o seu voto e pra quem ele deu o seu dízimo.

QUEM FOI JACÓ?

Jacó significa: “suplantador, enganador, usurpador”. Ele foi irmão gêmeo de Esaú, filho de Isaque e Rebeca. Apesar de Jacó e Esaú serem gêmeos, Esaú nasceu primeiro, e, de acordo com o costume daqueles povos, este deveria herdar a bênção patriarcal. Mas as escrituras dizem que Esaú era devasso e profano (Hebreus 12 : 16). Ele não valorizou sua primogenitura e as benções que deveria receber. Por isso, Jacó se aproveitou dessa fraqueza e enganou seu irmão por duas vezes. A primeira com um prato de lentilhas, comprando o direito de primogenitura (Gênesis 25 : 29 – 34). A segunda, quando com sutileza se disfarçou se fazendo passar por seu irmão e recebendo a bênção patriarcal que por direito era de Esaú (Gênesis 27 : 35).

Mas quando Esaú descobriu que mais uma vez fora enganado por seu irmão, enfureceu-se a ponto de querer mata-lo. Aconselhado por sua mãe Rebeca que o amava mais que Esaú, Jacó foge para Harã, terra de seus parentes. Não sem antes mais uma vez receber a bênção de seu pai Isaque (Gênesis 28 : 1 – 5). No caminho de Harã, Jacó chega a Luz (Betel) onde o Senhor lhe aparece.

DEUS APARECE A JACÓ

“Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã” (Gênesis 28 : 10).

Após caminhar o dia todo e cansado da viagem, Jacó se deita para dormir, tomando uma das pedras daquele por lugar por travesseiro. Adormecendo, Jacó tem um sonho onde vê uma escada topando o céu e os anjos subindo e descendo por ela. Em cima da escada estava Deus. O Senhor se apresenta a Jacó por Deus de Abraão e de Isaque e lhe faz grandes promessas: “Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência”; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 28 : 13 , 14).

Mas as promessas de Deus não foram somente essas. Em seguida, o Senhor se compromete a proteger e a guardar Jacó, não somente durante a jornada, mas onde ele estivesse sem nada cobrar em troca. Vejamos o que Deus prometeu a Jacó.

a) - Deus estaria com Jacó: E eis que estou contigo;
b) - Deus guardaria Jacó por onde ele fosse: e te guardarei por onde quer que fores;
c) - Deus faria Jacó voltar a sua terra no tempo determinado: e te farei tornar a esta terra;
d) - Deus em momento algum desampararia ou abandonaria a Jacó, pois Sua Palavra é fiel: porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

Atente o leitor que o Senhor ao aparecer a Jacó dá-lhe a garantia de estar com ele; de guardá-lo por onde andasse; de fazê-lo retornar a sua terra e de não abandoná-lo até cumprisse tudo o que lhe havia prometido. Ressalto que o Senhor não exigiu nada de Jacó em troca para que Ele pudesse cumprir Sua promessa. Que Deus maravilhoso esse.

Diante de imensurável promessa, o que deveria Jacó fazer? Apenas ter fé, confiar e descansar no Senhor. Mas não foi o que Jacó fez. Ao acordar Jacó reconheceu que Deus estava alí e temeu. Em seguida tomou a pedra que tinha feito por travesseiro, erigiu como coluna e derramou azeite sobre ela, chamando aquele lugar que antes era Luz de Betel.

O VOTO INSENSATO DE JACÓ

“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;  E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gênesis 28 : 20 – 22).

Demonstrando total falta de fé e confiança nas promessas de Deus, Jacó faz um voto. Neste voto, Jacó negocia as promessas que Deus anteriormente já lhe havia feito. Veja o voto de Jacó, comparando com a promessa de Deus:

a) - Se Deus fosse com Jacó: Se Deus for comigo;
b) - Se Deus guardasse Jacó: e me guardar nesta viagem que faço;
c) - Se Deus o provesse de mantimentos e vestuários: e me der pão para comer, e vestes para vestir;
d) - e Se Deus o trouxesse em paz à sua terra: E eu em paz tornar à casa de meu pai.

Está bem claro aqui que neste voto Jacó duvidou da promessa de Deus. Mas não ficou só nisso. Agora, entra a parte onde Jacó tenta barganhar com Deus. Após assegurar que Deus cumpra o que antes já havia lhe prometido, Jacó então promete ao senhor três coisas:

1 - “O SENHOR me será por Deus”. Fica claro aqui que Jacó não conhecia a Deus como o conheceram Isaque, seu pai e seu avô Abraão. Fica também claro que Jacó não tinha ao Senhor por seu Deus. Isto só veio acontecer mais tarde depois de outras experiências que Jacó teve com o Senhor.
2 -  “E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus”;
3 -  “e de TUDO quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.

Igualmente a Jacó, muitos crentes, movidos por interesse materiais e desejo de serem abençoados e prósperos financeiramente, vivem a barganhar com Deus realizando inumeráveis campanhas. Quando precisam de uma bênção específica promovem campanhas e mais campanhas de orações para alcançarem seus objetivos. Mas quando conseguem seu intento, voltam a normalidade esquecendo que com campanhas ou sem campanhas, Deus nunca os abandona. A nossa campanha de oração deve ser contínua e sem trégua: "Orai sem cessar."  (1Tessalonicenses 5 : 17).

JACÓ EM HARÃ

Jacó chega a Harã na casa de seu tio Labão e se apaixona por sua prima Raquel. Por amor a ela se compromete a trabalhar sete anos para o seu tio. Findando o contrato, Jacó é engando por seu tio e recebe a Lia por esposa em lugar de Raquel (Gênesis 29 : 18). Ao ver que foi enganado, Jacó reclama com seu tio e uma semana depois de haver casado com Lia, Jacó recebe a Raquel também por esposa. Labão propõe Jacó trabalhar mais sete anos para ele (Gênesis 29 : 27).

O que Jacó fez com seu irmão e seu pai, colheu vivendo com seu tio que o enganou inúmeras vezes. Ele vivenciou a lei da semeadura (Gálatas 6 : 7).

Por causa de Jacó, Labão teve seu rebanho aumentado grandissimamente. Após Raquel, sua amada dar a luz a José, Jacó então propõe voltar a sua terra, trazendo consigo sua família e alí poder trabalhar e ter aquilo que é seu (Gênesis 30 : 25 , 26). Mas Labão não quer abrir mão da companhia de Jacó, pois entendeu que a prosperidade de sua casa se deu por conta da bênção de Deus por amor de Jacó (Gênesis 30 : 27). Para tentar segurá-lo, Labão propõe estabelecer um salário para Jacó, pois até então ele havia trabalhado sem receber nada de Labão, a não ser suas filhas como esposas. Jacó recusa a oferta de Labão e propõe voltar a apascentar o rebanho de seu sogro, mas desta vez, separando os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros. Estes seriam o salário de Jacó (Gênesis 30 : 28 – 32). Mas Labão, usando de esperteza separou antecipadamente do rebanho os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros. (Gênesis 30 : 35). Mas Deus tinha um compromisso com Jacó de não o abandoná-lo e, em meio a tantas turbulências, fê-lo prosperar grandemente. E assim Jacó cresceu em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos (Gênesis 30 : 43).

JACÓ VOLTA A SUA TERRA E ENTREGA SEU DÍZIMO

“E disse o SENHOR a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo” (Gênesis 31 : 3).

Por vinte anos Jacó serviu a Labão, catorze pelas filhas e seis pelo rebanho de onde ele tirou o seu pagamento. Agora, com muitas riquezas Jacó pega tudo o que conquistou com a bênção de Deus e empreende viagem de volta a Berseba (Gênesis 31 : 18). No caminho várias coisas aconteceram como: a) A ida de Labão para trazer de volta suas filhas, o rebanho e resgatar seus ídolos que Raquel levou (Gênesis 31 : 43); b) o encontro de Jacó com os anjo de Deus em Maanaim (Gênesis 32 : 1 , 2)  e  c) A luta com o anjo do Senhor na vale de Jaboque (Gênesis 32 : 24 – 32).

Porém, antes de lutar com o anjo de Deus, Jacó sabe que precisa passar pelo território de Seir (Edom) que era governado pelo seu irmão Esaú. Jacó então envia mensageiros a Esaú e com eles bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas. Isto para achar graças aos olhos de Esaú (Gênesis 32 : 4 , 5). Após realizarem a missão, os mensageiros de Jacó retornam com a notícia de que seu irmão Esaú vem a encontrá-lo, acompanhado de quatrocentos soldados (Gênesis 32 : 6). Um pavor toma conta de Jacó que temeu muito e ficou angustiado. Então, ele resolve dividir seu rebanho e seus criados em dois bandos. Se acaso Esaú atacasse um, o outro escaparia (Gênesis 32 : 7 , 8).

Após dividir o rebanho e o povo em dois bandos, Jacó então clama a Deus com humilhação e alma angustiada. Na sua oração, Jacó se lembra das promessas que Deus lhe havia feito vinte anos atrás quando lhe apareceu em Betel (Gênesis 32 : 9 – 12). Jacó passou a noite alí na presença de Deus e então tomou um presente para aplacar a ira de Esaú quando se encontrasse com ele. Certamente Deus o orientou a fazer assim, afinal, Jacó clamou a Deus por uma solução, pois "Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito."  (Salmos 34 : 18).

JACÓ SEPARA SEU DÍZIMO

Se o leitor puder entender, Jacó separou alí o seu dízimo. É bem certo que será difícil para muitos compreenderem que Jacó deu o seu dízimo para seu irmão Esaú por ainda associarem dízimo a dinheiro, conforme a religião ensinou por tradição. Mas, nas linhas que seguirão, mostrarei as evidências bíblicas de que Jacó cumpriu o seu voto de dar o dizimo de tudo, quando presenteou o seu irmão Esaú.

Observe o leitor o que foi que Jacó separou de seu rebanho“E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú: Duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros; Trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos; vinte jumentas e dez jumentinhos” (Gênesis 32 ; 13 – 15).

A frase “do que lhe veio à sua mão”, diz respeito a TUDO o que Deus havia lhe dado, quando o abençoou. Se considerarmos que Jacó separou a décima parte de TUDO o que tinha, podemos calcular que a riqueza de Jacó era assim: Duas mil cabras, duzentos bodes, duas mil ovelhas, duzentos carneiros, trezentas camelas, quatrocentas vacas, cem novilhos, duzentas jumentas e cem jumentinhos. Afora os servos e servas e o que ele já havia mandado anteriormente pelos mensageiros (Gênesis 32 :  4 , 5). Jacó separou cada rebanho a parte e os enviou separadamente com o fim de aplacar a ira de seu irmão.

JACÓ ENTREGA SEU DIZIMO

Após isso, Jacó pegou tudo o que tinha com suas mulheres e filhos e fê-los passar o vau de Jaboque e o ribeiro. Mas Jacó ficou pra trás e alí, teve um maravilhoso encontro com Deus, quando lutou com o anjo de Deus e teve seu nome mudado para Israel (Gênesis 32 : 24 – 28). Pela manhã, Jacó levanta os olhos e vê Esaú vindo com seus quatrocentos homens. Jacó separa os filhos com suas mães e se põe a frente deles e se inclina sete vezes em terra até chegar a Esaú (Gênesis 33 : 1 – 3). Ao chegar perto a seu irmão, Jacó tem uma bela surpresa, pois Esaú corre a seu encontro e o abraça e o beija e ambos choram juntos. Ao se levantar Esaú vê as mulheres e os meninos e pergunta quem são? Jacó responde que são os filhos que graciosamente Deus lhe deu. Em seguida, Esaú questiona sobre o rebanho que lhe foi enviado. Jacó responde que foi para que pudesse achar graças a seus olhos. Mas Esaú pede para Jacó ficar com o rebanho, pois ele já tinha o bastante (Gênesis 33 : 5 – 9).

Agora, atente para a resposta de Jacó a Esaú em relação aquele presente que ele havia enviado.

Gênesis 33 : 10 , 11:

“10  Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.
11  Toma, peço-te, a  minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou”.

Agora, voltemos vinte anos atrás, ou seja, ao capítulo 28 de Gênesis onde Jacó fez o voto e vejamos como as coisas se encaixam:

a) - A quem Jacó havia prometido dar o dizimo de tudo?
R. A Deus! ”... e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gênesis 28 : 22b).
b) - O que foi que Jacó viu na face de Esaú a ponto de insistir que ele o recebesse?
R. O rosto de Deus! ”... porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim” (Gênesis 33 : 10b). Afinal, o dizimo era de Deus.
c) - Mas Jacó já havia visto o rosto de Deus anteriormente?
R. Sim! E por duas vezes; a primeira vez em sonhos em Betel, quando o viu no topo da escada e a segunda pessoalmente quando lutou com o anjo no vau de Jaboque a quem deu o nome de Peniel: “E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva (Gênesis 32 : 30).
c) - Jacó prometeu dar o dízimo de que mesmo?
R. De TUDO o quanto Deus lhe desse! E ele o deu. “Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de TUDO (Gênesis 33 : 11).

CONCLUSÃO

Abraão e Jacó deram um dízimo antes da lei. Foram dízimos únicos e específicos, diferentes daquele que Deus instituiu na lei para Israel dá-los a tribo de Levi (Números 18 : 21 – 28). Mas como vimos, Jacó cumpriu seu voto que fez a Deus. Ele deu o dízimo de TUDO o que prometeu a Esaú, seu irmão, pois viu nele a face do próprio Deus. Pela sua fraqueza de homem, Jacó chegou a se esquecer do voto, mas Deus o ajudou a fazê-lo chegando até a lembrá-lo em certos momentos (Gênesis 31 : 13). Deus é dono de TUDO e não exige só 10% do que nos dá, mas quando repartimos o que Ele nos dá com nosso irmão estamos agradando-o e fazendo a sua vontade, qual será recompensada no grande dia (Mateus 25 : 31 – 46).

Quando lemos a bíblia estudando com contrição e procurando conhecer os seus mistérios, o seu autor que é o Espírito Santo se encarrega de nos revelar as suas verdades que Ele mesmo as ocultou dos sábios e entendidos (Mateus 11 : 25). A nós como igreja foi concedido este privilégio: "Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;"  (Colossenses 1 : 27).

Concluo afirmando que a doutrina do dizimo não é polêmica. São os homens que criam as confusões doutrinárias por não aceitarem o que a bíblia ensina, principalmente quando determinados temas são manipulados e modificados para benefício pessoal. Mas Deus trará isso a juízo (Apocalipse 22 : 18 , 19).

Em Cristo,

Reginaldo Barbosa

Santa Bárbara do Pará.

275 comentários:

  1. Reginaldo, graça e paz!muito bom seu estudo, mas fico com dúvidas quanto ao dízimo que Jacó ofereceu...Voce disse que ele deu o dízimo como sendo à Deus!Só que Jacó devolveu aqueles animais por ter roubado o irmão!Tanto é verdade que Jacó estava "concedendo um presente" em favor da suposta "fúria" do irmão!No meu entender, isso já é motivo bastante para duvidar desse dízimo.Em Nm18:20 e Ez 44:28, Deus deixa claro que a herança dos Levitas era o próprio Deus!Por esse motivo, quando se entregavam dízimos, era como se fora ao próprio Senhor Deus!Acredito que Jacó tenha dado esse "presente", também como gratidão!Agora dar algo para reparar um deslize, não se encaixa tão bem assim como dízimo à Deus!
    Mas sem sombras de dúvidas seu estudo é muito bom!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amado Nogueira, graça e paz.

      Agradeço por sua observação, mas veja bem: Jacó não roubou a seu irmão, ele o enganou por duas vezes. Atente que na primeira vez ele barganha com Esaú, que pela fome, cede a este o seu direito de primogenitura. Sobre isso o autor aos Hebreus diz: "E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura." (Hebreus 12 : 16). Se ele vendeu, então foi algo transparente. Mas na segunda vez, Jacó engana seu pai com o consetimento de sua mãe. Assim ele toma a bênção patriarcal. Essa bênção por ser de caráter espiritual não poderia ser restituída com animais.

      Observe que a atitude de separar o presente para Esaú se deu após Jacó passar uma noite em oração a Deus. Certamente que essa atitude foi uma orientação divina, uma vez que o Senhor havia prometido de não abandoná-lo sem que antes cumprisse tudo o que tinha lhe prometido. E também, ao que parece, este presente seria como uma maneira de aplacar a ira de seu irmão. E observe que Esaú ao encontrar-se com Jacó recusou o presente por ter bastante. Mas Jacó insistiu em que ele ficasse, pois tinha visto nele a face de Deus. E o dízimo era de Deus.

      Excluir
    2. Discordo, em número, gênero e grau. Em parte nenhuma da Bíblia está dito que Jacó entregou o dízimo que prometera. É uma inverdade e uma afronta às verdades bíblicas. O problema é que muitos líderes querem a todo custo provar que o dízimo é doutrina para nós hoje, e não é bem assim. Não existe essa doutrina à luz da Bíblia para os dias atuais. O que existe de fato, é um mandamento eclesiástico, criado pelas igrejas e todo mundo se submete para não entrar em choque!

      Excluir
    3. E tem mais: O voto de Jacó aconteceu no momento em que ele fugia do irmão Esaú, o qual tentava tirar-lhe a vida. Jacó foge para Arã, e naquela circunstância difícil ele faz aquele voto precipitado, e até em face do medo que lhe dominava. Por outro lado, até alí, Jacó ainda não tinha tido o seu caráter moldado. Isto só aconteceu por ocasião do seu encontro com o anjo, no vau de Jaboque (em Peniel).

      Excluir
    4. De fato, você em parte tem razão ao afirmar que não existe tal ensino escrito na bíblia. No entanto, compete a nós, estudantes das escrituras procurar entendê-la dentro de seu contexto e principio. O que eu fiz, foi apenas usar a ferramenta de exegese, pra chagar a conclusão que Jacó cumpriu o voto que fez a Deus. Ao contrário de muitos que se utilizam do exemplo de Jacó para extorquir o povo, eu procurei explicar a maneira como ele cumpriu o que prometeu. Ressalto, que não concordo com a doutrina do dizimo e meu escrito jamais foi com a intenção de corroborar essa prática, mas apenas informar, como vou repetir:

      a) - A quem Jacó havia prometido dar o dizimo de tudo?
      R. A Deus! ”... e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gênesis 28 : 22b).
      b) - O que foi que Jacó viu na face de Esaú a ponto de insistir que ele o recebesse?
      R. O rosto de Deus! ”... porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim” (Gênesis 33 : 10b). Afinal, o dizimo era de Deus.
      c) - Mas Jacó já havia visto o rosto de Deus anteriormente?
      R. Sim! E por duas vezes; a primeira vez em sonhos em Betel, quando o viu no topo da escada e a segunda pessoalmente quando lutou com o anjo no vau de Jaboque a quem deu o nome de Peniel: “E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (Gênesis 32 : 30).
      c) - Jacó prometeu dar o dízimo de que mesmo?
      R. De TUDO o quanto Deus lhe desse! E ele o deu. “Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de TUDO” (Gênesis 33 : 11).

      Excluir
    5. Não confunda presente com dízimo Sr. !!!

      Excluir
    6. Confundir dizimo com dinheiro pode né? Faça-me o favor

      Excluir
    7. presente com valor de quase 1 milhão e meio de reais pode.kkkkkkk

      Excluir
    8. Se Esau fosse ministro da igreja chamariam de ladrão?

      Excluir
    9. Se Esaú não fosse da tribo de Levi, com certeza seria um ladrão.

      Excluir
    10. Acho que não , porque no N.T. ALEGARIAM NAO EXISTE DÍZIMO, KKKKKKK

      Excluir
    11. Fassa- me o favor , essa não dá pra engoli !!!

      Excluir
    12. Pior ainda. Além de ladrão, farsante e estelionatário. Kkkkkkk

      Excluir
    13. Ora , em valores atuais de hoje Jacó deu um presente de quase 1 milhão e meio de reais ao seu irmão , e esse presente que Esaú recebeu de Jacó "vc" afirma e não a bíblia que é o dízimo. Esaú não era ministro de nenhuma ordem de sacerdócio e nem autorizado por Deus para receber o dízimo. é 100% provável que Esaú recebeu um presente do seu irmão. Então o valor do dízimo de Jacó no tempo atual é uma boa bolada. Vamos fazer as contas Sr.Reginaldo conforme a afirmação da sua tese ? Então em valores atuais tudo que Jacó possuía(Gn30:43) era no valor de quase 15 milhões de reais para ele dar o dízimo a seu irmão como vc e não a bíblia afirma. Ora , tá vendo Sr. Reginaldo se vc afirma que era o dízimo , "o presente" de quase 1 milhão e meio de reais em valores atuais que Esaú recebeu de Jacó. Nunca na história bíblica alguém recebeu um dízimo de quase 1 milhão e meio de reais em valores atuais de uma única pessoa. Presente sim dízimo não. Ora , Esaú também era Farsante e estelionatário por ter recebido um dízimo de "Sua autoria" e declarareis: ‘Teu servo Jacó, ele mesmo, chegará atrás de nós!’” Em verdade, dizia Jacó para si mesmo: Eu aplacarei a ira de Esaú com "O PRESENTE" que me antecede, em seguida, me apresentarei a ele, e talvez me conceda a graça da paz!”(Gn32:20) O PRESENTE DE JACÓ entregue a Esaú NÃO É E NUNCA FOI DÍZIMO !!! Eu continuo com a bíblia e com o presente. “Com presentes o homem alarga o seu caminho e o eleva diante dos grandes.” (Pv18.16)

      Excluir
    14. Me diz aí Marcelo, a que ordem sacerdotal pertenciam as viúvas, os órfãos e os estrangeiros para receberem dizimos?

      Deuteronômio 14.28,29:
      28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
      29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

      Poupe sua saliva, pois nunca irás me convencer a voltar pra lama.

      Excluir
    15. "Nunca na história bíblica alguém recebeu um dízimo de quase 1 milhão e meio de reais em valores atuais de uma única pessoa"

      De fato, na bíblia não existe isso, até porque dizimo nunca foi dinheiro na bíblia. Mas não se pode dizer o mesmo desse dizimo católico cobrado nas igrejas. E, o que dizer de Edir Macedo, RR Soares, Waldemiro Santiago, e tantos outros cães gulosos que estão riquissimos a custo da fé alheia?

      Chega até a ser cômico.

      Excluir
    16. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    17. Sr. Reginaldo , quando vc pega um único texto isolado para me perguntar que ordem sacerdotal pertenciam a viúva , o estrangeiro e o órfão vc faz confusão. Eles recebiam por direito. Vamos conferir o que diz o contexto ? No terceiro ano, ANO DOS DÍZIMOS , quando tiveres acabado de separar todo o dízimo da tua colheita e o tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva para que comam e fiquem saciados em tuas cidades(Dt26:12) Agora leia a bíblia e vc verá qual era a ordem Sacerdotal estava em vigor para eles também terem o DIREITO de receberem. Agora vou fazer 1 pergunta bem "cabeluda" para vc Sr. Reginaldo: A viúva , o estrangeiro e o órfão recebiam todos os dias ? em 3 em 3 anos ou 1 vez por ano ? ou em 3 em 3 dias ? Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos de 3 em 3 dias.
      (Amós 4:4) Sr. Reginaldo se coloque no lugar da viúva , do órfão e do estrangeiro que vc comentou: Será que vc só precisa de sustento 1x por ano ? em 3 em 3 anos ? ou em 3 em 3 dias ? Um ser humano normal precisa de sustento todos os dias Sr. Reginaldo , igualmente eles , alguém tem a função de administrar o que pertencia ao estrangeiro ao órfão e a viúva. Quem administrava no A.T. o que pertencia a eles ? Sr.Reginaldo , Quem tinha a responsabilidade de não desamparar o órfão a viúva e o estrangeiro ? Os Sacerdotes levitas ? Os levitas ? O povo de Deus que plantava e colia e que moravam nas cidades ? (Dt14:28-29) (Dt26:12) A responsabilidade de sustentar os necessitados , viúva , estrangeiro e o órfão não era só dos ministros do A.T. e nem só dos Ministros do N.T. e sim de todos principalmente do povo de Deus que conhece a verdade.(Mc12:31) Os necessitados , pobres , órfãos viúvas e estrangeiros existem desde o A.T.(Dt15:11)(Mc14:7) E continuam no N.T.(Tg1:27) Outra coisa em momento algum eu disse que dízimo é dinheiro mas o dízimo pode ser "em" dinheiro ou pode ser "de" dinheiro não é pecado. Não esqueça que é a sua postagem quem diz que Esaú recebeu um presente de Jacó e vc diz que é dízimo. Assim, depois de passar ali mesmo a noite, separou entre seus rebanhos um presente para oferecer a seu irmão Esaú: duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos.(Gn32:13-15) Esse presente em valores atuais vale quase 1 milhão e meio de reais. Eu contei a um anti-dizimista a "interpretação pessoal de sua autoria" do "presente" que Esaú recebeu que vc diz que é o dízimo. Também contei que vc não pratica o dízimo. Aí eu expliquei a ele o meu ponto de vista de quanto valia em valores atuais "o presente" ou melhor "o suposto dízimo de Sua autoria" recebido por Esaú.(Gn32:13-15)R$ 1.500.000,00 (um Milhão, Quinhentos Mil Reais) Ele sorriu assim kkkkkkkkkkk e disse que dízimo bom esse heim ? kkkkkkkkkk

      Excluir
    18. Aff.

      A cada tres anos, era um cerimonial a ser observado conforme a Lei, como maneira de o dizimista demonstrar temor a Deus e obediência a seus mandamentos (Deut. 26.12-16). No entanto, os dízimos que anualmente (não mensalmente ou diariamente) eram levados a casa do tesouro do templo, seriam para o mantimento diários dos levitas e também dos necessitados, conforme o Senhor por intermedio de Malaquias, promete vingança contra os sacerdotes e a nação que desviou deles este recurso, ocasionando o roubo.

