Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A Grande Tribulação

INTRODUÇÃO

"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo." (1Tessalonicenses 5:9)

Continuando o ensino sobre escatologia, esta semana estudaremos sobre a grande tribulação. Escatologia é a doutrina das últimas coisas e essa ciência trata a respeito de fatos futuros que ainda irão acontecer. Por isso, é preciso cuidado e atenção redobrados no ensino sobre este assunto. O que será a grande tribulação? Segundo as escrituras e o próprio Senhor será o período mais sombrio da história humana, pois nestes dias o mundo conhecerá a ira do todo poderoso, onde todas as más ações e injustiças humanas receberão a devida recompensa. Quando acontecerá; Quem passará pela grande tribulação; Haverá salvação nestes dias? Neste estudo iremos entender o que se dará nestes dias e o que devemos fazer para o evitarmos (Lucas 21:36).

I – A GRANDE TRIBULAÇÃO

1. O que é a grande tribulação? De acordo com as palavras do Senhor Jesus, a grande tribulação será período de uma aflição tão grande como nunca houve e nem jamais haverá. "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver." (Mateus 24 : 21). O comentário da lição, conforme consta na revista diz que a grande tribulação terá seu cumprimento logo após o arrebatamento da igreja, mas não é assim que as escrituras ensinam. Pela bíblia entendemos que após o arrebatamento terá início a 70ª semana profética ou a última semana de anos conforme foi revelado a Daniel. (Daniel 9 : 24 – 26). A última semana profética compreenderá um período de sete anos que serão divididos em duas etapas de três anos e meio cada, sendo a primeira parte, um período de uma falsa paz e aparente estabilização econômica mundial (1Tessalonicenses 5 : 3). Fatos que farão o mundo e principalmente Israel aceitarem o anticristo como o tão esperado messias. Jesus disse: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." (João 5 : 43).

Após o arrebatamento da igreja o anticristo se revelará ao mundo, estabelecendo seu governo iníquo (2Tessalonicenses 2 : 1 – 10).  Daniel profetizou sobre esse acontecimento envolvendo o anticristo, o mundo e principalmente a nação de Israel: “E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."  (Daniel 9 : 27). Palestinos, judeus e árabes estarão em paz, e neste tempo o terceiro templo judeu será reconstruído e os sacrifícios voltarão a ser oferecidos nestes como era no antigo concerto.

A GRANDE TRIBULAÇÃO, conforme revelada na bíblia se iniciará somente na segunda metade dos sete anos, ou seja, nos últimos três anos e meio, quando o acordo entre o anticristo e os judeus for rompido e ele iniciar a perseguição contra a nação de Israel. A quebra do acordo vai se dar quando os judeus virem ele profanar o santo templo inserindo nele a abominação desoladora. Jesus alertou os judeus quanto a isso. “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda” (Mateus 24 : 15). A quebra do pacto por parte dos judeus desencadeará a fúria do anticristo contra a nação israelita que empreenderá uma grande perseguição contra eles, onde só escaparão aqueles que fugirem. Sobre esse dia Jesus disse: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias” (Mateus 24 : 20 – 22). Os dias abreviados se referem aos três anos e meio, quando deveriam ser sete. Se fosse sete, começando logo após o arrebatamento não escaparia ninguém.

2. A igreja passará pela grande tribulação? Muito embora alguns grupos religiosos, principalmente aqueles que seguem os ritos judaizantes defendam que sim, a bíblia ensina que não. Como dito na lição, a igreja não é um prédio onde os crentes se reúnem, mas a comunidade dos salvos em Cristo. A igreja como o corpo de Cristo era um mistério que esteve oculto e que foi revelado a Paulo, o apóstolo dos gentios. Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos. Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória”. (Colossenses 1 : 24 – 27).

A igreja como um mistério, é a esposa do Cordeiro a qual Ele se entregou sofrendo em seu lugar e que virá para levá-la para sí por ocasião do arrebatamento (1Tessalonicenses 4 : 17). Ele lhe fez a promessa que ela não passaria pela tentação que há de vir sobre todo o mundo (Apocalipse 3 : 10). A grande tribulação será o período do juízo de Deus sobre o mundo, onde sua ira será derramada sobre os infiéis. Mas aqueles que são fiéis e foram justificados pela fé e pelo sangue do Cordeiro serão salvos dessa ira. "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Romanos 5 : 9). A igreja não passará pela grande tribulação, pois um dos objetivos desta é disciplinar pela última vez a nação de Israel e julgar aqueles que tiveram prazer na injustiça e rejeitaram o amor de Deus para serem salvos (2Tessalonicenses 2 : 12).

II – A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO.

