Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

Credes nos seus profetas e prosperareis!


"E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;"  (2Crônicas 20 : 20).

Qual o significado e a contextualização dessa promessa para a igreja na atualidade?

Atualmente, muitos daqueles que se intitulam profetas do Senhor, usam este texto com o intuito de exigirem respeito e crédito das ovelhas às suas mensagens distorcidas. Geralmente, com poucas exceções, fazem isso com a finalidade de serem beneficiados financeiramente, ensinando que aqueles que crerem em suas palavras prosperarão como reza o texto. Mas a prosperidade no contexto, não se referia a bênçãos materiais ou riquezas como pressupõem os “profetas” modernos e sim a garantia da proteção de Deus e principalmente da vitória sobre os inimigos, quais eles estavam tão temerosos.

A promessa dizia respeito a vitória do povo de Judá frente ao exército inimigo. Quando Judá foi avisado que os filhos de Moabe, os filhos de Amom e outros amonitas marchavam contra esta para a destruírem, Jeosafá temeu, isto é, ficou com medo de uma possível derrota. Jeosafá era filho de Asa e foi o quarto rei de Judá, piedoso e temente a Deus seguindo os passos de seu pai. Como líder responsável e que depositava sua plena confiança no Senhor, Jeosafá buscou a face de Deus em oração e apregoou um jejum em todo o Judá. Em resposta Judá seguiu o exemplo de seu líder e se ajuntou a pedir socorro ao Senhor, humilhando-se debaixo das potentes mãos de Deus.

Deus é aquele que não rejeita e nem despreza a oração de um coração contrito (Salmos 51 : 17); e que está pronto a responder a oração de seu povo quando este se humilha, e ora, e busca a sua face e se converte dos seus maus caminhos (2Crônicas 7 : 14). Diante da humilhação de seu povo, Deus responde por intermédio de seu profeta Jaaziel que era um levita, encorajando o povo a não temer diante dos inimigos, pois a peleja não era de Judá, mas do próprio Deus.

A segurança e a prosperidade de Judá devia-se principalmente a submissão e a humilhação perante a face de Deus, a começar pelo líder do povo que foi Jeosafá. Naquele tempo Jeosafá foi para o pátio do templo buscar a face de Deus, pois foi ali lugar que Deus escolheu para santificar o Seu Nome e onde prometeu ouvir as orações de seu povo (2Crônicas 6 : 20). Hoje, o templo não mais existe e o lugar ideal para buscarmos a face do Senhor é em nosso quarto à porta fechada, conforme ensinou Jesus (Mateus 6 : 6). Naquele tempo, Deus falava por intermédio dos profetas, mas hoje tem nos falado pelo próprio filho (Hebreus 1 : 1).

A semelhança de Israel, também temos muitos inimigos, mas com a diferença que eles são espirituais e a nossa luta não é contra a carne e o sangue (Efésios 6 : 10 - 18). Não nos iludamos com promessas daqueles que torcem as Palavras de Deus para seus próprios deleites (Salmos 56 : 5 ; 2Pedro 3 : 16), pois nossa segurança, prosperidade e garantia da vitória sobre nossos inimigos está em mantermos a nossa fé em Deus e na nossa confiança depositada nas Palavras de Seu filho, pelo qual são todas as coisas (2Corintios 1 : 20 ; Hebreus 2 : 10).

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo."  (I Coríntios 15 : 57); "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."  (I João 5 : 4).
Em Cristo,

Reginaldo Barbosa

Santa Bárbara do Pará

13 comentários:

  1. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados,como pastores da Igreja de Deus,que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.(At20:28) Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens,pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem,eles farão o trabalho com alegria; mas,se vocês não obedecerem,eles trabalharão com tristeza,e isso não ajudará vocês em nada (Hb13:17)" Não aceite nenhuma acusação contra qualquer presbítero, a não ser que ela seja feita por duas testemunhas, pelo menos.(1Tm5:19) E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós,pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! Glória a Deus por meio da Igreja e por meio de Cristo Jesus,por todos os tempos e para todo o sempre ! Amém! (Ef3:20-21) O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.(João 3:27) O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida;(Tg1:9)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei amigo, não precisa colocar um monte de textos sem nexo com a mensagem aqui postada. Eu expliquei dentro do contexto o que significava crer nos profetas no antigo testamento, refutando a idéia que os comerciantes do evangelho adaptaram para ganhar dinheiro às custas dos tolos.

      Se quiser aceitar, bem-aventurados serás, senão, lamento pela sua alma.

      Excluir
    2. 2Timóteo 3 : 16:
      "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça";


      Hebreus 4:12;
      "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

      Eis aí a razão porque muitos se sentem incomodados, quando a Palavra é falada dentro do seu contexto, sem distorção, conforme está nesta postagem.