      “Eis que virei a vós outros trazendo juízo! Muito em breve haverei de testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que mentem e juram falsamente, e contra todos quantos exploram os trabalhadores em seus salários; que oprimem os órfãos e as viúvas, e privam os estrangeiros dos seus direitos, demonstrando total falta de temor e respeito à minha pessoa!” Proclama o SENHOR dos Exércitos" (Malaquias 3.5).

      Agora, seja sincero, quantas vezes os necessitados vão ao seu templo e são ajudados pelos dízimos recolhidos diariamente?

      Excluir
    19. Em (Deut. 26.12-16) não está escrito que o dízimo era um cerimonial. Cite 1 Vers. apenas onde diz isso ? kkk Onde está escrito na bíblia que era obrigação do sacerdote levita ou do levita sustentar diariamente (todos os dias) os orfãos , viúvas estrangeiros e necessitados ? Cite 1 Vers. apenas onde diz isso ? Você disse:No entanto, os dízimos que anualmente (não mensalmente ou diariamente) eram levados a casa do tesouro do templo, seriam para o mantimento diários dos levitas e também dos necessitados . E os 11 meses restantes quem sustentavam os órfãos , os estrangeiros os necessitados e as viúvas ? kkk Tá vendo como a sua teoria é falha deixa brechas para vários questionamentos e dúvidas. Na igreja onde eu congrego (1Tm3:15) acolhe a todos que necessitam 24:00 horas por dia , 7 dias por semana e 365 dias por ano. Não é todos que aceitam , alguns preferem ficar do lado de fora outros preferem procurar outros meios como albergue por uns dias depois fogem e abandonam voltando as ruas porque querem viver a maneira deles no álcool nas drogas e etc... etc... A responsabilidade de sustentar os necessitados , viúva , estrangeiro e o órfão não era só dos ministros do A.T. e nem só dos Ministros do N.T. e sim de todos principalmente do povo de Deus que conhece a verdade.(Mc12:31) Os necessitados , pobres , órfãos viúvas e estrangeiros existem desde o A.T.(Dt15:11)(Mc14:7) E continuam no N.T.(Tg1:27) Não coloque responsabilidade dos ministros atuais do N.T. uma responsabilidade que nem os ministros do A.T. conseguiram resolver , eles não puderam e os atuais também não porque isso depende de todos principalmente de todo povo de Deus isso vem desde o A.T. após o pecado de Adão e Eva. O dízimo recebido do povo de Deus na Igreja não é todos os dias de uma pessoa exclusiva e nem especificamente de uma só pessoa se ela recebe só mensalmente , a minha renda fruto do meu trabalho agora é semanal , toda semana a primeira coisa que faço é entregar na igreja o que não me pertence. Outros é diariamente , outros é quinzenalmente outros é mensalmente. O fruto do meu trabalho não é anual e nem em 3 em 3 dias. Se a minha renda (fruto do trabalho) fosse diária e eu fosse diariamente a igreja todos os dias sim eu entregaria o que não me pertence diariamente , se eu fosse semanalmente todo fruto lucro do trabalho arrecadado durante a semana seria entregue só semanalmente. Eu faço isso porque Deus vê tudo.(Pv15:3) Tem pessoas que é contra o dízimo e faz de uma forma exclusiva e diferente em primeiro lugar eles gastam quase tudo o que ganham com a sua vida pessoal em primeiro lugar e deixa o que sobra(medida de cálculo menor que o dízimo) para Deus deixando Deus em segundo plano.(Mt22:37-40) Ora já que agem assim poderiam agir de outra maneira mais coerente que é contribuir no mínimo proporcionalmente o que recebem de Deus como o N.T. também ensina. Agora, a sua turma consegue contribuir no mínimo proporcionalmente com os ministros e com os necessitados ? Seja sincero é assim que vcs fazem ? Depois que vc me mostrar a sua planilha de prestação de contas na casa ou nas casas ou nas ruas que vc congrega e que vc contribui no mínimo na mesma proporção que tem recebido de Deus , mostrarei a minha. kkk.

      Excluir
    20. Só para sua informação, meu caro Marcelo, casa do tesouro nas versão fiel aos originais hebraico é ARMAZÉM. Bem, acho que você sabe pra que serve um armazém né? Ou preciso lhe ensinar isso também?

      Excluir
    21. Deus esperava que tanto os sacerdotes como o povo cumprissem suas responsabilidades em administrar tudo o que recebiam do povo de Deus. Neemias usa a expressão ”Casa do Tesouro” para falar de uma destas câmaras ou salas onde eram depositados os dízimos (ver Ne10:38). Uma espécie de tesouraria do templo. Portanto, ”Casa do Tesouro” é uma expressão para designar primariamente (o lugar designado espaço/sala/local) dentro do templo e não fora dele onde o dízimo deveria ser guardado.(2Cr31:11-12) Temos que voltar á Bíblia para entender a questão da distribuição do dízimo.
      Em (Gn14:20) lemos que Abraão entregou o dízimo a Melquisedeque que era não apenas o rei, mas também sacerdote do Senhor. O ato de Abraão revela que o receptor do dízimo deve ser alguém separado por Deus para uma tarefa santa. Abraão obedeceu (e note bem, ele poderia usar o dízimo para o que quisesse, mas não o fez.(Ele cria no plano de Deus) e deu o dízimo a quem de direito. No sistema israelita(Lei escrita) Deus estabeleceu regras ainda claras a respeito do dízimo. O dízimo foi dado aos levitas como herança e não dado aos órfãos , estrangeiros , viúvas e necessitados como herança , deveria ser administrado por eles levitas(Nm18:21-32). Tanto é que o doador não podia manipular a décima parte. A pessoa não devia separar o bom do defeituoso ou fazer qualquer substituição (Lv27:33). Por exemplo um rebanho o décimo animal que passasse sob o cajado do pastor pertencia ao Senhor, não importando sua condição. O israelita também não dava seus dízimos para simplesmente “pagar” o salário dos levitas. O dízimo era na verdade não ofertas para os levitas, “mas para o senhor”(Nm18:26) Esta verdade é reforçada em (Ml3:8) Quando Deus disse: "vós me roubais”. O roubo não é contra os levitas ou sacerdotes, mas um roubo contra Deus.(Ml3:8) Tendo isto como base, o dízimo era do Senhor a qual Ele deu para o sustento e administração dos levitas e o sacerdócio. E um aspecto que tem sido ignorado é que este ministério Levítico era global, ou uma corporação. Não eram células isoladas (congregações independentes) mas um corpo. O centro administrativo da região de Israel estava no templo. Eles eram o que hoje chamamos de administração da igreja. Esta centralização no templo permitia que dali saísse o sustento necessário para os homens que faziam a obra de Deus naquela época. E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse (a parte dos sacerdotes e levitas,) para que eles pudessem se dedicar à lei do Senhor.(2Cr31:4) E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus; e fizeram muitos montões.(2Cr31:6) No N.T. os ministros que se dedicam a palavra também tem direito.(1Co9:13-14)(1Tm5:17) Se tiver espaço o ARMAZÉM e nas CÂMARAS cabe de tudo (2Cr31:11-12) Me ensina mais aí Sr. Reginaldo ? kkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Gracioso estudo meus irmãos. Acredito que interpelação deste querido e esta segunda explicação tiram quaisquer dúvidas. O Senhor continue te iluminando o entendimento, pois tudo já está revelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique Silva , A ordem do Sacerdócio de Melquisedeque e a ordem do Sacerdócio levítico está completamente ligado ao dízimo. Não existe ordem de Sacerdócio sem o dízimo.

      Excluir
  3. O que fazer, quando estamos numa doutrina onde a pregação principal?

    ResponderExcluir
  4. Tem cada Piada que esses Pastorzinhos formados nessas Faculdadezinhas do Interior inventam,dizendo ser Phd Neo Testamentarios ai,ai. Peimeira vez que leio a Palavra Certamente dita pelo Espirito......Piada,nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego.

      Não sou pastor e nem almejo tal titulo. Pra você é piada, pois como dissestes, é a primeira vez que lê isso. Lógico, você acha que os pastores PHD em enganar as pessoas irão falar a verdade das escrituras?

      Excluir
    2. A bíblia é clara quando ensina Que: Onde houve ordem de sacerdócio Levítico houve o dízimo. Onde há ordem de sacerdócio de Melquisedeque há o dízimo. (Hb7:8) (Hb7:11) (Ml3:8-10)

      Excluir
  5. Olá irmão,
    Na bíblia não há menção que foi 10% que Jacó separou e nem vemos a palavra "dízimo" nesse episódio onde ele estava é com medo do irmão que ele tinha enganado, foi mais uma forma de se desculpar com ele. Se mesmo sem ter essas bases acima, você ainda acha que é dízimo, isso teria ocorrido uma única vez somente, como ocorreu com Abraão(que deu dízimo de despojos de guerra, nem do trabalho e nem da renda dele ele entregou), e ainda teria sido entregue para o irmão, nem um sacerdote. Ou seja, se Abraão deu uma única vez, não era uma prática na vida dele nem de Jacó que olha lá se foi dízimo mesmo, só forçando a barra como no seu texto irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita e comentário

      De fato, não há menção de dízimo. Eu apenas levei em consideração o fato de Jacó haver prometido o dizimo e também de ter cumprido. Para isto, usei da exegese comparando os textos, como está no post. Se forcei a barra, não vejo por esse ângulo. Pior é quem defende a validade do dizimo na nova aliança e ainda em dinheiro obrigando o povo a dar sob ameça de maldição e perda da salvação. Você não acha que isso é sim forçar a barra?

      Excluir
    2. Irmão, com certeza é forçar demais a barra. Eu também entendo que o dízimo não é válido na Nova Aliança. A prática da Igreja neo testamentária era ofertas voluntárias para ajudar aos necessitados. Mas os defensores do dízimo para os dias atuais argumentam que dízimo era antes da lei e que foi dado por Abraão. Muitos nem dizem que foi dado por Jacó por ficar essa dúvida se ele cumpriu mesmo o voto, não está claro. De qualquer forma é importante frisar que não era prática na vida deles e foi feito uma única vez.

      Excluir
    3. ArquivoTV Monitoramento Digital , A) O QUE É O DÍZIMO ? O dízimo é uma medida de cálculo e a prática do dízimo em dinheiro ou de dinheiro não é pecado.


      O QUE CONTÉM O DÍZIMO "DE" TUDO DOS DESPOJOS ? armas de guerra , bens , carros , cavalos , carruagens , jumentos , dinheiro , objetos preciosos , riquezas , jóias , equipamentos , objeto , utensílio , terras , servos , cidade , ouro , prata , bronze , (1Cr26:27) (Js6:19) (Js22:8) (Jz8:24-26) (Jz5:29) (Jz9:45) (Hb7:4) Porventura não tomas posse daquilo que o teu deus Camos te concede? Ora, do mesmo modo tomaremos posse "de" tudo o que o nosso Deus, nos deu.(Jz11:24) A bênção do SENHOR produz riqueza e não provoca sofrimento algum.(Pv10:22)

      O QUE CONTÉM O DÍZIMO "DE" TUDO ? "Tudo" significado É a maior quantidade possível "de coisas" o que é importante, essencial; o que "de" fato conta. "Quanto" pode ser quantidade "de": dinheiro "Quanto" pode ser o valor "de": dinheiro "Possuo ou tenho" o valor "de": dinheiro , produtos da lavoura , fruto das árvores , todo o rebanho , vinho , azeite , mel , ouro , prata , bronze , objeto , utencílio , ou "de"bens(Lc18:12) (Lv27:30)

      O QUE CONTÉM O DÍZIMO "DAS" COISAS CONSAGRADAS AO SENHOR ? Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram o dízimo "de" bois e "de" ovelhas, "e o dízimo "das" coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus," e depositaram-nos em montões.(2Cr31:6) Todavia, nenhuma "coisa consagrada ao Senhor por alguém, daquilo que possui," seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão, será vendida nem será remida; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. (Lv27:28)

      O QUE CONTÉM O DÍZIMO (DÉCIMA PARTE) DA CIDADE QUE DESABOU NESSE TERREMOTO ? Naquele momento, houve um grande terremoto e desabou a décima parte "da" cidade. Sete mil pessoas morreram nesse terremoto, e os sobreviventes ficaram aterrorizados e expressaram glória ao Deus dos céus. (Ap11:13) Exemplo: Ora , 10% "da" cidade desabou e 7000 pessoas morreram , 90% da cidade não desabou e restaram 63.000 sobreviventes que ficaram aterrorizados em um total de 70.000 pessoas que moravam ou estavam na cidade. Consequentemente 10% das pessoas morreram.

      A preposição "de" , "das" é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.
      1) relaciona palavras por subordinação e expressa os sentidos:
      2) ligando dois substantivos (ou equivalentes), diretamente ou com auxílio de verbos de ligação, adquire os sentidos: Exemplo: O dízimo "de" dinheiro ou "em" dinheiro não é pecado. O dízimo "de" tudo não é pecado. O dízimo "das" coisas consagradas ao Senhor também não é pecado. Observe que o dízimo de "TUDO" não é só alimento e não é só mantimento , concordo que o dízimo não é e nunca foi dinheiro porque o dízimo é "uma medida de cálculo" mas o dízimo é e pode ser "de" dinheiro ou pode ser "em" dinheiro e não é pecado.

      Paulo abriu mão do seu direito sistemático de ser sustentado pela igreja(1Co9:14) de livre e espontânea vontade porque alguns não reconheciam Paulo como apóstolo e ele não queria causar nenhum tipo de impedimento ao evangelho(1Co9:2-3) (1Co9:12) (1Co9:17-18) (1Co10:29) (At9:15) (2Tm1:11) Mas veja que ele depois precisou recebeu auxílio de igrejas ,(Fp4:18) sem contar com as viagens de navio e outras viagens em favor do evangelho.(At13:4) Paulo e Barnabé eram solteiros (1Co9:5) e eles também nunca ensinaram nenhum Ministro casado e com família constituída a abrir mão do seu direito de serem sustentados pela igreja.(At13:2) Cont...

      Excluir
    4. B) Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados se alimentam com o que pertence ao templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Assim, o Senhor também ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho.(1Co9:13-14) Note que Paulo faz uma analogia dos que administravam no templo se alimentavam do que pertencia ao templo(Note que os Levitas recebiam dízimos que pertencia ao templo Ne10:38-39 Ne13:10-11) e dos que serviam diante do altar(Os Sacerdotes Levitas participam do que é oferecido no altar.)

      Se "outros" têm o direito de ser sustentados por vós,(povo de Deus no templo) não o temos nós(Ministros do Evangelho) em maior medida? Quem são os "outros" que Paulo declara aqui ? Seguramente são os Sacerdotes e os Levitas pois eles ministravam e eram sustentados pelo (povo de Deus no templo) E qual é a "medida" que Paulo diz ? Seguramente a "medida" é o dízimo , pois tanto os levitas recebia a medida do dízimo e os Sacerdotes também recebiam a sua medida de sustento e o dízimo dos dízimos.(Lv27:32) (Nm18:26) (Nm10:38)

      O Ministro que vive do evangelho tem que ter direito ao sustento , tem que ter medida de sustento e receber a parte que lhe é devida(1Co9:9-10) e pode receber bens materiais(1Co9:11) Perceba que Paulo já era discípulo(cristão) quando citou a Lei(1Co9:9-10) (At18:9) (Rm1:1) E ele enfatiza que é o próprio Deus é quem se preocupa com o sustento dos Ministros do evangelho.(Tt1:7) (1Co4:2) (1Co9:17) Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, "Paulo dedicou- se inteiramente à palavra," testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. (At18:5) (At20:21) Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não-judeus.
      Não é só o Ministério levita que recebia dízimo (Hb7:6) Em Israel na época do profeta Malaquias , Deus disse: "esta nação toda" estava roubando a ele Deus.(Ml3:9) e não era só os sacerdotes. O dízimo "Não" era só alimentos também podia ser de "tudo" que alguém possuía ou ganhava(Lc18:12) dízimos das "coisas" consagradas ao Senhor. (2Cr31:6) O Dízimo de tudo antes da lei (Gn14:18-20)

      Excluir
    5. C) Sabemos que as leis cerimoniais e os sacrifícios foram abolidos (Ef2:15) (Cl2:14) (Hb7:18-19) (Gl5:3-4) Os mandamentos morais e os vários preceitos de Deus do A.T foram adotados e mantidos no N.T. e estão em vigor. O dízimo (décima parte) pertence a Deus é uma mensagem profética e um preceito oral e moral (Gn26:5) (Gn14:18-20) (Hb7:8) (Ml3:8-10) (2Pe2:17) (Ap11:13) Abraão depois que foi chamado por Deus obedecia o Torá oral , o Torá oral originalmente foram transmitidos de maneira oral de geração a geração (Gn26:5) (Gn12:1) Assim como Melquisedeque também obedecia o Torá oral se não fosse assim o próprio Melquisedeque não seria Sacerdote do Deus altíssimo.(Hb7:1) (Hb7:6)
      O mandamento do sábado não consta no N.T. como mandamento(Mc2:27) (Jo5:18) (Rm14:5-6) (Cl2:16) A justiça , misericórdia , fé e o dízimo são preceitos de Deus confirmados no Ministério de Jesus.(Lc3:23) (Lc11:42) (Lc18:12) Assim como a prática da caridade também é um preceito de Deus confirmado no ministério de Jesus(Mt6:3-4) (Tg2:15-17) (Dt10:18) O evangelho de Mateus Provavelmente foi escrito depois da morte de Jesus (31 d.C.) entre os anos 50-65 d.C. Portanto dentro da nova aliança. A pratica da caridade e ajuda ao próximo entre os "santos" e a quem necessitasse era normal nessa época 41 d.C. até porque no MUNDO TODO houve 13 anos de grande fome em escala mundial(At11:28-30) O imperador Cláudio governou de 24 de janeiro de 41 d.C. até a sua morte em 54 d.C , por isso no livro de Atos é dado tanta ênfase nessa época aos necessitados. Os pobres E NECESSITADOS após o pecado de Adão e Eva sempre existiram nesse mundo (Dt 15:11) (Mt56:11) (1Jo3:17) E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.(1 Cor13:3)
      Vc obedece o está Escrito do A.T. que também consta no N.T. ? (At23:5) (Rm1:17) (Rm2:24) (Rm3:4) (Rm3:10) (Rm4:17) (1Co9:9-10) (2Co8:15) (1Tm5:18-19) (1Pe1:16) “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml3:6) (Tg1:17) Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor. Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.(Nm 15:15-16) “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil (1000) gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.(Dt7:9) Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.(Sl103:17-18) Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos. (1Jo5:3) Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.(Jo14:23-24) Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. (Mt4:4) A profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.(1Cor14:22) Portanto, amados, se o nosso coração não nos condena, temos coragem diante de Deus;e recebemos dele tudo o que rogamos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.(1Jo3:21-22) o que realmente importa é obedecer aos mandamentos de Deus. (1Co7:19) Sendo assim, amados, estando bem informados, guardaivos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair.(2Pe2:17) Cont...

      Excluir
    6. Porquanto tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar(cristãos), de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança. (Rm15:4) Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.(2Tm3:16-17)Deus é Deus apenas dos judeus? Ora, não é Ele igualmente Deus de todos os povos? Evidente que sim, dos gentios também,(Rm3:29) Deus não faz acepção de pessoas;(At10:34) (Dt1:17) Rm2:11) E não somente por aquela nação,(Israel) mas também para congregar em um só povo os filhos de Deus que andam espalhados pelo mundo.(Jo11:52) Em outras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados como descendentes de Abraão.(Rm9:8) No N.T. não existe manifestações contraria ao dízimo. Os ministros do evangelho tem todo direito de receber o seu sustento da igreja (1Co9:13-14) Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino.(1Tm5:17) Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.(Is 61:6) Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu. (Jo3:27) No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais;que morrem(QUEM PERTENCE A ORDEM do Sacerdócio de Arão Levítas MINISTROS LEVITAS) no outro caso é aquele de quem se declara que vive.(Hb7:8) nesse caso quem recebe o dízimo é : (QUEM PERTENCE A ORDEM do Sacerdócio de "Melquisedeque" JESUS CRISTO Ministros do Evangelho)(1Co4:1-2) Note que são 2 ordens de Sacerdócios diferentes e a Ordem de Sacerdócio de Melquisedeque é superior (Hb7:17) Jesus é o rei dos reis (1 Tm 6:15) Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12) E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que "vive." está no verbo presente (Hb7:8) (Hb6:20) (1Co9:13-14) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! (Rm11:36)

      Excluir
    7. Esforço inútil de explicar o que está bem claro.

      Dizimo não existe mais e quando existiu nunca foi dinheiro. E, mesmo que ainda valesse, não seria para os pseudos-pastores com suas organizações e sim, para o principio que Deus mesmo estabeleceu em lei que era o sustento dos levitas, órfãos, viúvas e demais necessitados. Mas como não temos mais levitas, pois o ministério deste expirou com a destruição do templo, restam as viúvas, os órfãos e os necessitados. Mas até estes são explorados pelos gananciosos cães gulosos.

      Excluir
    8. Explicar texto fora de contexto é a minha especialidade , sou paciente e não tenho medo de explicar algo que não é inexplicável e explicarei até onde Deus me revelou , o dízimo só é inexistente e inexplicavelmente e fora de contexto para quem não é subordinado a Deus e rebelde não gosta de congregar dentro de igrejas e não pratica o dízimo por convicção própria e humana não convicçlão divina , o que é um erro. A origem do dízimo é na promessa e no sacerdócio de Melquisedeque(Rm4:16) (Hb7:6) (Hb7:11) Onde há fé há o dízimo. Onde há Deus há o dízimo porque pertence a Deus.(Ap11:13)(Ml3:8)(1Co9:13-14) A Fé , a promessa e o dízimo é independente da Lei. O dízimo em dinheiro ou de dinheiro não é pecado. Onde está escrito na bíblia que o dízimo não existe mais ? Todos os Ministros do evangelho tem direito ao dízimo o mesmo direito que os levitas tinham ou seja de receber o dízimo de TUDO como expliquei muito bem acima. O ministério levítico acabou mas o ministério da ordem do sacerdócio de Melquisedeque não acabou. (Hb7:6) (Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) (Ap5:12) (Hb7:8) (Hb6:20) (1Co9:13-14) (1Co4:1-2) (1Tm5:17) (Jo3:27) Os ministros das Igrejas tem o mesmo ministério e sacerdócio da ordem de Melquisedeque e o mesmo direito de sustento do ministério levítico de receber o dízimo e além do dízimo sem mandamento.(Hb7:6) essa é a diferença desse ministério pode receber dízimo sem mandamento. Me ajuda aí Leia a bíblia !!!

      Excluir
    9. Estudo muito bom, mesmo assim os defensores do dízimo continuam insistindo no assunto.

      Excluir
    10. Roger Ferreira , quem costuma andar pela cabeça dos outros é piolho como eu acredito que vc não é um , leia a bíblia conclua a sua tese e ideologia sobre o dízimo e me mostre um versículo onde diz que o dízimo não pode ser praticado pelos cristãos. Venha com argumentos concreto com base bíblica com versículos bíblicos. Vou lhe ajudar: Não esqueça que no A.T. o povo de Deus judeus e estrangeiros convertidos praticavam dízimo e no N.T. não existe manifestações contrária a prática do dízimo e continua até hoje. Aguardo a sua resposta !!! kkk

      Excluir
    11. Desculpa ai pr. Marcelo. Mas fiquei curioso com algo que voce citou na sua fala. Em que parte do AT os estrangeiros convertidos praticavam o dizimo/ Sei bem que quando um gentio se convertia ele era primeiramente circuncidado conforme o mandamento que Deus deua a Abrão em Gn 17. Mas nunca li em parte alguma que eles davam o dizimo. Talvez eu tenha pulado essa parte na minha biblia. Por favor, coloque aqui a devida referencia.

      Obrigado

      Excluir
    12. Reginaldo Ramos , Então leia mais e vc verá os estrangeiros no meio do povo de Deus submisso a lei e os mandamentos de Deus. uma mesma lei tereis, tanto para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o Senhor vosso Deus.(Lv24:22) Também se um estrangeiro peregrinar entre vós e celebrar a páscoa ao Senhor, segundo o estatuto da páscoa e segundo a sua ordenança a celebrará; haverá um só estatuto, quer para o estrangeiro, quer para o natural da terra.(Nm9:14) A congregação deverá obedecer às mesmas leis, estatutos que valerão tanto para vós como para o estrangeiro que habita entre vós; esse é um decreto perpétuo pelas suas gerações, que, perante Yahweh, valerá tanto para vós quanto para o estrangeiro residente.(Nm15:15-16) Haverá uma mesma lei para aquele que pecar sem querer, tanto para o natural entre os filhos de Israel, como para o estrangeiro que peregrinar entre eles. (Nm15:29) Roubará o homem a Deus ?(Ml3:8) Roubar a Deus é pecado ? Eis, portanto, para vós um decreto perpétuo: No décimo dia do sétimo mês, humilhareis vossas almas, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o natural da terra como o estrangeiro que habita no meio de vós.(Lv16:29) Já expliquei no seu blog que Qualquer homem ou mulher no A.T. Israelitas ou estrangeiros convertidos ao Deus de Israel e viviam com o povo de Israel estavam sujeitos ao mesmo Deus e os seus mandamentos. Amor a Deus e ao próximo também exite desde o A.T.(Lv19:18) Você ainda acha que seria necessário estar escrito algum capítulo e vers. com todos os nomes de A-Z dos estrangeiros que também eram o povo de Deus estar escrito que entregavam ou não o dízimo. Deus não faz acepção de pessoas principalmente com estrangeiros que viviam com o seu povo (At10:34) O homem infiel aos mandamentos orais e morais de Deus causa inversões de valores , Deus não. O Senhor não muda(Ml3:6) (Hb13:8) Se não entendeu a mensagem procure uma igreja de 4 paredes construída por mãos humanas que seguem os mandamentos de Deus e de Cristo e confirme com um Pastor local e não esqueça de perguntar para ele se Abraão o seu Pai na fé era estrangeiro quando entregou o dízimo ? (Gn12:1)(Hb11:8) (Gn15:7)

      Excluir
    13. Interessante que Deus cita várias ordenanças, como o participar da festa da Páscoa e outras quais os estrangeiros também deveriam participar, caso de CIRCUNCIDASSEM, pois esta era a condição para ser participante dos estatutos dados a Isarel. Mas não aparece em parte alguma a obrigação de o estrangeiro de ter de dar dizimo, uma vez que a nenhum estrangeiro foi dado algum lote de terra para trabalhar e poder tirar o dizimos. Aí sim é forçar a barra. Seria té contradição da parte de Deus cobrar dizimo de estrangeiro e ordenar na lei que os mesmo fossem beneficiados pelos dizimos do povo.