2. A manifestação do Anticristo. O Anticristo, de acordo com o ensino de Paulo a igreja em Tessalônica só se revelará após ser retirado daqui aquele que o detém. “E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (2Tessalonicenses 2 : 6 – 8). E não temos dúvidas que esse que o detém é o Espírito Santo que ora age na vida da igreja e que, por ocasião do arrebatamento será tirado desse meio e assim, o anticristo terá o caminho livre para executar seu plano.

Mas o apóstolo João disse que antes que o Anticristo apareça, haveriam de surgir seus emissários, chamados de “anticristos”. "Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora."  (1João 2 : 18). E João continua dizendo que os anticristos, como emissários do Anticristo sairiam do meio da igreja (verso 19). Estes são aqueles que não têm a unção, apesar de aparentarem possuí-la. Eles vivem a propagar mentiras no meio do povo de Deus (versos 20 a 22). É bom lembrar que todo aquele que apesar de usar a bíblia, conhecer a verdade, mas mesmo assim mente para a igreja está a serviço do Anticristo, preparando o cenário para quando ele se manifestar. Amado irmão, obreiro e pregador da Palavra, você é parte da igreja do Deus vivo que é a casa de Deus e coluna e apoio da verdade (1Timóteo 3 : 15). Por isso, não negocie a verdade de Deus em troca de vantagens pessoais ou mesmo de posições eclesiásticas. Não tenha medo do que lhe possa fazer o homem, mas do juízo divino que virá. Não se faça um anticristo a serviço do Anticristo.

João ainda ensina que o Anticristo é aquele que nega o pai e o filho (1João 2 : 22 , 23). Ele, após se revelar ao mundo depois da quebra do acordo, imporá pela espada a sua própria religião e exigirá adoração como se fosse Deus (2Tessalonicenses 2 : 4). Todos os que se submeterem a ele, serão marcados pelo seu número (666) na fronte e na mão direita (Apocalipse 13 : 15 , 16). Porém, aos que se recusarem a adorá-lo e a aceitar a sua marca serão degolados vivos. João viu esses fiéis que foram pelo Anticristo martirizados por causa do testemunho de Jesus. “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20 : 4). Que o leitor identifique qual povo e religião mantém a tradição de degolar os oponentes em pleno século XXI.

2. Um governo único. O reino do Anticristo será um reino político e religioso. Ele como estrategista político e carismático dominará as nações com o poder de Satanás e o apoio da religião sob o comando do falso profeta. Por isso, não será dificuldade condenar a pena capital aqueles que não se submeterem as suas leis. Os santos que durante a tribulação aceitarem a salvação em Jesus e rejeitarem o governo iníquo da besta sofrerão as duras penas (Daniel 7 : 25). Somente os que perseverarem até o fim é que serão salvos (Mateus 24 : 13).

3. O falso profeta. No capítulo treze do Apocalipse, João teve a revelação de uma besta terrível que saia do mar que tinha sete cabeças e dez chifres. Essa besta era semelhante a um leopardo, com pés de urso e boca como de um leão e ela recebe o poder do dragão. Uma de suas cabeças estava ferida de morte, mas que fora milagrosamente curada, fazendo com que toda a terra se maravilhasse após ela e com isso adorassem ao dragão (diabo) que realizou este feito (Apocalipse 13 : 1 , 2). Essa besta é o quarto e terrível animal que Daniel viu e ele incorpora em sí os outros três terríveis animais, que representavam os quatro impérios mundiais. Na visão de Daniel estes animais saiam do mar (Daniel 7 : 1 – 12). O mar aqui representa os povos, línguas e nações e essa besta que sai do mar é o próprio Anticristo a quem Satanás entregou o seu poder (2Tessalonicenses 2 : 9 – 11). Em seguida, João viu outra besta vindo da terra com dois chifres semelhantes ao de um cordeiro, mas falando como dragão. Ele exerce o poder da primeira besta e faz com que todos os habitantes da terra adorem a primeira besta a qual faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz cair do céu à terra, à vista dos homens (Apocalipse 3 : 11 – 13). 

Essa segunda besta é o falso profeta, que pode ser um homem ou uma religião organizada com o fim de dar apoio ao Anticristo que é a primeira besta. O falso profeta que pode ser um homem ou uma organização religiosa será o responsável por marcar as pessoas nas frontes e na mão direita com a marca (666) da primeira besta que é o Anticristo. Após Jesus retornar em glória com sua Igreja, o Anticristo e o falso profeta serão presos e lançados vivos no lago de fogo. "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre." (Apocalipse 19 : 20). Tanto a primeira besta (Anticristo) como a segunda (Falso Profeta) recebem poderes de Satanás com o fim de enganar as pessoas. 

III – O JUÍZO DE DEUS SOBRE O MUNDO.