      Excluir
    3. Reginaldo Barbosa , Como vc já confessou e assumiu que não congrega em Igreja e não contribui em dinheiro com Igreja e nem acredita nos Pastores que ensinam dízimo em dinheiro , e disse que "não precisa de Igrejas e nem de pastor mercenário, até porque Deus não habita mais em templos feito pelas mãos dos homens." entendi , continue praticando as suas esmolas aos pobres e com as contribuições em dinheiro com os necessitados(At10:1-4) (Mt6:2-4).(1Jo3:17-18) (At11:29-30) Ah ! NÃO ESQUEÇA DE PERGUNTAR ANTES NO LUGAR QUE VC FOR SE REUNIR com 2 OU 3 em nome do seu "deus" FOI FEITO POR MÃO DE QUEM ? rsrsrsrs DEPOIS QUE VOCÊ JÁ REVELOU , AGORA JÁ SEI O SEU VERDADEIRO CARÁTER !

      Excluir
    4. Reginaldo Barbosa , O "DEUS" DOS CRISTÃOS É GRANDE É O DEUS QUE PROSPERA E MULTIPLICA E NÃO UM "deus" de MISÉRIA QUE Subtrai. Afinal é impossível os crentes crê em um único Deus tão grande e poderoso e pregar a miséria. (Lc 6:38) (2 Cor 9:10-11) (Ecl5:19) (Jo3:27) (Ef3:20) (Tg1:17) (Rm8:17)

      Excluir
    5. Verdade Marcelo,

      É tão grande, muito mais que você imagina. Tão grande e poderoso que para abençoar seus filhos não exige nada em troca. Somente os que não tem fé suficiente tentam barganhar com Ele, querendo comprar suas bênçãos.

      "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Efésios 1 : 3)

      Excluir
  2. Perfeito! Ótima mensagem, Reginaldo! Deus te abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. A mensagem está certinha em seu contexto. Se formos acreditar em todos que se dizem profetas e não são, mta gente vai acabar achando que Deus é mentiroso, por não cumprir o que o suposto " profeta" falou. Não há o que discutir sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  4. O dízimo e lícito, mas tem uma finalidade " para que haja mantimento em minha casa diz o Senhor" . Não pra viagens, hotéis 5 estrelas, carros importados, apartamentos luxuosos. Algumas "igrejas" estão registradas como empresas e mta gente nem sabe disso. Igreja não tem dono, o povo e proprietário. Vai averiguar e veja a algumas igrejas no Brasil tem proprietário, caso morra, a família herda os bens. PENSE NISTO Marcelo e averigua os fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá si.mantovani,

      Agradeço sua visita e comentário.

      Quanto a questão dízimo, este rito não é válido na igreja cristã. Até porque, o dizimo que se cobra atualmente não é bíblico e nem cristão. O dizimo era sim mantimento para sustentar os levitas e os necessitados de Israel. Por isso, não deveria faltar na casa do Senhor que convém dizer, era o templo que Salomão construiu. Apenas aquele templo foi a casa de Deus, porque protegeu a arca do concerto que era um simbolismo da presença de Deus no meio de Israel. Mas, com a vinda do Emanuel, Deus se fez presente pessoalmente entre o povo e, portanto, a arca não teve mais validade espiritual. E, se arca não teve mais validade, o templo também como casa de Deus só teve valor até sua destruição no ano 70DC.

      Desde então, Deus não habitou mais em templos feitos pelas mãos de homens. A igreja Católica Romana quem voltou a prática de construção de templos. E para mantê-los, criou o dizimo dinheiro que foi estabelecido por decreto obrigatório pelo rei Carlos Magno no a785 DC.

      Então, como falei acima, este atual dizimo não é biblico e nem cristão. O novo testamento nos ensina a contribuir visando atender o objetivo prioritário que é a necessidade do irmão pobre, a verdadeira casa de Deus

      Excluir
    2. 2 Coríntios: 8. 1. Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia; 2. como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 3. Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente.

      Vemos aqui a questão de ajudar a igreja nas questões variadas que temos na sociedade eclesiástica hoje.
      Não podemos usar versículos isolados para jauticar tauw coisas, uma coisa é viver como judeu ou é ser gentil.
      A bíblia nos manda dar com alegria segundo o que Deus nós propôs no coração. 2Co 9:6_11
      Tem a questão tbem da semeadura que se torna algo muito fértil após sua aplicação.
      Temos também a questão que está em At 20:35 que diz que mais bem-avenrurado e dar do que receber.
      O próprio Jesus(Yahusha) mandou dar de César o quera de César e a Deus o que é de Deus, isso nas questões tributárias se no mundo as coisas estao de contra partida ao espiritual e porque estamos atropelando os princípios da escritura onde diz claramente que Deus e Deus e continuará sendo Deus queria vc ou eu assim pensar.

      Sou ofertante da obra de Deus porque entendo que o necessitado precisa dos que sao mais providos de tudo. Isso é amar o próximo e fazer o que Tg 4:17 nos diz.

      Deus abençoe a todos.

      God bless you.
      I bellive in God.

      Excluir
    3. Hebreus 10.25 diz que não devemos abandonar nossa congregação.

      Excluir