      Mas isso não vem ao caso, uma vez que dizimos não exite no Novo testamento. Nem mesmo os hebreus a quem Deus dirigiu a lei não podem mais dar seus dizimos, pois o unico lugar onde ritualmente deveriam ser entregues tais dádivas não existe mais que o templo, bem como aqueles a quem Deus deu a ordem de recebe-los não ministram mais que são os levitas.

      Excluir
    14. Como vc esqueceu de notar também não aparece em parte alguma na bíblia a obrigação do estrangeiro de ter de seguir todos os mandamentos da lei do A.T. será que ainda era necessário escrever de novo 613 preceitos da mesma lei só para estrangeiros sendo que o Deus era o mesmo e o dízimo era o mesmo para todo o povo ? Assim vc erra e Não é forçar a barra e não era só quem tinha lote de terra para trabalhar e poder entregar o dízimo E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos de tudo(2 Cr31:6) Os fariseus eram conhecidos por serem excessivamente zelosos nos assuntos religiosos. A lei escrita previa o jejum 1 vez por ano , no Dia da Expiação , mas alguns fariseus jejuavam duas vezes por semana , no segundo e no quinto dia da semana segundas e quintas e impunham a si mesmos atos de piedade. Eles entregavam o dízimo sobre tudo que adquiriam e mais do que a lei exigia. No quesito "suposta obediência a Deus" eles davam um banho nos judeus e em muitos cristãos.
      A maioria dos judeus não aderia à lei mosaica tão categoricamente, motivo pelo qual, na época de Jesus, consideravam os fariseus pessoas muito justas e devotas.(Lc18:12) Não podemos condenar todos os fariseus por isso ou aquilo , porque Nicodemos também um dos fariseus que era favorável a Jesus.(Jo19:39-42) O Dízimo pertence a Deus , só não existe no N.T. para quem não crê ,fato. O dízimo de tudo na ordem Sacerdotal levítica vai voltar a ser praticado no terceiro templo é profético , fato. O dízimo de tudo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque e da ordem Sacerdotal Levítica pertencem a Deus. porquanto nada do que vc pensa que é seu de fato é , porque “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe” inclusive o dízimo.(1Co10:26)(Ml3:8)

      Excluir
    15. "Como vc esqueceu de notar também não aparece em parte alguma na bíblia a obrigação do estrangeiro de ter de seguir todos os mandamentos da lei do A.T."

      Então leia:

      "E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei." (Gálatas 5 : 3).

      Quanto ao dizimo voltar a ser praticado quando o terceiro templo for edificado, isso é óbvio. E não só ele, como sacrificios de animais também. Até mesmo novilhas estão sendo selecionadas para isso, bem como os levitas. Aqui da minha cidade um judeu por Nome Yossef foi convocado a fazer exame de DNA, pois ele descende de Levi.

      Amas eu não tenho anada a ver com isso, pois eu sigo a Cristo e não Moisés. Eu trabalho para sustentar minha familia e aqueles que de mim precisam e não um grupo de pseudos-sacerdotes que vivem ás custas de pessoas ingenuas que pensam que dizimo é dinheiro e que dando dinheiro pra esses estão fazendo a vontade de Deus.

      Excluir
    16. Reginaldo ramos , A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.(1Co7:19) a obediência aos mandamentos de Deus estão acima da circuncisão ,fato. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
      Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos(1Jo5:2-3) Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Ap14:12) O amor , a fé e os mandamentos de Deus são preceitos imprescindível para a salvação eterna. Quem não crê nesses preceitos não pertence ao reino de Deus.

      Excluir
    17. "A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.(1Co7:19)"

      E voce pensa que eu não sei disso? Sim, pra mim a circuncisão é nada, bem como o dizimo ou qualquer outra obra da Lei. Nenhuma delas foi imposta a mim como gentio. Todavia, se eu como gentio quiser seguir a religião, os costumes e as leis do judaismo, se faz necessárrio eu me circuncidar primeiro. A paartir daí, eu poderia sim praticar o dizimo se ele ainda existisse, bem como obedecer todas as leis e estatutos dados a Israel.

      Mas como eu sou gentio, estou livre desse fardo para seguir a Cristo com liberdade e adora-lo em espirito e em verdade.

      Excluir
    18. Reginaldo Ramos , Se vc sabe que a circuncisão não precisa ser mais praticada , porque me solta vers. isolados que não tem nada haver com o dízimo de nenhuma ordem de Sacerdócio ? Quer tentar me pegar em contradição ? O que pretende ? , kkk "E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei." (Gálatas 5 : 3) Tu tá pensando que não conheço as escrituras ? Então vc também não pode mais jejuar , orar , ter fé , mandamentos de Deus fazer votos com Deus , porque tá tudo no A.T. (Hb11:2)(1Co7:19) (Ap14:12) (1Jo5:2-3) kkkk

      Excluir
    19. "Quer tentar me pegar em contradição?"

      Não existe a necessidade. Só o fato de você defender um dizimo anti-biblico, inventado pela igreja católica e legalizado por lei no ano 785dC, é o suficiente para ver tal contradição. Lamento por você. Mas fico feliz, pois todos esses comentários aqui tem edificado vidas, pois através deles, muitas pessoas tem sido libertas do engodo do dizimo católico. São muitas as mensagens que chegam em meu email de pessoas agradecidas por se depararem com meu blog e aprenderem que não são mais escravas.

      Voce pode continuar tentar refutar, mas de nada vai adiantar. Chegamos ao tempo da multiplicação do conhecimento profetizsdo por Daniel que aconteceria nos últimos tempos. E, por meio dele, deus está tirando as Suas ovelhas das garras dos lobos devoradores para a liberdade que há em Cristo.

      Não vou retrucar suas colocações. Fique a vontade e escreva o que quiser.

      Abraços.

      Excluir
    20. A lei faz parte do evangelho e da sã doutrina
      Sabemos, todavia, que a Lei é boa, se alguém a usa de forma adequada. De igual modo, sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubmissos, para os perversos e “PECADORES”, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os assassinos, para os que vivem na prática de imoralidades sexuais e os homossexuais em geral, para os sequestradores, para os mentirosos e os que fazem juramentos falsos; e para todo aquele que se revolta contra a sã doutrina. Esta sã doutrina "ENCONTRA-SE NO GLORIOSO EVANGELHO" que me foi outorgado, a saber, o Evangelho do Deus bendito! A eficácia da graça de Deus.(1Tm1:8-11) Orientando aos irmãos (CRISTÃOS) quanto a ESSES ASSUNTOS serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa teologia que tens seguido.(1Tm4:6)

      Excluir
  6. Paz amados.
    Concordo plenamente quanto ao fato de que o dizimo já não é uma obrigação em nosso tempo. Contudo e importante levar em conta que nossas igrejas não tem apoio governamental, logo suas necessidades são supridas pelo apoio de seus fiéis. Então dizimar para mim (sem força mas, voluntariamente. )e um sinal de que somos abençoados por Deus e em forma de agradecimento contribuímos com nossos dízimos e ofertas para suprir as necessidades da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guiga , A Paz de Nosso Senhor , "Os filhos de Deus que vão herdar o seu reino" são aqueles que creem , guardam e praticam os seus mandamentos.(1Jo5:2-3) (1Co6:9-10) (2Co9:5) (1 Jo3:17) (Ml3:8) (Ap10:13) (Lc11:28)

      Excluir
  7. Reginaldo, meu coração transborda de alegria. Só por espírito, somente por espírito, somente por espírito e você foi agraciado por essa revelação. Deus é contigo! Quanta alegria em compartilhar dessa revelação. Parabéns, Deus te escolheu! Fantástico, muito fantástico! Deus é muito tremendo mesmo. Sem palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sayah , agora fiquei curioso qual revelação ?

      Excluir
    2. Kkkkk

      Nobre Marcelo. Nunca se dará por vencido.

      Excluir
    3. Pr Reginaldo, eu realmente não entendo esse lance de dízimo Se Deus me dá um emprego que dá pra pagar minhas contas certinhas, sem nem poder ter o direito de lazer, somente o suprimento necessário, como vou deixar de pagar uma conta de luz pra devolver o dízimo? Confesso que não tenho fé e também não daria com alegria e sim daria com muita preocupação. Quando tenho algum extra, sempre abençoo um irmão na fé, um parente ou uma missão e aí sim faço com alegria por estar sendo benção para aquele necessitado.Sou ignorante nas escrituras e eu acho que os levitas como receberam a maior parte de herança das tribos é que tinham a obrigação dos dízimos. Estou certa ou errada? O sr acha que devo deixar de pagar uma conta ou comprar o remedio para devolver o dízimo? Não tenho apego em dinheiro e sou generosa quando posso...acho que isso traz um peso na consciência se devolver o dízimo ou não...prefiro dar meu dizimo do dia min em oração para todos que necessitam dela...isso é minha fé....me corrija, por favor.
      ,

      Excluir
    4. Olá Márcia. Primeiramente quero lhe dizer que não sou pastor, muito embora em minha cidade eu seja reconhecido como um, até mesmo entre os descrentes, por causa do trabalho social e de pregação que faço nas ruas e casas das pessoas. Mas obrigado por sua consideração.

      Quanto a sua pergunta, sim, você está certa em fazer assim. O propósito do dizimo quando Deus o instituiu entre os hebreus era realmente isso: atender a necessidade dos mais carentes. O dizimo entre os hebreus foi um principio de JUSTIÇA, MISERICÓRDIA e, sobretudo IGUALDADE. Das 12 tribos que formam a nação de Israel, Deus separou uma para ser a TRIBO SACERDOTAL que foi a tribo de Levi. Por esse motivo, os levitas (filhos de Levi) não receberam nenhum tipo de herança na posse da terra prometida. Então, eles não tiveram de onde tirar o sustento para sí e suas familias, pois o trabalho deles seria diuturnamente no santuário oferecendo sacrificios de animais em função das demais tribos, pois naquele tempo os pecados eram cobertos pelo sangue de animais que os levitas imolavam e apresentavam no altar do santuário. Então, como um ato de JUSTIÇA Deus ordenou as 11 tribos separarem a décima parte da produção anual da terra para dar aos levitas, pois esta seria a herança deles (Numeros 18.21) . Estes por suas vez ao receberem todos os dizimos das 11 tribos, tiravam a decima parte para os sacerdotes chamado de dizimo dos dizimos (Numeros 18.26). Mas, como um ato de Misericórdia, a cada tres anos, todos os dizimistas deveriam repartir os dizimos com o levitas, e os pobres de Israel como os órfãos, as viúvas e até os gentios (estrangeiros). Deus só abençoaria a obra das mãos dos dizimstas se eles obedecessem a Deus em relação a esse mandamento, como está escrito:

      Deuteronômio 14.28,29:
      28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
      29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

      O dizimo era uma divida da Lei que Cristo pagou na Cruz e não ensinou os crentes a obedecerem (Colossenses 2.14-17). Todavia, nos ensinou a prática do amor fraterno, ensinando-nos a compartilhar o que temos com os que não tem, em obediencia ao maior mandamento que é amar a Deus e ao próximo (Mateus 25.31-46). De fato, se obedecermos o que Jesus e os apostolos ensinaram sobre a prática da contribuição e sua aplicação, seremos grande mente abençoados e até curados das enfermidades que sobrevem sobre nós (2Corintios 9.7-9 ; Salmos 41.1-3).

      Voce disse ser ignorante sobre as escrituras, mas vejo que Deus colocou a maneira correta de agir dentro do seu coração. Prossiga na vontade de Deus e Ele te abençoará ricamente.

      Excluir
    5. Márcia , O que falta em vc é um verdadeiro encontro com Deus , percebo que vc tem muitos problemas a resolver na sua vida , mas vou ajudar vc sinceramente. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
      Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
      Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
      "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.(Jo15:1-5) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt6:33) A sabedoria vence a necessidade (Pv2:6) (Tg1:5) e a fé vence o mundo.

      Excluir
    6. Bom dia Reginaldo , as minhas respostas a Mácia não foram postadas e nem as minhas respostas aos 7 questionamentos que o Cesar Alonso Carrera me fez também não. Confere aí !!! E me ajuda aí !!!

      Excluir
    7. Tenha paciencia Marcelo. Sou uma pessoa bastante ocupada. Eu trabalho para sustento de minha familia e para ajudar a quem de mim precisa. E ainda a noite presido reuniões de adoração e ensino com os irmãos, sem cobrar nada, é claro. Às vezes fico até tres dias sem acessar o PC, por isso, as mensagens ficam sem que eu possa avaliar.

      Já foram postadas

      Excluir
  8. Respostas
    1. O que vc levará para o seu baú ? Será que vc também engoliu essa que Jacó deu o dízimo de TUDO o que prometeu a Esaú, seu irmão ? kkk Onde está escrito isso na bíblia amiga ? 1 Vers. apenas POR FAVOR !!! Me ajuda aí !!!

      Excluir
  9. Afinal para quem jacó deu o dízimo?

    ResponderExcluir
  10. Realmente a biblia diz que Jacó prometeu dar um dízimo ao senhor e dar a enteder que ele deu a seu irmão por viu em deu irmão a face de deus,ainda que eu não concorde que ninguem jamais viu a Deus.(joao 1:18)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois disso passou Esaú a odiar a seu irmão Jacó, por causa da bênção que seu pai lhe determinara, e prometeu a si mesmo: “Estão próximos os dias de luto de meu pai. Então matarei meu irmão Jacó!”(Gn27:41) Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos.(Gn32:11) ‘Eu aplacarei a ira de Esaú com o presente que me antecede, em seguida, me apresentarei a ele, e talvez me conceda a graça da paz!”(Gn32:20) Jacó temia Esaú por esse motivo o presente e não dízimo foi dado a ele. Então, seu pai, Jacó, orientou-o: “Se é necessário, portanto, fazei assim: tomai em vossas bagagens os melhores produtos de nossa terra para levardes como presente a esse homem poderoso, um pouco de bálsamo e um pouco de mel, algumas especiarias finas e mirra pura, um pouco de nozes de pistache e amêndoas.(Gn43:11)
      Um bom presente desobstrui a passagem para aquele que o entrega, e o conduz à presença das pessoas que decidem.(Pv18:16) Um presente não é e nunca foi dízimo. se Deus fosse totalmente se revelar para nós, seríamos consumidos. Portanto, Deus se transforma e aparece em formas nas quais possamos "vê-lo". No entanto, isso é diferente de ver a Deus com toda a Sua glória e santidade exibidas. Pessoas têm visto visões de Deus, imagens de Deus e aparecimentos de Deus – mas ninguém tem visto a Deus em toda a sua plenitude (Êxodo 33:20). Teofania https://pt.wikipedia.org/wiki/Teofania Cristofania é um termo técnico da teologia cristã utilizado para designar as aparições de Cristo pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento.

      Excluir
  11. Afinal,o dízimo é obrigatório? Porque ele só devolveu o dízimo depois de receber a benção dele, que na verdade Jacó fez uma barganha com Deus. Por muitas vezes, já devolvi meu dízimo que me fez maior falta, com meu marido necessitado e não recebi benção nenhuma. Então fica minha pergunta: se Deus não é Deus de confusão, como que o dízimo não é para nós como foi pra Jacó? Deus o fez rico. Aí fica fácil, ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr picineli , Então, em Betel, Jacó fez o seguinte voto: “Se Deus estiver comigo e me guardar no caminho por onde eu andar, cuidar de mim, provendo-me pão para comer e roupas para vestir, se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então Deus será o meu Deus! então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:20-22) Jacó estava com receio de ser morto na sua jornada , Jacó ouvia falar de Deus(forma oral) mas não tinha nenhuma experiência com Deus como Abraão , e o voto que ele fez é que se Deus fosse com ele no seu caminho e se ele chegaria a salvo por "consequência" ele daria o dízimo de tudo a Deus. Voto a Deus existe antes da lei na lei e depois da lei e não é barganha e não é pecado, é algo pessoal entre quem faz e Deus. Você já começou errado quando disse que: "já devolvi meu dízimo que me fez maior falta, com meu marido necessitado e não recebi benção nenhuma" Deus não quer o que vc não tem(2Co8:12) Quando vc entrega o dízimo vc deve entregar com a conciência que ele é de Deus e os que pertencem a ordem do sacerdócio de melquisedeque é quem administram (Ml3:8) (Hb7:8)
      (Ml3:6) (Ap11:13) Deus não fez Jacó ficar rico por causa do dízimo. De modo que Deus tem tirado o gado de vosso pai, e mo tem dado a mim. Ora, aconteceu que no tempo em que os animais entram no cio, ergui os olhos e vi, em sonho, que os bodes que cobriam as fêmeas eram listrados, malhados ou mosqueados. O Anjo de Deus me chamou em sonho: ‘Jacó!’ Ao que eu prontamente respondi: ‘Eis-me aqui!’ Então, Ele me revelou: ‘Ergue os teus olhos e vê: todos os machos que fecundam o rebanho têm listras, são salpicados ou malhados, pois Eu tenho observado tudo o que Labão te está fazendo.(Gn31:9-12) O dízimo décima parte é de Deus , é um mandamento oral e moral antes da lei e depois da lei (Gn14:18-20) (Mt23:23) (Lc18:12) (Ap11:13) e não foi abolido. O dízimo não dever ser entregue com a intenção de ficar rico. Tenha em mente que se vc obedece os mandamentos de Deus , tem a benção de Deus e trabalha e administra bem o fruto do seu trabalho é uma consequência natural do aumento dos seus bens.(Mt6:33)

      Excluir
    2. MR picineli , "O dízimo décima parte" é de Deus, existe Antes da lei Gn14:18 , na lei Lv 27:30-32 , Ml3:7-10 e depois da lei Ap11:13 e o dízimo de tudo é um preceito oral , moral e escrito. (Gn14:18) (Gn28:22) (Lv27:32-34) Existia 2 ordens de sacerdócio só administram(Hb7:8) (Ne13:10-11) (Nm18:16-28) antes da lei e depois da lei , a que está em vigor nesse exato momento é a ordem sacerdotal de melquisedeque que é a mesma de Jesus e seus ministros podem receber o dízimo e não é pecado.Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! (Rm11:36) Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Ap14:12) Deus não é ser humano, para que minta(Nm23:19) Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. (Mt4:4) A relva murcha e as flores caem, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente!(Is40:8) Eu o SENHOR, não mudo;(Ml3:6) assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia(Is55:11)

      Excluir
    3. Mm as o texto boa leva a crer que ele deu dízimo do que ganhou na guerra. E não do que tinha. E que provas tempo s que Jacó cumpriu o que poderia ser um voto entre eles dois (Deus e Jacó) e não princípio espiritual.

      Excluir
    4. Joane Farias Nogueira , Não esqueça que o preceito do dízimo foi ensinado por alguém , quem é esse alguém a não ser Deus ? Se não fosse assim Jacó não teria dito de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.(Gn28:22) Ninguém dá entrega ou devolve algo que não lhe pertence não é mesmo ? Se não devolver é roubador. antes da lei e na ordem do Sacerdócio de Melquisedeque , Jacó já conhecia o dízimo e os mandamentos orais e morais de Deus na ordem sacerdotal de Melquisedeque sem lei escrita(Gn26:5) e o preceito do dízimo passado de geração e geração mas ainda não praticava porque ainda não tinha tido um encontro verdadeiro com Deus até aquele momento.(Gn28:13) Ninguém pode afirmar que os patriarcas não entregaram o dízimo mais de uma vez. Até porque se fosse assim o preceito do dízimo não precisaria de Sacerdote para recebe-lo ou de alguém para promete-lo e cumprir o que prometeu sabendo que o dízimo pertencia a alguém por direito que é Deus.(Gn28:22) A bíblia deixa claro que Abraão entregou o dízimo dos despojos de guerra que Deus o ajudou a vencer , e Jacó após um encontro com Deus prometeu entregar o dízimo de tudo que Deus lhe daria. Com quem Abraão e Jacó aprenderam que quando eles tinham vitória em suas vidas e recebiam algo esse algo era Deus quem dava e eles dariam ou entregariam o dízimo ? No caso de Abraão Deus entregou os seus inimigos nas mãos dele e ele entregou o dízimo , no caso de Jacó a vitória de sua promessa que foi feita ele já sabia que a vitória que viria em seguida já era um mandamento , mas ele queria ter certeza que Deus iria ser com ele na tribulação e nas incertezas que passava naquele momento e que necessitava de sua proteção , assim como Deus protegeu os seus antepassados. Além de sua promessa(em forma de voto) ser uma mensagem profética sem lei escrita e na ordem do Sacerdócio de Melquisedeque que ele estava até a ordem do Sacerdócio levítico que viria nascer os seus descendentes "E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." (Gn28:22) Abraão se negasse a entregar o dízimo dos despojos que possuía na ordem Sacerdotal de Melquisedeque poderia ser considerado um roubo a Deus e Jacó se não cumprisse o seu voto além de roubar a Deus ele não cumpriria o seu voto(Gn26:5)(Gn28:21-22)

      Excluir
  12. Afinal,o dízimo é obrigatório? Porque ele só devolveu o dízimo depois de receber a benção dele, que na verdade Jacó fez uma barganha com Deus. Por muitas vezes, já devolvi meu dízimo que me fez maior falta, com meu marido necessitado e não recebi benção nenhuma. Então fica minha pergunta: se Deus não é Deus de confusão, como que o dízimo não é para nós como foi pra Jacó? Deus o fez rico. Aí fica fácil, ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MR picineli , Nada o que vc faz em benefício dos irmãos , na igreja e fora dela é obrigatório , vc tem a liberdade de praticar os preceitos de Deus ou não praticar e seu direito , ninguém pode obriga-lo a isso. O dízimo não tem nem comparação com o valor dos impostos que vc já paga no Brasil e nem percebe. pesquise , abraço ! http://especiais.g1.globo.com/economia/2015/quanto-pagamos-de-impostos/

      Excluir
  13. Afinal,o dízimo é obrigatório? Porque ele só devolveu o dízimo depois de receber a benção dele, que na verdade Jacó fez uma barganha com Deus. Por muitas vezes, já devolvi meu dízimo que me fez maior falta, com meu marido necessitado e não recebi benção nenhuma. Então fica minha pergunta: se Deus não é Deus de confusão, como que o dízimo não é para nós como foi pra Jacó? Deus o fez rico. Aí fica fácil, ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MR picineli , Nada o que vc faz em benefício dos irmãos , na igreja e fora dela é obrigatório , vc tem a liberdade de praticar os preceitos de Deus ou não praticar e seu direito , ninguém pode obriga-lo a isso. O dízimo não tem nem comparação com o valor dos impostos que vc já paga no Brasil e nem percebe. pesquise , abraço ! http://especiais.g1.globo.com/economia/2015/quanto-pagamos-de-impostos/

      Excluir
  14. Um pergunta: se Deus não é Deus de confusão, então porque não enriquece as pessoas que devolvem o dizimo , como enriqueceu a Jacó. Já devolvi dizimo que me fez muita falta, eu com filhos pequenos, marido desempregado, acabei perdendo plano de saúde. Na verdade, Jacó só devolveu o que pra ele não fazia diferença, e só o fez depois de ter recebido a benção.

    ResponderExcluir
  15. Sempre fico pensando nisso, porque realmente não devolvo com alegria o que vai tirar minha paz, minhas noites de sono, aumentar minhas muitas preocupações que já tenho. Devo ou não devolver, é certo ou não é. Gostei muito da sua colocação e realmente não sei como proceder, minha fé é pequena pra eu achar que não vai me fazer falta aquilo que já faz.

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz MR picineli,

    Ao escrever este artigo, meu objetivo não foi ratificar a prática do dízimo, até porque, esta doutrina não existe na Nova Aliança. Os que insistem em corroborar esta prática veterotestamentária ainda não compreenderam o evangelho da graça. Outros até entendem, mas descobriram um meio de arrecadação muito promissor e não abrem mão deste ensino de maneira nenhuma. A pergunta que você faz se o dizimo é obrigatório? Não! Como eu disse, na Nova Aliança o dizimo não existe. Existe a contribuição que é voluntária e de acordo com aquilo que a pessoa tem, qual deva contribuir conforme propôs no seu coração (2Cor 8.12-19 e 9.7). E essa contribuição ainda deve atender ao principio exarado no novo testamento que é o auxilio ao irmão menos carente e nada mais além disso.

    Outra colocação que você faz dizendo que já devolveu o dizimo muitas vezes e lhe fez a maior falta e não recebeu nenhuma bênção é a prova cabal que Deus não está nesse negócio. Não é só com você que aconteceu isso, pois aconteceu comigo também que pratiquei esse engodo durante 25 anos na Assembleia de Deus onde fui membro e obreiro e nunca tive "meus celeiros abarrotados" como pregam os falsos profetas. Eles sim prosperam, pois enriquecem às custas da ignorância do povo. Basta ver a vida deles e comparar com a vida do "fiel dizimista". E a observação que você fez de Jacó haver dado o seu dizimo somente depois de enriquecer é bastante importante e vai na contramão do ensino da falsa teologia da prosperidade que ensina que a bênção só vem depois que você doar o que tem para as empresas religiosas com o apelido de igreja.