A partir do capítulo cinco até o dezoito do Apocalipse vemos o juízo de Deus sendo derramado sobre a terra. Sete selos são abertos, seguidos dos toques de sete trombetas anunciando o juízo de Deus sobre a terra que serão derramados de sete taças. Esses juízos certamente ocorrerão a partir do momento em que iniciar-se-à a grande tribulação, na última metade da semana profética. Será o tempo do cumprimento do que foi profetizado por muitos profetas do antigo concerto como Isaías, Jeremias, Joel e Sofonias.

Sofonias 1:14-18:
14 O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso.
15 Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
16  Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.
17 E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco.
18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

Alí se cumprirá a profecia de Jeremias a respeito do tempo da angústia de Jacó, onde as tribos de Judá e Israel passarão pela última provação.

“Porque assim diz o SENHOR: Ouvimos uma voz de tremor, de temor, mas não de paz. Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está dando à luz? e por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela” (Jeremias 30 : 5 – 7). Esse tempo de angústia para Jacó enfatiza o aspecto da Tribulação futura que expressa a dificuldade pela qual os judeus ou descendentes de Jacó passarão durante esse período, pelo fato de não haverem aceitado o filho de Deus como seu Messias. Sobre esses dias Jesus falou às mulheres que choravam quando o viram caminhar ao calvário. “Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.  Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.  Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?” (Lucas 23:28-31).

CONCLUSÃO

Concluindo este subsídio, quero responder a um questionamento que constantemente é feito: -Haverá salvação na grande tribulação? Sim, haverá! Na grande tribulação o evangelho eterno será pregado pelos anjos (Apocalipse 14 : 6). João viu no céu uma multidão a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas em suas mãos (Apocalipse 7 : 9). Quando um dos anciãos pergunta quem são eles, a resposta logo é dada: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7 : 14b). Porém, essa salvação será com muita dor, pois muitos destes serão torturados física e emocionalmente e por fim serão mortos degolados pelo exército da besta. 

Não queiramos estar aqui para testemunhar isso.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)


Em Cristo,

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará.

7 comentários:

  1. O Falso profeta é o sacerdote do anticristo e satanás também é o seu "deus" ap13;11 , dn11;37-39 O Anticristo sofrerá um atentado de quase morte(em uma guerra) mas sairá disso como um "heroi" ap13;2 , ap13;12 O Anticristo é o próprio satanás encarnado e ele irá exigir adoração a si próprio ap13;2 , ap13;4 , ap13;8 , 1ts2;9 , ap20;10 O anticristo irá exigir que faça uma imagem dele para adoração em escala mundial e ele usará o 3 templo para fazer isso , colocará essa imagem dentro do 3 templo em jerusalém num período depois que for reconstruído. mc13;14 , dn12:11 , ap13;14-15 , ap19;20 Todos que ficarem aqui na terra após o arrebatamento da igreja que não se submeter a adorar "ele"O Anticristo e também a sua "imagem" e aceitar a sua marca "666" que é algo visível ao olho nu de fácil identificação e não duvidosa , parecido com uma tatuagem. O "666" á a identificação das pessoas que rejeitaram a Cristo com o sistema de fidelidade e aceitação e adoração ao Anticristo. Satanás dará as duas bestas(Falso profeta e o Anticristo) os seus poderes e tanto um quanto o outro, terão a capacidade de convencer as pessoas não somente pelo poder inteligente dos seus argumentos, mas também, pelos seus poderes miraculosos e sobrenaturais ap13:12,13. O falso profeta enganará a muitos com sinais extraordinários ap 13:14. O Anticristo honrará um "deus" estranho honrará com ouro, e com prata, e com pedras preciosas, e com coisas agradáveis. Posso estar enganado mas acredito que esse "deus" estranho deve ser a imagem do próprio satanás dn11:37-39 que será honrada pelo Anticristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já pensou na possibilidade de o Anticristo vir do Estado Islâmico?