    Meu conselho quanto ao seu procedimento é: Cuide primeiro de suas necessidades e de sua família, como marido e filhos. Sua família é muito mais importante para Deus que qualquer instituição relgiosa. Nâo tenha medo de agir assim e pensar que está pecando contra Deus. O medo tem sido a arma da religião para aprisionar os que ainda não tem entendimento da vontade de Deus. Meu exemplo: Eu dizimei por 25 anos desde que fui batizado na AD em 1987. Em 2012 eu fui expulso por causa do entendimento que passei a ter sobre essa doutrina cruel chamada de dizimo. Fui expulso da AD em março de 2012, e desde então, minha vida só tem sido vitória em todas as áreas. Primeiro que recebei uma dívida que há mais de 5 anos não recebia e achava que nunca mais iria receber. Depois, passei a ter mais tempo para me dedicar a minha família e tenho recebido muitas outras bênçãos, como a duplicação de meu salário, o que nunca aconteceu nos 25 anos que paguei este imposto que nas igrejas é obrigatório. Mas não pense que não contribuo com a obra de Deus, pois faço sim. Hoje, ajudo as pessoas que vivem ao meu redor e que precisam do auxilio básico, como alimentação, vestuário, remédios e outros. Eu, minha família e outras pessoas que sairam do sistema denominacional nos reunimos regularmente como igreja nas casas un dos outros, onde fazemos culto, mantemos a comunhão e realizamos o partir do pão. E também, estamos acolhendo em nosso meio muitas pessoas que tem sido excluídas das igrejas, principalmente porque deixaram de pagar o dito dizimo. A religião só te valoriza por aquilo que voce tem e pode dar para as instituições.

    Quer devolver o que é de Deus e pra Deus? Ajude uma pessoa necessitada independente do que ela seja. Medite no que o Senhor nos ensina em Mateus 25.31-46, pois a sua vinda está bem próxima e quando Ele chegar vai querer nos encontrar fazendo o que Ele mandou. Nesse dia, muitos que fizeram o que Ele mandou ficarão a sua direita e entrarão no Seu reino. Mas muitos que preferiram obedecer os ensinos dos homens ficarão à sua esquerda e serão lançados no lago de fogo eterno.

    Muito cuidado com ensinos diferentes. Bem aventurado aquele que não segue o conselho dos impios (Salmo 1.1). Impio é todo o crente que conhece a vontade de Deus, mas prefere seguir pra o outro lado, principalmente se isso lhe dá lucro financeiro.

    Que a graça, a paz e a comunhão do Espírito Santo seja com você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pastor! Me tirou um peso de consciência porque como posso ser mal pagadora aos outros para devolver o dízimo com alegria ao Senhor? E a Palavra diz que pode fazer prova DELE que seremos abundantes e já fui negativada deixando de pagar conta pra devolver o dízimo. Quando recebo um dinheiro EXTRA, ROUPAS, ALIMENTOS, SEMPRE divido com quem sei que está precisando, tenho minha alma generosa, não sou adoradora do dinheiro mas sou PRUDENTE e RESPONSÁVEL minhas contas. Não sou uma pessoa que viajo, vou a restaurantes porque o dinheiro não dá...AMO abençoar quando posso as MISSÕES, porque não faço o que eles fazem mas oferto com alegria pela obra que fazem. Sempre pensei que estava debaixo de maldição por pensar assim e como não tinha recusro pra devolver o dizimo ao Senhor, cheguei a fazer um voto ao Senhor, que daria o dizimo das horas do dia, em oração por todos que necessitassem, ou seja, oraria durante 2;40min por dia...fiz assim durante muito tempo e realmente fui bastante edificada pelo SENHOR. Que o SENHOR te abençoe e te guarde e te dê sabedoria para continuar nos ensinando. Obrigada

      Excluir
    2. Amém e obrigada. Foi como tirar um fardo de mim...Já enviei várias perguntas do tipo mas só hoje consegui ver as repostas. Perdoa-me pela insistência mas realmente me sentia condenada. Seu ensino foi um bálsamo para minha alma aflita. OBrigada e que Jesus te abençoe sempre!

      Excluir
    3. Márcia , O que falta em vc é um verdadeiro encontro com Deus , percebo que vc tem muitos problemas a resolver na sua vida , mas vou ajudar vc sinceramente. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
      Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
      Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
      "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.(Jo15:1-5) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt6:33) A sabedoria vence a necessidade (Pv2:6) (Tg1:5) e a fé vence o mundo.

      Excluir
  17. Graça e Paz.
    Sr. Reginaldo, sábias palavras dirigida a MR picineli, além disso, parabéns pela elaboração do post. Nunca tinha ouvido falar a respeito do cumprimento do voto de Jaco e o sr. o fez com ousadia e com excelência.

    MR picineli, leia e medite com atenção nos conselhos acima.
    Que a maravilhosa graça, a paz que excede todo entendimento e a rica comunhão do Espírito Santo seja com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedeeh , Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.(Lc16:10) A profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.(1Cor14:22)

      Excluir
    2. A nossa fidelidade a Deus não é fundamentada em valores monetários, mas no amor dedicado ao semelhante, na distribuição justa daquilo que Ele nos abençoa para abençoar também a outros (1Cor. 4.1,2).

      Deus os abençoe.

      Excluir
    3. Não havia uma só pessoa necessitada entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda (At4:34) Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.(1 Cor4:1-2) pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.(2 Cor8:21) Não posso de forma alguma chamar alguém de fiél todo aquele que não entrega de forma correta o que é de Deus.

      Excluir
    4. Muito bom MArcelo.

      Mas existe alguma maneira de entregar o que é de Deus se não for atendendo diretamente o irmão carente? Ou preciso fazer um ritual entregando pra terceiros fazerem o que eu mesmo posso fazer? E ainda nem tendo certeza se esse terceiro vai de fato fazer o que eu deveria ter feito?

      Excluir
    5. 1)Como era no templo e no AT. ? Os homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes deles eram os levitas descendentes de Merari, Jaate e Obadias, e também os descendentes de Coate, Zacarias e Mesulão, dedicados ao adiantamento e conclusão da obra. E todos os levitas que eram hábeis em instrumentos de música,(2Cr34:12) Entretanto, eles não precisavam prestar contas de toda a prata que lhes foi entregue em confiança, pois todos agiam com absoluta honestidade.) Tudo foi entregue por número e peso; e o peso de tudo foi registrado na ocasião. (Ed8:34) Tenham pesos e medidas exatos e honestos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá.(Dt25:15)

      2)Como deve ser na Igreja no N.T. ? Em uma igreja que há desconfiança em relação a ministração da parte financeira o líder local pode criar um RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS mensal , semestral ou anual E divulgar no mural da igreja as as APLICAÇÕES DE RECURSOS , DESPESAS MENSAIS , semestral ou anual o INVESTIMENTO NA OBRA E PROJETOS , Missões de pregação do evangelho pelo mundo (Mc16:15) (1Tm5:17-18) CONSTRUÇÃO e MANUTENÇÃO e reparo DA IGREJA local , água , luz , Tel. , AJUDA A PESSOAS CARENTES (Tg 2:5)(Mat 5:42)(Mt25:35-40) (Lc3:10-11) (2Cor8:2-3)(1Jo3:17-18)(Rm12:13) etc... etc... seja compartilhada com os irmãos. Por isso nada mais justo a direção da Igreja local prestar contas aos membros e fiéis , eis que ela é tão somente administradora dos valores, de onde e como foram aplicados os recursos financeiros auferidos com a entrega dos recursos em dinheiro , num procedimento de transparência administrativa e no empenho de estimular novas contribuições. Aqui no litoral de SP centenas de igrejas agem assim.

      3) Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.(Mt18:15-16) Porquanto, afirma a Escritura: “Não amordaces a boca do boi quando estiver debulhando o cereal”, e ainda, “digno é o trabalhador do seu salário”. Não aceites acusação contra um presbítero, se não houver mais duas ou três testemunhas.(1Tm5:18-19) Se vc ou alguém tiver sido lesado ou roubado por algum “pastor” , “tesoureiro” ou “membro” responsável pelas finanças da igreja (Jo12:6) vá a polícia e denuncie com testemunhas. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.(Gl6:7)É Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.(Rm14:12) (2Co5:10) (Mt12:36)

      Final)Judas era o tesoureiro e responsável pelo dinheiro tinha a bolsa(Jo13:29) ele disse: “Por que este bálsamo perfumado não foi vendido por trezentos denários e dado aos pobres?”(Jo12:5) Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. Judas é um exemplo de quem aparentemente tem uma suposta preocupação aos pobres mas era na verdade um ladrão , nos dias atuais o ladrão é denunciado , procurado e preso. Na igreja onde congrego o amor ao próximo , e a fidelidade a Deus não fica somente entre 4 paredes construídas por mãos humanas , ensinamos esses preceitos a todos e por todos os lugares.(Mc16:15) (2 Cor8:21) (1 Cor4:1-2)

      Excluir
    6. Kkkkkkk

      Judas era tesoureiro? Já ouvi essa piada de outros muitas vezes. Será que Jesus era empresário como alguns mercadores da fé para ter tesoureiro? Judas tinha a bolsa, que seria o mesmo que ter uma carteira nos dias de hoje, só isso. E roubava o que se colocava nela.

      Mas Marcel, você não precisa fazer todo essa malabarismo teológico para querer me provar algo que não existe. No novo testamento o ministério é um dom e não um cargo de carreira, como eram os levitas. E todo o ministro cristão que tem o dom de ministrar não cobra pelo que faz e não se chama pelos títulos eclesiásticos dados por conclaves religiosos. Quer ser um obreiro aprovado? Imite Paulo, o apóstolo dos gentios. Ele fazia a obra de evangelização, ganhava almas para o reino de Deus e sobretudo, trabalhava para não ser um peso morto na igreja. Siga exemplo e receba a aprovação dos homens e de Deus. Eu faço assim.

      2Tessalonicenses 3.6-9

      6 Caros irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos que vos afasteis de todo irmão que vive sem trabalhar e, portanto, não de acordo com a tradição que recebestes de nós.
      7 Porquanto, vós mesmos sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não vivemos de forma ociosa durante o tempo que estivemos convosco,
      8 nem comíamos de graça dos alimentos de ninguém; pelo contrário, trabalhávamos dia e noite com esforço e fadiga, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;
      9 não porque não tivéssemos esse direito assegurado, mas por que era nosso objetivo vos oferecer exemplo em nós mesmos, a fim de nos imitardes.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Ora , Onde está na bíblia Paulo dando alguma recomendação contrária ao dízimo ? kkkkkk vc esqueceu que Paulo já era ministro no N.T. quando falou do direito dos ministros (1Co9:-9-10) (Gl6:6) Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.(1Tm5:18) Leia a sua bíblia e vc verá que Paulo deixou o seu trabalho para dedicar todo o seu tempo ao evangelho e provavelmente era sustentado pela igreja quando dedicava TODO O SEU TEMPO AO EVANGELHO , porque o evangelho é o trabalho + importante do mundo. Onde sei quem era responsável pela bolsa era Judas.(Jo13:29) e o que nela se lançava também (Jo12:5) Se vc acha que Judas não era o responsável pela bolsa e do que era lançado ali então quem era ? Era Pedro ? kkkkkkkk Cansei da suas distorções, heresias e vers. sem nexo e isolados. Quem lê com sabedoria entende !!!

      Excluir
    9. Boa Marcelo

      Qual era mesmo o DIREITO de Paulo? Vamos a bíblia que por sí só responde.

      "Assim, o Senhor também ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho!Todavia, eu não tenho me servido de nenhum desses DIREITOS. Não estou escrevendo na expectativa de que façais dessa forma para comigo; porquanto, melhor me fora morrer a permitir que alguém me prive desta minha honra" (1Cor 9.15,16).

      "não porque não tivéssemos esse DIREITO assegurado, mas por que era nosso objetivo vos oferecer exemplo em nós mesmos, a fim de nos imitardes" (2Tess. 3.9).

      Entendeu? Ou quer que desenhe?

      É claro que você entende e sabe que não estou distorcendo as Escrituras, pois provo aquilo que digo com as devidas referencias. Mas logicamente que você nunca irá reconhecer isso. Lamento por você.

      Excluir
    10. Sr. Reginaldo , Paulo abriu mão do seu direito sistemático de ser sustentado pela igreja(1Co9:14) de livre e espontânea vontade porque alguns não reconheciam Paulo como apóstolo e ele não queria causar nenhum tipo de impedimento ao evangelho(1Co9:2-3) (1Co9:12) (1Co9:17-18) (1Co10:29) (At9:15) (2Tm1:11) Mas veja que ele depois precisou recebeu auxílio de igrejas ,(Fp4:18) sem contar com as viagens de navio e outras viagens em favor do evangelho.(At13:4) Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo começou a consagrar todo o seu tempo ao ensino da Palavra, explicando aos judeus que Jesus é o Messias.(At18:5) Vemos aqui que Paulo não tinha mais tempo para trabalhar e sim para se dedicar todo o seu tempo ao evangelho. Provavelmente a igreja era quem sustentava Paulo quando ele deixou de trabalhar para ministrar a palavra.(At18:3) Paulo e Barnabé eram solteiros (1Co9:5) e eles também nunca ensinaram nenhum Ministro casado e com família constituída a abrir mão do seu direito de serem sustentados pela igreja.(At13:2)

      Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados se alimentam com o que pertence ao templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Assim, o Senhor também ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho.(1Co9:13-14) Note que Paulo faz uma analogia dos que administravam no templo se alimentavam do que pertencia ao templo(Note que os Levitas recebiam dízimos que pertencia ao templo Ne10:38-39 Ne13:10-11) e dos que serviam diante do altar(Os Sacerdotes Levitas participam do que é oferecido no altar.)

      Se "outros" têm o direito de ser sustentados por vós,(povo de Deus no templo) não o temos nós(Ministros do Evangelho) em maior medida? Quem são os "outros" que Paulo declara aqui ? Seguramente são os Sacerdotes e os Levitas pois eles ministravam e eram sustentados pelo (povo de Deus no templo) E qual é a "medida" que Paulo diz ? Seguramente a "medida" é o dízimo , pois tanto os levitas recebia a medida do dízimo e os Sacerdotes também recebiam a sua medida de sustento e o dízimo dos dízimos.(Lv27:32) (Nm18:26) (Nm10:38)

      Excluir
    11. O Ministro que vive do evangelho tem que ter direito ao sustento , tem que ter medida de sustento e receber a parte que lhe é devida(1Co9:9-10) Se nós semeamos entre vós verdades espirituais, seria pedir muito colhermos alguns de vossos bens materiais?(1Co9:11) Perceba que Paulo já era discípulo(cristão) quando citou a Lei(1Co9:9-10) (At18:9) (Rm1:1) E ele enfatiza que é o próprio Deus é quem se preocupa com o sustento dos Ministros do evangelho.(Tt1:7) (1Co4:2) (1Co9:17) Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, "Paulo dedicou- se inteiramente à palavra," testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. (At18:5) (At20:21) Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não-judeus.
      Não é só o Ministério levita que recebia dízimo (Hb7:6) Opa vc quer ser seguidor de Paulo ? kkkkk siga ele então Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.(1Tm5:18) O que planta e o que rega ministram de acordo com um propósito, e cada um será premiado segundo o seu próprio trabalho.(1Co3:8) E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui.(Gl6:6) Também lhes disse: Atendei ao que ouvis. Com a medida com que medis vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.(Mc4:24)
      Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.(Lc6:38) Você citou esse vers. isolado e fora de contexto(2Tess. 3.9) e esqueceu de ler o porque ele citou isso sem Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós.(2Tess3:7) O DIREITO que Paulo cita aqui é o de "deixar de trabalhar"(1Co9:6) e IMITAR eles(ministros , cristãos) não se portando desordenadamente" , tá vendo é isso que dá ler texto fora de contexto e pretexto para erros e heresias.

      Excluir
    12. Marcelo, vou ser suscinto.

      Paulo tinha direito a ser sustentado? Sim tinha. Mas Paulo ABRIU mão desse direito, e porque? Por duas razões:

      Primeiro: PARA NÃO POR IMPEDIMENTO AO EVANGELHO. Se Paulo cobrasse ou recebesse para pregar, estaria indo contra o que o Senhor ensinou sobre este assunto que é DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBEU e que o salário do obreiro, conforme o ensino de Jesus não é valores monetários mas ALIMENTO, pois ser ministro do evangelho não é PROFISSÃO. Por isso, cobrar para pregar seria o maior impedimento a propagação do evangelho.

      Segundo: Paulo não era ancião (presbítero) e tinha condições de trabalhar para manter-se a sí e a seus companheiros de missão. No entanto, ele mesmo ensinou que não se deve atar a boca ao boi que debulha, referindo-se ao PRESBÍTERO (Ancião) que, pela idade, não tem condições de trabalhar para seu sustento e de sua familia. Isso sim é justo.

      Agora, se voce não é ancião, e tem condições de trabalhar, mas não quer por entender que tem direito a receber pelo que faz, estás indo contra o que o Senhor ensinou.

      Excluir
    13. Sr. Reginaldo , Paulo abriu mão do seu DIREITO em várias ocasiões , mas não definitivamente e toda vez que precisou de auxílio das igrejas foi atendido. Eu não cobro para pregar o evangelho , eu prego o evangelho em todos os lugares quando tenho oportunidade , Isso não me dá o direito de eu reconhecer o Pastor que prega dentro da igreja de 4 paredes e dedica "todo o seu tempo" a pregação e envia os missionários a outras regiões distantes que também dedicam todo o tempo deles e recebem em dinheiro por isso , não porque cobrou mas por DIREITO que o N.T. dá e porque não tem como se sustentarem sozinhos vivendo do evangelho 24h por dia. Ou vc acha que o pastor líder vai incomodar os outros irmãos toda hora pedindo pasta de dente , papel higiênico , escova de dente , alimentos etc... etc... toda vez que os outros pastores e os missionários saem pelo mundo e lugares distantes. Ter dinheiro ou cartão de débito adotado por várias igrejas é muito mais fácil e prático. Eles precisam ter dinheiro para suprir as suas necessidades em campo evitar de levar peso. Já pensou viajarem para outros países e pelo mundo para pregar o evangelho pelo mundo com um saco de higiêne pessoal e outro saco de alimentos nas costas ? kkkkkkkkkkkkk Nem burro de carga aguenta !!! Na igreja que congrego e nas centenas de igreja próximo de casa nenhum Pastor cobra para pregar é um DIREITO no N.T. , Paulo ABRIU mão desse direito em alguns momentos mas não definitivamente , pois depois que deixou o seu trabalho de fazedor de tendas dedicou todo o seu tempo ao evangelho e provavelmente usou do seu DIREITO de viver do evangelho com a igreja suprindo todas as suas necessidades. Os anciãos eram sustentados materialmente por suas congregações, as quais o apóstolo Paulo exortou no sentido de concederem honra dobrada aos presbíteros que governassem bem suas igrejas. Dignos de honra especial eram aqueles presbíteros que trabalhavam na pregação da Palavra e no ensino (I Tm 5.17-19) A palavra hebraica para “ancião” era zaquem, que significava um homem mais velho. Presbuteros em grego tem o mesmo significado, sendo a origem da nossa palavra presbítero. Depois de fundar novas igrejas na Ásia, Paulo nomeou anciãos para cuidar delas (At 14.23). O ancião equivalia ao pastor, sendo o título mais comum para o encarregado de uma igreja local.Eles exerciam a superintendência geral sobre a igreja local, especialmente em relação ao cuidado pastoral e à disciplina. Seus deveres eram geralmente de natureza espiritual. Às vezes são denominados pastores (At 20.28) Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65 d.C. A Bíblia também nos mostra que na separação de Timóteo para o ministério, Paulo e os anciãos locais oraram por ele impondo-lhe as mãos. Então ele recebeu um dom espiritual que o capacitou para o seu ministério (1 Tm 4:14; 2 Tm 1:6) Timóteo não era ancião quando já era lider da Igreja e quem escolheu ele foi o próprio Deus(1 Tm 1:18; 4:14)(2 Tm 3:14,15) Para ser líder de uma igreja local não precisa ser ancião e não precisa ter restrição de idade e tem todo o direito de receber BENS materiais. Jesus foi ajudado por mulheres que possuíam bens materiais. Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as materias?(1Co9:11) Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?(1 Co9:7) Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.(Fl4:18) (Fl2:25) Outras (VÁRIAS NO PLURAL)igrejas despojei, recebendo delas salário, para vos servir; (2Co11:8) Leia todo contexto e não alguns vers. isolados.

      Excluir
    14. Marcelo,

      Ainda não lhe caiu a ficha que tudo o que Paulo fez foi para dar exemplos a obreiros que depois dele fariam as obras de Deus? Como eu disse antes, se você for um ancião (presbítero) justifica receber ajuda da igreja, naquilo que os irmãos propuserem lhe ajudar. Mas se não é, procure um trabalho digno, como eu trabalho para meu próprio sustento e de minha família, faço a obra de Deus e ainda ajudo a quem necessita.

      As igrejas deram um salario a Paulo, quando ele ia preso por causa da Palavra de Deus. estando em liberdade, trabalhava como um verdadeiro imitador de Cristo.

      "Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam." (Filipenses 3 : 17)

      Excluir
    15. Ah, onde esta escrito que Timóteo era lider de igreja?

      Aguardo sua resposta com base nas escrituras

      Excluir
    16. Reginaldo Ramos , vc disse "As igrejas deram um salario a Paulo" aqui vc está se referindo a pessoas ou aquela de 4 paredes kkkkkkkkkkkkk tu tá de brincadeira se for de 4 paredes não dá porque ela foi construída por mãos humanas e ela não é igreja porque igreja são só as pessoas , lembra ? não existe igreja de 4 paredes , essas igrejas são da igreja mãe católica , kkkkkk kkkkkkkkk se tem alguém precisando cair a ficha aqui é vc. Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.Timóteo era muito jovem quando começou a exercer seu ministério.(1Tm4:12) Timóteo era + que um lider de igreja. Ele era um exemplo para todos(1Tm1:2) Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2Tm4:5) (1 Tm 4:14; 2 Tm 1:6) (1 Tm 1:18; 4:14)(2 Tm 3:14,15)
      Timóteo foi um dos que + refutou as falsas doutrinas e heresias, principalmente em Éfeso. Leia a bíblia e consulte um dicionário , recomendo a vc jejum oração e congregar dentro de uma igreja. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim%C3%B3teo_de_%C3%89feso

      Excluir
    17. Não existe na bíblia proibição para ter liderança na igreja de 4 paredes construída por mãos humanas e receber salário , muito menos restrições ou proibições para receber o dízimo. Porque assim diz o Senhor Deus: A cidade da qual saem mil terá de resto cem, e aquela da qual saem cem terá dez para a casa de Israel.(Amó5:3) E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.A décima parte (O dízimo é de Deus)

      Excluir
    18. Kkkkkkk

      Você sabe que quando me refiro a igreja estou falando de pessoas. Pessoas que foram compradas por um preço muito alto e que tiveram todas as dividas pagas na morte de Cristo no madeiro. E, quanto ao fato de Timóteo ser evangelista, não diz que ele liderava igreja. Em parte alguma das escrituras menciona-se isso. Timóteo era evangelista e cooperador de Paulo e a igreja em Éfeso era liderada por Anciãos (presbíteros) e, você mesmo citou que Timóteo era jovem.

      Quando Paulo voltava da Macedônia, precisou passar em Éfeso para dar os últimos conselhos às lideranças daquela comunidade de santos: "De Mileto Paulo pediu para que fossem chamados os presbíteros da Igreja de Éfeso" (Atos 20.17).

      Igual a Timóteo, Tito era jovem e foi encarregado por Paulo de constituir presbíteros sobre a liderança da igreja em Creta.

      Tito 1.5-9:
      5 Para esta missão te deixei em Creta, para que pusesses em ordem o que ainda faltava e constituísses presbíteros, de acordo com as minhas orientações.
      6 É necessário, portanto, que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos cristãos que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.
      7 Por ser encarregado da obra de Deus, é indispensável que o bispo seja irrepreensível: não arrogante, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem dominado pela ganância.
      8 Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, tenha domínio próprio
      9 e apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela.

      A não ser que você entenda que presbítero é cargo eclesiástico, como muitos erroneamente pensam.

      No entanto, ser um exemplo para os demais é papel fundamental para todo o servo de Deus. Para Timóteo ser um pastor, deveria ser casado, pois essa é a recomendação dada por seu mentor e tutor Paulo no capitulo 3.1-7 da primeira carta endereçada a ele. Será que ele confrontaria o conselho de seu mestre, sendo solteiro e exercendo liderança em igreja, sem ter exemplo familiar? Se bem, isso é o que ensina a igreja-mãe né?

      Agora, quanto a sua citação de Amós para defender o dízimo, você passou do ridículo.

      Excluir
    19. Reginaldo Ramos , Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Não sou eu apóstolo?(1Co9:1) Jesus Cristo, o Supremo Pastor (1 Pedro 5:4) concedeu servos conhecidos como pastores e mestres para ajudar os santos (Efésios 4:11). Os homens que pastoreiam são chamados, também, de presbíteros (anciãos em algumas traduções) e bispos (1 Pedro 5:1-2; Atos 20:17,28) Paulo não foi casado. Paulo foi fiel no seu trabalho de apóstolo e ministro (servo) de Cristo (Atos 26:16; Colossenses 1:1,23), mas, nas Escrituras, ele nunca é chamado de bispo, presbítero ou pastor. Os outros apóstolos eram casados (1 Coríntios 9:5). Por isso, não nos surpreende descobrir que alguns deles serviam, também como presbíteros (1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1) Timóteo e Tito e Barnabé , não foram casados. Não há referência a estes evangelistas como casados. Também não posso tomar posse do que pertence a Deus (Ml3:8)(Amó5:3) (Ap11:13) Se vc foi lesado por 25 anos ou conhece alguém que foi ou ainda está sendo lesado por algum pastor que está recebendo dízimo em dinheiro e contribuíções em dinheiro vá a delegacia com testemunhas e preste uma queixa de apropriação indébita porque não pode entregar o dízimo em dinheiro na igreja principalmente na mão do pastor. Se tem algo a fazer faça-o depressa kkkkkkkkkkk https://pt.wikipedia.org/wiki/Apropria%C3%A7%C3%A3o_ind%C3%A9bita

      Excluir
  18. Acho que você não se congrega em lugar nenhum pois como você vai pagar luz, água , comprar utensílios para o templo, etc. Se o dizimo e a oferta não for em dinheiro.

    ResponderExcluir
  19. Acho que você não se congrega em lugar nenhum pois como a sua congregação paga as despesas da igreja se não for com dinheiro? Acredito que a companhia de energia e de água não vão aceitar despojo de guerra para fornecer tais serviços para sua congregação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Rafael,

      Primeiramente, obrigado por sua visita e comentário. Mas, não se você prestou atenção no que postei. Talvez não, mas vou repetir aqui.

      "Para o estudioso das escrituras chegar a um entendimento exato da doutrina do dízimo se faz necessário separá-lo de tudo o que envolve finanças, despesas, lucros ou custos, pois Deus não o estabeleceu com essa finalidade. Foi a religião criada pelos homens - no caso a religião romana - quem converteu o dizimo para moeda corrente, indo contra a determinação de Deus que por Sua vontade e justiça o estabeleceu como mantimento (Malaquias 3 : 10). Somente aceitando essa verdade é que poderemos entender a teologia do dízimo e saber como Jacó cumpriu o seu voto e pra quem ele deu o seu dízimo".

      Então, amado. O dizimo genuinamente bíblico nunca foi para atender o que você postou, pois não tinha nenhuma ligação com finanças. Dizimo na bíblia era MANTIMENTO para sustento dos levitas e necessitados dentro de Israel (Deut. 14.28,29). Nada mais que isso. O atual dizimo em dinheiro que se cobra justificando pagar despesas não faz parte dos prinmcipios divinos.

      Graça e paz.

      Excluir
  20. eu sou estudante novato das escrituras e que eu posso entender do novo testamento......que para sustento da igreja. é com ofertas voluntarias 2 Co 9.7.....estou lendo tudo sobre mandamentos de cristo pra nova aliança e nada sobre o dizimo como mandamento de Cristo para nova aliança. NADA AINDA. Jesus falou sobre dizimo mas era o dizimo de Moises. Tem outra menção nas epístolas que apost Paulo fala do dizimo de abraão. Hebreus 7:2 mas ele não fala como mandamento. Se alguém puder me provar com a bíblia que o dizimo é mandamento de cristo estou pronto pra pagar. Porque quero cumprir com seus mandamentos mas os apóstolos dentro daquilo que estou lendo não falou nada, NADA. Apenas oferta voluntaria. O que será mais que o homem quer? Pra sustento da igreja? Não entendo. Já tem há oferta. que é um fato como mandamento de cristo falado pelos apóstolos. Vou ficar com eles. Uma resalva: se Abraão tivesse no lugar de Jacó o que ele diria quando Deus falou aquilo tudo pra ele? Gênesis 28:15 Jacó não fez algo bom embora Deus não falou nada. Mas eu tenho certeza se fosse Abraão ele teria dito AMÉM e Deus ñ pediu nada;NADA pra Jacó em troca ou qualquer coisa pra ele fazer. Eu tenho que seguir os bons exemplos da bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé roberto Marques ,Eu vou resumir essa salada de vers. isolados e comentário distorcido em respeito ao Sr. que é + 1 novato na fé. Vamos ler a bíblia ? O dízimo praticado por Abraão na promessa(Gn14:18-20) já era um mandamento "oral e moral" antes mesmo de ser um mandamento escrito. O dízimo "SERÁ" santo ao Senhor.(Lv27:32) "ROUBARÁ" o homem a Deus ? (Ml3:8-10) Note que a palavra SERÁ e ROUBARÁ estão conjugados no futuro do presente do indicativo , não está ligado só a pessoas naquele momento e sim a a futuras gerações no futuro. O futuro do presente é usado: Para falar de ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro. Não vos enganeis; nem fornicários, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados,
      nem sodomitas, nem "LADRÕES," nem avarentos, nem bêbedos, nem maldizentes, nem "ROUBADORES" herdarão o reino de Deus.
      (1Co6:9,10) ROUBADORES E LADRÕES também estão excluídos do reino de Deus ao menos que se arrependam e deixem essa prática. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.(Lc3:23) e Jesus estando em seu (ministério cristão) nem ele e nem seus seguidores e apóstolos nunca foram contra o dízimo , até porque em todo novo testamento NÃO EXISTE MANIFESTAÇÕES contrárias ao dízimo. Porque ? porque Jesus e todos os seus seguidores sabiam e tinham conhecimento suficiente para saber que o dízimo é um mandamento de Deus "ORAL MORAL E ESCRITO". O dízimo era um mandamento mais importante do que a justiça , a misericórdia e a fé ????????? Não , mas isso não quer dizer que o dízimo deixou de ser importante ou não é importante. "Quando Jesus pregou sobre a continuídade do dízimo ele já estava em seu "ministério cristão" e ele e seus seguidores estavam com ele e praticavam os mandamentos de Deus(Lc3:23)(Lc11:42) (Mt23:23) OS FILHOS DE DEUS" que devem guardar(praticar) os seus mandamentos não são só Judeus , são todos que guardam os mandamentos de Deus e tem fé em Jesus e isso incluem "todos os cristãos." É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2)
      Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) O cristão deve obedecer o mandamento do dízimo porque é um preceito oral e moral desde a promessa e porque o dízimo pertence a Deus. E os ministros do evangelho tem o mesmo direito de administrar o dízimo como os ministros da antiga aliança tinham.(1Co9:13-14) Será que Jesus ensinou no N.T. Os FILHOS DE DEUS E OS SANTOS" os apóstolos e seus seguidores que seguiam e seguem os mandamentos de Deus a não praticar o dízimo ?????????? Me mostra 1 vers. na bíblia onde está escrito que o cristão não pode entregar o dízimo ou que o dízimo é pecado eu deixarei de praticar o dízimo , Abraço !

      Excluir

    2. josé roberto Marques , Eu vou resumir essa salada de vers. isolados e comentário distorcido em respeito ao Sr. que é + 1 novato na fé. Vamos ler a bíblia ? O dízimo praticado por Abraão na promessa(Gn14:18-20) já era um mandamento "oral e moral" antes mesmo de ser um mandamento escrito. O dízimo "SERÁ" santo ao Senhor.(Lv27:32) "ROUBARÁ" o homem a Deus ? (Ml3:8-10) Note que a palavra SERÁ e ROUBARÁ estão conjugados no futuro do presente do indicativo , não está ligado só a pessoas naquele momento e sim a a futuras gerações no futuro. O futuro do presente é usado: Para falar de ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro. Não vos enganeis; nem fornicários, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados,
      nem sodomitas, nem "LADRÕES," nem avarentos, nem bêbedos, nem maldizentes, nem "ROUBADORES" herdarão o reino de Deus.
      (1Co6:9,10) ROUBADORES E LADRÕES também estão excluídos do reino de Deus ao menos que se arrependam e deixem essa prática. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.(Lc3:23) e Jesus estando em seu (ministério cristão) nem ele e nem seus seguidores e apóstolos nunca foram contra o dízimo , até porque em todo novo testamento NÃO EXISTE MANIFESTAÇÕES contrárias ao dízimo. Porque ? porque Jesus e todos os seus seguidores sabiam e tinham conhecimento suficiente para saber que o dízimo é um mandamento de Deus "ORAL MORAL E ESCRITO". O dízimo era um mandamento mais importante do que a justiça , a misericórdia e a fé ????????? Não , mas isso não quer dizer que o dízimo deixou de ser importante ou não é importante. "Quando Jesus pregou sobre a continuídade do dízimo ele já estava em seu "ministério cristão" e ele e seus seguidores estavam com ele e praticavam os mandamentos de Deus(Lc3:23)(Lc11:42) (Mt23:23) (Mt23:1) OS FILHOS DE DEUS" que devem guardar(praticar) os seus mandamentos não são só Judeus , são todos que guardam os mandamentos de Deus e tem fé em Jesus e isso incluem "todos os cristãos." É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2)
      Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) O cristão deve obedecer o mandamento do dízimo porque é um preceito oral e moral desde a promessa e porque o dízimo pertence a Deus. E os ministros do evangelho tem o mesmo direito de administrar o dízimo como os ministros da antiga aliança tinham.(1Co9:13-14) Será que Jesus ensinou no N.T. Os FILHOS DE DEUS E OS SANTOS" os apóstolos e seus seguidores que seguiam e seguem os mandamentos de Deus a não praticar o dízimo ?????????? Me mostra 1 vers. na bíblia onde está escrito que o cristão não pode entregar o dízimo ou que o dízimo é pecado ? Se mostrar eu deixarei de praticar o dízimo , Abraço !

      Excluir
  21. Esse assunto do dízimo é muito extenso mas vamos a seguinte questão Deus fala em Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.A minha mãe dá o dizimo há mais de 30 anos e cade as bençãos tais???ou Deus tá mentindo ou o homem "Pastores" estão, eu acho que são os pastores......

    ResponderExcluir
  22. Esse irmão viajou, enrolou num textão cansativo, mas previsível, e trouxe essa parabólica dissertação, que não tem base alguma, para afirmar, que Jacó deu o dízimo a Esaú. Primeiro que Esau não era sacerdote, diferentemente de Melquisedeque. Esaú perdeu a bencao porque despresou a primogenitura por um prato de lentilhas, portanto, não era digno de receber dízimo algum. Os presentes de Jacó serviram apenas para aplacar a ira do irmão enganado.
    Melhore seus argumentos, e estude um pouco mais.

    ResponderExcluir
  23. GRAÇA E PAZ MARCELO, PARABENS PELA EXCELENTE EXPLICAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  24. DA LEI. Quem seguir a LEI e a sua justiça, esta com essa pratica, em DESOBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS, pois renega a morte de cruz de NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
    Então pense bem, MEDITE bem na PALAVRA DE DEUS em OSEIAS 4. 6 já nos esclarece também o porque sofremos estes enganos e farsas. "O MEU POVO ESTA SENDO DESTRUÍDO POR LHES FALTAR O CONHECIMENTO".
    OBEDECER A DEUS neste tempo esta escrito em 2º AOS CORINTIOS 9. 6 a 10. OFERTAR conforme propor no seu coração. E DEUS que sabe tudo e todas as coisas. SUPRIRA a necessidades de todos da sua CASA DE ORAÇÃO, dos pastores,e das suas OVELHAS. Alguém duvida disso? me informem baseado na BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS.
    Meu email. é alonsocarrera@hotmail.com
    DEUS É FIEL

    Sete verdades sobre o dízimo que nunca o pastor vai lhe mostrar.
    1º (O dízimo era mantimento, 10% do que colhiam e não dinheiro
    2º ( Era recolhido somente de três em três anos.
    3º ( Só recebiam o dízimo: as viúvas, órfãos e estrangeiros.
    4º ( As pragas eram gafanhotos e não demônios.
    5º( Malaquias adverte os sacerdotes por estarem roubando o dinheiro do templo.
    6º ( Abrir a porta do céu, não significava que iam para o paraíso, e sim que ia chover.
    7º( Pagai o dízimo para que não falte alimento na casa do Senhor. Esse alimento era para alimentar os pobres e não para os sacerdotes como os pastores pregam.
    Meu email é alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sete verdades sobre o dízimo que o Cesar Alonso Carrera não quer e vai mostrar.

      1º (O dízimo era 10% de Tudo que uma pessoa possuía ou ganhava e não somente mantimento ou só colheita(Lc18:12) (Gn28:22)

      2º ( Antes da Lei já existia o dízimo da ordem Sacerdotal de Melquisedeque e esse dízimo é de Deus não depende da Lei escrita e nem de Ordem de Sacerdócio levítica para dar entregar ou receber(Gn28:22) (Gn14:18:20) (Hb7:6) (Hb7:8)

      3º ( Onde está escrito na bíblia que Só recebiam o dízimo: as viúvas, órfãos e estrangeiros ????????) kkkkkk)

      4º ( Onde está escrito na bíblia que tem alguma praga para quem é fiel a Deus e entrega o dízimo ?) O devorador representa 1 das maldições do mal e se manifestava só para os desobedientes aos preceitos orais e morais de Deus (Dt28:45-46) (Sl42:7)

      5º( Malaquias adverte "toda a Nação" e não somente os Sacerdotes que estavam roubando a Deus no dízimos e nas ofertas(Ml3:9)

      6º ( Abrir a porta do céu, era receber uma benção de Deus diferenciada porque só Deus tem o poder de repreender o devorador nos campos e nas cidades que atuava por consequência da desobediência a Deus(Dt28:2-3)(Ml3:7) (Dt28:14)

      7º( "Não é Pagai o dízimo" para que não falte alimento na casa do Senhor como vc disse. kkk É Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa , "Casa de Deus" representando os dízimos trazidos ao 1º Templo e trazidos ao 2º Templo (Ml3:7-8) Esses "Todos os dízimos" estão no plural letra (S) no final lembra ????? não era só alimento , e não só era para alimentar os pobres , era de tudo Trazei(TODOS)os dízimos inclusive o dízimo para os levitas e o dízimos dos dízimos para os Sacerdotes e para o Sumo sacerdote da ordem levítica não estavam sendo entregue pelo povo.Toda a Nação.(Ml3:9) Não sei qual igreja vc congrega , mas é bom vc conversar mais na igreja sobre os vers. da bíblia e prestar mais atenção nas reuniões dentro da Igreja com o "Pastor."

      Meu email é alonsocarrera@hotmail.com

      Excluir
  25. Para que tenha mantimento na minha CASA. O mantimento no VELHO TESTAMENTO na CASA DO SENHOR era ALIMENTOS trazidos pelas 11 TRIBOS que receberam herança de DEUS, em forma dos DÍZIMOS, de 10% de todo o ALIMENTO produzido na terra, e estes alimentos trazidos eram entregues aos SACERDOTES, e estes e ninguém mais, dividiam entre os da TRIBO DOS LEVITAS. Só e unicamente em ALIMENTOS. ALIMENTOS eram também animais.
    E depois façam prova de mim. Assim diz o SENHOR. SE EU não vos abrir as janelas dos céu. E não derramar sobre vós uma benção tal, que dela não vos advenha a maior abastança. É esta a unica passagem na BÍBLIA, em que DEUS deu a liberdade de coloca-lo em prova,pelos do seu POVO, Isso só no VELHO TESTAMENTO, a prova que DEUS permite coloca-lo em prova é que ser fiel no DÍZIMO, ELE DEUS cumpria a sua promessa de dar condições de produzir os ALIMENTOS que eles das 11 TRIBOS, produziam na terra ganha como herança. Abrindo-lhes as janelas dos céu, com as chuvas na hora certa, e com isso todas as 11 TRIBOS fielmente DIZIMAVAM, e com isso tinham as promessas de DEUS cumpridas em suas vidas, tinham suas necessidades supridas e também supriam as necessidades da TRIBO dos LEVITAS.
    Então fica bem claro que, por este versículo de MALAQUIAS 3. DEUS não nos autoriza a COLOCA-LO em PROVA, ELE não nos ORDENA A SER DIZIMISTA, para beneficiar ninguém. ELE não nos promete nada, no qual ELE DEUS tenha que cumprir, mesmo que possa todas as coisas. ELE só cumpre o que ELE como DEUS tem na sua PALAVRA ESCRITO. JEREMIAS 1.8. "EU DEUS VELO EM CUMPRIR A MINHA PALAVRA". Então não se sintam culpados, e nem pecadores por não serem DIZIMISTAS, sintam se sim OBEDIENTES, pois JESUS CRISTO, morreu por nós para nos dar vida, nos LIBERTANDO DE TODA LEI. O DÍZIMO É DA LEI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , chega de lançar vers. isolados que não tem nada haver com o dízimo de tudo. chega de falar que op dízimo é só alimentos , chede dessa papagaiada que vc diz que a tribu de judá não entregava dízimo , cheha chega , chega , vc só fala nhaca , cruz credo ! Sai pra lá Não adianta colocar seus vers. isolados com letras garrafais , vc tenta textualizar sem contexto algum , tá perdidinho , ô coitado. Tá pensando que viver no N.T. é viver em desordem é ? Tu vai pagar com a tua lingua. praticando e ensinando de coisas que Deus não disse. Cuyidado pessoal tem muitos falsos profetas soltos por aí ensinando que não devemos mais obedecer os mandamentos de Deus no N.T.

      Excluir
  26. Bom dia a todos. Passei por este site e me deparei com a polemica saudável entre REGINALDO RAMOS e MARCELO, quanto a VERACIDADE do TAL DÍZIMO nos dias atuais. Pergunto ao MARCELO. Marcelo tua achas que o DEUS que servimos daria dois entendimento da sua PALAVRA a nós. A você um entendimento e a nós outro entendimento. A COBRANÇA DO DÍZIMO hoje no NOVO TESTAMENTO é uma FARSA MALIGNA. É a comprovação de não acreditar no DEUS VERDADEIRO, e que ELE como DEUS não supra suas necessidade e dependa unicamente no TAL DÍZIMO para suas necessidades serem SUPRIDAS. DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO, a confusão que hora se encontra em nosso meio, é causada por nós homens falhos e gananciosos. A PALAVRA é e tem que ser compreendida por todos UNIFORMEMENTE, sem engano pois DEUS CUMPRE É A SUA PALAVRA, e não o que o homem quer PEGAR para o seu BENEFICIO. LEIA COM ATENÇÃO ESTE ESTUDO, e se não entenderes. É porque não queres mesmo e queres continuar a DESOBEDECER A DEUS, E A BARGANHAR COM DEUS. Mais acredite DEUS não BARGANHA A SUA PALAVRA.
    “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” (Malaquias 3:10)
    Onde é a CASA DO TESOURO. Já pensaram bem nesta afirmação NA CASA DO TESOURO. Tem casa do tesouro nas igrejas brasileiras. Eu nunca ouvi falar e nem tem. CASA DO TESOURO era só em JERUSALÉM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , Qual dia vc voltará a ser o dublê do personagem Ted Danson na Tv ?

      http://tudosobrecsilasvegasbrasil.blogspot.com/2013/03/ted-danson-estara-em-one-i-love.html

      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2403710653203622&set=a.1423836621191035&type=3&theater

      kkkkkkkk O dízimo não dói no meu bolso ,se dói no seu procure um médico , Abraço !

      Excluir
    2. teu ministério é ensinar o povo pecar filho de Jezabel , príncipe do pecado e sem mandamento. converta-se ao Senhor e obedeça os seus mandamentos.

      Excluir
  27. PARABENS, PELO TEXTO MUITO PROFUNDO E MUITO BEM OBSERVADO, E DE FATO EU CONCORCO COM O SR. ESTUDIOSOS DEVEM EXAMINAR AS ESCRITURAS ATENTAMENTE A CADA DETALHE.

    ResponderExcluir
  28. Não concordo com essa hipótese ou interpretação incoerente ironia precipitada como é triste ver o evangelho sendo deturpado por pessoas supostamente super inteligentes para inventar algo que manipula e escravize o povo

    ResponderExcluir
  29. Acho uma coisa inútil essa discussão! Sou dizimista há mais de 20 anos e o Senhor Jesus somente tem me abençoado e nada me tem faltado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Florencio,

      Não se trata de discussão, mas de esclarecimentos. Assim como voce diz que é dizimista há mais de 20 anos, eu pensei que era também, pagando esse imposto há mais de 25 anos. |E hoje, sou muito mias abençoado do antes era.

      Excluir
  30. VERDADE. Não é o fato de dizimar. Também fui dizimista FIEL por 27 anos. A pergunta aos pastores e aos que ainda pagam o DIZIMO por medo ou por prosperidade, isso é legal. Isso pela PALAVRA DE DEUS QUE ESTA NA BÍBLIA não é legal. Leia TIAGO. 2. 10. e 11 e nos responda se querem barganhar a prosperidade ou OBEDECER a PALAVRA. JESUS CRISTO AFINAL, morreu em vão por nós e vamos continuar a ser escravo da LEI. Porque o dizimo é da LEI ou não é. Será que OFERTAS DE AMOR. De 2 CORÍNTIOS 9. 6,7 não supri as necessidades da CASA DE ORAÇÃO. DEUS É FIEL SEMPRE. Nem os JUDEUS em ISRAEL pagam mais o dizimo. Nâo SEJAM tolos e nem AVARENTOS. OFERTEM, ajudem a VIÚVA o ÓRFÃO e o NECESSITADO, E estaremos OBEDECENDO A DEUS. Quem roubava a DEUS era os SACERDOTES e hoje CONTINUA sendo os que se dizem SACERDOTES. Fiquem TODOS na PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem foi fiél , não é mais , desviou-se dos mandamentos do Senhor ? Mostre-me a abolição do dízimo Vers. por favor !!! kkkkkkkk

      Excluir
  31. Só para deixar uma coisa bem clara aí pro irmão (Marcelo) que disse para não confundir dízimo com presente.

    quando Abraão deu o dízimo para melquezedeque , a palavra (deu) no hebraico é (Nathan) , e Nathan significa presente ou dádiva.

    Entam podemos comparar o dízimo de Abraão e de Jacó como um presente sim...

    ResponderExcluir
  32. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” (Malaquias 3:10)
    Onde é a CASA DO TESOURO. Já pensaram bem nesta afirmação NA CASA DO TESOURO. Tem casa do tesouro nas igrejas brasileiras. Eu nunca ouvi falar e nem tem. CASA DO TESOURO era só em JERUSALÉM
    Para que tenha mantimento na minha CASA. O mantimento no VELHO TESTAMENTO na CASA DO SENHOR era ALIMENTOS trazidos pelas 11 TRIBOS que receberam herança de DEUS, em forma dos DÍZIMOS, de 10% de todo o ALIMENTO produzido na terra, e estes alimentos trazidos eram entregues aos SACERDOTES, e estes e ninguém mais, dividiam entre os da TRIBO DOS LEVITAS. Só e unicamente em ALIMENTOS. ALIMENTOS eram também animais.
    E depois façam prova de mim. Assim diz o SENHOR. SE EU não vos abrir as janelas dos céu. E não derramar sobre vós uma benção tal, que dela não vos advenha a maior abastança. É esta a unica passagem na BÍBLIA, em que DEUS deu a liberdade de coloca-lo em prova,pelos do seu POVO, Isso só no VELHO TESTAMENTO, a prova que DEUS permite coloca-lo em prova é que ser fiel no DÍZIMO, ELE DEUS cumpria a sua promessa de dar condições de produzir os ALIMENTOS que eles das 11 TRIBOS, produziam na terra ganha como herança. Abrindo-lhes as janelas dos céu, com as chuvas na hora certa, e com isso todas as 11 TRIBOS fielmente DIZIMAVAM, e com isso tinham as promessas de DEUS cumpridas em suas vidas, tinham suas necessidades supridas e também supriam as necessidades da TRIBO dos LEVITAS.
    Então fica bem claro que, por este versículo de MALAQUIAS 3. DEUS não nos autoriza a COLOCA-LO em PROVA, ELE não nos ORDENA A SER DIZIMISTA, para beneficiar ninguém. ELE não nos promete nada, no qual ELE DEUS tenha que cumprir, mesmo que possa todas as coisas. ELE só cumpre o que ELE como DEUS tem na sua PALAVRA ESCRITO. JEREMIAS 1.8. "EU DEUS VELO EM CUMPRIR A MINHA PALAVRA". Então não se sintam culpados, e nem pecadores por não serem DIZIMISTAS, sintam se sim OBEDIENTES, pois JESUS CRISTO, morreu por nós para nos dar vida, nos LIBERTANDO DE TODA LEI. O DÍZIMO É

    DA LEI. Quem seguir a LEI e a sua justiça, esta com essa pratica, em DESOBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS, pois renega a morte de cruz de NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
    Então pense bem, MEDITE bem na PALAVRA DE DEUS em OSEIAS 4. 6 já nos esclarece também o porque sofremos estes enganos e farsas. "O MEU POVO ESTA SENDO DESTRUÍDO POR LHES FALTAR O CONHECIMENTO".
    OBEDECER A DEUS neste tempo esta escrito em 2º AOS CORINTIOS 9. 6 a 10. OFERTAR conforme propor no seu coração. E DEUS que sabe tudo e todas as coisas. SUPRIRA a necessidades de todos da sua CASA DE ORAÇÃO, dos pastores,e das suas OVELHAS. Alguém duvida disso? me informem baseado na BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS.
    Meu email. é alonsocarrera@hotmail.com
    DEUS É FIEL

    Sete verdades sobre o dízimo que nunca o pastor vai lhe mostrar.
    1º (O dízimo era mantimento, 10% do que colhiam e não dinheiro
    2º ( Era recolhido somente de três em três anos.
    3º ( Só recebiam o dízimo: as viúvas, órfãos e estrangeiros.
    4º ( As pragas eram gafanhotos e não demônios.
    5º( Malaquias adverte os sacerdotes por estarem roubando o dinheiro do templo.
    6º ( Abrir a porta do céu, não significava que iam para o paraíso, e sim que ia chover.
    7º( Pagai o dízimo para que não falte alimento na casa do Senhor. Esse alimento era para alimentar os pobres e não para os sacerdotes como os pastores pregam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , kkkkkkkkkk não me faça rir , Você não teve a capacidade e nem a educação de responder as minhas todas as minhas perguntas anteriores e nem 1/3 da última pergunta que fiz sobre o dízimo de tudo que Jacó prometeu.