      Excluir
    2. Os pais do anticristo também não eram adoradores do Deus vivo Dn11:37 e sim de um outro "deus" Ele será revelado em ocasião própria , nessa época os cristãos que ficarem aqui saberão identificar quem realmente é o Anticristo. Quem aceitar e portar a marca do Anticristo "666" e adorar a sua imagem sofrerá o juízo de Deus naqueles dias e na eternidade no lago de fogo ap16;2 , ap16;10-11 Ele declarará "paz e segurança mundial" antes da primeira metade do seu governo. 1ts3:3 Se colocar israel no centro do globo terrestre o profeta Daniel diz que o Anticristo virá de uma nação da região Norte Dn11;40 Mas isso do Anticristo vir de uma região Norte. No tempo do seu governo ele pode ter cidadania de outro país e imunidade diplomática concedida por alguns países aliados a ele por exemplo Árabe , Israel , "Estado Islâmico" , Americana etc... etc... Mas quem é ele sinceramente isto não me foi revelado e será no tempo certo de Deus em ocasião própria após o espírito santo não estiver mais nesse mundo. Eu tive uma revelação de Deus em sonho que os que ficarem aqui e que aceitarem a marca vão ter também a imagem do Anticristo dentro das suas casas e o Anticristo determinará as horas de ser adorado. E ele saberá se realmente a pessoa está adorando ele ou não o adorou se não adorou receberá algum tipo de punição mesmo tendo a marca "666". Sabe como ele fará isso ? pela ponto de ligação entre a marca dele "666" e a imagem dele. Vai ser impossível de um cristão fiél a Cristo e fiél ao Deus vivo viver em suas casas nessa época porque TUDO NO MUNDO bens , casas , televisores , computadores , rádios tudo que for eletrônico ou não for também terá a sua marca de identificação "666" e o ponto de ligação e controle de pessoas e bens do mundo todo entre entre ele e a sua "imagem" Ninguém sendo ele cristão ou não poderá dar um passo sem o Anticristo saber onde vc vai o que faz e o que pretende é 1000 vezes pior que um big brother. Vai ser algo muito , mais muito terrível mesmo pra quem ficar aqui nessa época!!! Orei a Deus por essa revelação e já pedi a ele para livrar o máximo de pessoas possível para aqueles que ficarem aqui nessa época.

      Excluir
  2. O autor do Post escreveu...

    Pela bíblia entendemos que após o arrebatamento terá início a 70ª semana profética ou a última semana de anos conforme foi revelado a Daniel. (Daniel 9 : 24 – 26).
    ----------------------

    Jaime e Júlio: Meu amigo, ao dizer que o arrebatamento da Igreja, ocorrerá antes dos sete anos (a última semana), vc. vitupera várias vezes a ordem escatológica das Escrituras, anunciada desde a fundação do mundo - Isa. 46:10 (creio que vc. fez isso sem intenção, e sim, por desconhecimento bíblico mesmo).
    -Vituperou a ordem dada a Daniel, nas visões da estátua de Nabucodonosor (Da, 2:32-33), e na visão dos quatro animais simbólicos (Dan. 7:1-8).

    -Vituperou a ordem ensinada por Jesus à Igreja, nos seus três primeiros Evangelhos: Mateus 24, Marcos 13, e Lucas 21.

    -Vituperou ordem, novamente ensinada por Jesus, no Apocalipse de João, na mensagem dos sete selos, com os quatro cavaleiros.

    Para você entender as besteiras que disse acima, vou exemplificar apenas uma ordem aqui:
    Em Mateus 24, o Senhor situou a última semana de Daniel, entre os versos 9 ao 26, antes da sua vinda (v. 30) e do arrebatamento da Igreja (v. (31). Do verso 9 ao 14, trata-se da perseguição aos santos na metade da última semana da 1ª Besta (idem Apoc. 13:7).
    Já do v. 15 ao 26, trata-se do período do Anticristo (Apoc. 13:11 a 18), rompimento da aliança a partir da metade da última semana (Dan. 9:27); perseguição aos israelitas em todo o mundo, Pra nós cristãos, esse tempo será o fechamento da Porta da Graça p/ as nações em Mat. 24:14.

    Conforme vimos, não somente “...é preciso cuidado e atenção redobrados no ensino sobre este assunto”; mas, principalmente “o conhecimento bíblico”, para não herdar as maldições de Apoc. 22:18-19.

    Conheça o plano escatológico Divino sem os erros teológicos, solicitando gratuitamente nosso estudo e o gráfico da Grande tribulação, contendo a ordem e a cronologia bíblica do Apocalipse (menos o dia, a hora e o momento da vinda). E-mail: Jaime.ap@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo , veja este excelente documentário sobre a nossa sociedade vigiada e a perca de liberdade (Shadow Government) Nas mão do Governo https://www.youtube.com/watch?v=PhsEhffTTW8

      Excluir
    2. Anônimo, depois veja o vídeo: Sobrevivendo durante a grande tribulação https://youtu.be/aFPq6YALkGM

      Excluir
  3. Quero corrigir o meu segundo comentário em que eu me enganei dizendo: que o anti cristo só iria se revelar "após o espírito santo não estiver mais nesse mundo" Mas quem é ele sinceramente isto não me foi revelado e será no tempo certo de Deus em ocasião própria "após a manifestação do Anticristo na segunda metade dos 3 anos e meio da grande tribulação acontecerá o arrebatamento da Igreja" e não "após o espírito santo não estiver mais nesse mundo."

    ResponderExcluir