      A) Como Jacó sabia que Deus recebia o dízimo de tudo ???

      B) Onde Jacó ouviu falar do dízimo se esse conhecimento não foi passado de geração em geração ??? (Gn14:18-20) (Gn26:5)

      C) Quem ensinou a Jacó de tudo quanto uma pessoa receberia poderia dar o dízimo ???

      E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gn28:22) O dízimo é de Deus e a pratica não é pecado. Me explique eu to tentando aprender com vc , mas por favor não deixe todas minhas perguntas sem respostas desviando o foco , e sem textos e contextos sobre o assunto corretamente como vc está fazendo.

      http://crentefeliz.blogspot.com/2015/12/o-dizimo-de-jaco-para-quem-ele-entregou.html

      E ainda quer que eu responda e obedeça os 613 mandamentos Obrigatórios ? kkkkkkkkkk Me responda se algum desses mesmos 613 mandamentos obrigatórios estão no N.T. Se tiver é lógico tem que obedecer kkkkkkkkk Piada né , kkkkk Só deve praticar algo do A.T. se tiver contexto no N.T. O seu oratório sobre texto e contexto sobre o assunto dízimo na bíblia ainda não está nem engatinhando. Abraço !

      Excluir
    2. Agora que eu entendi a sua risada nesta reposta sua. Quer dizer que os 613 mandamentos não estão no N.T e de fato não estão. Mais o DÍZIMO está. O DÍZIMO DO V.T esta também no N.T e os 613 mandamentos só estão no V.T. E estes não precisa mais seguir e nem obedecer. E o DÍZIMO que também é só do V.T. Este você diz e afirma que este é OBRIGATÓRIO pagar, ou devolver. enfim é algo novo que só tu o sabes, e estas nos repassando então. Só Não entendi o kkkkkkkkk. Depois desta explanação, sem pé e sem cabeça. Estou tentando entender a sua tese sobre o DÍZIMO de JACO mais de todo o coração não consegui entender deve estar fora de texto e contexto.

      Excluir
    3. Se vc for ao menos um bom leitor , vai verá que não foi isso que eu falei. até agora não vi as minhas respostas sobre as 3 perguntas basicas que lhe fiz sobre Jacó ? Vc só responde com outra pergunta , típico de quem não tem nenhum argumento , vc por enquanto só perde em seus argumentos. conta outra , bye , bye. kkk

      Excluir
  33. obrigada, irmãos pelas instruções e respostas...eu não estava conseguindo ver as respostas,por isso insistia nas mesmas perguntas... Que o Senhor os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus continue iluminando sua mente para que prossigas fazendo a vontade dele.

      Excluir
    2. Márcia , não há o que agradecer , que os vers. que direcionei a vc fortifique algo bom para a sua vida , procure uma igreja de Cristo que segue os mandamentos de Deus e lá fique firme na fé em Cristo.

      Excluir
    3. Reginaldo Ramos , por favor não esqueça de postar as respostas que respondi para a Márcia ontem e as 7 respostas que também respondi para o Cesar Alonso Carrera hoje. aguardo !!!

      Excluir
  34. Meus irmãos e MARCELO não pastor não. Vocês ficam dando moral indevida a ele, e ele não se escusa de dizer que não é pastor. E quanto a demove-lo da ideia de ser correto DIZIMAR é de um fanatismo extremo. O MARCELO acha que JACO dizimou antes do DÍZIMO. E por isso só ele já sabia que DEUS se agradava do TAL DÍZIMO. Porém JACO mesmo sabendo que DEUS se agradava do DÍZIMO. DIZIMOU do que ganhou na guerra e de tão bom que foi "NUNCA MAIS DE DÍZIMO DE NADA, NEM DO GANHADO EM GUERRAS E NEM DO TRABALHO NA TERRA". O MARCELO OBEDEÇA A PALAVRA E NÃO A SUA TEIMOSIA. A ESTOU AGUARDANDO AINDA A SUA RESPOSTA. DE TIAGO 2. 10 - O QUE FAZER A MENSAGEM DE TIAGO. Vamos nos de a RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , Não adianta responder em letras garrafais o que eu não disse. quando eu disse que Jacó dizimou antes do dízimo ? Onde está escrito na bíblia que quem entrega o dízimo é um fanatismo extremo ? Jacó dizimou da guerra ? quando isso ? kkk que guerra foi essa que Jacó ganhou que entregou o dízimo ? kkk tu tá mais perdido do cego em tiroteio , levanta falso testemunho do que eu nem falei. Onde está escrito que Jacó deu o dízimo do trabalho da terra ? os seus enganos são espalhafatosos e confuso. Acho que nem aula de transcrição e transliteração de língua portuguesa vc aprendeu , sobre Tiago eu respondi a muito tempo o seu suposto questionamento e não tem nada haver com o dízimo e nem com anulação , abolição ou proibição dele no A.T. e nem no N.T. Se eu fosse o dono desse blog nunca mais os seus comentários seriam postados , as suas má interpretação e acuzações em falar coisa que eu não disse são aberrações sem nexo. bye bye. kkkkkk Me ajuda aí !!! kkkk

      Excluir
  35. CESAR ALONSO CARRERA, responde ao irmão MARCELO.
    MARCELO. O FANÁTICO que menciono acima é você. Não tem FANÁTICO NA BÍBLIA. Na BÍBLIA tem coerência e não intolerância.

    Leia com atenção o recado que Jacó mandou a Esaú: MARCELO

    Assim falareis a meu senhor Esaú: Teu servo Jacó manda dizer isto: ... Tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas; mando comunicá-lo a meu senhor, para lograr mercê à sua presença. ...Então Jacó teve medo e se perturbou; ...E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque... Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque o temo... E, tendo passado ali aquela noite, separou do que tinha um presente para seu irmão Esaú: duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros; trinta camelas de leite com suas crias; quarenta vacas e dez touros; vinte jumentas e dez jumentinhos.

    Calculou o tamanho do presentão que Esaú recebeu? Eu somei e encontrei 580 cabeças de animais. Em vinte anos como fazendeiro, eu não consegui juntar nem a metade disso!

    Seria muito se eu lhe pedisse para refletir nesse relato e responder com toda sinceridade a mais uma perguntinha? Você consegue ver aí um dizimista entregando, dando ou pagando o dízimo? [ ] Sim [ ] Não
    Postado por João 8:32





    ResponderExcluir
  36. MARCELO LEIA COM ATENÇÃO.
    Duas: Quando ele estivesse longe do lugar que Jeová iria determinar para o culto e para a entrega dos dízimos e das ofertas, e fosse custoso transportar para lá o dízimo consistente em cereal, vinho, azeite, gado. Então o dizimista podia vender tudo (inclusive os primogênitos dos animais, que pertenciam a Jeová), e converter tudo isso em dinheiro, comparecer ao templo e lá comprar o que quisesse para substituir o que ele havia vendido [Deuteronômio 14]. Nesse caso, ele não tinha de acrescentar os 20%. Deu para notar que ele não entregava dízimo em dinheiro a ninguém?

    Mas há muita gente perita em ajeitar as coisas e deixá-las do jeitinho que quer ou do jeitinho que lhe seja mais conveniente. Por exemplo. Sobre essa história de Jacó, não faz muito tempo, ouvi um pregador dizer que, na volta de Padã-Arã, Jacó pagou o dízimo a Esaú! Esse pregador conseguiu tirar essa mirabolante idéia do fato de Jacó, ameaçado de morte e tremendo de medo, ter dado um baita presente a Esaú, para aplacar o ódio desse seu irmão, a quem ele enganara usurpando-lhe a bênção da primogenitura [Gênesis 27, 32].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , A quem pertence o dízimo de Tudo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque antes da lei ? Pertence A Deus porque tudo que há na terra já pertence a ele. Quantos tipos de dízimos existem na Ordem Sacerdotal de Melquisedeque antes da lei ? Gn14:18:20)(Gênesis 28:22) Que eu saiba é um (1) o dízimo de Tudo e não os dízimos(S) de Tudo no plural. Quantos tipos de dízimos existiam na ordem Sacerdotal Levítica na lei ? Na lei além de incluir o dízimo de Tudo "dou o dízimo de tudo quanto ganho" É a parte de um todo inclusive bens ouro , prata , e dinheiro(Lc18:12) Jesus não censurou e nem acusou o fariseu de cometer pecado , porque ele entregava o dízimo de tudo que ganhava e não só o que comia.(Lc18:12) Você não sabe que havia outros tipos de dízimos(S) no plural no A.T. Os dízimo das festas , O dízimo trienal de 3 em 3 anos ou dízimo da caridade (Dt 26.12), (Dt 26:13-14) Se o Sumo Sacerdote e os Sacerdotes da lei recebia o dízimo dos dízimos para ministrar e cuidar das coisas de Deus porque os Ministros do N.T. não podem ? Se alguém não quer praticar nenhum desses dízimos(S) no Plural da ordem Sacerdotal Levítica na Lei e em dinheiro e não quer entregue esses dízimos(S) a ninguém é porque já está apto a não entregar e a come-los.(Ml3:8) kkkkk

      Excluir
  37. Boa tarde REGINALDO BARBOSA por favor poste as mensagens minhas todas na ordem. Elas estão sinalizadas por MARCELO LEIA COM ATENÇÃO.
    Porque se não ele no seu FANATISMO BÍBLICO diz que eu não respondo as suas perguntas. Eu não tenho que responder com as minhas palavras, e sim com o que a PALAVRA DE DEUS AFIRMA.
    Então podes fazer isso por favor.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Cesar,

      Perdoe-me, mas é que devido eu ser muito ocupado, tem dias que não dá para eu entrar no blog.

      Mas quanto a dbeater com o Marcelo, eu tomei a decisaão de não fazer mais. Fico só observando o comentário. Eu até o entendo, pois também fui religioso defensor do dizimo mctólico romano por 25 anos. Mas graças a Deus a verdade de Cristo me libertou e rogo a Deus que também o liberte.

      Abraços

      Excluir
  38. MARCELO. ABRÃAO ESTAVA PAGANDO O DÍZIMO?

    Agora vamos nos mover para os registros de Abraão e Jacó, começando do primeiro. Nós encontramos a passagem relativa em Hebreus 7. Paulo está explicando lá Jesus como nosso Sumo Sacerdote. O último versículo de Hebreus 6 nos conta:

    Hebreus 6:20
    “Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”

    Então o capítulo 7 cuida de falar mais sobre Melquisedeque e como ele era um protótipo de Cristo como Sumo Sacerdote. Neste contexto nós lemos sobre Abraão:

    Hebreus 7: 1-6
    “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou. A quem Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas."

    Algumas pessoas usam esta passagem para dizer que o dízimo é um princípio que transcende tempos e administrações e assim é válido hoje também. Isto é porque – eles dizem – Abraão era um contribuinte do dízimo e isto foi antes da lei. Da mesma forma nós, sem a lei, deveríamos ser contribuintes do dízimo também. Mas eu não penso que é isto que a passagem nos está dizendo. O foco principal da passagem é em Melquisedeque e como Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Para mostrar como a ordem de Melquisedeque é grande, ela se refere a Gênesis onde Abraão, retornando da matança dos reis, deu-lhe um décimo das pilhagens que ele tinha conseguido. Mas isto não tinha nada a ver com o dízimo, conforme nós sabemos, e aqui está a razão:

    1. O que Abraão deu foi completamente voluntário. Ninguém disse a ele que ele tinha que dar um décimo das pilhagens. Ele fez isso de forma absolutamente voluntária. Em contraste, o dízimo é obrigatório, algo que você tem que fazer, independente de se você realmente deseja ou não.

    2. Além do mais, o dízimo é algo que você faz regularmente. Não somente uma vez. Abraão fazia alguma coisa desta forma? Sua vida é bem documentada na Bíblia com 14 capítulos de Gênesis dedicados quase que completamente a ele. Embora esta seja a única vez em sua vida em que nós o vimos dando um décimo. Em outras palavras, o que é descrito em Hebreus e Gênesis foi um evento de uma vez e não algo que era regularmente repetido, semana após semana ou mês após mês.

    3. O fato que o que Abraão fez foi algo extraordinário em vez de algo regular é também óbvio pelo fato de que ele deu a Melquisedeque 10% das pilhagens que ele conseguira. Isto não era seu lucro normal ou pertences, mas eram pilhagens. Algo inesperado, um ganho inesperado. Hoje, tais ganhos são por exemplo: prêmios de loteria, ou uma herança inesperada. Sua doação era igual conseguir uma herança inesperada e então dar 10%. Novamente isto não é o que as pessoas queriam dizer por dízimo.

    Para resumir, o que nós vemos Abraão dando foi uma doação voluntária de uma vez, de 10% de um ganho inesperado que ele recebera.

    Sua doação era:

    i) voluntária, não obrigatória;

    ii) uma coisa de uma vez, não algo feito regularmente;

    iii) finalmente era fruto de um ganho inesperado que ele recebeu, não oriundo de seu rendimento regular;

    Ele estava dando 10%? Sim, ele estava. Esta doação era um dízimo no significado que é transmitido hoje (regular e obrigatoriamente doar 10% de seu lucro)? Do que nós vimos, isto obviamente não era o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , Obrigado por ainda não responder as minhas 3 perguntas sobre Jacó que lhe fiz e para complementar ainda não responder pelo contrário fugiu e foge das minhas perguntas. Vou relembra-lo. A quem pertence o dízimo de Tudo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque antes da lei ? Pertence A Deus porque tudo que há na terra já pertence a ele. Quantos tipos de dízimos existem na Ordem Sacerdotal de Melquisedeque antes da lei ? Gn14:18:20)(Gênesis 28:22) Que eu saiba é um (1) o dízimo de Tudo e não os dízimos(S) de Tudo no plural. Quantos tipos de dízimos existiam na ordem Sacerdotal Levítica na lei ? Na lei além de incluir o dízimo de Tudo "dou o dízimo de tudo quanto ganho" É a parte de um todo inclusive bens ouro , prata , e dinheiro(Lc18:12) Jesus não censurou e nem acusou o fariseu de cometer pecado , porque ele entregava o dízimo de tudo que ganhava e não só o que comia.(Lc18:12) Você não sabe que havia outros tipos de dízimos(S) no plural no A.T. Os dízimo das festas , O dízimo trienal de 3 em 3 anos ou dízimo da caridade (Dt 26.12), (Dt 26:13-14) Se o Sumo Sacerdote e os Sacerdotes da lei recebia o dízimo dos dízimos para ministrar e cuidar das coisas de Deus porque os Ministros do N.T. não podem ? Se alguém não quer praticar nenhum desses dízimos(S) no Plural da ordem Sacerdotal Levítica na Lei e em dinheiro e não quer entregue esses dízimos(S) a ninguém é porque já está apto a não entregar e a come-los.(Ml3:8) kkkkk “Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis” (Gn26:5) Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.(Ex3:6) Tudo isso foi ensinado de geração em geração. (1Reis 8:58)(Jr31:33) (2Co3:3) O dízimo de TUDO na ordem Sacerdotal de Melquisedeque antes da lei e após a lei não depende da lei para existir e praticar. Se não crê que o dízimo de tudo da ordem Sacerdotal de Melquisedeque é de Deus , somente Coma os teus dízimos(S) da ordem sacerdotal levítica.(Ml3:8)

      Excluir
  39. Afinal MARCELO não me respondestes a minha pergunta. Faça como eu fiz a você, responda-nos com a PALAVRA. E não da sua teimosia. Como faremos devolvendo ou pagando o tal DÍZIMO de antes e de pois de MALQUISEDEQUE. A TIAGO 2.10,11. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.
    Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei.
    Estamos aguardando.
    Quanto as tuas perguntas, eu te respondi a todas, com a PALAVRA é ela que a VERDADE não o que eu penso. AS PERGUNTAS SUAS PARA MIM, DEVES PERGUNTAR AOS JUDEUS, E COM CERTEZA ELES TE RESPONDERIAM ASSIM. MARCELO NÓS JUDEUS NÃO PAGAMOS MAIS ESTE TAL DÍZIMO, E SE FIZERMOS ESTAREMOS DESOBEDECENDO A DEUS. OU NÃO MARCELO? NÃO SEJA TEIMOSO A PRÓPRIA BÍBLIA TE CONTRADIZ E SABES DISSO. ÉS TU POR ACASO JUDEU, TEM POR ACASO AQUI NO BRASIL SACERDOTES. E O TEMPLO TEM. MISERICÓRDIA. ABRAÇO FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.(Rm2:29) Os cristãos que obedecem os mandamentos orais e morais de Deus como assim eu obedeço somos Judeus espirituais pela fé e esses Também obedecem a Deus , assim como Abraão Isaque e Jacó obedeceram sem lei escrita(Gn26:5) (Ex3:6) Tudo isso foi ensinado de geração em geração sem lei escrita.(1Reis 8:58)(Jr31:33) (2Co3:3) Cristãos obedeçam também os meus mandamentos. A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.(1Co7:19) Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1João 5:2) Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os(S) mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) Satanás se ira contra aqueles que guardam os(S) mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Jr31:33) (2Co3:3) Cuidado !!! todos esses mandamentos ainda estão no N.T. inclusive medida superior ao dízimo. E não confunda não são dízimos da ordem Sacerdotal levítica para não confundir e comelo-os (Lc6:38) (Gl6:6) (At4:37) kkkkkkkkkk E o LUNÁTICO do dízimo sou eu , kkkkkkkkk leia a bíblia e se oriente com uma bússola em novos horizontes , quem sabe em cima dos montes ou vales. bye bye !!

      Excluir
    2. MARCELINHO. Não é só você que lê a BÍBLIA não. E DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO. Então como tu tens este pensar e todos nós temos DIFERENTE. "MEDITE NISSO"
      O Novo Testamento não contém nenhuma regra clara sobre o dízimo mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. A generosidade é um sinal de gratidão e de confiança em Deus. Os primeiros discípulos davam muito mais que o dízimo! - Atos dos Apóstolos 4:32-35
      O dízimo é a décima parte do rendimento. No Antigo Testamento, os judeus davam o dízimo de todo seu trabalho a Deus, para manter o templo, os sacerdotes, os outros trabalhadores do templo e as pessoas mais necessitadas da comunidade. Como a economia funcionava mais à base da troca direta, muitos dos dízimos eram dados em produtos agrícolas, que podiam ser usados ou comercializados.
      O dízimo no Novo Testamento
      O Novo Testamento fala apenas algumas vezes do dízimo:
      • Mateus 23:23 e Lucas 11:42
      • Lucas 18:11-12
      • Hebreus 7:4-6
      Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração virado para Deus. Jesus não estava condenando o dízimo (nem o jejum) mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não é realmente dedicada ao bem. O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor a Deus e a Seus caminhos.
      Descubra aqui: Jesus dizimou?
      A passagem de Hebreus 7 apresenta o sacerdote Melquisedeque como uma figura de Cristo, revelada no Antigo Testamento. De acordo com a Lei de Moisés, os sacerdotes da tribo de Levi deveriam receber os dízimos. Mas, antes dessa lei, Abraão, que era o bisavô de Levi, deu o dízimo a Melquisedeque, que simbolizava Jesus. Dar o dízimo era uma forma dereverência a alguém superior. Isso mostra que o sacerdócio de Jesus é superior ao sacerdócio da Lei de Moisés.
      Cristão deve dar o dízimo, de acordo com o Novo Testamento?
      O Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para o cristão mas assume que o verdadeiro seguidor de Jesus vai contribuir generosamente para a igreja. O mais importante é a vontade de contribuir, não a quantidade oferecida (2 Coríntios 9:6-7). Não querer contribuir é muito mau sinal.
      A igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho da salvação ao mundo. Contribuir para a manutenção da igreja é contribuir para a salvaçãode mais pessoas. Dar ajuda financeira também é importante para que a igreja possa investir no cuidado e no amadurecimento daqueles que já são salvos (2 Coríntios 9:12-13).
      Ofertar para a igreja também é uma forma de agradecer a Deus e colocar sua confiança nele. Quando você dá uma parte de seu dinheiro a Deus, você está reconhecendo que sua vida depende de Deus e é Ele que providencia aquilo que você precisa. Ofertar é mostrar que você ama mais a Deus que ao dinheiro (Mateus 6:24).
      Embora não fale de dar o dízimo, o Novo Testamento recomenda fazer o compromisso de ofertar regularmente com uma quantia fixa (1 Coríntios 16:2). Além de dar alguma estabilidade financeira à igreja, isso ajuda você a organizar seu orçamento pessoal. Ofertar de maneira regular é uma forma sábia de gerir suas finanças.

      Excluir
    3. Cesar Alonso Carrera , Sobre a sua dúvida “Jesus dizimou ?” ou melhor vc quer saber se Jesus guardava o mandamento do dízimo ? Jesus disse: “eu tenho guardado os mandamentos(S) no Plural de meu Pai, e permaneço no seu amor.” Isso (inclui o mandamento do dízimo santo do Senhor) (Jo15:10) (Lv27:32-34) (Ml3:8) A justiça , misericórdia , fé e o dízimo de tudo são preceitos confirmados também no N.T. e no Ministério Cristão de Jesus.(Lc3:23) (Lc11:42) Se "outros" têm o direito de ser sustentados por vós,(povo de Deus no templo) não o temos nós(Ministros do Evangelho na Ordem Sacerdotal de Melquisedeque ) em maior medida? Quem são os "outros" que Paulo declara aqui ? São os Sacerdotes e os Levitas pois eles ministravam e eram sustentados pelo (povo de Deus no templo no A.T.) E qual é o direito e a "medida" que Paulo diz ? É a "medida" do dízimo , porque tanto os levitas como os Sacerdotes levitas recebiam a medida de sustento o dízimo e o dízimo dos dízimos.(Lv27:32)) (Nm18:26) (Nm10:38) Vamos observar que Paulo além de confirmar o mesmo direito daqueles que ministram na Igreja receber a medida 10% do dízimo ainda reafirma: Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados se alimentam com o que pertence ao templo(Analogia a ordem Sacerdotal Levítica e o que era recebido no Templo) , e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? O dízimo de Deus era armazenado no Templo ? Sim ! “Assim, o Senhor também ordenou” aos que proclamam o evangelho, que igual modo vivam do evangelho! (1Co9:13-14) Fazendo uma analogia do mandamento do dízimo de tudo do A.T. na Lei(Ordem Sacerdotal Levítica)(Lc18:12) (Lc11:42) (Hb7:5) com o dízimo de tudo antes da lei e no N.T.(Ordem Sacerdotal de Melquisedeque)(Gn14:18-20) (Gn28:22) (1Co9:13-14) (Hb7:8) (Hb7:6) “Assim, o Senhor também ordenou” aos que prestam serviços sagrados no evangelho se alimentam com o que pertence a Igreja , e que aqueles que servem na Igreja vivam do evangelho. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os(S)seus mandamentos.(1João 5:2) Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os(S) mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) Satanás se ira contra aqueles que guardam os(S) mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Jr31:33) (2Co3:3) (Jó 1:8) (Gn39:9) A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.(1Co7:19) Todos os mandamentos(S) orais e morais de Deus ainda estão no N.T. inclusive a medida de cálculo do dízimo. (1Co9:13-14) Antes da Lei escrita todos os filhos de Deus inclusive Melquisedeque estavam submissos aos mandamentos Orais e Morais de Deus (Gn26:5) Gn14:18) E pela fé a mesma descencendência os cristãos e pertencem a mesma ordem de Sacerdócio e o mesmo Deus por isso praticamos o dízimo no N.T. E no N.T. não há abolição exclusão , restrição ou manifestações contrárias ao dízimo na ordem Sacerdotal de Melquisedeque , e não precisa de mandamento escrito para praticar o dízimo nessa mesma Ordem Sacerdotal de Melquisedeque. (Ex3:6) (1Reis 8:58)(Jr31:33) (2Co3:3) Há uma enorme diferença entre os Ministros ou Despenseiros cristãos na Ordem Sacerdotal de Melquisedeque (1Co4:1-2) em comparação com os Ministros levitas , é que agora no N.T. os Ministros vivem do sustento do evangelho e também tem todo o direito de receber o dízimo de tudo ou uma medida maior que o dízimo(1Co9:13-14) (Gl6:6) e obedecem e ensinam os mandamentos de Deus no N.T. só que agora ( Em Escala mundial Mc16:15 ; At1:8 ; Mt28:19) e não somente como era na na lei ordem Sacerdotal Levíticaque era local Israel. É impossível amar a Deus sem guardas os seus mandamentos. Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.(Ap5:12) (Hb8:4) bye bye !

      Excluir
  40. Boa tarde. MARCELO larguei conversar contigo sobre o tema BÍBLIA SAGRADA A PALAVRA DE DEUS. A MINHA BÍBLIA me mostra outras coisas, sendo assim, como não CREIO EM UM DEUS que me conceda pela sua GRAÇA E MISERICÓRDIA entender a SUA PALAVRA. FICO COM O ESTE DEUS. Me desculpe meu interesse é só falar da PALAVRA DE DEUS. Nunca pensei nem contigo e nem com ninguém MUDAR UM TIL DA PALAVRA. Abração se brinquei algumas vezes, me perdoe, se não concordei e não CONCORDO com a sua opinião me perdoe também. CLAMO A DEUS QUE NATAL E ANO NOVO SEJAM ABENÇOADOS EM SUA VIDA E DOS SEUS FAMILIARES. ABRAÇO DEUS CONTINUA FIEL. FIQUE NA PAZ DO SENHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , Eu não larguei de mostrar a verdade a ninguém , até porque não tenho nada a esconder ou a ocultar , tudo falei as claras , a bíblia é mal interpretada pela falta de conhecimento de alguns o que não é o meu caso , Eu não fico só com a palavra eu Guardo e ensino a manter todos os mandamentos de Deus que constam no N.T. (Ap14:12)(1João 5:2)(Jo15:10)(DT29:29) (2tm3:16) Não preciso que CONCORDE com a minha opinião , até agora não ensinei nenhum vers. fora de contexto como vc kkk , o que eu não tolero são alguns "pseudos cristãos" parecem mais não são , sem argumentos e sem vers. bíblicos com texto e contexto que não querem obedecer os mandamentos de Deus. Não precisa dividir a sua renda ou seus bens comigo pela aula que dediquei a vc(Gl6:6) kkkkkkk , fica de caixinha para o "seu Natal" Profexô , kkkkkkk que por sinal não consta no N.T. kkkkkkk

      Excluir
  41. MARCELO. Não estou tentando e nem colocando "TIL" a mais nas PALAVRAS DE DEUS. Não venha colocar palavras que não falei. Eu não tenho te ofendido em nada mesmo achando te um FANÁTICO nada mais do que isso. Quanto a me cuidar de estar colocando PALAVRAS que não não estão escrita. PROVE isso na PALAVRA. Pois não será você que não esta falando a VERDADE. Entre no Google coloque o meu nome todo lá, e leia ESTUDOS DO DÍZIMO com todos os versículos certinho com texto e contexto. aqui não da para postar pois não aceita por serem muito maior do que o site permite. Eu acho que você esta enganado, não é com FANATISMO que vais pregar o EVANGELHO DA SALVAÇÃO. São com PALAVRAS da BÍBLIA. E não por imposição. Mais esquecestes TEMOS O LIVRE ARBÍTRIO, de sermos FANÁTICOS igual aos muçulmanos. Ou sermos CRISTÃOS tal qual JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  42. Cesar Alonso Carrera , com todo o respeito , kkkkkkk A sã doutrina faz parte da Lei.
    Sabemos, todavia, que a Lei é boa, se alguém a usa de forma adequada. De igual modo, sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubmissos, para os perversos e “PECADORES”, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os assassinos, para os que vivem na prática de imoralidades sexuais e os homossexuais em geral, para os sequestradores, para os mentirosos e os que fazem juramentos falsos; e para todo aquele que se revolta contra a sã doutrina. Esta sã doutrina encontra-se no glorioso Evangelho que me foi outorgado, a saber, o Evangelho do Deus bendito! A eficácia da graça de Deus.(1Tm1:8-11) Orientando aos irmãos (CRISTÃOS) quanto a ESSES ASSUNTOS serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa teologia que tens seguido.(1Tm4:6) De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de “todo homem em escala mundial.”(Ec12:13) Se seguir a são doutrina cristã e ter obediência a Deus é fanatismo quero permanecer nesse fanatismo obedecendo a Deus e não a vc.(Hb13:8)(Ml3:6) Abraços !!!

    ResponderExcluir
  43. MARCELO. Deixe de ser leviano. Nunca te pedi para mudares em nada, muito menos deixar de ser FANÁTICO. Falo do leio na BÍBLIA. Nada é de mim mesmo. Então se ponha em seu devido lugar. Tenho lido neste site de ponta a ponta, e em todas as suas respostas tentas seres melhor que todos nós juntos, por isso te proclamei FANÁTICO, eu não me acho desrespeitando a DEUS e nem A SUA palavra. Então se posicione só em responder e não em colocar palavras em nossas bocas. Beleza. Abração e te cuida que fala muito acaba errando mais que os outros.

    ResponderExcluir
  44. Os textos bíblicos que falam sobre a ordem de Melquisedeque
    Para entendermos o que é a ordem de Melquisedeque, devemos considerar especialmente dois textos bíblicos. São eles: Salmo 110:4 e Hebreus 7. No primeiro, o salmista Davi, em um salmo messiânico, faz uma comparação direta entre o sacerdócio de Melquisedeque e o sacerdócio do Messias:

    Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
    (Salmos 110:4)
    Já o escritor da carta aos Hebreus, com base no relato do livro de Gênesis em conexão com o salmo messiânico de Davi, explora de forma bastante detalhada essa comparação entre Cristo e Melquisedeque. Ele próprio cita diretamente o salmo de Davi:

    Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque,
    (Hebreus 7:21)

    ResponderExcluir
  45. O que significa a ordem de Melquisedeque?
    Com base nesses textos, podemos facilmente entender o significado da expressão “ordem de Melquisedeque”. Para isso, vamos fazer uma exposição simples do capítulo 7 de Hebreus.

    Como o próprio nome da epístola deixa claro, o escritor estava escrevendo para judeus, e, basicamente, no capítulo 7, utilizando a própria Bíblia judaica (o Antigo Testamento), ele mostra a superioridade do sacerdócio de Cristo em relação ao sacerdócio da casa de Levi, construindo sua argumentação sob o relato de Gênesis 14, onde o sacerdócio de Melquisedeque é um exemplo do sacerdócio de Cristo.

    O escritor, em sua exposição, conclui que Melquisedeque é superior a Abraão e, consequentemente, seu sacerdócio também é superior ao de Arão. Abraão pagou dízimo a Melquisedeque, e Melquisedeque o abençoou, fato que determina tal superioridade.

    Abraão é o ancestral de Levi, cuja linhagem pertencia todos os sacerdotes, e o sacerdócio de Melquisedeque foi anterior ao sacerdócio da tribo de Levi. Apenas os filhos de Levi que receberam o sacerdócio é que podiam tomar o dízimo, mas Melquisedeque, que não pertenceu àquela genealogia, tomou dízimo de Abraão e o abençoou (Hb 7:6).

    Um detalhe muito importante explorado pelo autor de Hebreus, é que a linhagem de Melquisedeque não é revelada. Ele escreve que Melquisedeque foi “sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida” (Hb 7:3), e isso é muito significativo, pois todo sacerdote deveria ter descendência comprovada na tribo de Levi, e todos eles (os sacerdotes) tiveram suas mortes atestadas, sendo então substituídos por outros. Porém, nada é dito sobre a morte de Melquisedeque, e muito menos sobre sua origem. Ele apareceu e desapareceu.

    Isso não implica em algo sobrenatural em relação à vida de Melquisedeque, mas o objetivo da exposição do capítulo 7 é evidenciar que, assim como ele foi rei e sacerdote antes da Lei, e reconhecido dessa forma pelo grande patriarca Abraão, o sacerdócio de Cristo também era legitimo e muito superior ao sacerdócio iniciado em Israel com Arão, além de que, o sacerdócio de Cristo permanece para sempre.

    ResponderExcluir
  46. CONCLUSÕES FINAIS

    Jesus não descendia da tribo de Levi, portanto, pela Lei, não poderia ser sacerdote (Hb 7:14; 8:4). Mas o sacerdócio de Cristo não foi feito pela Lei, mas segundo a virtude da vida incorruptível (Hb 7:16) e perfeito para sempre (Hb 7:28). Para que houvesse um sacerdote que não fosse da tribo de Levi, a Lei precisaria ser mudada (Hb 7:12), porém em Jesus, o escritor explica que todo o sacerdócio pela Lei era temporário, pois Cristo é o último e supremo Sumo Sacerdote.

    Os sacerdotes tinham a função de serem intermediários entre o do povo e Deus, porém Jesus é o único e suficiente intermediário. Não há mais necessidade de sacrifícios, pois Ele ofereceu-se a si mesmo uma única vez como sacrifício (Hb 7:27). Saiba mais sobre quem eram os sacerdotes na Bíblia.

    Basicamente, o escritor de Hebreus estava dizendo que se um judeu convertido ao cristianismo voltasse ao judaísmo, ele estava necessariamente andando para trás, pois estava voltando a um sistema ultrapassado, e recorrendo a um tipo de sacerdócio inferior ao de Cristo.

    Outro ponto interessante nessa comparação é a questão dos significados dos nomes “Melquisedeque” e “Salém”, que, conforme já foi dito, o escritor traduz como “rei de justiça” e “rei de paz” (Hb 7:2), tipificando o reinado de justiça e de paz do Messias e confirmando o que foi dito através da profecia do profeta Isaías (Is 9:6,7).

    Aqui podemos nos lembrar do que foi dito pelo apóstolo Pedro, ao declarar que, através da obra perfeita do Sumo Sacerdote que é Cristo, nós somos geração eleita, povo adquirido, nação santa e sacerdócio real (1Pe 2:9).

    Portanto, ao utilizar a figura de Melquisedeque, bem como a expressão “segundo a ordem de Melquisedeque” que foi sacerdote antes da Lei, o texto bíblico não esta fazendo referência a uma “ordem” ou “linhagem secreta” de super sacerdotes, mas estava mostrando que antes de Deus ter instituído pela Lei o sacerdócio na casa de Levi, Cristo já era mediador e Sumo Sacerdote de seu povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , O meu objetivo não é de contestar e diminuir ninguém nesse blog. Até porque isso não trás nenhum benefício aos cristãos. Já esclareci muito sobre Melquisedeque e o dízimo dessa ordem de Sacerdócio em inúmeras páginas nesse blog , não tenho muito a acrescentar. Melquisedeque foi um rei e Sacerdote e cidadão cananeu de Salém que ensinava os mandamentos orais e morais de Deus em canaã quando esse local salém ainda era um local pacífico , isso não significa que Melquisedeque era descendente de Cam , como Deus não faz acepção de pessoas ele também poderia ser um estrangeiro de uma outra terra distante e se estabeleceu em Salém como Abraão também era da terra de(Ur dos Caldeus) e com as credenciais superiores a de Abraão. Melquisedeque não se tornou Sacerdote de uma ora para outra , provavelmente Melquisedeque antes de se encontrar Abraão por orientação de Deus ele já tinha as suas credencias como rei e Sacerdote de Deus a décadas em Salém antes de sair ao encontrar com Abraão. Para Melquisedeque se estabelecer em Salém ele já tinha dado provas suficientes a outros povos que Deus era com ele em canaã paz e justiça era um princípio do seu reino em Salém. Abraão é o pai da fé e Deus é o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó , podemos assim dizer que Deus é o Deus do pacífico e justo Melquisedeque e a ordem do Sacerdócio de Melquisedeque é representada por Jesus e por aqueles quem pertence a essa mesma ordem desse Sacerdócio de Paz e Justiça.(Hb7:3-4)(1Pe2:9)

      Excluir
  47. O GLORIAS A DEUS. Aqueles que sabem mais do que esta escrito na BÍBLIA, não questionaram as MENSAGENS sobre Melquisedeque e a sua história. Então parece que esta conta a VERDADE.

    ResponderExcluir
  48. GLORIAS A DEUS. Um mês sem que o MARCELO, encontrasse algum erro nesta mensagem CONCLUSÕES FINAIS. PARABÉNS até que enfim deixastes do FANATISMO para usar a SABEDORIA E A RAZÃO.

    ResponderExcluir
  49. Poxa. Fiquei FELIZ, por não ter visto nenhum questionamento por parte do irmão Marcelo, mais prestando atenção nos comentários, percebi que a não presença dos questionamentos por parte do irmão Marcelo foi por seu descredenciamento do BLOG. Foi isso? Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Cesar. Não! O Marcelo não foi descrendeciado. Ele pode comentar a hora que quiser. Não sei o motivo pelo qual ele não comentou mais. deve estar viajando.

      Abs

      Excluir
    2. As vezes a sabedoria faz parte do observar e do calar.

      Excluir
  50. Marcelo Boa tarde, poxa me esmerei em procurar melhor meu entendimento sobre MELQUISEDEQUE. E você não falou e nem mencionou sobre o meu trabalho. Verifique acima CONCLUSÕES FINAIS, e me de uma nota de 0 à 10. Vou aguardar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , como já disse O meu objetivo não é de contestar e diminuir ninguém nesse blog vc poderia se avaliar por si só a sua escolha com 0,00 , 0,05 a 10,0 , acredito que vc não é simplório porque não se avaliar a si mesmo com um 10,0 ? kkk

      Excluir
    2. Bom dia meu irmão Marcelo. Cutuquei-te, mais te saístes bem. Abraço DEUS te abençoe.

      Excluir
  51. Gálatas 4:4_7 diz assim mas vindo a plenitude dos tempos,Deus enviou seu Filho,nascido de mulher,nascido sob a lei para remir os que estavam debaixo da lei,a fim de não sermos mas servos mas recebermos a adoção de filhos.
    Se Jesus nasceu sob a lei porque claro ele era judeu obviamente ele tinha que cumprir a lei né verdade porque obviamente ninguém conseguia cumprir os 613 mandamentos da lei.porque errando em 1 errava em todos então jesus morreu para que fossemos justificados pelo seu sangue não pela lei porque em Gálatas 2:16 diz que nenhuma carne será justificada pelas obras da lei e em Gálatas 3:10 diz que todos os que estão debaixo da lei e maldito então filho o dízimo em hebreus 7:5 diz que os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio tem ordem segundo a lei de tomar o dízimo do povo isto e de seus irmãos e diz mais Se a perfeição fosse pelo sacerdote levítico porque sob ele o povo recebeu a lei Então não precisaria levantar outro sacerdote né verdade.porque mudando se o sacerdote necessariamente se faz mudança da lei.E diz mais esse Sacerdote que e Cristo não foi feito segundo a lei de Moisés mas segundo a virtude da vida incorruptível.Porque o precedente mandamento e abolido por. Auaa da sua fraqueza e inutilidade pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou.
    Abraão nasceu no período da graça mas o espirito do Senhor impulsionou Abraão da o dízimo para que os seus descendentes ao quais seriam estabelecidos a lei do dízimo em números cap 18:21_32 para os que iriam exercer o oficio no templo assim cumprisse o compromisso da mesma forma que Abrãao cumpriu uma vez mas agora pela prescrição da lei como mandamento obrigatório.Mas hoje eles não podem dar mas porque no ano 39 depois de Cristo os romanos (Tito)destruíram o Templo porque o mandamento foi para eles judeus
    Hoje nós vivemos a Nova aliança a bíblia
    Comeca em atos com a morte do testador porque a lei e os profetas duraram até joao.E em Malaquias esse texto faz menção ao período pós exílio ele pertence ao período persa na história da religião de Hisrael e direciona aos israelitas que estava negligentes em relação a entrega dos dízimos porque os levitas e sacerdotes viviam da obra assim como também os órgãos e as viúvas.Ainda que vc diga que o dízimo e da graça que não virou lei aí eu te pergunto abraao teve outra mulher na graça ou na lei as filhas de lo cometeu incesto na graça ou lei.Entao filho não podemos analisar a bíblia da forma que eu quero que seja o certo.
    E outra em coríntios 16 as coletas era voluntárias e em atos 2:45 também e em coríntios 9:7 também não sou contra a pessoa ofertar mas sem força a barra ou dizer que e uma lei obrigatória e mais se não der tá sendo amaldiçoado e várias outras coisas que os pastores diz e mais veja o que eles faziam com as ofertas eles repartiram e nenhum tinha falta então vamos seguir o seu exemplo o do apóstolos que todo mundo vai começar a abençoar agora para ostentação de si próprio e os irmãos passando fome como as pessoas irão ofertar e outra não existe preço estipulado pela bíblia como 10% 20 30 etc e o quanto a pessoa desejar dar 1real 2 3 etc.Jesus estar voltando e muitas máscaras vão cair principalmente desses falsos profetas Deus tenha misericórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Alex um leigo da biblia Parte B)

      Sustento da Construção e Manutenção da Igreja

      Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de
      Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.(1Timóteo3:15)(1Coríntios12:28) (1Corintios10:31) (Tt1:7)



      Sustento dos Ministros Fiéis

      Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de
      duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

      Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha.
      E: Digno é o obreiro do seu salário.(1Timóteo5:17-18) (1Corintios 9:14) Ninguém sobrevive sem dinheiro nos dias de hoje, até mesmo a água que bebemos temos que pagar.(Mateus10:42) E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.(Gálatas6:6) “A ninguém agravamos, a ninguém corrompemos, de ninguém buscamos o nosso proveito.” (2Coríntios7:2) Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que
      cada um se ache fiel.(1 Coríntios4:1-2) “Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.”(2 Coríntios8:21) (1Timóteo
      3:1-14)



      Sustento do Evangelho pelo mundo

      “Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda
      criatura.”(Marcos16:15) Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.(1Corintios9:14) (Lucas3:23) (Lucas8:3)



      Sustento aos Necessitados

      No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que

      puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. (1Corintios16:2) (Marcos14:7) (Mt25:31-40)
      “O que contribui, coopere com generosidade.”(Romanos12:8)

      Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e
      transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.(Lucas6:38) Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.(2Co8:12) Quem sustenta o evangelho como um todo também é sistemático , é generoso , é proporcional que cada um tem(2Co8:12) e não é avarento.


      VOCÊ !!! QUE NÃO É FAVORÁVEL AO DÍZIMO E SUSTENTA O EVANGELHO
      COMO MANDA NO NOVO TESTAMENTO , PARABÉNS PARA VOCÊ. AGORA , SE VOCÊ NÃO SUSTENTA O EVANGELHO COMO MANDA NO NOVO TESTAMENTO , VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE REFUTAR OU CRITICAR NINGUÉM QUEM PRATICA O DÍZIMO.

      Excluir
  52. O Sustento da IGREJA DO SENHOR, é notório que esta bem nítida no NOVO TESTAMENTO em 2ºAOS CORINTIOS 9.6e7. Com OFERTAS de AMOR. Já falei tantas vezes que até perdi a conta. O DÍZIMO HOJE É LESAR O CRISTÃO NA FÉ E NO BOLSO. O DÍZIMO DE HOJE É FALSO, E VOCÊS DARÃO CONTA DISSO. Ou OFERTAS DE DE AMOR NÃO É EM DINHEIRO. O SENHOR ABRE O ENTENDIMENTO DESTES IRMÃOS, ELES LEEM A BÍBLIA MAIS OU NÃO ENTENDEM, OU AGEM DE MÁ FÉ. E ISSO É PECADO, NÃO AGRADA A DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , O sustento do evangelho como um todo também tem 3 princípios que é sistemático com frequência com constância , é generoso e proporcional que cada um tem(2Co8:12) Não tem como abolir esses princípios de sustento do evangelho como um todo do N.T. e o dízimo se enquadra em um desses princípios porque é um dos princípios proporcional no N.T. quem ganha mais dá mais quem ganha menos dá menos do que tiver recebido de Deus.(2Co8:12) "OFERTAS de AMOR" não garante o princípio do sustento do evangelho sistemático e proporcional e generoso como um todo como também manda no N.T(Gl6:6)(2Co8:12) (1Co16:1-2) Me ajuda aí !!!

      Excluir
  53. Marcelo. Dízimo, é NO VELHO TESTAMENTO, era só para JUDEUS E OS LEVITAS, e não somos nem um e nem o outro. E nem OS JUDEUS em JERUSALÉM E EM ISRAEL pagam ou devolvem o DÍZIMO mais nos dias atuais. E era UMA ORDEM UMA OBRIGAÇÃO de JUDEUS. Nós nem JUDEUS somos. Somos ESCOLHIDOS POR DEUS COMO FILHOS ADOTIVOS. Isso não quer dizer que sejamos AVARENTOS a tal forma que não se OFERTE, E AS OFERTAS serão em DINHEIRO e com este DINHEIRO se paga a água, se paga a luz, se paga a pintura da igreja, se paga os encargos, se ajuda ao POBRE E A VIÚVA, O ÓRFÃO E AO NECESSITADO. E se paga os SALÁRIOS DOS PASTORES. Afinal O DEUS DA IGREJA NÃO SABERIA AS NECESSIDADES DA SUA CASA DE ORAÇÃO. Marcelo e todos os irmãos que tem esta mesma visão, e praticam esta mesma pratica, vocês não tem esta sabedoria. Sinto dize-lo a todos, vocês estão completamente equivocados, e com isso, ensinam errado e desobedecem a PALAVRA. Se a CASA DE ORAÇÃO de DEUS, como ELE DEUS mesmo diz, não for suprida por OFERTAS DE AMOR e como dizes, quem ganhar mais OFERTARA MAIS. Quem ganhar menos OFERTARÁ MENOS. Mais nada faltará com toda a certeza na CASA DE ORAÇÃO DO DEUS VIVO. O que passar disto é FORA DO CONTESTO. DEUS É FIEL SEMPRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , Cuidado !!! "quem ganhar mais OFERTARA MAIS. Quem ganhar menos OFERTARÁ MENOS." é justamente o dízimo , 1 parte das 10 partes , 10 para 100 , 100 para 100 dos lucros que uma pessoa recebe , não chame de dízimo se quiser mas a medida de cálculo proporcional e bíblica de Deus o nome é dízimo. Toda a escritura é inspirada por deus inclusive o A.T.(Mt4:4) (Rm15:4) se vc não quer adota-la como ensino é por sua conta e risco , o que não recomendo. Todo o ensino da bíblia é para mim De Gn a Ap. NO N.T. tem muitos textos , ensinos e mandamentos orais e morais que foram mantidos e adotado do A.T. para o N.T. Nem tudo o que Está escrito e que era de praxe no A.T. e que também consta no N.T. caducou , pelo contrário , são aprovados por Deus e pelo Espírito Santo.
      vamos conferir ? Você obedece o “Está escrito” no N.T. ? (At23:5) (At15:28:29) (Rm1:17) (Rm2:24) (Rm3:4) (Rm3:10) (Rm4:17) (1Co9:9-10) (2Co8:15) (1Tm5:18-19) (1Pe1:16)
      E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque “Está escrito”: Não dirás mal do príncipe do teu povo.(At23:5)
      Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.(At15:28-29)
      Porque na lei de Moisés Está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
      Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.(1Co9:9-10)
      Como Está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.(2Co8:15)
      Porque diz a Escritura: “Está escrito” Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.(1Tm5:18-19)
      Porquanto “está escrito”: Sede santos, porque eu sou santo.(1Pe1:16)
      Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como “Está escrito”:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.(Rm3:4)
      “Está escrito”: Mas o justo viverá pela fé.(Rm1:17) (Hc2:4) Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.(Ap14:12) “e vi as almas dos que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus,(Ap20:4) A bíblia é clara todo aquele que é rebelde contra os mandamentos de Deus não guarda a fé em Jesus corre o risco de no final ir para o lago de fogo. Quem não segue os mandamentos de Deus como manda também manda o Senhor e o N.T.(1Co9:13-14) (1João 5:2-3) (Ap14:11) De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.(Ecl12:13) Até final dos tempos o sapato de cada um vai "apertar" só vão existir 2 tipos de pessoas os que vão viver a vida eterna com Deus os que obedecem os mandamentos de Deus e são fiéis a Jesus e os que não obedecem os mandamentos e não são fiéis a Jesus e que vão para eternidade sem Deus. A escolha é de cada um , eu já fiz a minha escolha.

      Excluir
    2. Cesar Alonso Carrera , O dízimo surgiu no A.T. e não era e não é “só para JUDEUS E OS LEVITAS” como vc errou no que diz. Já leu O que está Escrito ? Abraão ainda não era Judeu e entregou o dízimo na ordem de outro Sacerdócio o de Melquisedeque. Mas aquele,(Melquisedeque) cuja genealogia não é contada entre eles “JUDEUS E OS LEVITAS”, tomou recebeu dízimos de Abraão na Ordem , e abençoou Abraão o que tinha as promessas.(Hb7:6) “e também não somos nem um e nem o outro.” Errado , os cristãos são judeus pela fé e são filhos adotivos não na carne mas pela fé e podem entregar o dízimo na ordem do sacerdócio de Melquisedeque. Deus não faz acepção de pessoas(Gl3:28) principalmente estrangeiros e gentios que obedecem os seus mandamentos , não sou praticante do dízimo na ordem do Sacerdócio Levítico. “E nem OS JUDEUS em JERUSALÉM E EM ISRAEL pagam ou devolvem o DÍZIMO mais nos dias atuais.” Por enquanto , vão voltar a entregar no terceiro Templo assim que for reconstruído na ordem do Sacerdócio levítico é profético. E era UMA ORDEM UMA OBRIGAÇÃO de JUDEUS. (Todo o povo de Israel estava incluído e não descarta os estangeiros que viviam no meio deles) Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: (Tudo o que o Senhor tem falado, faremos.) E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.(Ex19:8) (Ex24:7) (Js24:24) (Lv24:22) Somos ESCOLHIDOS POR DEUS COMO FILHOS ADOTIVOS incluíam também aqueles estrangeiros que praticavam o dízimo e viviam em Israel com os Judeus e praticavam o dízimo. Haverá uma mesma lei para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós. (Ex12:49) (Nm15:15-16) Kkkkk AVARENTOS que se enquadram nesse ferfil são aqueles que podem contribuir com mais e não o fazem ou aqueles que contribuem desproporcionalmente ou nem contribuem. Depois que vc aprender que existe também os ministros do evangelho que vivem do evangelho e que representam a Ordem do Sacerdócio de Melquisedeque que não depende da Lei e apta a receber o dízimo como os levitas recebiam e como ordenou o Senhor e como recomendou Paulo é só me avisar.(1Co9:13-14) Sem mais !!!

      Excluir
  54. Marcelo. Não vou me alongar. DÍZIMO é MALDIÇÃO e não BENÇÃO. Quem ganhar mais vai OFERTAR MAIS. Porque DEUS é JUSTO e vai colocar no meu coração OFERTAR MAIS,e não MENOS de que ganha MENOS. CORRETO. Então eu sigo a OFERTA E NUNCA MAIS O DÍZIMO que uma MALDIÇÃO e não uma BENÇÃO.
    Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
    Esta bem claro nestes Versículos.

    ResponderExcluir
  55. Cesar Alonso Carrera , Também não vou me alongar , o seu argumento DÍZIMO é MALDIÇÃO e não BENÇÃO não tem fundamento bíblico não tem versículo bíblico que mostre e confirme que o DÍZIMO É MALDIÇÃO ou seja uma heresia. Não sou professor de matemática , mas qualquer um que entende de cálculo de matemática simples vai saber que medida proporcional é o dízimo , quem ganha mais dá mais quem ganmha menos dá menos é justamente a proporção dízimo , Divida qualquer soma de fruto do trabalho de qualquer pessoa em 10 partes 1 para 10 , 10 para 100 ,100 para 1000 e assim por diante é o dízimo não tem como contestar não tem como refutar , dízimo é medida de cálculo matemático é medida proporcional ou seja 10% de 100% dos lucros de uma pessoa. E sobre o vers. citado por vc Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. Era uma contribuição específica aos santos(2Co9:1) Não significa o sustento do evangelho como um todo(Gl6:6)(1Co9:13-14) (2Co8:12) (1Co16:1-2) Não se alongar muito em seus argumentos é um princípio óbvio para não errar e não se retratar em seus argumentos. Leia a bíblia com texto e contexto no A.T. e N.T. antes de querer me refutar e/ou ditar alguma heresia , conheço muito bem a bíblia e não vai ser qualquer um que vai me pegar em contradição depois volte e venha com argumentos fortes e válidos com ver. bíblico em respeito ao proprietário do blog e aos leitores do mesmo.

    ResponderExcluir
  56. REPLICA - MARCELO, Não é medida de calculo nenhuma, quando eu coloco na mensagem o fato de quem ganhar mais o próprio DEUS vai colocar no coração o quanto vai OFERTAR é por que DEUS é o provedor e ELE sabe o que eu devo OFERTAR. O que falas de medida proporcional é dízimo, és teimoso e desobediente, dizes ler a Bíblia mais fazes o que vem em tua mente, nem é no coração. Se fosse desta forma, como dizes ser, a forma como falei, não precisava eu dizer ser OFERTA eu saberia informar ser dízimo e não precisaria mencionar DEUS. Pois o dízimo do VELHO TESTAMENTO já ensina que é a 10% parte. Vocês são bitolados ao dízimo, não vivem sem o dízimo, prometem o que não podem cumprir, pelo dízimo, joga na minha cara eu ter que conhecer melhor a Bíblia, e tu que dizes conhecer tanto a Bíblia só ensinas sobre o dízimo. Fale um pouco sobre TIAGO 2. 10. Fale um um pouco sobre 2º aos CORINTIOS 9. 6.7
    Me falas que o DÍZIMO no NOVO TESTAMENTO não é maldição paga-lo, como não é vocês acrescentam ao NOVO TESTAMENTO o que realmente é uma mentira, então é o não é MALDIÇÃO. JEREMIAS 1.12 DEUS nos promete ser FIEL só a sua PALAVRA, e não ao que vocês comedores de feijão prometem. E tu o sabes muito bem, O DÍZIMO é benéfico só a quem o cobra e enganosamente promete o que não pode cumprir, e ainda usa DEUS para cumprir o que vocês prometem, não DEUS. Porque o que DEUS prometei no VELHO TESTAMENTO ELE cumpria. Prometia CHUVA e não dinheiro, Prometia fartura e proteção e não prosperidade de riqueza material. Hoje DEUS continua prometendo e cumprindo, mais pelo dízimo. Mais pela OFERTA um coração AMOROSO e obediente. Chega não alo mais de dízimo contigo. Para agradar a DEUS não preciso ser do VELHO TESTAMENTO. Para agradar a DEUS tenho JESUS CRISTO que morreu por todos nós, e nunca devolveu ou pagou o dízimo. Ou vais nos dizer que temos que ler mais a Bíblia. Abraço JESUS TE AMA Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , vejo que vc desconhece tudo o que escrevo e sobre todos temas que tem postados no blog , todos os meus comentários aqui nesse blog não é só sobre o dízimo. Tenho vários comentários sobre outros assuntos do blog também. Comento o que vejo no blog. Não vou falar um pouco sobre TIAGO 2. 10. e sobre 2º aos CORINTIOS 9. 6.7 que não é o tema do blog. Se o proprietário do blog postar o tema comentarei com vers. bíblico sem problema. sobre medida proporcional não tem nada haver com Deus colocar no coração como já disse e repito não é parâmetro global para o sustento do evangelho como um todo. Onde está escrito na bíblia que Jesus nunca devolveu dízimo sendo que ele obedecia os mandamentos do Pai ? (Jo15:10) kkkk

      Excluir
  57. CONTINUAÇÃO DA REPLICA (1ª PARTE)- MARCELO Como você tanto fala em que eu tenho que ler o texto e contexto, para então te expor com mais sapiência. Eis ai textos e contextos. Será que ainda vais me corrigir de que o DÍZIMO é hoje ainda valido por ordem Bíblica e não é uma MALDIÇÃO. Digo MALDIÇÃO por que DEUS mesmo diz "NÃO TIRARAS E NEM ACRESCENTARAS NEM UM TIL A MINHA PALAVRA".E tu afirmas com textos e contextos pagar o DÍZIMO hoje como ordem de DEUS. É ou NÃO É, AFINAL. Vou esperar mais uma EXPLICAÇÃO BÍBLICA DO IRMÃO MARCELO.
    Abraço. DEUS TE ABENÇOE E TE AVIVE AS IDEIAS.
    Cesar Alonso Carrera - Servo do SENHOR JESUS CRISTO

    Origens do dízimo

    DÍZIMO é um preceito da LEI de Moisés Números 18:24, embora Abraão tenha dizimado antes da Lei, no lugar do número dos sacerdotes, os quais se encontravam nos seus lombos. Hebreus 7:9/10 O Dízimo passou a ser um pacto Deuteronômio 12:6/17, um contrato, entre Deus e os israelitas Deuteronômio 14:22/28. Todavia, nem os gentios, e nenhum representante da Igreja de Cristo estavam lá para ouvir este pacto, ficando assim, a Igreja atualmente, comprometida com o dízimo. Porém, como Jesus cumpriu toda a lei Romanos 10:4, ao estabelecer uma Novo Testamento Hebreus 8:13, nem mesmo o judeu tem qualquer compromisso com a observância do Dízimo, uma vez convertido a Cristo.
    DISPENSAÇÃO: É um período em que o homem é provado na sua obediência a certa revelação da vontade de Deus. Encontra-se três vezes no Novo Testamento, em Efésios 1:10; Efésios 3:2 e Colossenses 1:25.
    POVOS nas Escrituras Sagradas: judeus, gentios e Igreja (judeus + gentios).

    ResponderExcluir
  58. Continuação da REPLICA (2ª PARTE)MARCELO - O DÍZIMO surgiu na dispensação da Promessa, de Abraão até Moisés. Deus estava para estabelecer o número de sacerdotes (10% da tribo de Levi), na dispensação da Lei, dentre os filhos de Levi, que já se encontravam nos lombos (no corpo) de Abraão, seriam seus descendentes Hebreus 7:9/10 com a finalidade de ministrarem no Templo onde passariam a habitar. Foi o principal motivo, pelo qual, o Espírito inspirou Abraão a pagar a Melquisedeque o dízimo Hebreus 7:4, referente a 10% dos sacerdotes da tribo de Levi que estavam nos seus lombos. Quando o dízimo foi instituído na Lei, os levitas ficaram isentos de pagá-lo, como diz o texto: ...Levi que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. Hebreus 7:5/9
    Ficaram isentos porque o dízimo deles foi pago na pessoa de Abraão a Melquisedeque, que era a figura do sacerdócio eterno de Cristo. Os sacerdotes levitas foram os únicos autorizados por Deus, aqui na terra, segundo as Escrituras, a receberem dízimo 2º Crónicas 31:5/6 e 2º Crónicas 31:12;

    ResponderExcluir
  59. CONTINUAÇÃO DA REPLICA (3ªPARTE)MARCELO - Neemias 10:37 e Neemias 12:44, não o Sistema eclesiástico atual.
    Muitos irmãos indagam: “Mas porque Deus tem me abençoado, depois que tenho dado o dízimo?”
    Ora, se a Palavra diz que Deus é misericordioso até com os maus Mateus 5:45, quanto mais com um filho seu, que é generoso para contribuir na Obra do Senhor, mesmo que não tenha conhecimento real da profundidade desta contribuição, sendo o seu coração sincero diante de Deus, Deus o prosperaria independentemente do que ele oferta ou do que vota. Deus está mais interessado na misericórdia dos nossos corações, que nos sacrifícios de nossas mãos, como dito em Mateus 9:13.
    Foi extinto o sacerdócio levítico, que era da lei, para que um outro sacerdócio fosse levantado, segundo a Graça, Eterno Hebreus 7:11/12. Somos livres em tudo, inclusive na forma de contribuir:
    Não há limite de contribuição, é segundo o que você propõe no seu coração, 0% ou 100%. A obrigação do dízimo, não mais existe. É um preceito da Lei judaica! 2ª Coríntios 9:7
    Como contribuir? Em Lei ou em Graça?
    Para você entender melhor, usamos o seguinte exemplo:
    O Adultério
    Na Lei: Para não adulterar, o meio utilizado foi o apedrejamento Levítico 20:10
    Na Graça: Para não adulterar, o meio utilizado foi o amor a Cristo 2ª Coríntios 5:14
    Contribuição
    Na Lei: Para contribuir, o meio utilizado foi o medo do devorador. Malaquias 3:10/11
    Na Graça: Para contribuir, o meio utilizado é o amor a Cristo 2ª Coríntios 9:7.
    No Adultério e na Contribuição, mudou o meio, mas o objetivo foi o mesmo: Não adulterar e sempre contribuir.
    É isto que Deus quer revelar à sua igreja. Você vive debaixo da GRAÇA e não debaixo da LEI. Porque quando se faz uso da lei estando em graça, para alcançar certo objetivo, mesmo que certo, mas se o meio utilizado estiver errado, o resultado é a separação de Cristo e o cair da graça, sendo assim, a pessoa é obrigada a cumprir toda a lei, como nos afirma o Espírito Santo através de Paulo em Gálatas 5:3/4. É por este motivo que se torna um erro gravíssimo o uso de Malaquias 3:10 em plena GRAÇA em que vivemos, neste sentido Malaquias 3:10, tornou-se no meio evangélico, “o pezinho de coelho” e “ferradura da sorte” para muita gente, principalmente para o Sistema Religioso atual, que não consegue viver por fé, porque a fé não é de todos 2ª Tessalonicenses 3:2 é só dos eleitos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , assim como vc também não pode colocar limite a alguém a entregar a medida proporcional do dízimo. (Ml3:10) é uma mensagem profética ao homem e se mantém na ordem Sacerdotal de Melquisedeque que são representado pelos seus ministros(1Co9:13-14) não a somente judeus , Deus não faz acepção de pessoas. O principio da salvação eterna sempre foi a obediência aos mandamentos de Deus e guardar a fé em Jesus desde o Éden a Apocalipse. (1João 5:2-3) (Ap14:11) De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.(Ecl12:13)

      Excluir
  60. CONTINUAÇÃO DA REPLICA (4ªPARTE) MARCELO - Tito 1:1. Infelizmente, muitos se comportam como aqueles que queriam atirar a primeira pedra na mulher adúltera, provavelmente, se Jesus estivesse aqui diriam: “Mestre, este irmão ou irmã foi apanhado(a) em flagrante roubo, não tem dado o dízimo, vive roubando a Deus, Malaquias 3:10 diz que tais sejam entregues ao devorador e que Deus não deve abrir as janelas dos céus para abençoá-las. Tu, pois o que dizes?” Creio que Jesus daria esta resposta: “O que você tem a ver com isso?”. Assim como ninguém vive perguntando se você é adúltero, também não deve viver perguntando se você é dizimista. Muitos chegam até ao absurdo a constranger o irmão ou irmã, expondo-o à vergonha de ter o seu nome numa relação de não dizimistas pregada na porta da igreja, quando não, tiram-lhe o ministério ou o discriminam, mas quando é um(a) irmão(ã) que dá um dízimo elevado, este, muitas vezes, é o mais honrado na igreja.
    Notemos que O Deus que fala em Malaquias 3:10, é o mesmo que diz em Malaquias 2:16 “... Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel...” e quase não ouvimos falar deste assunto nas igrejas. Repetimos: não se faz aqui, apologia à AVAREZA, porque isso não é de Deus e os avarentos, diz a Bíblia, não herdarão o Seu Reino, podemos dar até tudo o que temos, por amor, ao Senhor e isto alegra o coração de Deus: como alegrou o coração de Jesus observar a viúva pobre que deu tudo o que tinha. O que é errado é a forma escandalosa e nada cristã, relativa às contribuições. O crente em Jesus dá com alegria e amor, até mais de 10%, se puder.
    Mateus 23:23
    Jesus, acima, está falando para os fariseus daquela época, não para a igreja, que até então, não havia sido totalmente formada com fundamentos da graça, o ministério de Cristo não havia ainda sido consumado. (o véu do templo não havia sido rasgado), tanto que Jesus ordenou ao homem que era leproso para apresentar-se ao sacerdote e fazer oferta pela purificação, conforme a Lei Lucas 5:14.
    Os conservadores do dízimo ainda dizem: O DÍZIMO é uma tradição que devemos manter para não transgredir. O mesmo argumento utilizaram para Jesus em relação ao Sábado Marcos 2:24 e o Lavar as mãos antes de comer Mateus 15:2. Porque o Sábado fazia parte da Torá (lei judaica) e o Lavar as mãos fazia parte da Halaká (comportamento judaico).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , (Tudo o que está escrito) é para mim de Gn. a Ap. Se tudo o que está escrito no A.T. não use-o mais , kkk faça-o depressa.

      Excluir
  61. CONTINUAÇÃO DA REPLICA (5ªPARTE)MARCELO - Veja o que o dinheiro faz, a ponto de esquecerem que, tanto o Dízimo como o Sábado e o Lavar as mãos eram tradições judaicas e não gentílicas. O DÏZIMO passou a ser a única tradição judaica que o Sistema Religioso vem mantendo até hoje no seio da Igreja gentílica. Não é um absurdo???
    Fazem uma lavagem cerebral religiosa porque o dízimo é a galinha dos ovos de ouro para muitos: é a única tradição que traz estabilidade financeira, mas não para Deus, porque Ele de nada necessita, pois é o dono de todas as coisas. Nem tampouco é servido por mãos humanas, Atos 17:25
    Infelizmente, muitas igrejas têm se tornado bem parecidas com a Antiga Igreja Romana, que usava as indulgências como fonte de lucro, induzindo os fiéis a contribuírem por medo da maldição, a comprarem sua salvação do Inferno e do Purgatório. Se um crente amaldiçoado pelo falta do seu dízimo, é ladrão, como pode estar liberto? Isto nos faz julgar o irmão e afirmar que o sacrifício de Cristo não foi suficiente na sua vida, como faz a Igreja Romana.
    Pare!... Confira na Palavra e reflita sobre tudo o que foi escrito aqui, Não permaneça debaixo da lei, mas se dizimar, faça-o com uma consciência liberta, mesmo que preguem ou façam o contrário.
    A Verdade deve sempre prevalecer. Como disse o apóstolo Paulo: “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” Gálatas 4:16; Romanos 7:4, Gálatas 5:1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , O Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. (Mt23:26) Esse mandamento de Jesus não é só para fariseus , kkkk Serve muito bem em escala mundial né ? kkkkkk Melquisedeque e Abraão não eram judeus na carne um entregou e o outro recebeu o dízimo de Deus. kkk , muitos que se dizem crentes não são porque não obedecem os mandamentos de Deus e não são fiéis a Jesus vão para eternidade sem Deus.(Ap3:8) Ap3:10) Só seram salvos os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Cont... com a bíblia. tem mais vers. isolados ? kkkk

      Excluir
    2. Cesar Alonso Carrera , vc é sacerdote de Cristo na ordem de que qual Sacerdócio Apocalipse 1:6 ???? Qual dos 2 ???? O de Melquisedeque na promessa e antes da lei ou Levítico na lei ????? Me ajuda aí ? kkkkk

      Excluir
  62. MARCELO - CONTINUAÇÃO DA REPLICA (1ªPARTE)

    DÍZIMO: CONTRIBUIÇÃO DA LEI OU DA GRAÇA?

    Para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1ª Timóteo 3:15
    O objetivo deste estudo não é o de se contrapor ao dízimo, mas de esclarecer a verdade da forma certa de como contribuir pela graça, não por coação psicológica e doutrinária, utilizada por muitos líderes de igrejas, através de versículos da lei judaica, mas sim contribuir sem constrangimento exposto em 2ª Coríntios 9:7
    O cristão não é obrigado a dar o dízimo, nem por medo do “devorador” Malaquias 3:11 ou de ser amaldiçoado, porque o dízimo é um mandamento da lei judaica, além disso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo e Ele já nos abençoou com todas as bênçãos nas regiões celestiais Romanos 8:1 e Efésios 1:3. Nem rouba a Deus o cristão que não dá o dízimo... não temos o dever de chamar de ladrão a quem Jesus libertou, se ele contribui com 0% ou 100% é uma atitude pessoal, ele é livre para decidir. Jesus condenou a atitude dos judeus escribas e fariseus que dizimavam até o cominho e não ofertavam o seu amor ao próximo. Mateus 23:23, infelizmente, muitos cristãos têm repetido esta mesma atitude.
    Não há um só versículo no Novo Testamento, que registre a obrigatoriedade do cristão dizimar.
    Por outro lado, se o cristão deixa de contribuir ou diminui esta contribuição, por que descobre que não é obrigado, está agindo de má fé para com Deus, como fez Ananias e Safira, ele deve contribuir sim e feliz porque sabe que pode fazê-lo por amor a Deus e não por imposição de homens, e segundo o que propuser em seu coração. Toda a contribuição para a Igreja era feita unicamente através de ofertas e partilha de bens. Nós, cristãos, devemos ter o cuidado de não ficarmos como passarinho no ninho: obrigados a engolir o que colocam na nossa boca.
    Pela Lei, o dízimo era destinado à tribo levítica, aos sacerdotes desta tribo.
    Eles recebiam e se mantinham dos dízimos, porque não tinham herança e cuidavam do Templo de Deus, a Casa do Senhor, para onde os dízimos eram levados. Números 18:21/30 O Templo foi destruído e não existem mais os sacerdotes levitas. Pela Graça, a instituição do dízimo é ilegal e sem respaldo bíblico, porque todos nós somos sacerdotes de Cristo. Apocalipse 1:6, pois não há mais necessidade desta tribo sacerdotal. O Dízimo foi estabelecido para os judeus; não para a igreja de Jesus Cristo. Hebreus 7:5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Alonso Carrera , mais alguma outra heresia disponível ? Mais algum vers isolado ? Se tiver mais veja os vídeos e converse ou refute o Pastor se tiver coragem., kkk

      https://youtu.be/Qj5D2jg2kL8

      https://youtu.be/o81a1Lg-4l4

      Excluir
  63. CONTINUAÇÃO DA REPLICA (2ªPARTE)MARCELO
    Devemos compreender a diferença entre contribuir em LEI e o contribuir em GRAÇA, para não ficarmos debaixo de maldição, e obrigados a guardar toda a lei, se escolhermos seguir um mandamento dela, como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 5:3/4, pois quem cumpre um mandamento da lei é obrigado a guardar toda a lei.
    Somos servos do Senhor Jesus, não escravos de homens. 1ª Coríntios 7:23; Gálatas 5:1 e foi para a liberdade que Ele nos chamou.
    Na Lei, o DÍZIMO era a causa principal da bênção do povo judeu e a bênção era consequência deste DÍZIMO. Malaquias 3:10 A maneira certa do povo judeu contribuir na LEI era dando o Dízimo para ser abençoado.
    Na GRAÇA, o Sacrifício de Cristo é a causa principal da bênção do povo cristão.
    Paulo, em Efésios 1:3 nos afirma que Deus nos abençoou “EM CRISTO”, não “EM DÍZIMO”, por este motivo, a maneira correta do povo cristão contribuir em GRAÇA é no uso de 2ª Coríntios 9:7, porque abençoados já somos.
    Ao invés de incentivar os cristãos, com amor, a contribuírem na casa de Deus, muitas autoridades dizem que não o obrigam o pagamento do dízimo, mas usam textos do antigo testamento, como: ...repreenderei o devorador; ...roubais ao Senhor nos dízimos.. etc, que produzem temor nas pessoas e medo de maldição, porque tais autoridades dependem de altos salários pagos pelas igrejas ou têm receio que a obra do Senhor seja prejudicada se não houver imposição ou, por despreparo repetem os erros dos outros líderes, a todos faltando fé suficiente de que Deus prosperará a igreja, através da contribuição espontânea dos irmãos, como ocorria na igreja primitiva. O resultado disso tudo é o engano, o desvio da Verdade.
    Cristo não colocou “VINHO NOVO”(A GRAÇA) em “ODRES VELHOS”(A LEI). Marcos 2:22
    Jesus estabeleceu tudo novo e jogou fora o que era velho Gálatas 4:30; Hebreus 8:13. Não podemos fazer do cristianismo uma seita judaica. Paulo afirma Gálatas 2:14 Toda esta confusão sobre o Dízimo seria erradicada do nosso meio se nos empenhássemos mais em conhecer profundamente a Palavra, sermos adultos na fé e não meninos. Se quisermos nos aprofundar na Palavra, devemos confrontar sempre o que as pessoas ensinam com o que a Bíblia realmente diz 1ª João 2:27, fazermos como os crentes de Beréia.

    Origens do dízimo

    DÍZIMO é um preceito da LEI de Moisés Números 18:24, embora Abraão tenha dizimado antes da Lei, no lugar do número dos sacerdotes, os quais se encontravam nos seus lombos. Hebreus 7:9/10 O Dízimo passou a ser um pacto Deuteronômio 12:6/17, um contrato, entre Deus e os israelitasDeuteronômio 14:22/28. Todavia, nem os gentios, e nenhum representante da Igreja de Cristo estavam lá para ouvir este pacto, ficando assim, a Igreja atualmente, comprometida com o dízimo. Porém, como Jesus cumpriu toda a lei Romanos 10:4, ao estabelecer uma Novo Testamento Hebreus 8:13, nem mesmo o judeu tem qualquer compromisso com a observância do Dízimo, uma vez convertido a Cristo.
    DISPENSAÇÃO: É um período em que o homem é provado na sua obediência a certa revelação da vontade de Deus. Encontra-se três vezes no Novo Testamento, em Efésios 1:10; Efésios 3:2 e Colossenses 1:25.
    POVOS nas Escrituras Sagradas: judeus, gentios e Igreja (judeus + gentios).


    ResponderExcluir
  64. CONTINUAÇÃO DA REPLICA DA(2ªPARTE AINDA)MARCELO
    O DÍZIMO surgiu na dispensação da Promessa, de Abraão até Moisés. Deus estava para estabelecer o número de sacerdotes (10% da tribo de Levi), na dispensação da Lei, dentre os filhos de Levi, que já se encontravam nos lombos (no corpo) de Abraão, seriam seus descendentes Hebreus 7:9/10 com a finalidade de ministrarem no Templo onde passariam a habitar. Foi o principal motivo, pelo qual, o Espírito inspirou Abraão a pagar a Melquisedeque o dízimo Hebreus 7:4, referente a 10% dos sacerdotes da tribo de Levi que estavam nos seus lombos. Quando o dízimo foi instituído na Lei, os levitas ficaram isentos de pagá-lo, como diz o texto: ...Levi que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. Hebreus 7:5/9
    Ficaram isentos porque o dízimo deles foi pago na pessoa de Abraão a Melquisedeque, que era a figura do sacerdócio eterno de Cristo. Os sacerdotes levitas foram os únicos autorizados por Deus, aqui na terra, segundo as Escrituras, a receberem dízimo 2º Crónicas 31:5/6 e 2º Crónicas 31:12;

    ResponderExcluir
  65. Cesar Alonso Carrera , Coríntios 9:7 não é e nunca foi parâmetro de sustento do evangelho como um todo , Coríntios 9:7 , não é garantia de sustento sistemático do evangelho como um todo (1Co9:13-14) Quem não é cristão ou quem é o cristão não é obrigado a fazer nada do que está escrito , os cristãos que fazem o fazem porque são obedientes a Deus e fiéis a Jesus quem não é obediente é rebelde. Assim ordenou o Senhor que os Ministros do vivam do evangelho com o direito e medida de sustento igual a que os levitas tinham(1Co9:13-14) ou até mais (Gl6:6) kkk O terceiro Templo vai ser reconstruído. O dízimo está condicionado a ordem de Sacerdócio e não somente a Judeus)Hb7:6) Hb7;8) Onde está escrito que o dízimo é ilegal e sem respaldo bíblico ? No N.T. não existe manifestações contrárias ao dízimo , mais alguma outra heresia disponível ? Mais algum vers isolado ?

    https://youtu.be/Qj5D2jg2kL8

    https://youtu.be/o81a1Lg-4l4

    ResponderExcluir
  66. KKKK> Desculpe entrar no mérito da discussão. Decidi não mais me envolver, pois não tenho tempo a perder. Mas essa do "Pastor" Luis Guerreiro foi demais? Nem vale a pena.... Esse individuo português, me bloqueou no canal dele, por eu te-lo refutado com toda a exegese e não teve como me refutar. Ai entrou outro colega dele dizendo que eles não usam a hermenêutica porque isso é uma "doutrina deminiaca" dentro da denominação Deus é Amor.

    O mais hilário é que ele força uma "lingua estranha" para tentar mostrar que é está sendo usado por Deus. Misericórdia desse povo quando o juizo chegar e eles receberem a ordem de Cristo direcionada aos bodes: APARTAI DE MIM MALDITOS.

    Zacarias 10.3:
    "Ora, é justamente contra os PASTORES que a MINHA IRA SE INFLAMA; eis que Eu punirei os ‘attûd, BODES, os líderes do povo...

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas